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Muitos km a gasolina - quem faz?

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    Muitos km a gasolina - quem faz?

    Boas!

    Muito provavelmente até ao início do próximo ano vou comprar carro, e ando aqui nos "preliminares".
    Conto fazer cerca de 20000km por ano e isso, nas minhas contas e hipóteses, põe tanto as opções diesel como gasolina em aberto.
    Sinto-me tentado a optar por um modelo a gasolina de baixo consumo, pois assim o preço inicial seria mais baixo e eu prefiro pedir o mínimo possível ao banco nesta fase. Para além disso, da minha pouca experiência, prefiro conduzir carros a gasolina do que a gasóleo.

    Sempre que se põe esta questão aqui no fórum, há sempre um exército convicto das vantagens dos otto que os vem defender, no qual eu às vezes me incluo.

    Mas então vamos ver quem realmente põe na prática estas ideias, sem olhar a hipóteses de modelo a comprar.
    Quem usa um carro a gasolina por opção nas suas deslocações diárias sem ser só em cidade, fazendo bastantes km?
    Quem já comprovou que compensa economicamente face ao diesel e quem acha que o prazer retirado compensa a despesa eventualmente maior?
    Ou então quem comprou gasolina e está arrependido porque gasta mais do que esperava.
    E quem teve esta dúvida e optou por diesel, que opinião tem agora?

    Vá, ajudem-me a ficar ainda mais indeciso!
    Editado pela última vez por Chewbacca; 12 October 2008, 11:28.

    #2
    O meu carro tem 12600 km´s, tem 11 meses, e teve um mês parado.

    Só ando ao fim de semana, para mim, é o carro ideal.

    Comentário


      #3
      Só vejo um problema: os carros económicos a gasolina dificilmente darão algum prazer de condução...

      Comentário


        #4
        Eheh, admitamos que o teu caso é um pouco especial...
        Apesar disso, e mesmo só andando ao fim-de-semana, já fizeste bastantes km!

        Eu procuro mesmo um carro relativamente barato (segmento B) e com baixo consumo, mas que se consiga mexer minimamente.

        Se calhar, na tua situação, haveria alguns que optariam por algo tipo leon FR.... mas claramente estás contente com a escolha e acho bem!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Só vejo um problema: os carros económicos a gasolina dificilmente darão algum prazer de condução...
          Eu penso que todos os carro são capazes de dar prazer de condução...

          Mas então onde está prazer podes ler "agradabilidade". Ou seja, não me conformo com a resposta quando se acelera nos diesel tipo "nada-pouco- TOOORQUE - diminui, diminui"! Prefiro a linearidade de um otto, ainda que menos potente.

          Mas não vamos tornar isto mais um tópico de discussão entre a condução diesel vs otto. Vamos falar de preço vs consumo vs manutenção vs gosto.

          Comentário


            #6
            O meu bolide em Dezembro marcava 18.000km, hoje marca 42.000!


            Globalmente não me arrependo da opção que fiz, é um carro que com uma condução totalmente despreocupada me faz consumos entre os 7/8 e com uma ampla faixa de rotação para explorar que muito prazer me tem trazido ao longo destes meses de utilização. Nos mesmos trajectos que eu faço, dieseis modernos fazem médias mais baixas em 1lt com o mesmo tipo de condução, ou seja, não acho que compense assim tanto. Cada caso é um caso e eu estou a falar de modelos proporcionais, do mesmo trajecto e do mesmo condutor, ATENÇÃO!

            Confesso que actualmente ando a estudar o mercado diesel, e embora o meu otto seja de baixa cilindrada, ainda não encontrei uma equação preço/poupança/prazer compensatória.

            Por outra palvras, acho que me vou atirar a um TSI não tarda nada...


            Em resumo, no meu caso aquilo que pago a mais por um Diesel demora imenso para ser compensado pela sua real poupança de utilização, mas será que ela existe? Pelo menos a manutenção é mais cara...

            É uma questão de fazeres as contas.
            Editado pela última vez por underground; 12 October 2008, 10:35.

            Comentário


              #7
              Vê também se o menor investimento inicial é depois descompensado pela mais rápida desvalorização em usado. Vê-se por aí com cada pechincha a gasolina, enquanto os diesel mantêm um valor elevado durante muito mais tempo!

              Comentário


                #8
                Vais ficar com o carro quantos anos? Estás a pensar em que modelo?

                Comentário


                  #9
                  Pelo que li noutro tópico, Mazda 2 , Fiesta e Jazz

                  Comentário


                    #10
                    Eu queria falar mais no geral e que contassem as vossas experiências, mas pronto, são curiosos!

