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Velocidade: «zonas 30» vão ser criadas em bairros residenciais

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    Velocidade: «zonas 30» vão ser criadas em bairros residenciais

    A Câmara Municipal de Lisboa vai criar «Zonas 30» em bairros residenciais, onde a velocidade máxima para a circulação automóvel será de 30 km/hora, diz a «Rádio Renascença».

    O projecto vai ser apresentado, esta tarde, em conferência de imprensa.
    O vice-presidente da autarquia, vereador Marcos Perestrelo, que tem o pelouro da Mobilidade, diz que vão «identificar bairros com características residenciais, cujo o trânsito não deve existir e onde devem circular apenas as pessoas que lá vivem. Dentro dessas zonas devem ser criadas condições para que a velocidade de circulação seja mais reduzida».
    A partir de hoje e até ao final do ano será feito o estudo destas «Zonas 30» para depois se fazerem as necessárias obras.
    O anúncio deste projecto consta do programa da autarquia para assinalar esta Semana da Mobilidade.
    Neste dia dedicado às zonas residenciais, a Câmara vai também anunciar uma Bolsa de Residentes, ou seja, áreas de estacionamento reservado para quem vive na cidade de Lisboa.

    Fonte: Agencia Financeira
    Concordo que em algumas zonas, 30km/h é a velocidade adequada, especialmente perto de escolas

    #2
    acho bem.. tambem achava bem era aumentarem esse valor mas nas autoestradas (de 120 para 150) .. mas isso já é offtopic :P

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      #3
      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
      Concordo que em algumas zonas, 30km/h é a velocidade adequada, especialmente perto de escolas
      Concordo que 30 é uma velocidade adequada a algumas zonas de lisboa em algumas horas do dia.

      Agora, como somos, já estou a ver metade de lisboa, inclusivé algumas das avenidas principais, a ficar a 30 como vel maxima...

      Acho que seria importante se inteligentemente aplicado. Mas duvidso que seja, como de costume...

      Comentário


        #4
        Aqui já é assim há algum tempo em zonas residênciais (entenda-se bairros onde facilmente crianças brincam na rua, etc.). Juntamente com o sinal da proibição costuma estar um radar que mostra a velocidade a que se circula de modo a alertar os mais distraídos.
        Devo dizer que a grande maioria dos casos este limite de 30 km/h é respeitado!


        Não creio que seja uma medida para aplicar em movimentadas avenidas de Lisboa... Se for:

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ZorbaJones Ver Post
          Aqui já é assim há algum tempo em zonas residênciais (entenda-se bairros onde facilmente crianças brincam na rua, etc.). Juntamente com o sinal da proibição costuma estar um radar que mostra a velocidade a que se circula de modo a alertar os mais distraídos.
          Devo dizer que a grande maioria dos casos este limite de 30 km/h é respeitado!


          Não creio que seja uma medida para aplicar em movimentadas avenidas de Lisboa... Se for:
          Querem ver que as crianças que moram em "em movimentadas avenidas de Lisboa" (como são todas as avenidas de lisboa) têm menos direito a segurança do que as outras crianças???

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
            Querem ver que as crianças que moram em "em movimentadas avenidas de Lisboa" (como são todas as avenidas de lisboa) têm menos direito a segurança do que as outras crianças???
            Já percebi que não percebeste para que serve esta medida... Espero que não estejas na tal comissão que vai analisar onde colocar o limite de 30 km/h.

            Nessas avenidas que falas, que eu não imagino quais sejam, não há semaforos ou outro tipo de medidas?

            Um tipo não pode dizer nada que aparece logo um tipo Gilamp.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ZorbaJones Ver Post
              Já percebi que não percebeste para que serve esta medida... Espero que não estejas na tal comissão que vai analisar onde colocar o limite de 30 km/h.

              Nessas avenidas que falas, que eu não imagino quais sejam, não há semaforos ou outro tipo de medidas?

              Um tipo não pode dizer nada que aparece logo um tipo Gilamp.
              Essas avenidas são todas as avenidas de Lisboa, é que mesmo tendo semáforos, eles às vezes ficam com a cor verde. Olha, a Av. dos EUA tem semáforos e ainda assim imensas pessoas lá têm morrido atropeladas porque o pessoal acha que aquilo é uma via-rápida.


              Em relação ao "tipo Gilamp" não sei o que isso seja e não pertenço a nenhuma comissão. Sou um tipo vulgar que trabalha, paga impostos, é pai e mora no centro de lisboa (Amoreiras).

              Comentário


                #8
                Em relação a este assunto a minha posição é muito simples. Defendo uma redução de velocidade no centro de Lisboa, Porto, etc... e um aumento nas AE's, vias-rápidas, etc...

