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A culpa é dos autarcas...

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    A culpa é dos autarcas...

    A culpa de os nossos veículos por vezes fazerem consumos elevados e consequente aumento de emissões de CO2 é dos nossos "queridos" autarcas!
    Passo a explicar:
    Hoje fui a Espanha e no regresso parei para abastecer (Gasóleo a 1,145 - já lá vão os tempos em que a diferença era maior...). Fiz reset ao CB e coloquei na autonomia. Durante os 10Km que fiz até à fronteira, em EN plana a média de 60Km/h (vinha um carro da Guardia Civil à frente e ninguém ultrapassava, pois havia muitos sinais de 60 ) tinha uma autonomia de ~2000 Km. Logo que passei a fronteirae depois de 5Km baixou logo para 1600 (mesmo ritmo de condução e estrada plana). Porquê? porque os nossos "queridos" autarcas encheram as estradas de semáforos e rotundas e mais semáforos e muitas mais rotundas.
    Arrrrgggg!!!!

    #2
    Cada um só tem o que merece, se o Português respeitasse o limite de velocidade não seria preciso, tu próprio admites que apenas se respeitou o limite de 60km/h em Espanha por estar lá a policia.

    Tenho casa no Alentejo numa terra que é atravessada por uma estrada nacional, e é ver carros a passar bastante acima de 100km/h, volta e meia despistam-se contra carros estacionados, matam pessoas, mas está tudo bem desde que tenhas + 400km de autonomia.

    Viva Portugal!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Vasco83 Ver Post
      Cada um só tem o que merece, se o Português respeitasse o limite de velocidade não seria preciso, tu próprio admites que apenas se respeitou o limite de 60km/h em Espanha por estar lá a policia.

      Tenho casa no Alentejo numa terra que é atravessada por uma estrada nacional, e é ver carros a passar bastante acima de 100km/h, volta e meia despistam-se contra carros estacionados, matam pessoas, mas está tudo bem desde que tenhas + 400km de autonomia.

      Viva Portugal!

      Na minha zona é o mesmo, não se cumpre o limite de 50 nas localidades, seja com ou sem semáforos limitadores de velocidade.

      Uma coisa que me irrita profundamente é o facto de nessas zonas, onde existem esses tais semáforos com radar, aparecer quase sempre um artista cheio de pressa que faz mudar a luzinha para vermelho e lá temos todos que parar porque o sr. ia cheio de pressa, e isto repete-se semáforo após semáforo e o para-arranca repete-se uma série de vezes. Será que não sabem que a luzinha muda se circularem a mais de 50?. Será que não sabem que perdem mais tempo assim do que se cumprirem o limite e não pararem em nenhum dos semáforos?

      Na sexta ia eu numa dessas estradas de localidade, só com uma via para cada lado separadas por risco contínuo e cheia de passadeiras, quando se encosta a traseira do meu carro, um sr. com uma carrinha berlingo ou kangoo, eu ia a 50 pois para alem de ser localidade, mais a frente havia um semáforo com radar, mas isso não evitou que o sr. me fizesse sinais de luzes repetidamente e esbracejar mostrando o seu descontentamento devido a minha marcha a 50 kms/h numa localidade. Ao ver que eu não acelero não faz mais nada, acelera passa-me em cima do risco contínuo, faz com que o sinal mude para vermelho não o respeitando e lá vai ele, só o vi a esbracejar.
      Neste caso gostava que a bt estivesse na zona. Devia dar uma infracção jeitosa.

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        #4
        orion o que dizes não é novidade. Na N10 em Alverca por exemplo existem várias passadeiras, umas com semáforos, outras sem eles e todas perto umas das outras.

        Se acabassem com as passadeiras sem semáforos reduziam bastante o pára-arranca que ali se gera, reduzindo consumos, tempo perdido, ruído do transito para os habitantes e aumentavam ainda a segurança dos peões.