                    Já disse que era de segmento B e as propostas que me parecem mais atractivas de momento são o jazz e o mazda 2. Têm consumos mistos anunciados de 5,1 e 5,3, o que é menos de um litro acima da maioria dos diesel com potência semelhante.
                    Claro que a opção diesel também está em aberto, e aí há muito por onde escolher.

                    Quanto à desvalorização, não sei se me posso fiar por aí.... o mercado muda... mas é uma coisa a pensar, assim como o tempo que vou ficar com o carro. Isso também tem a ver com o que vou pagar por ele. Se comprar algo na casa dos 15000 vou pagá-lo rapidamente (talvez 1 ano) e fico com o resto do tempo para poupar para outro e poderia trocar daqui a +-5 anos, quando espero melhorar em termos salariais. Se comprar algo na casa dos 20000 já teria que pagar em mais tempo, e os juros tornam-se significativos... aí não me estou a ver a acabar de pagar e vendê-lo logo.
                    Claro que também há escolhas a diesel que ficariam +- nos 18000 e isso é que dá que pensar!

                    Mas isso foge ao tópico, porque a questão financeira é totalmente particular.
                    Eu quero é saber se alguém já fez a escolha para a qual estou tentado, se estão contentes ou arrependidos, se mudaram para diesel ou se mantêm fiéis.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                      Boas!

                      Muito provavelmente até ao início do próximo ano vou comprar carro, e ando aqui nos "preliminares".
                      Conto fazer cerca de 20000km por ano e isso, nas minhas contas e hipóteses, põe tanto as opções diesel como gasolina em aberto.
                      Sinto-me tentado a optar por um modelo a gasolina de baixo consumo, pois assim o preço inicial seria mais baixo e eu prefiro pedir o mínimo possível ao banco nesta fase. Para além disso, da minha pouca experiência, prefiro conduzir carros a gasolina do que a gasóleo.

                      Sempre que se põe esta questão aqui no fórum, há sempre um exército convicto das vantagens dos otto que os vem defender, no qual eu às vezes me incluo.

                      Mas então vamos ver quem realmente põe na prática estas ideias.
                      Quem usa um carro a gasolina por opção nas suas deslocações diárias sem ser só em cidade, fazendo bastantes km? Quem já comprovou que compensa economicamente face ao diesel e quem acha que o prazer retirado compensa a despesa eventualmente maior?

                      Vá, ajudem-me a ficar ainda mais indeciso!
                      O Alfa Mito será uma boa opção com o motor 1.4 turbo benzina deve ter comsumos interessantes e ainda tem a vantagem de se mexer bem.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por biker Ver Post
                        O Alfa Mito será uma boa opção com o motor 1.4 turbo benzina deve ter comsumos interessantes e ainda tem a vantagem de se mexer bem.
                        Pelo que escrevi acima dá para ver que esse fica fora de orçamento!

                        Para além disso, preciso de um mínimo de espaço e 5 portas... ou melhor, espero vir a precisar!

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                          Pelo que escrevi acima dá para ver que esse fica fora de orçamento!

                          Para além disso, preciso de um mínimo de espaço e 5 portas... ou melhor, espero vir a precisar!
                          Carro a gasolina de baixa cc que seja economico e que se tenha prazer de condução é dificil de encontrar, só conheco um, renault clio II 1.2 16v este tem os requesitos minimos e tambem é despachado.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                            Boas!

                            Muito provavelmente até ao início do próximo ano vou comprar carro, e ando aqui nos "preliminares".
                            Conto fazer cerca de 20000km por ano e isso, nas minhas contas e hipóteses, põe tanto as opções diesel como gasolina em aberto.
                            Sinto-me tentado a optar por um modelo a gasolina de baixo consumo, pois assim o preço inicial seria mais baixo e eu prefiro pedir o mínimo possível ao banco nesta fase. Para além disso, da minha pouca experiência, prefiro conduzir carros a gasolina do que a gasóleo.

                            Sempre que se põe esta questão aqui no fórum, há sempre um exército convicto das vantagens dos otto que os vem defender, no qual eu às vezes me incluo.

                            Mas então vamos ver quem realmente põe na prática estas ideias.
                            Quem usa um carro a gasolina por opção nas suas deslocações diárias sem ser só em cidade, fazendo bastantes km? Quem já comprovou que compensa economicamente face ao diesel e quem acha que o prazer retirado compensa a despesa eventualmente maior?

                            Vá, ajudem-me a ficar ainda mais indeciso!

                            O que dizes do Clio 1.2 TCE de 100 CV?

                            Comentário


                              #15
                              Pode não ter muito a ver com o tópico, mas fui a citroen e por um C4 1.6 hdi Vtr Com Ac automático, e mais uma coisas.

