Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Temperatura Clio II, 1.2 8v

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Temperatura Clio II, 1.2 8v

    Caros, o vosso douto conselho agradece-se!

    Tenho um Clio (D7F, 1.2, 8v, 60cv) de 1998.

    Aqui há tempos mudou a correia de distribuição e a bomba de água, pois esta última estava com uma fuga. Até aqui OK. Mas...

    instrumentos03.jpg

    Antes da intervenção o ponteiro da temperatura andava sempre pela zona sensivelmente a meio da escala (assinalada a vermelho na figura).

    Agora, o ponteiro anda normalmente cerca de uma posição abaixo, algures pela posição marcada a azul na figura.

    O que se passa na vossa opinião?

    - a) A bomba de água antiga já não cumpria e o carro aquecia um pouco mais do que devia.

    - b) O termóstato avariou e nunca fecha, pelo que o motor nunca chega a atingir a temperatura correcta.

    #2
    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
    Caros, o vosso douto conselho agradece-se!

    Tenho um Clio (D7F, 1.2, 8v, 60cv) de 1998.

    Aqui há tempos mudou a correia de distribuição e a bomba de água, pois esta última estava com uma fuga. Até aqui OK. Mas...

    [ATTACH]40897[/ATTACH]

    Antes da intervenção o ponteiro da temperatura andava sempre pela zona sensivelmente a meio da escala (assinalada a vermelho na figura).

    Agora, o ponteiro anda normalmente cerca de uma posição abaixo, algures pela posição marcada a azul na figura.

    O que se passa na vossa opinião?

    - a) A bomba de água antiga já não cumpria e o carro aquecia um pouco mais do que devia.

    - b) O termóstato avariou e nunca fecha, pelo que o motor nunca chega a atingir a temperatura correcta.
    b)

    demora muito a aquecer não demora?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
      b)

      demora muito a aquecer não demora?
      Humm... De casa para o trabalho são cerca de 5km, e ao fim desses 5km o ponteiro já está na posição "azul". Se andar bastante mais o ponteiro sobe ligeiramente, sem chegar no entanto à zona "rabiscada" a vermelho como dantes acontecia.

      Comentário


        #4
        Então o problema poderia ser mesmo da bomba de água.

        Já agora...notas diferença nos consumos? É que se realmente o termostato não fechar, a informação passada é de que o motor está frio e teoricamente deveria gastar um pouco mais, não?

        Comentário


          #5
          deve ser o termostato sempre aberto, por isso calculei que ele demorasse muito a aquecer arrancando com ele frio uma vez que nao fechava o circuito.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
            Já agora...notas diferença nos consumos? É que se realmente o termostato não fechar, a informação passada é de que o motor está frio e teoricamente deveria gastar um pouco mais, não?
            Não tenho feito as contas (CB não há).
            Vou passar a anotar.

            Comentário


              #7
              Já tive problemas no termostato do meu. Acontecia o que te acontece a ti no teu (embora o painel de instrumentos não seja igual a esse) e curiosamente avariou também depois de ter sido feita a mudança do kit da correia de distribuição e bomba de água.

              Aponto para problema do termostato...

              Comentário


                #8
                No meu a temperatura fica sempre sensivelmente a meio... caso houvesse um problema no termostato a tendencia não seria para a temperatura aumentar?

                Comentário


                  #9
                  pode dar para os dois lados, o termostato decide se aquece se arrefece

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por filipe_gtturbo Ver Post
                    No meu a temperatura fica sempre sensivelmente a meio... caso houvesse um problema no termostato a tendencia não seria para a temperatura aumentar?
                    Não necessariamente. Pode aumentar ou baixar, dependendo do termostato ficar sempre fechado ou sempre aberto.

                    As far as I know...

