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Não parar num STOP = não parar num semáforo vermelho?

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    Não parar num STOP = não parar num semáforo vermelho?

    Corrijam-me se estiver enganado, mas se desobedecer a um STOP (sinal vertical) constitui a mesma contra-ordenação que passar no vermelho, porque é que 90% das pessoas nunca pára nos STOPs?

    #2
    Apesar de não servir de desculpa, muitos sinais de STOP estão em sítios onde existe perfeita visibilidade e onde poderia estar um sinal de cedência de passagem ao invés dum sinal de STOP...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tnas Ver Post
      Apesar de não servir de desculpa, muitos sinais de STOP estão em sítios onde existe perfeita visibilidade e onde poderia estar um sinal de cedência de passagem ao invés dum sinal de STOP...
      Nos Estados Unidos é pior... há cruzamentos em que TODOS têm STOP (ninguém tem prioridade excepto quando chegam ao mesmo tempo, vigorando o tradicional sistema "pela direita")



      http://www.ehow.com/how_2075341_handle-4way-stop.html

      How to Handle a 4-Way Stop

      By eHow Cars Editor
      Rate: (1 Ratings)
      Driving through most towns and cities brings you to a 4-way stop at some point. Whether it is at a stop sign or a red light, 4-way stops can confuse some of the most experienced drivers. There is only one set of rules that applies to 4-way stops, although many people don't follow them. Learn how to handle a 4-way stop by following these steps.


      Instructions

      Difficulty: Moderately Easy

      Step1
      Slow your vehicle when approaching a 4-way stop. As you stop at the stop sign or red light, notice if there are any cars at any of the other stops, or if there are any approaching at the same time.
      Step2
      Stop your vehicle completely. This means that your tires are completely stopped and not rolling at all. If there are cross walk lines or painted indicators on the road, stop at the appropriate lines. If it is a stop sign and there are no lines on the road, stop when the front of your car is even with the stop sign. If there is something blocking your view of the other stops signs, you may move forward only after stopping completely at your own stop sign.
      Step3
      Look at the other stops to see if there are any other vehicles stopped or moving. The vehicles leave the stop signs in the same order in which they arrived. The first vehicle to arrive at a complete stop is the first vehicle allowed to leave the stop sign.
      Step4
      Know that if there is more than one vehicle arriving at the same time at the 4-way stop, the vehicle furthest to the right is allowed to leave first. Always allow at least a few seconds to make sure no one else takes off even if it your turn to leave first. Many people do not follow this rule, even though it is the legal way to leave a 4-way stop.



      Tips & Warnings


      • If you come to a traffic light that is completely out, treat it as a stop sign. Any intersection or red light becomes a 4-way stop if the lights are not working.
      • Only one car is allowed to leave a stop sign. If there are two or more cars in line at a stop sign, each car must stop at the stop sign as if no one else was there.
      Editado pela última vez por Jarod; 25 September 2008, 18:40.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tnas Ver Post
        Apesar de não servir de desculpa, muitos sinais de STOP estão em sítios onde existe perfeita visibilidade e onde poderia estar um sinal de cedência de passagem ao invés dum sinal de STOP...
        E o contrário também é verdade. Eu gosto é dos STOP que estão antes do cruzamento perigoso, ou seja, temos de parar 2 metros antes (e não vemos um boi para o lado) para depois arrancarmos e pararmos outra vez para ver se dá para passar...é incrível!

        Comentário


          #5
          A deficiente colocação não invalida o teremos que parar ou não no mesmo.

          É verdade que há casos em que o Stop estará " a mais", bastaria o sinal de cedência de passagem - o local tem boa visibilidade, etc. etc. No entanto se lá está... (muitas vezes tb não paro completamente).
          Outra engraçada é dos sinais a x metros do local com visibilidade. Nalguns ainda temos a linha de paragem mais à frente e não há problema, nos que não tem, por norma só paro onde tenho a visibilidade no entroncamento/cruzamento.
          De outra forma poderia parar no sinal e arrancar feito doido?
          Mas mais uma vez um agente mais cauteloso poderá multar é um facto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
            Corrijam-me se estiver enganado, mas se desobedecer a um STOP (sinal vertical) constitui a mesma contra-ordenação que passar no vermelho, porque é que 90% das pessoas nunca pára nos STOPs?
            Se a maior parte das pessoas que se apresenta pela esquerda, se vier de uma rua mais larga, insiste em ter prioridade como queres que respeitem, um STOP?

            Falta de civismo, falta de respeito pelos que andam na estrada. A lenga lenga da carecterização do conductor tuga, na qual eu tb me incluo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
              Se a maior parte das pessoas que se apresenta pela esquerda, se vier de uma rua mais larga, insiste em ter prioridade como queres que respeitem, um STOP?

              Falta de civismo, falta de respeito pelos que andam na estrada. A lenga lenga da carecterização do conductor tuga, na qual eu tb me incluo.
              Deparo-me com esta situação todos os dias, perto do cruzamento do Amial, no Porto.

              É impressionante. Se eu tivesse a precisar de um pára-choques novo ia para lá e metia-me, porque a malta chega lá e acha sempre que tem prioridade só porque a rua é mais larga.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Traveller Ver Post
                Se a maior parte das pessoas que se apresenta pela esquerda, se vier de uma rua mais larga, insiste em ter prioridade como queres que respeitem, um STOP?

