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Chaufagem / embraiagem / barulho

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    Chaufagem / embraiagem / barulho

    Boa noite

    Antes de mais quero dar os parabens a toda esta comunidade pelo excelente serviço que tem prestado e pelas duvidas que me tem tirado (embora esteja registado à algum tempo mas nunca abri nenhum topico) apenas com a leitura de uma grande dos topicos..

    Agora vamos à parte que interessa...tenho algumas questões às quais gostava de obter resposta da vossa parte no caso de saberem (claro que sabem lol). Possua uma Xsara break 1.4i de 98/09 e ate ao momento não tenho razões de queixa de maior! Agora passemos à parte das questões:

    1ª - À algum tempo que a chaufagem da carrinha não funciona pelo menos nas posições 1, 2 e 3, no entanto na velocidade 4 funciona perfeitamente... O que poderá ser? Já me informei num mecanico e disse-me que aquilo tinha que ser substituido e o preço que me indicou foi 40 e tal euros, mas pelo que ja ali algures aqui no forum pode ser as resistencias queimadas e sendo assim bastaria troca-las e a festa ficaria por pouco mais de 1euro dependo das resistencias usadas. O que acham?

    2ª - Acontece que em andamento normal, por exemplo numa quinta a cerca de 80km/h e sem forçar o andamento, so a manter a velocidade, existe um barulho que por vezes se torna algo chato, é como se fosse duas chapas a bater uma na outra, mas muito rápido. O que acham que pode ser? Pelo que me tentei informar pode ser os cardans, será que estou a dizer algum disparate?? Ja agora o que é isso dos cardans? É coisa para custar quanto?

    3ª e ultima - A embraiagem antes de "pegar" tem um movimento muito longo e range um bocado. O que acham que pode ser? A embraiagem é de origem e tem 155mil km e a carrinha foi comprada nova. Normalmente faz uns 30km diarios de AE e uns 10km em cidade e por vezes pára-arranca e tambem por vezes umas voltinhas por aqui e por ali.

    Desculpam lá o testamento e se puderem responder às minhas questões fico agradecido.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por Viteco; 26 September 2008, 13:55.

    #2
    A chuffage em princípio serão as tais resistências. Se é fácil trocar ou não, não sei.

    O segundo problema, só ouvindo.

    Quanto ao terceiro problema, devem faltar aqui palavras: "A embraiagem antes de "pegar" tem um movimento muito (??????) e range um bocado"

    Comentário


      #3
      Ja esta editado, as vezes acontece isto...esqueço-me de uma ou outra palavra, estou concentrado no que vou escrever a seguir e passa-me lol

      Eu vou tentar gravar em andamento e ver se percebe o tal barulho, mas ja agora nao sabes o que sao os cardans? E se o mau estado deles provoca algum ruido em andamento?

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Viteco Ver Post
        Eu vou tentar gravar em andamento e ver se percebe o tal barulho, mas ja agora nao sabes o que sao os cardans? E se o mau estado deles provoca algum ruido em andamento?

        Os "cardans" são também conhecidos por "junta homocinética" (procura na Wikipedia).

        Essencialmente, as roda da frente podem andar para cima e para baixo (suspensão) e para a esquerda direita (direcção imposta pelo volante).

        O motor, através da caixa e do diferencial, tem que transmitir movimento às rodas através de um veio p/ cada uma (semi-eixo). Como a roda se pode mexer em muitos sentidos, é preciso uma junta especial para fazer isso - a junta homocinética.

        Se a junta estiver estragada ouve-se normalmente uma zoeira.

        Comentário


          #5
          Quanto à embraiagem, se o pedal "pega" muito em cima, é natural q a embraiagem esteja a dar as últimas. Com 155000 km não é estranho q aconteça.

          O ranger é típico. Lubrificar o pedal e o cabo em princípio resolve.

          Comentário


            #6
            ???

            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Os "cardans" são também conhecidos por "junta homocinética" (procura na Wikipedia).

            Essencialmente, as roda da frente podem andar para cima e para baixo (suspensão) e para a esquerda direita (direcção imposta pelo volante).

            O motor, através da caixa e do diferencial, tem que transmitir movimento às rodas através de um veio p/ cada uma (semi-eixo). Como a roda se pode mexer em muitos sentidos, é preciso uma junta especial para fazer isso - a junta homocinética.

            Se a junta estiver estragada ouve-se normalmente uma zoeira.

            Zoeira (???) ou o inigualável troc-troc-troc muito desagradável alías quando se torce a direcção em qualquer dos sentidos.