        Também na Av. EUA existe um semáforo que abre para quem quer seguir para a Av. Rio de Janeiro mas fica fechado para quem quer seguir em frente, não existindo ali qualquer cruzamento de trânsito e estando a estrada em frente sempre vazia (os semáforos estão abertos) não existindo necessidade de "segurar" ali o tráfego. São 2 min ao ralenti sem necessidade.

        O planeamento de estradas, sua respectiva sinalização e tipologia é uma anedota em Portugal, qualquer individuo sem a mínima noção do que é conduzir pode mandar fazer uma estrada. Aliás, só assim se percebe como existem passadeiras em curvas ou à entrada de auto-estradas, sem falar de algumas paragens de autocarros em locais sem visibilidade...

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          #5
          Pois, por isso e que os Espanhois quando passam para o lado de cá só fazem *****...

          Eles lá piam fininho porque as cartas funcionam por pontos.

          E a culpa não é dos autarcas mas sim de quem conduz.

          Comentário


            #6
            E os espanhóis mesmo em Espanha não andam propriamente a cumprir os limites!

            Que mania em tentar denegrir constantemente a imagem dos portugueses

            Será que os "outros" tem três olhos na testa? Pelo que vejo fazem asneiras como os portugueses e nalguns casos até com comportamentos piores...

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              #7
              Para variar, ninguém percebeu o sentido do tópico...

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                #8
                Originalmente Colocado por orion Ver Post
                A culpa de os nossos veículos por vezes fazerem consumos elevados e consequente aumento de emissões de CO2 é dos nossos "queridos" autarcas!
                Passo a explicar:
                Hoje fui a Espanha e no regresso parei para abastecer (Gasóleo a 1,145 - já lá vão os tempos em que a diferença era maior...). Fiz reset ao CB e coloquei na autonomia. Durante os 10Km que fiz até à fronteira, em EN plana a média de 60Km/h (vinha um carro da Guardia Civil à frente e ninguém ultrapassava, pois havia muitos sinais de 60 ) tinha uma autonomia de ~2000 Km. Logo que passei a fronteirae depois de 5Km baixou logo para 1600 (mesmo ritmo de condução e estrada plana). Porquê? porque os nossos "queridos" autarcas encheram as estradas de semáforos e rotundas e mais semáforos e muitas mais rotundas.
                Arrrrgggg!!!!
                Os nossos "queridos" autarcas encheram as estradas de semáforos e rotundas e mais semáforos e muitas mais rotundas porque os "queridos" condutores, nos quais me incluo, que circulam nas nossas estradas não cumprem o código sendo necessário criar medidas alternativas no sentido de haver maior segurança rodoviária

                Se fizeres uma condução prudente e de "pé leve", concerteza que tambem consegues optimos consumos e se à tua frente circular um carro da BT, vais ver que o consumo é de tal maneira baixo que até supera as tuas expectativas em relação às estradas espanholas

                A culpa é dos autarcas...
                Não!!!! a culpa é mesmo dos condutores

                Comentário


                  #9
                  Nem se cumprem cá nem em parte nenhuma!

                  Vou tornar-me um pouco repetitivo, mas essa de virem para aqui constantemente com "bocas" sobre os condutores portugueses, como se fossem o terror do incumprimento começa a cheirar mal. Deixem-se de falsos moralismos!

                  E sim, uma boa parte da culpa é dos responsáveis do país, pois se melhorassem as condições de circulação e de segurança como é exigido na actual vida moderna, certamente que a segurança melhoraria.

                  Veja-se então a entrada na A3 quem vem da A41 (no sentido Matosinhos - Alfena)! Nem o raio de uma faixa de aceleração tem, isto em plena AE e com obras de poucos meses. Um verdadeiro perigo

                  Veja-se como é a entrada na Portagem em Santo Tirso, com trânsito que vem da Trofa sem qualquer visibilidade! Outro verdadeiro perigo com acidentes constantes!