                Comentário


                  #9
                  Isso! Metam 30 em todo o lado! Até nas AE! Assim passará a fazer sentido andar de Transportes públicos! Porque torna-se um pesadelo andar de carro...
                  Sou absolutamente e totalmente contra 30 em zonas residenciais!
                  Primeiro, ninguém vai respeitar. Segundo, é uma velocidade absurda.
                  Mais valia, como o user ZorbaJones, basta o limite de 40 ou 50 com o semáforo e um display a mostrar a velocidade a que se segue...
                  Já que as lombas não funcionaram... Apareceram os iluminados (Gillamp) a inventar estas coisas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                    Essas avenidas são todas as avenidas de Lisboa, é que mesmo tendo semáforos, eles às vezes ficam com a cor verde. Olha, a Av. dos EUA tem semáforos e ainda assim imensas pessoas lá têm morrido atropeladas porque o pessoal acha que aquilo é uma via-rápida.


                    Em relação ao "tipo Gilamp" não sei o que isso seja e não pertenço a nenhuma comissão. Sou um tipo vulgar que trabalha, paga impostos, é pai e mora no centro de lisboa (Amoreiras).
                    Sim, mas de certeza que não concordas com o limite de 30 Km/h numa avenida de 3 faixas.

                    E ainda me lembro de essa avenida ter tido passadeiras em zonas que nem lembra ao diabo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                      Sim, mas de certeza que não concordas com o limite de 30 Km/h numa avenida de 3 faixas.
                      Concordo, a av. de Roma tem três faixas.

                      É claro que 30kms é uma velocidade ridicula mas pode ser que assim se consiga uma velocidade efectiva de 60kms/h. É que mais ridiculo do que os 30kms/h é a forma como ninguém respeita os 50kms/h dentro de Lisboa.

                      Comentário


                        #12
                        Aqui por estas bandas todas as ruas onde há escolas e numa distância de 100 metros para cada lado da porta da escola o limite é 30.

                        Segundo um comunicado recente das autoridades esse limite é para respeitar sempre e não apenas em horário escolar.

                        Em muitas dessas ruas também existe radar.

                        As pessoas respeitam? A grande maioria sim.

                        Comentário


                          #13
                          Não é por se baixar um limite de 50 para 30 que obrigatoriamente todos irão respeitar e com isso deixar de haver atropelamentos...
                          Se fosse assim tão fácil...

                          O que eu quis dizer com os primeiros posts é que aqui, onde aplicam este limite de 30 não é avenidas de 3 faixas...
                          Até porque acho que concordarão, em zonas residências com menos transito é onde por vezes há mais abuso da velocidade, muitas vezes não há os tais semaforos e os acidentes que podem ocorrer são de maior gravidade.

                          Alguém disse que os semaforos ficam verdes, mas se estão verdes para os carros depreendo que estaram vermelhos para os peões... logo não vejo porque é que o limite de 30 é necessário nas avenidas que alguns chamaram para a conversa.

                          É uma boa medida se for bem aplicada, se for para espalhar por tudo e qualquer lado... basta passar o limite dentro da cidade de Lisboa para 30 km/h... que a meu ver seria uma valente parvoice!

                          Aqui eu vejo o limite de 30 em percursos tipicos de crianças (a pé ou bicicleta) no seu caminho para a escola, vejo em zonas habitacionais com pouco trânsito (onde se torna fácil abusar), vejo em zonas com ruas mais estreitas ou de menor visibilidade e vejo junto a hospitais. Sempre com o respectivo aviso luminoso a piscar e com o placar a lembrar a velocidade a que o veiculo está a circular.
                          De modo algum estão nas avenidas tipo "av. de Roma"

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Essas avenidas são todas as avenidas de Lisboa, é que mesmo tendo semáforos, eles às vezes ficam com a cor verde. Olha, a Av. dos EUA tem semáforos e ainda assim imensas pessoas lá têm morrido atropeladas porque o pessoal acha que aquilo é uma via-rápida.
                            E achas se lá estiver uma proibição de 30 o pessoal já não ve aquilo como uma via-rápida? Infelizmente o português todo ele tem um quê de "street racer".


                            Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                            Em relação ao "tipo Gilamp" não sei o que isso seja e não pertenço a nenhuma comissão. Sou um tipo vulgar que trabalha, paga impostos, é pai e mora no centro de lisboa (Amoreiras).
                            Gilamp como alguém já esclareceu, leia-se "iluminado".
                            Não quero deixar de sublinhar que não pertendo ofender ou descriminar ninguém, espero que entendas isto como apenas uma expressão do meu sentido humor.
                            Infelizmente não há receitas milagrosas para os problemas de trafego na cidade de Lisboa. Os "30" poderão ajudar ou prejudicar, mas não vão levar os problemas a 0 (zero).

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              Querem ver que as crianças que moram em "em movimentadas avenidas de Lisboa" (como são todas as avenidas de lisboa) têm menos direito a segurança do que as outras crianças???
                              Entende-se por zona residencial (ou escolas), zonas menos movimentadas, onde por esse motivo, por vezes se podem encontrar crianças a brincar na rua.
                              Esse não é certamente o caso das avenidas movimentadas de qualquer cidade.

                              Michael

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                Entende-se por zona residencial (ou escolas), zonas menos movimentadas, onde por esse motivo, por vezes se podem encontrar crianças a brincar na rua.
                                Esse não é certamente o caso das avenidas movimentadas de qualquer cidade.

