A Itália tem recentemente vindo a realizar uma campanha feroz a favor da utilização de combustíveis alternativos nos veículos que circulam na "bota".
O sucesso da campanha tem sido de tal ordem que, de acordo com os últimos dados, 6% dos veículos vendidos no ano transacto serem já a GPL ou Metano.
Recentemente aquiri uma revista onde fizeram um comparativo dos benefícios que o uso de combustíveis alternativos pode ter para o consumidor. Utilizando 4 versão do mesmo veículo - um Citroën C3 - tentaram ver onde conseguiriam chegar com €50 de combustível em percurso extra-urbano. Chegaram aos seguintes resultados:
(a) C3 1.4 gasolina: €50 = 386KM (Milano-Arezzo)
(b) C3 1.4 Diesel: €50 = 614KM (Milano-Roma)
(c) C3 1.4 GPL: €50 = 791KM (Milano-Salerno)
(d) C3 1.4 Metano: €50 = 1043KM (Milano-Cosenza)
Os autores do artigo fizeram a questão de salientar que:
(1) apenas tiveram em conta o comportamento em circuito extra-urbano.
(2) o Diesel oferece melhores prestações a baixas rotações, conseguindo obter mais força do motor.
(3) graças aos recentes avanços da engenharia italiana nos depósitos sequenciais Tartarini, a diferença de consumos entre gasolina-GPL é na ordem dos 3% e a perda de potência é imperceptível (0.5CV).
(4) o único inconveniente do metano consiste na reduzida autonomia, pois tiveram que mudar de depósito várias vezes para perfazer os €50.
Na opinião dos autores do artigo, a versão mais vantajosa é sem dúvida o GPL.
Posto isto, o que vos oferece dizer sobre este estudo? Será propaganda (a AGIP, a petrolífera italiana, é líder mundial no comércio de combustíveis alternativos) ou os dados serão fiáveis? Comentem educadamente sff.
Fonte: Al Volante (2008), "A tutto gas contro il caro-benzina", (v.10) nº.10.
O sucesso da campanha tem sido de tal ordem que, de acordo com os últimos dados, 6% dos veículos vendidos no ano transacto serem já a GPL ou Metano.
Recentemente aquiri uma revista onde fizeram um comparativo dos benefícios que o uso de combustíveis alternativos pode ter para o consumidor. Utilizando 4 versão do mesmo veículo - um Citroën C3 - tentaram ver onde conseguiriam chegar com €50 de combustível em percurso extra-urbano. Chegaram aos seguintes resultados:
(a) C3 1.4 gasolina: €50 = 386KM (Milano-Arezzo)
(b) C3 1.4 Diesel: €50 = 614KM (Milano-Roma)
(c) C3 1.4 GPL: €50 = 791KM (Milano-Salerno)
(d) C3 1.4 Metano: €50 = 1043KM (Milano-Cosenza)
Os autores do artigo fizeram a questão de salientar que:
(1) apenas tiveram em conta o comportamento em circuito extra-urbano.
(2) o Diesel oferece melhores prestações a baixas rotações, conseguindo obter mais força do motor.
(3) graças aos recentes avanços da engenharia italiana nos depósitos sequenciais Tartarini, a diferença de consumos entre gasolina-GPL é na ordem dos 3% e a perda de potência é imperceptível (0.5CV).
(4) o único inconveniente do metano consiste na reduzida autonomia, pois tiveram que mudar de depósito várias vezes para perfazer os €50.
Na opinião dos autores do artigo, a versão mais vantajosa é sem dúvida o GPL.
Posto isto, o que vos oferece dizer sobre este estudo? Será propaganda (a AGIP, a petrolífera italiana, é líder mundial no comércio de combustíveis alternativos) ou os dados serão fiáveis? Comentem educadamente sff.
Fonte: Al Volante (2008), "A tutto gas contro il caro-benzina", (v.10) nº.10.
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