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Caixa Manual Pilotada VS Caixa Automática (clássica)

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    Caixa Manual Pilotada VS Caixa Automática (clássica)

    Gostava de saber pela experiência de quem usa as principais diferenças entre estas duas caixas.

    Eu uso normalmente a automática dita clássica num C220CDI Sport-coupé mas gostava de saber as diferenças para uma "Manual Pilotada" como a do grupo PSA, até porque vou passar muito em breve a usar uma diáriamente num C3 1.4 HDI

    A minha grande dúvida prende-se até por algumas questões práticas como por exemplo numa subida, na caixa automática clássica se deixarmos o travão o carro "segura-se", como é que funciona numa CMP??

    Abraço e venha daí essas experiencias

    #2
    Eu uso a caixa manual robotizada (ou pilotada) e prefiro-a, de longe, à vulgar caixa automática.

    Tenho, porém, esse problema do descaimento nas subidas, ao qual já me habituei.
    Sei, no entanto, que os novos sistemas de caixa manual robotizada usufruem do mecanismo conhecido nas marcas italianas como hill holder (precisamente o que falta ao meu).

    Comentário


      #3
      Prefiro a Caixa Manual Pilotada, embora prefiro 1000X a tradicional Caixa Manual, ainda não sou fã das caixas automáticas..... É aquela mariquice que até dá jeito .....

      Cumprimentos

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por burninsound Ver Post
        A minha grande dúvida prende-se até por algumas questões práticas como por exemplo numa subida, na caixa automática clássica se deixarmos o travão o carro "segura-se", como é que funciona numa CMP??
        A DSG do grupo VW segura o carro. Afrouxando o travão o carro começa a andar, nesse aspecto é idêntica a uma automática com conversor de binário.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por burninsound Ver Post
          A minha grande dúvida prende-se até por algumas questões práticas como por exemplo numa subida, na caixa automática clássica se deixarmos o travão o carro "segura-se", como é que funciona numa CMP??
          No meu C4 CMP6, tem a função de hill holder, ou seja, numa subida mantém o carro travado durante cerca de 2 segundos, depois de largar o pedal do travão. Curioso é que acho que o hill holder funciona muito melhor neste carro que num passat com caixa manual, no passat noto que "trava a aceleração", neste a passagem de "travado" a "a andar" é linear.

          Regra geral tenho em modo automatico, mas por vezes dou uns toques nos comandos (no volante) para colocar a caixa na velocidade que acho que deveria estar (por exemplo, antes de uma aceleração, para ultrapassar, em vez de durante a ultrapassagem).
          Mas acho que não há nada como fazer um test drive para tirar as duvidas.

          Comentário


            #6
            Boas,


            Conduzo diáriamente uma VW Sharan com caixa Tiptronic (automática c/ conversor de binário) e acho-a excelente! As mudanças entram com suavidade e sem hesitações, o carro não descai nas subidas (mesmo as ingremes) e consegue-se uma boa gestão da velocidade engrenada com o pedal do acelerador. Já da experiência que tenho com um Toyota Yaris com caixa MMT, só tenho a dizer mal já que a caixa é muito lenta, não segura o carro nas subidas e por vezes, em andamentos mais rápidos, tem muita dificuldade em "perceber" qual a mudança adequada...

            Pela minha experiência, gosto da "clássica"!

            Cumpts,
            JC_STILO

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              #7
              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
              A DSG do grupo VW segura o carro. Afrouxando o travão o carro começa a andar, nesse aspecto é idêntica a uma automática com conversor de binário.
              No meu a DSG não segura muito bem em subidas íngremes. Deve ser por essa razão que é possível acrescentar o extra Hill Holder.

              Comentário


                #8
                Tenho um Astra H 1.6 com cx easytronic. É excelente, tou satisfeito, e segura o carro nas subidas... Requer um pouco de habituação!!

                Comentário


                  #9
                  Guiei um 120d no trânsito e fiquei fã desta caixa!

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                    #10
                    Originalmente Colocado por lmalmeida Ver Post
                    No meu C4 CMP6, tem a função de hill holder, ou seja, numa subida mantém o carro travado durante cerca de 2 segundos, depois de largar o pedal do travão. Curioso é que acho que o hill holder funciona muito melhor neste carro que num passat com caixa manual, no passat noto que "trava a aceleração", neste a passagem de "travado" a "a andar" é linear.

                    Regra geral tenho em modo automatico, mas por vezes dou uns toques nos comandos (no volante) para colocar a caixa na velocidade que acho que deveria estar (por exemplo, antes de uma aceleração, para ultrapassar, em vez de durante a ultrapassagem).
                    Mas acho que não há nada como fazer um test drive para tirar as duvidas.
                    Lê as instruções.