                    Comentário


                      #11
                      Depois de falar com o meu pai, parece que há um carro lá na empresa com este problema há um tempo, mas tem andado normalmente, sem qualquer problema (mas aqueles carros não são exemplo pra ninguem... é sempre a abrir

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por filipe_gtturbo Ver Post
                        Depois de falar com o meu pai, parece que há um carro lá na empresa com este problema há um tempo, mas tem andado normalmente, sem qualquer problema (mas aqueles carros não são exemplo pra ninguem... é sempre a abrir
                        Pois. Desconfio que se vivesse num clima mais frio (moro numa cidade do litoral) isto pudesse ser um problema ao não deixar o motor aquecer convenientemente. No entanto, preocupa-me que isto possa estar a acelerar o desgaste do motor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                          Não necessariamente. Pode aumentar ou baixar, dependendo do termostato ficar sempre fechado ou sempre aberto.

                          As far as I know...
                          Exactamente, carrega-lhe!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Pois. Desconfio que se vivesse num clima mais frio (moro numa cidade do litoral) isto pudesse ser um problema ao não deixar o motor aquecer convenientemente. No entanto, preocupa-me que isto possa estar a acelerar o desgaste do motor.
                            Exacto, ele não abre o circuito só a uma dada temperatura sem uma boa razão

                            Comentário


                              #15
                              Troca o termostáto, é barato e fácil e à partida tens o teu problema resolvido.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                Troca o termostáto, é barato e fácil e à partida tens o teu problema resolvido.

                                Capaz. Sou gajo para o tirar fora e o testar numa panela de água a ferver.


                                Perguntas:

                                - O termóstato precisa, na montagem, de algum tipo de juntas novas de vedação?

                                - Como reencher e purgar o circuito de refrigeração?

                                Comentário


                                  #17
                                  Eu aposto na B

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                    Capaz. Sou gajo para o tirar fora e o testar numa panela de água a ferver.


                                    Perguntas:

                                    - O termóstato precisa, na montagem, de algum tipo de juntas novas de vedação?

                                    - Como reencher e purgar o circuito de refrigeração?
                                    Precisa de uma junta nova que deve ser vendida com o termostáto novo, caso não seja pede ou pergunta se leva pois pode até não ser o caso.

                                    Quanto à purga não posso ajudar pois não conheço esse motor. Em último caso leva isso à oficina onde mudaste pois trocam-te isso rapidamente e não pagas muito.

                                    Abraço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O meu quando levou a bomba de água também passou a aquecer ligeiramente menos. É o 1.9D, mas também notei alguma diferença.
                                      Talvez as bombas deixem de cumprir ao fim de algum tempo. A minha aguentou 130.000 km, até rebentar

                                      ClioII, desculpa-me o offtopic, mas alguma vez tiveste problemas com a "sonda" que detecta o nível do óleo?
                                      Ontem marcava-me falta de óleo, tive que ir ver com a vareta para ficar descansado. Não é devido à inclinação, deve ser mesmo falha. Hoje já marcava o máximo, alguma coisa está mal.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por 100do Ver Post
                                        ClioII, desculpa-me o offtopic, mas alguma vez tiveste problemas com a "sonda" que detecta o nível do óleo?
                                        Ontem marcava-me falta de óleo, tive que ir ver com a vareta para ficar descansado. Não é devido à inclinação, deve ser mesmo falha. Hoje já marcava o máximo, alguma coisa está mal.
                                        Não devo ter tal sonda, pois não tenho nem CB nem qualquer tipo de indicação no quadrante do nível do óleo (sim, eu sei que os 1.9D têm indicação qd se liga o carro).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                          Não devo ter tal sonda, pois não tenho nem CB nem qualquer tipo de indicação no quadrante do nível do óleo (sim, eu sei que os 1.9D têm indicação qd se liga o carro).
                                          Ok. Pensava que tinham todos o mesmo sistema. Tenho 2 opções: ir a uma oficina ou esquecer que tal coisa existe. Nunca precisou de óleo, por isso não devo ter problemas. Mais uma pequena avaria...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Foi na quinta feira à oficina.

                                            Confirma-se que o termóstato nunca fechava totalmente. Agora já atinge a temperatura normal.

                                            Custo: 67€ já com IVA, numa oficina independente mas com material de origem Renault.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                              Foi na quinta feira à oficina.