                                Michael
                                Mas onde é que vocês moram??? Então as crianças ou adolescentes que morem em Lisboa não podem andar na rua? Pessoal, há quem more em Lisboa! Por isso é que, embora ninguém respeite, o limite de velocidade no interior da cidade de Lisboa é de 50kms/h, mesmo nas tais avenidas com três faixas. É que há familias que lá moram para além dos que lá trabalham!

                                O centro de Lisboa é todo ele uma zona residencial, ou não?

                                Comentário


                                  #17
                                  Já há uns tempos tentei abordar essa temática no fórum. Aqui estão umas fotos que tirei em Berlim:





                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                    Mas onde é que vocês moram??? Então as crianças ou adolescentes que morem em Lisboa não podem andar na rua? Pessoal, há quem more em Lisboa! Por isso é que, embora ninguém respeite, o limite de velocidade no interior da cidade de Lisboa é de 50kms/h, mesmo nas tais avenidas com três faixas. É que há familias que lá moram para além dos que lá trabalham!

                                    O centro de Lisboa é todo ele uma zona residencial, ou não?
                                    Sim, mas acho que estás a complicar desnecessariamente.

                                    Compreendes a diferença entre a probabilidade de encontrar uma criança 'solta' na Avenida da República ou numa pequena rua num bairro no interior de Alvalade, por exemplo? ...é essa a distinção que se pretende fazer.

                                    Michael

                                    Comentário


                                      #19
                                      diz que vão «identificar bairros com características residenciais, cujo o trânsito não deve existir e onde devem circular apenas as pessoas que lá vivem. Dentro dessas zonas devem ser criadas condições para que a velocidade de circulação seja mais reduzida».
                                      Parece que a maior parte do pessoal não leu o texto de abertura. Não sei qual é a dúvida nem para que é que se levanta a questão das avenidas de 3 faixas.

                                      Isto já existe por exemplo em Alfama ou Bairro Alto onde em muitos sítios só circula quem tem cartão para entrar e onde os limites são baixos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                                        Já há uns tempos tentei abordar essa temática no fórum. Aqui estão umas fotos que tirei em Berlim:
                                        os exemplos estrangeiros só lhes servem quando é para subir os limites

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                                          Parece que a maior parte do pessoal não leu o texto de abertura. Não sei qual é a dúvida nem para que é que se levanta a questão das avenidas de 3 faixas.

                                          Isto já existe por exemplo em Alfama ou Bairro Alto onde em muitos sítios só circula quem tem cartão para entrar e onde os limites são baixos.
                                          É uma medida pouco radical, eu gostava que se fosse mais longe.

                                          Acho que se deve investir na criação de uma óptima rede de transportes públicos, por forma a evitar, tanto quanto possível, o transito automóvel no centro de Lisboa. Aliás nem sequer estou a inventar nada de novo porque isso é o que está a ser feito em boa parte das cidades europeias.

                                          O futuro é retirar os carros de dentro da cidade, do seu centro que inclui as tais avenidas de três faixas, penso que não há outro caminho.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                            Sim, mas acho que estás a complicar desnecessariamente.

                                            Compreendes a diferença entre a probabilidade de encontrar uma criança 'solta' na Avenida da República ou numa pequena rua num bairro no interior de Alvalade, por exemplo? ...é essa a distinção que se pretende fazer.

                                            Michael
                                            Em puto morei em Alvalade e posso garantir que é relativamente difícil ir para a escola ou andar de bicicleta sem ter de atravessar as tais avenidas de três vias.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Se há quem nem os 50km/h respeite, duvido muito que passem a respeitar os 30.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                                Concordo, a av. de Roma tem três faixas.
                                                Mas isso é metade da Av. de Roma. na zona de de duas faixas a velocidade raramente é mais alta que 70 km/h.

                                                Eu nem me importo, venha de lá isso, desde que metam na avenida onde moro para haver menos barulho

                                                Eu nem estou a ver muitas ruas para aplicar isso, mas não concordo em avenidas como Almirante Reis, Roma e EUA.

                                                Concordo em ruas como a da Av. Igreja, embora aí raramente passe-se dos 50.

                                                Em relação a andar de bicleta em Lisboa, ui, é que é já a seguir, só segurança.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                  os exemplos estrangeiros só lhes servem quando é para subir os limites

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Nos bairros sociais parece que vai subir para não se ficar sem o carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Ha zonas com paralelos que já é dificil andar a 40 ...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Nada de novo, em certas zonas já o assim é... vejam em frente à estação fluvial do Terreiro do Paço que sinal lá está, por exemplo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          muita gente se esquece é que a velocidade com que circulamos depende muito da nossa percepção do meio envolvente. não adianta chapar placas a dizer "30km/h", o que é mais importante é requalificar as vias para que as pessoas abrandem mesmo. quando falo de requalificar não me refiro a lombas, mas sim de estreitar vias e criar um perfil de estrada que faça os condutores andar mais devagar.
                                                          peço desculpa se não sei explicar muito bem o meu ponto de vista...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Boa noticia

                                                            Comentário

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