                  Veja-se como estava a entrada pela esquerda na A4 para quem vinha da A3, em que se entrava pela esquerda em plena AE!! Desde o "gajo" quie projectou aquela bosta, passando por quem aprovou e terminando em quem assinou o cheque, deveriam era ter-lhes rebentado com a cabeça contra uma parede Cambada de imbecis!

                  Há milhentos de casos do género, mas só vejo aqui pessoas muito inteligentes (leia-se moralistas baratos) a contestar os condutores!

                  Basta irmos a Espanha e encontramos limites de 140Km/h em muitas Autovias que nem AE's são!

                  Será que ninguém vê que a vida moderna não se compadece com essas velocidades-limite do início do século XX?

                  Deixem-se de tretas moralistas baratas, que nem vós próprias as cumpris, e deixem-se de ser tecnocratas de ideias pré-concebidas!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                    Nem se cumprem cá nem em parte nenhuma!
                    Isso está longe de ser verdade.
                    Vou tornar-me um pouco repetitivo, mas essa de virem para aqui constantemente com "bocas" sobre os condutores portugueses, como se fossem o terror do incumprimento começa a cheirar mal. Deixem-se de falsos moralismos!
                    A verdade é que somoes mesmo nabos.
                    Quem diz nabos, diz egoístas, mal-educados e com uma falta extrema de civismo e respeito pelo próximo.

                    Posso comparar com outros, mas na verdade não é isso que interessa.
                    O que interessa é que estamos muito mal. Temos um grave problema de (falta de) educação, onde se congratula o chico-esperto, o mentiroso e o aldrabão que se 'safa', seja na vida, nos negócios ou no trânsito.
                    Essa (falta de) educação dá-nos a política que se vê, a saúde que se vê onde não há dinheiro para manter hospitais e centros de saúde, mas há dinheiro para fazer estádios de futebol, temos a justiça que (não) se vê, etc.
                    O trânsito ou o comportamento típico dos Portugueses ao volante, está directamente relacionado com a nossa educação onde tudo é mais importante que a tarefa em curso e só quando há acidentes é que se percebe que afinal a tarefa em mãos era afinal, mais importante.

                    Felizmente nem todos somos assim, mas infelizmente, a grande maioria é. É isso que vejo todos os dias na estrada. Não é uma questão de opinão, é uma questão de constatação.

                    Michael

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                      Isso está longe de ser verdade.


                      A verdade é que somoes mesmo nabos.
                      Quem diz nabos, diz egoístas, mal-educados e com uma falta extrema de civismo e respeito pelo próximo.

                      Posso comparar com outros, mas na verdade não é isso que interessa.
                      O que interessa é que estamos muito mal. Temos um grave problema de (falta de) educação, onde se congratula o chico-esperto, o mentiroso e o aldrabão que se 'safa', seja na vida, nos negócios ou no trânsito.
                      Essa (falta de) educação dá-nos a política que se vê, a saúde que se vê onde não há dinheiro para manter hospitais e centros de saúde, mas há dinheiro para fazer estádios de futebol, temos a justiça que (não) se vê, etc.
                      O trânsito ou o comportamento típico dos Portugueses ao volante, está directamente relacionado com a nossa educação onde tudo é mais importante que a tarefa em curso e só quando há acidentes é que se percebe que afinal a tarefa em mãos era afinal, mais importante.

                      Felizmente nem todos somos assim, mas infelizmente, a grande maioria é. É isso que vejo todos os dias na estrada. Não é uma questão de opinão, é uma questão de constatação.

                      Michael

                      De todo o texto, espremo, espremo e o que sai? Nadinha de nada! É o típico "é porque é e pronto"... Quais constatações? E depois vens para aqui com moralismos

                      Comentário


                        #12
                        Os autarcas são é os responsaveis maximos pelo estacionamento caotico nas cidades e mesmo fora delas.
                        Em parte tambem são responsaveis pelas emissões de CO2, devido á pessima e mal estruturada rede viaria dentro dos seus concelhos, propicia á criação de trafego, congestionamentos e consequente queima de combustivel em excesso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                          Para variar, ninguém percebeu o sentido do tópico...
                          Nem mais.
                          Mas moralistas neste fórum é o que há mais.