                                              Confirma-se que o termóstato nunca fechava totalmente. Agora já atinge a temperatura normal.

                                              Custo: 67€ já com IVA, numa oficina independente mas com material de origem Renault.
                                              Ainda bem que já está resolvido.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por carrega-lhe Ver Post
                                                Ainda bem que já está resolvido.
                                                É. Estava à espera de um tombo bem menor, confesso...

                                                Mas termóstatos há para todos os gostos e preços.

                                                Desde 5€ para um Land Rover Discovery até 100€ para um Stilo JTD, já ouvi de tudo.

                                                O meu termóstato ficou a 30€+IVA (36€, portanto).

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                  Foi na quinta feira à oficina.

                                                  Confirma-se que o termóstato nunca fechava totalmente. Agora já atinge a temperatura normal.

                                                  Custo: 67€ já com IVA, numa oficina independente mas com material de origem Renault.
                                                  Olá ClioII.
                                                  Tenho um carro igual ao teu do mesmo ano (09/98), mesmo quadrante. A temperatura "normal" no meu é até ao 1º traço branco, apenas no pára arranca sobe até ao 2º/3º depende, mas assim que circulo normalmente baixa até ao 1º traço. Será que também tenho problemas no termóstato?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MHz Ver Post
                                                    Olá ClioII.
                                                    Tenho um carro igual ao teu do mesmo ano (09/98), mesmo quadrante. A temperatura "normal" no meu é até ao 1º traço branco, apenas no pára arranca sobe até ao 2º/3º depende, mas assim que circulo normalmente baixa até ao 1º traço. Será que também tenho problemas no termóstato?
                                                    Assim a olhómetro eu diria que sim, pois isso é exactamente o que estava a acontecer no meu. Aquecia até ao primeiro traço (ou pouco mais).

                                                    O mais normal é aquecer até ao segundo traço (ou mais um bocadito), e em situação de pára-arranca em dias de calor ir até ao terceiro traço (quando "entra" a ventoínha).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                                      Assim a olhómetro eu diria que sim, pois isso é exactamente o que estava a acontecer no meu. Aquecia até ao primeiro traço (ou pouco mais).

                                                      O mais normal é aquecer até ao segundo traço (ou mais um bocadito), e em situação de pára-arranca em dias de calor ir até ao terceiro traço (quando "entra" a ventoínha).
                                                      Hum...ok tenho que averiguar. O mais estranho é que foi sempre assim desde que tenho o carro, já lá vão 4 anos. Temperatura "normal" 1º traço, pára arranca vai até ao 3º traço (zona que tens a vermelho). Se calhar não é defeito é feitio.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por MHz Ver Post
                                                        Hum...ok tenho que averiguar. O mais estranho é que foi sempre assim desde que tenho o carro, já lá vão 4 anos. Temperatura "normal" 1º traço, pára arranca vai até ao 3º traço (zona que tens a vermelho). Se calhar não é defeito é feitio.
                                                        Ou então não!

                                                        Eu tenho este carro há 9 anos, comprei-o usado com menos de um ano.

                                                        Pelo que dizes, o carro veio para as tuas mãos com 6 anos de uso, pode já ter vindo avariado.

                                                        Em noites frias, com o termóstato avariado, o ponteiro nem ao primeiro traço chegava comigo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Peço desculpa pelo desenterro nisto, mas tenho em mãos uma situação parecida...

                                                          O meu clio levou uma correia e bomba de água novas. Depois disso o carro já não estabiliza no 2 traço mais grosso.

                                                          Ou seja... Normalmente ele ia sempre até ao 2 traço mais grosso e estabilizava lá. Agora está como o teu. Estabiliza nessa área azul. No para arranca costumava ir até ao 3 traço mais grosso, mas agora fica entre o 2º e o 3º.

                                                          Será também do termostato ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Não me acredito em coincidências iguais em carros iguais - mudar bomba de água e o termostato avariar.. Mas.. É possível que sim.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X