                    Comentário


                      #11
                      Nas subidas a CMP6 trava o carro durante algum tempo, 2 a 3 seg., depois é só acelarar.
                      Mas atenção nas manobras de estacionamente em ruas ingremes, aí convem mesmo apertar o travão com força para o carro ficar mesmo parado e se ter tempo para passar o pé para o acelarador.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pferreira Ver Post
                        Mas atenção nas manobras de estacionamente em ruas ingremes, aí convem mesmo apertar o travão com força para o carro ficar mesmo parado e se ter tempo para passar o pé para o acelarador.
                        Penso que nestes casos se deve recorrer à ajuda do travão de mão, da mesma forma como se fosse uma caixa manual até...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nissan Navara 2.5 Ver Post
                          Prefiro a Caixa Manual Pilotada, embora prefiro 1000X a tradicional Caixa Manual, ainda não sou fã das caixas automáticas..... É aquela mariquice que até dá jeito .....

                          Cumprimentos
                          Mas afinal em que é que nos ficamos?!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por burninsound Ver Post
                            Penso que nestes casos se deve recorrer à ajuda do travão de mão, da mesma forma como se fosse uma caixa manual até...
                            Não é preciso recorrer ao travão de mão, o carro fica parado na mesma 2 ou 3 seg. para teres tempo de ir com o pé até ao acelerador.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                              Mas afinal em que é que nos ficamos?!
                              Entre a Caixa Manual Pilotada e a Caixa Automática, prefiro a 1º opção, mas para mim não há melhor do que a tradicional Caixa Manual.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por burninsound Ver Post
                                Penso que nestes casos se deve recorrer à ajuda do travão de mão, da mesma forma como se fosse uma caixa manual até...
                                Com "Hill Holder" não é suposto precisarmos do travão de mão. Se precisarmos, é sinal que alguma coisa não está bem, pois o Hill Holder trava melhor que o travão de mão.

                                Michael

                                Comentário


                                  #17
                                  O hill holder (existente no grupo Fiat) resolve o problema do descaimento no momento em que se larga o travão de pé. Ou seja, o hill holder funciona durante 2 segundos, o suficiente para arrancar o carro.

                                  Comentário


                                    #18
                                    A caixa automática tradicional é muito mais linear, confortável, suave e rápida nas trocas de velocidade.

                                    A caixa manual pilotada tem a única vantagem de consumir ligeiramente menos.

                                    JP

                                    Comentário


                                      #19
                                      Nos carros sem pedal de embraiagem se usarem o pé esquerdo para travar fica o problema resolvido.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por José pedro Gil Ver Post
                                        A caixa automática tradicional é muito mais linear, confortável, suave e rápida nas trocas de velocidade.

                                        A caixa manual pilotada tem a única vantagem de consumir ligeiramente menos.

                                        JP
                                        Não concordo! Agora que já tenho o meu rodas com CMP e já conduzi alguns automoveis com caixa automática clássica posso comparar e acho que a CMP é bastante suave, e a partir da 3ª velocidade para cima nem notas as passagens de caixa, bem como as reduções. Quanto à rapidez posso te dizer que pelo menos a minha troca de velocidade muito rápidamente, comparativamente por exemplo a caixa automática o C220CDI é muito mais rápido e nem sentes a passagem.

                                        Realmente tenho me visto um bocado "à nora" com o facto do descaimente do carro nas inclinações durante as manobras, tive de me habituar a trabalhar com o travão de mão, coisa que não necessitava de fazer com a caixa automática clássica.

                                        Apesar deste pormenor estou bastante satisfeito com a facilidade de utilização da CMP5 da Citroen no meu C3 HDI
                                        Editado pela última vez por burninsound; 20 October 2008, 09:58.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Este tópico tem andado um pouco 'parado' nos últimos anos, pelo que acho que poderia ser uma mais valia para toda a comunidade, voltarmos a falar das caixas de velocidades pilotadas (ou robotizadas) passados que estão estes anos...

                                          Adquiri um Lancia Musa em finais de 2018 e tenho a dizer que, para usar na cidade, o carro é realmente uma maravilha, e a meu ver, a caixa robotizada ajuda mesmo muito no conforto geral e ausência de fadiga durante a condução.
                                          Uma das coisas que me habituei ao chegar a cruzamentos e rotundas foi a de que posso olhar plenamente para a estrada sem ter a mínima preocupação em raciocinar para tentar perceber em que mudança vinha e qual a que deverei engrenar para seguir viagem, conforme as condições de velocidade.

                                          Eu diria que ajuda mesmo muito a manter a concentração na condução e no ambiente que nos rodeia. Retira uma preocupação ao condutor.

                                          Por vezes parece que não segue a lógica humana na "decisão" de trocar as velocidades, mas a meu ver poderá ser algo que com o avançar da tecnologia poderá vir a ser melhorado, quem sabe?

                                          Só tenho pena de não existirem muitos profissionais cá em Portugal que se dediquem à manutenção deste tipo de caixas, pois quando se torna necessário trocar o disco da embraiagem, lá temos que fazer uma visitinha ao representante oficial da marca, o que, convenhamos, não é de todo a opção mais económica em termos de valor de mão de obra.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Adoro caixas automáticas.