            Eu posto que para ser cardans-juntas homocinéticas-ponteiras de transmissão (whatever) os foles já estejam rotos e a perder massa. É uma questão de torcer a direcção e visualmente ver se os foles estão intactos quer o das rodas quer os que ligam à caixa de transmissão.

            As resistências de aquecimento "normalmente" estão acopladas ao ventilador da chauffage, questão a ver onde pára o mesmo, habitualmente por trás do guarda luvas.(??? ???) Não são as resistências da caixa de fusíveis de 1€ pode mesmo ser esses 40€ porque é um módulo de resistências. Desenterrei isto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=26404 pode ser que tenhas sorte e fazeres a festa por menos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              Quanto à embraiagem, se o pedal "pega" muito em cima, é natural q a embraiagem esteja a dar as últimas. Com 155000 km não é estranho q aconteça.

              O ranger é típico. Lubrificar o pedal e o cabo em princípio resolve.

              Mas ja fiz aquele teste que dizem aqui no forum..com o travão de mao e o carro em 3ª ou 4ª e tava-se bem..ia abaixo

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jcc Ver Post
                Zoeira (???) ou o inigualável troc-troc-troc muito desagradável alías quando se torce a direcção em qualquer dos sentidos.

                Eu posto que para ser cardans-juntas homocinéticas-ponteiras de transmissão (whatever) os foles já estejam rotos e a perder massa. É uma questão de torcer a direcção e visualmente ver se os foles estão intactos quer o das rodas quer os que ligam à caixa de transmissão.

                As resistências de aquecimento "normalmente" estão acopladas ao ventilador da chauffage, questão a ver onde pára o mesmo, habitualmente por trás do guarda luvas.(??? ???) Não são as resistências da caixa de fusíveis de 1€ pode mesmo ser esses 40€ porque é um módulo de resistências. Desenterrei isto http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=26404 pode ser que tenhas sorte e fazeres a festa por menos.

                jcc é mais do genero troc troc troc, mas so quando estou a acelerar, se deixo de acelerar n sei houve nada mm virando a direcção para um lado ou para o outro..

                Era exactamente esse topico que tinha visto à uns tempos, claro que nao ficava so por 1€ isso foi uma maneira de falar, mas se me dirige-se a uma loja apropriada e compra-se as tais resistencias individualmente e dps fizesse eu o trabalho sairia mt mais em conta do que fosse a uma loja de peças para automoveis e compra-se o tal modulo de resistencias.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Viteco Ver Post
                  Mas ja fiz aquele teste que dizem aqui no forum..com o travão de mao e o carro em 3ª ou 4ª e tava-se bem..ia abaixo
                  Certo, isso quer dizer que a embraiagem ainda funciona.

                  Mas o pedal pegar muito em cima quer dizer que já gastaste muita embraigem (sim, a embraiagem é tipo travões, funciona por fricção e desgasta-se).

                  Comentário


                    #10
                    O primeiro problema deve ser mesmo uma questão de substituíres as resistências.

                    O segundo é difícil de avaliar sem ouvir.

                    O terceiro poderá ser o rolamento da embraiagem.

                    Comentário


                      #11
                      Pessoal tentei gravar o barulho que faz, mas não se percebe muito bem...confunde-se com o barulho do carro a andar. Paciencia, este problema tem que ser mesmo analisado ao vivo, mas também não deve ser muito grave porque já anda assim a algum tempo.

                      Em relação aos outros problemas vou tentar saber onde se sitia as resistencias e substitui-las a ver se fica a funcionar e em relação ao ranger da embraiagem vou lubrificar o pedal e o cabo a ver se passa, se não passar tambem espero mais algum tempo e quando a embraiagem der mesmo sinais de fim de vida troca-se.

                      Obrigado pelas ajudas

                      Comentário


                        #12
                        No clio da empresa tb aconteceu isso com a ventilação.. só funciona a velocidade 4, e agora começou a fazer um barulhao a ventoinha..

                        Se descobrires onde ficam as tais resistências avisa!

                        1 abraço,

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
                          No clio da empresa tb aconteceu isso com a ventilação.. só funciona a velocidade 4, e agora começou a fazer um barulhao a ventoinha..

                          Se descobrires onde ficam as tais resistências avisa!

                          1 abraço,
                          Vou ver se instalo o autodata e ver se la diz qualquer onde é que isso fica.
                          A mim faz o barulho normal de estar na quarta velocidade, se isso faz mais do que esse barulho passa-se alguma coisa...dá umas vista de olhos em alguns topicos que ja vi la respostas a situações identicas, só nao me lembro o que diziam.

                          Abraço

                          Comentário

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