                Falta de civismo, falta de respeito pelos que andam na estrada. A lenga lenga da carecterização do conductor tuga, na qual eu tb me incluo.
                Na Rua de Costa Cabral, é todos os dias... o pessoal pensa que tem prioridade, mas na verdade perde prioridade numa porrada de ruas...



                Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
                Deparo-me com esta situação todos os dias, perto do cruzamento do Amial, no Porto.

                É impressionante. Se eu tivesse a precisar de um pára-choques novo ia para lá e metia-me, porque a malta chega lá e acha sempre que tem prioridade só porque a rua é mais larga.
                Já estou como tu, quando precisar de arranjar a frente, já sei onde me dirigir...

                Comentário


                  #9
                  Eu nem quis referir locais aqui na "mouralandia" que enchia o tópico com ruas de Lisboa.

                  Mas deixo dois exemplos:

                  Na final da Calçada da Ajuda, no cruzamento para a Praça do Império (Museu dos coches), quem vem da Rua da Junqueira tem a mania que tem prioridade mesmo vindo da esquerda.

                  Já quanto ao tema dos STOPS, no final da recta do Dafundo para entrar para a Cruz Quebrada, esta lá um STOP cheio de vsisibilidade e raramente param no mesmo. Mas ja apanhei as "autoridades" 10 mts depois a mandarem parar o "desrespeitadores".

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    A deficiente colocação não invalida o teremos que parar ou não no mesmo.
                    A eficiência de um STOP é sempre válida independentemente de estar no local 'certo' do ponto de vista do condutor, ou uns metros antes.
                    Porquê?

                    Porque o STOP:
                    - Retira a prioridade no cruzamento.
                    - Obriga a parar para que não se chegue ao cruzamento com velocidade imprópria para quem não tem prioridade.

                    De outra forma poderia parar no sinal e arrancar feito doido?
                    Mas mais uma vez um agente mais cauteloso poderá multar é um facto.
                    Podes arrancar feito doido se não vier ninguém.
                    ...Porque cumpriste o STOP.
                    1. Paraste
                    2. cedeste prioridade.

                    Agora se vier alguém ...aí sim, podes ser multado, pois não tens prioridade para arrancar primeiro (feito doido ou não).

                    Michael

                    Comentário


                      #11
                      Uma duvida... Decerto irei receber uma prenda por nao paragem num stop.
                      Acontece que o Stop so esta no chao e mal se ve, e nao existe qualquer sinal vertical.
                      Nao sera obrigatorio a presença do sinal vertical?

                      Comentário


                        #12
                        Nesse caso esse o sinal STOP no chão trata-se como um sinal de cedência de passagem. Pelo menos é do que me lembro do código e daquilo que pratico na minha condução, se vier alguém paro, senão continuo a andar com precaução.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por pricardocunha Ver Post
                          Uma duvida... Decerto irei receber uma prenda por nao paragem num stop.
                          Acontece que o Stop so esta no chao e mal se ve, e nao existe qualquer sinal vertical.
                          Nao sera obrigatorio a presença do sinal vertical?
                          Segundo o que aprendi, se não houver sinal vertical é o mesmo que não ter nada. A marca rodoviária apenas serve para reforçar e não para aplicar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por pricardocunha Ver Post
                            Uma duvida... Decerto irei receber uma prenda por nao paragem num stop.
                            Acontece que o Stop so esta no chao e mal se ve, e nao existe qualquer sinal vertical.
                            Nao sera obrigatorio a presença do sinal vertical?

                            Regulamento de Sinalização do Trânsito
                            CAPÍTULO III - Marcas rodoviárias
                            ----------
                            Artigo 61.º - Marcas transversais


                            As marcas transversais apostas no sentido da largura das faixas de rodagem e que podem ser completadas por símbolos ou inscrições são as seguintes:

                            M8 e M8a - linha de paragem e linha de paragem «STOP»: consiste numa linha transversal contínua e indica o local de paragem obrigatória, imposta por outro meio de sinalização; esta linha pode ser reforçada pela inscrição «STOP» no pavimento quando a paragem seja imposta por sinalização vertical;
                            M9 e M9a - linha de cedência de passagem e linha de cedência de passagem com símbolo triangular: consiste numa linha transversal descontínua e indica o local da eventual paragem, quando a sinalização vertical imponha ao condutor a cedência de passagem; esta linha pode ser reforçada pela marca no pavimento do símbolo constituído por um triângulo com a base paralela à mesma;
                            M10 e M10a - passagem para ciclistas: é constituída por quadrados ou paralelogramos e indica o local por onde os ciclistas devem fazer o atravessamento da faixa de rodagem;
                            M11 e M11a - passagem para peões: é constituída por barras longitudinais paralelas ao eixo da via, alternadas por intervalos regulares ou por duas linhas transversais contínuas e indica o local por onde os peões devem efectuar o atravessamento da faixa de rodagem; deve ser usada preferencialmente a marca M11, podendo, eventualmente, ser utilizada a marca M11a quando a passagem esteja regulada por sinalização luminosa

                            Comentário


                              #15
                              Em tempos aprendi (acho que até foi aqui no Fórum) que a razão de ser de não ser obrigatório parar nos STOP "apenas escritos no chão", é que nós quando paramos lá com o carro tapamos as letras, ou seja um condutor que viesse atrás de nós não faria ideia que ali seria para fazer STOP porque falta o sinal vertical/semáforo/etc. e muito provavelmente bateria por detrás!

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