                                            Já conduzi com Auto tradicional mais moderna ( 6 velocidades e com conversor de inário ) e adorei !!

                                            Caixa manual pilotada já andei com a do Smart, obviamente não tem nada a ver, e se num Segmento A ou B se enquadra na relação comodidade / preço, já no segmento C ou D acaba por ser algo desajustada.

                                            Sendo certo que , tem termos avaria, mais vale recorrer a casas da especialidade em vez de andar a ir aos concessionários das marcas.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Manual pilotada? Nunca na vida

                                              Automática de conversor de binário sempre!

                                              Depois, e só depois uma Dupla Embraiagem...E mesmo assim nem todas e nem para todas as situações

                                              Comentário


                                                #24
                                                A cena é que entre uma manual pilotada e uma manual normal.....prefiro a pilotada

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho uma automática convencional de 6vel e tenho como experiência a manual pilotada do ds5 200cv

                                                  Prefiro a automática convencional de longe... Aliás, não gostei mesmo nada da pilotada.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por LuisPedro Ver Post
                                                    Tenho uma automática convencional de 6vel e tenho como experiência a manual pilotada do ds5 200cv

                                                    Prefiro a automática convencional de longe... Aliás, não gostei mesmo nada da pilotada.
                                                    Lá está, acho que a pilotada não se justifica em carros como o ds5 200cv...aquilo merecia a caixa auto tradicional do C5 II ( não a pilotada do 1.6 mas a tradicional dos 2.0 e etc ) .

                                                    Porque por ex num C1, percebo que seja caro implementar e vender o conjunto com caixa auto a sério, e aí faz sentido uma pilotada, aquilo não é propriamente um desportivo.

                                                    Agora, em carros mais " a sério " uma pilotada de facto não encaixa lá muito bem.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Num mundo ideal as caixas pilotadas nem sequer existiriam, era tudo "corrido" a automáticas de conversor de binário. Conheço a do Smart mk2 e aquilo é simplesmente horrível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Experimentei uma vez a caixa pilotada numa 508 SW e não fiquei fã...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que se estão a esquecer que há razões para existirem tantos tipos de caixas.

                                                          Lembro-me pelo menos de quatro:
                                                          - CVT - semelhante às das scooters, exige habituação de condução para tirar o melhor deste tipo de caixas. Óptima solução para pequenos motores e creio que é relativamente acessível de construir e manter. Teoricamente deveria ser a que proporciona sempre a melhor relação de caixa para qualquer situação, daí os eu uso nos híbridos, mas na realidade só nos últimos anos melhoraram consideravelmente. Para quem toda a vida teve um manual é a solução mais complicada de nos habituarmos porque é como conduzir um eléctrico. O consumo para ser igual ou menor exige treino do condutor.

                                                          - Manual robotizada vulgarmente chamada de pilotada - É uma caixa manual com um robot que actua a embraiagem e mete mudanças por nós. Já existem há décadas, primeiro numa solução que apenas activava a embraiagem deixando à mesma ao condutor a troca de relação. São uma solução baratissima e que creio permite ser colocada em caixas já existentes o que permite aos construtores terem uma opção acessível para carros acessíveis. São normalmente lentas e pouco suaves, Não têm manutenção preventiva. O consumo tem poucas alterações.

                                                          - convencionais de conversor de binário - esta é a cx que todos nós associamos a caixa auto. O movimento do motor à transmissão é feito através de um fluido, é suave, a rapidez depende do seu preço e state of the art, são extremamente fiáveis se bem mantidas, mas exigem manutenção periódica. Quem acha que não são fiaveis, eu relembro que os autocarros por esse mundo fora na sua maioria funcionam com caixas destas. São caras de construir e reparar e são grandes. Cada vez menso exigem acréscimos de consumo.

                                                          - Dupla embraiagem - é uma caixa robotizada construída de origem para o ser. é muito rápida e mais próxima da experiência de uma manual. A dupla embraigem permite acabar com os engasgos das pilotadas e a lentidão das convencionais. Exigem manutenção semelhante às anteriores e são as mais caras.

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                                                            #30
                                                            A pilotada no smart é das piores coisas já feitas, mas tal como na PSA que também usou com bastante sucesso comercial esta solução nos seus modelos nos últimos anos, permitiu com preços bastantes baixos oferecer ao cliente esta hipótese. No caso da PSA em diversos países a versão automática era ao mesmo preço da manual, mesmo em Pt acho que apenas acrescia 900€, o que para quem costume comprar carros auto sabe que é um óptimo valor.

                                                            Tal como aprenderam a conduzir com uma caixa manual, na auto têm que acontecer o mesmo. Sabendo que as pilotadas e CVT não estão minimamente vocacionadas para uma condução agressiva.

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