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Smart Roadster - Controlo de tracção

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    Smart Roadster - Controlo de tracção

    Ultimamente tenho conduzido algumas vezes um Smart Roadster de uma amiga e tenho gostado imenso do carro.

    O motor em si está com uma dump valve foi das primeiras coisas que reparei e ao que parece quase que chega aos 200km/h de ponteiro por isso é provável que não esteja original de motor.
    O carro foi comprado em segunda mão através de um stand.

    Hoje a noite voltei a andar no carro, para quem conhece iniciei a subida de Entre Campos que passa pelo ISCTE, piso molhado, pé algo fundo e a traseira literalmente começa a escorregar em 2ª e 3ª.

    Com a surpresa ainda andei a brincar com ele mais um pouco durante a noite entre um pião e alguns slides controlados diverti-me bastante.

    Existem 3 coisas (a caixa já é um assunto demasiado batido) que são dificeis de contornar e que por isso o tornam dificil de controlar no limite em chuva, turbo, suspensões e direcção.

    Turbo: existe um certo Lag e entra algo repentinamente se a direcção já estiver com algum ângulo...

    Suspensões: não se dão bem com piso mais irregular e são lentas no que toca a mudanças de massas mais repentinas o que torna dificil de o "ir buscar" depois de um slide ou outro mais pronunciado...

    Direcção: demasiado leve, podia ser mais informativa e muitissimo desmultiplicada o que torna mais dificil certas brincadeiras.

    Isto que disse foram apenas algumas impressões com que fiquei depois da noite de hoje e diga-se em abono de verdade que em seco é dificil fazer com que existam grande perdas de tracção (muito devido a largura dos pneus).

    É sem dúvida um carro divertido de conduzir.

    Foi apenas um tópico de relato e já agora se alguém souber gostaria de saber como ligar o controlo de tracção visto que o carro não tem o manual Smart de momento.

    Cump.

    #2
    Posso estar enganado, mas acho que os Roadsters têm o ESP sempre ligado... O meu tem um switch que o permite desligar, isso sim, embora eu nunca o tenha feito ainda
    Quanto à velocidade, de facto chegam a 190 +/-, mais do que é anunciado, não sei a razão.
    Quanto à direcção e à caixa de facto não são perfeitas, embora na caixa com patilhas o lag seja menor.
    Quanto ao manual tens em português no fórum dos Smartistas.
    Mas há por aqui quem saiba muito mais sobre o carro.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
      Ultimamente tenho conduzido algumas vezes um Smart Roadster de uma amiga e tenho gostado imenso do carro.

      O motor em si está com uma dump valve foi das primeiras coisas que reparei e ao que parece quase que chega aos 200km/h de ponteiro por isso é provável que não esteja original de motor.
      O carro foi comprado em segunda mão através de um stand.

      Hoje a noite voltei a andar no carro, para quem conhece iniciei a subida de Entre Campos que passa pelo ISCTE, piso molhado, pé algo fundo e a traseira literalmente começa a escorregar em 2ª e 3ª.

      Com a surpresa ainda andei a brincar com ele mais um pouco durante a noite entre um pião e alguns slides controlados diverti-me bastante.

      Existem 3 coisas (a caixa já é um assunto demasiado batido) que são dificeis de contornar e que por isso o tornam dificil de controlar no limite em chuva, turbo, suspensões e direcção.

      Turbo: existe um certo Lag e entra algo repentinamente se a direcção já estiver com algum ângulo...

      Suspensões: não se dão bem com piso mais irregular e são lentas no que toca a mudanças de massas mais repentinas o que torna dificil de o "ir buscar" depois de um slide ou outro mais pronunciado...

      Direcção: demasiado leve, podia ser mais informativa e muitissimo desmultiplicada o que torna mais dificil certas brincadeiras.

      Isto que disse foram apenas algumas impressões com que fiquei depois da noite de hoje e diga-se em abono de verdade que em seco é dificil fazer com que existam grande perdas de tracção (muito devido a largura dos pneus).

      É sem dúvida um carro divertido de conduzir.

      Foi apenas um tópico de relato e já agora se alguém souber gostaria de saber como ligar o controlo de tracção visto que o carro não tem o manual Smart de momento.

      Cump.
      Olha para o lado dos botões de abertura dos vidros.....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por roadstercoupe Ver Post
        Olha para o lado dos botões de abertura dos vidros.....
        Sim o tal botão do ESP que diz ESP OFF só que ao tocar nele o ESP ON não aparece nem como luz ou sinal.

        É preciso ficar quantos segundos?

        Comentário


          #5
          a tua amiga nem deve sonhar o que lhe andas a fazer com o carro...

          grande amigo que saiste! espero que quando os teus amigos andem no teu carro seja no minimo para escafiar!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por SaPinto Ver Post
            Posso estar enganado, mas acho que os Roadsters têm o ESP sempre ligado... O meu tem um switch que o permite desligar, isso sim, embora eu nunca o tenha feito ainda
            Quanto à velocidade, de facto chegam a 190 +/-, mais do que é anunciado, não sei a razão.
            Quanto à direcção e à caixa de facto não são perfeitas, embora na caixa com patilhas o lag seja menor.
            Quanto ao manual tens em português no fórum dos Smartistas.
            Mas há por aqui quem saiba muito mais sobre o carro.
            É igual, a rapidez é igual.

            O botão diz ESP, e tá sempre ligado com a opcção de o desligares (Fica com um triangulo nos manometros).

            A dump valve é uma valvula que se chama wastgate e é de origem

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Bernie Ver Post
              Sim o tal botão do ESP que diz ESP OFF só que ao tocar nele o ESP ON não aparece nem como luz ou sinal.

              É preciso ficar quantos segundos?
              O EPS esta sempre ON, quando clicas nele é para o desligar e de imediato aparece um triangulo no painel.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Joao_ben Ver Post
                a tua amiga nem deve sonhar o que lhe andas a fazer com o carro...

                grande amigo que saiste! espero que quando os teus amigos andem no teu carro seja no minimo para escafiar!
                Pensa um pouco antes de escreveres o que quer que seja porque acabas por dizer barbaridades dessas.
                Não é que tenhas nada a ver com o assunto mas por sinal ela ia exactamente ao meu lado.

                Comentário

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