Juntas homocinéticas são articulações nas árvores de transmissão que permitem funcionamento em ângulo entre duas partes
normalmente estao cobertas por uma borracha
"Antes da junta homocinética havia a junta universal, basicamente dois "U" unidos pela boca da letra por um pino. O problema é que, quando um "U" transmite movimento para o outro, existe diferença de velocidade e aceleração entre as duas peças. Esse diferença resulta em movimentos indesejáveis do volante de direção, e estes sempre foram o grande obstáculo da tração dianteira.
A junta homocinética resolveu esse problema por meio de engenhosa construção, em que há esferas entre a parte condutora e a parte conduzida, mantidas convenientemente espaçadas por meio de pistas. O desenho fez com que as velocidades se tornassem constantes, daí o nome que se vê nas revistas estrangeiras, CV joints, ou constant velocity joints, que significa juntas de velocidade constante"
Juntas homocinéticas são articulações nas árvores de transmissão que permitem funcionamento em ângulo entre duas partes
normalmente estao cobertas por uma borracha
"Antes da junta homocinética havia a junta universal, basicamente dois "U" unidos pela boca da letra por um pino. O problema é que, quando um "U" transmite movimento para o outro, existe diferença de velocidade e aceleração entre as duas peças. Esse diferença resulta em movimentos indesejáveis do volante de direção, e estes sempre foram o grande obstáculo da tração dianteira.
A junta homocinética resolveu esse problema por meio de engenhosa construção, em que há esferas entre a parte condutora e a parte conduzida, mantidas convenientemente espaçadas por meio de pistas. O desenho fez com que as velocidades se tornassem constantes, daí o nome que se vê nas revistas estrangeiras, CV joints, ou constant velocity joints, que significa juntas de velocidade constante"
ok.. no fundo foi o que eu disse.. boa explicação PauloFVF
É o que se chama na gíria de "cardan", aquela peça que está em cada semi-eixo (da frente, nos carros de tracção à frente) que permite que a roda gire para a direita e para a esquerda e que, mesmo assim, continue a receber o movimento rotativo vindo da caixa de velocidades (diferencial, semi-eixo, roda).
É a peça que está escondida pelos foles de borracha junto às rodas da frente (num tracção à frente ou 4WD).
JUNTA HOMOCINÉTICA
Componente articulado de transmissão que une dois eixos - um condutor e outro conduzido - cujos eixos de rotação podem formar um ângulo bastante aberto.
O ser homocinética tem como significado: é capaz de receber esforços c forças diferentes e até velocidades, por isso é q á usada para resistir na ligação da transmissão.
Juntas homocinéticas são articulações nas árvores de transmissão que permitem funcionamento em ângulo entre duas partes
normalmente estao cobertas por uma borracha
"Antes da junta homocinética havia a junta universal, basicamente dois "U" unidos pela boca da letra por um pino. O problema é que, quando um "U" transmite movimento para o outro, existe diferença de velocidade e aceleração entre as duas peças. Esse diferença resulta em movimentos indesejáveis do volante de direção, e estes sempre foram o grande obstáculo da tração dianteira.
A junta homocinética resolveu esse problema por meio de engenhosa construção, em que há esferas entre a parte condutora e a parte conduzida, mantidas convenientemente espaçadas por meio de pistas. O desenho fez com que as velocidades se tornassem constantes, daí o nome que se vê nas revistas estrangeiras, CV joints, ou constant velocity joints, que significa juntas de velocidade constante"
ok.. no fundo foi o que eu disse.. boa explicação PauloFVF
meti quase ao mesmo tempo que tu........se nao podia ter dito "acrescentando ao sitefixe"
........foi o tempo de ver o topico e escrever apenas!;)
Pq o forum tbem é pa aprender: http://www.homocineticasroll.com.ar/juntas.php
esqueci-me q o intento é transmitir velocidades constantes, mesmo q os inputs q recebe n tenham a mesma velocidade.
Homo de homogenea e n homosexual, e cinética de movimento.
Juntas universais (em U, ou U-joints) são mais conhecidas por cruzetas aqui em Portugal.
Quanto às juntas homocinéticas, está tudo bem explicadinho acima. Cuidado que também partem... E devem estar sempre bem acondicionadas de lubrificante.
É o que se chama na gíria de "cardan", aquela peça que está em cada semi-eixo (da frente, nos carros de tracção à frente) que permite que a roda gire para a direita e para a esquerda e que, mesmo assim, continue a receber o movimento rotativo vindo da caixa de velocidades (diferencial, semi-eixo, roda).
É a peça que está escondida pelos foles de borracha junto às rodas da frente (num tracção à frente ou 4WD).
Ou tracção traseira (mais fino RWD) com suspensão independente.
Juntas universais (em U, ou U-joints) são mais conhecidas por cruzetas aqui em Portugal.
Quanto às juntas homocinéticas, está tudo bem explicadinho acima. Cuidado que também partem... E devem estar sempre bem acondicionadas de lubrificante.
Verificar as juntas homocinéticas numa origem, naqueles controlos de "não sei quantos pontos" significa olhar de relance para os foles e ver que não estão rasgados.
Para verificar realmente o estado seria necessário despertá-las, desmontar os braços de suspensão pela rótula apertada à manga de eixo, sacar a ponteira/cardan/junta homocinética do estriado do conjunto coquilha/ rolamentos e então verificar manualmente a sua folga.
Mas primeiramente fazer um teste arrancando em círculo no qual estas normalmente se "chibam".
Podem ter folga mesmo com o fole em boas condições por ter andado anteriormente com o fole rasgado.
Tanta treta só para transmitir o seguinte:
Não paguém umas dezenas de euros só para olharem para o carro em oficinas de marca.
Cada vez mais trabalham com os olhos e de máquina de diagnóstico, não resolvendo avarias que são depois detectadas e reparadas nas oficinas Manel_GT com condições.
Comentário