                          Comentário


                            #14
                            Concordo com o autor do tópico, qualquer mini-cruzamento dá lugar a rotunda para os autarcas terem alguma coisa para embelezar (entenda-se por estátuas e afins nas rotundas). Além do mais muitas vezes são rotundas estreitas, que quase se tem que parar para a fazer, levando a um consumo maior de combustível. Atenção, não sou contra as rotundas, apenas acho que deveriam ser melhor pensadas e aplicadas onde realmente se justifica, em vez de fazerem os condutores parar de 100 em 100 metros.

                            Os semáforos de velocidade sinceramente são na sua maioria ineficazes, hoje tive uma hora ao pé de um (uma bruta seca) e conto pelos dedos das mãos os condutores que respeitaram os vermelhos, era sempre a andar.

                            Cumprimentos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              orion o que dizes não é novidade. Na N10 em Alverca por exemplo existem várias passadeiras, umas com semáforos, outras sem eles e todas perto umas das outras.

                              Se acabassem com as passadeiras sem semáforos reduziam bastante o pára-arranca que ali se gera, reduzindo consumos, tempo perdido, ruído do transito para os habitantes e aumentavam ainda a segurança dos peões.

                              Também na Av. EUA existe um semáforo que abre para quem quer seguir para a Av. Rio de Janeiro mas fica fechado para quem quer seguir em frente, não existindo ali qualquer cruzamento de trânsito e estando a estrada em frente sempre vazia (os semáforos estão abertos) não existindo necessidade de "segurar" ali o tráfego. São 2 min ao ralenti sem necessidade.

                              O planeamento de estradas, sua respectiva sinalização e tipologia é uma anedota em Portugal, qualquer individuo sem a mínima noção do que é conduzir pode mandar fazer uma estrada. Aliás, só assim se percebe como existem passadeiras em curvas ou à entrada de auto-estradas, sem falar de algumas paragens de autocarros em locais sem visibilidade...
                              Pela tua logica sempre que uma pessoa sair da camioneta no meio de alverca esta que se desloque ao semaforo mais proximo para poder atravessar a estrada. O problema que relatas nada tem a ver com semaforos e passadeiras, tem sim a ver com o excesso de trafego e a falta de estradas alternativas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por M_knoxx Ver Post
                                Pela tua logica sempre que uma pessoa sair da camioneta no meio de alverca esta que se desloque ao semaforo mais proximo para poder atravessar a estrada. O problema que relatas nada tem a ver com semaforos e passadeiras, tem sim a ver com o excesso de trafego e a falta de estradas alternativas.
                                Realmente onde estava eu com a cabeça, porque fazer 10 metros a pé é uma desgraça! Aliás as passadeiras mesmo em frente às paragens é que são porreiras, pena existirem tantos atropelamentos nestas...

                                Numa das paragens tens para um lado uma passadeira sem semáforos e para outro lado, à mesma distancia uma passagem aérea... Qual a necessidade de uma passadeira quando a passagem aérea oferece mais segurança, não interfere com o tráfego e vão ambas dar ao mesmo local? Questões de acessibilidade estão postas de parte porque o acesso é feito através de rampa com baixa inclinação e não de escadas.

                                Noutra passadeira, esta com semáforos, existe outra passagem aérea a poucos metros também.

                                O tráfego fluí melhor assim que se passam as zonas das passadeiras e o volume é o mesmo. Daqui só posso concluir que o tráfego de peões é elevado, logo seria mais eficaz alterar a localização de algumas passadeiras e controlar tudo por semáforos reduzindo o pára-arranca.

                                É um pouco como a Av. Fontes Pereira de Melo ter passadeiras controladas por semáforos e outras pelo meio sem semáforos. Não faz sentido.

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