                              Preço chave na mão de 21000.
                              Tendo em conta que o preço de tabela é de 25000.

                              Ou seja o C3 deve estar na mesma onda.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                                Eu quero é saber se alguém já fez a escolha para a qual estou tentado, se estão contentes ou arrependidos, se mudaram para diesel ou se mantêm fiéis.
                                Eu comprei uma Astra 1.4 a gasolina em 1998 que tem actualmente 170000 Kms. Na altura a Opel tinha um mau motor diesel (2.0 com 82 cv) e a diferença de preço era de cerca de 5000 euros. Se me arrependi? Atendendo às ofertas da época, não...

                                Mas actualmente as propostas diesel são muito mais interessantes...
                                Editado pela última vez por eu; 12 October 2008, 11:44. Razão: 5000 euros e não 5000 contos :)

                                Comentário


                                  #17
                                  OK, ppl, obrigado pelas sugestões, o Clio TCE é uma opção e o dci também, mas este ainda não é o tópico para eu decidir.

                                  Tanto faz que seja um TSI, um TCE, um i-vtec, etc; versus um dci, TDI, hdi, mz-cd.....

                                  Quem anda a gasolina está contente ou arrependido e porquê? Quem anda a gasóleo o mesmo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Eu comprei uma Astra 1.4 a gasolina em 1998 que tem actualmente 170000 Kms. Na altura a Opel tinha um mau motor diesel (2.0 com 82 cv) e a diferença de preço era de cerca de 5000 contos. Se me arrependi? Atendendo às ofertas da época, não...

                                    Mas actualmente as propostas diesel são muito mais interessantes...
                                    5000 contos?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Realmente 5000contos é estranho.... talvez sejam 5000€ (mil contos)... de qualquer maneira, na altura, os diesel tinham de ter muita cilindrada para conseguirem uma potência minimamente aceitável.
                                      Mas mesmo agora, pode haver diferenças semelhantes... basta olhar por exemplo para o peugeot 207 1.4 otto vs hdi 90cv....

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                                        5000 contos?
                                        Assim é que o diesel nunca compensaria. Claro que eram 5000 euros

                                        Entre estas duas opções:
                                        • 1.4 gasolina 90 cv;
                                        • 2.0 diesel 82 cv (mais 5000 euros);
                                        Pareceu-me evidente que a melhor opção era a primeira. No entanto, nestes 10 anos, gastei cerca de 12000 euros em gasolina. Se tivesse optado pela versão diesel tinha gasto apenas pouco mais de metade desse valor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ......
                                          Editado pela última vez por eduardomaio; 14 December 2021, 14:37.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tenho um Golf GTI. Na altura da troca de carro (Passat TDI 130 cv) pesou o lado emotivo (sigla GTI) e não o lado racional (manter-me no mundo diesel).

                                            Actualmente, só percebo a compra de um carro a diesel para quem faça muitos quilómetros/ano. Aí sim, o "breakeven" acontece mais rapidamente que nos veículos Otto.

                                            Não estou minimamente arrependido de ter o carro que tenho. Para os meus quilómetros anuais, chega e sobra. Em termos de manutenção, e tendo em conta que todas são feitas na marca, não há novidade. Não vou dizer que há o "preço pechincha", porque é irreal. São os preços praticados pela marca, que de resto não é conhecida por ser barata.

                                            Em termos de desvalorização, o mercado dita as regras. O GTI é um carro específico. Direccionado para um nicho de consumidores específico. O mercado de automóveis usados ainda vive muito da moda "turbo-diesel", pelo que, durante os próximos anos ainda será natural e lógico que um Otto não tenha escoamento. Ou por outra, ter tem, não terá é o valor que o proprietário entende como razoável.

                                            Conselho: Se tens a possibilidade de ter um Otto, avança. Não te deixes guiar por modas e/ou sigas conselhos de quem tem diesel e só vê diesel. No teu caso, apostaria numa motorização mediana (1.4) e com um motor económico, mas com alma. Eventualmente um TSI. Equilibrado, económico (tendo em conta a motorização) e fiável.

                                            Há outras opções que carecem ou poderão ser alvo de análise cuidada.

                                            Espero ter ajudado.

                                            Cpts.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boas.
                                              Eu não ando muito com o carro, mas em cerca de mês e meio fiz 1400 e tal km. Até ao momento tou satisfeito com os consumos dele. Como não faço assim tantos km tenho a certeza que o investimento num carro a gasolina foi o acertado, nem sequer pus a hipótese do diesel. Só me iria compensar daqui a uns 6 anos ou mais... Logo nem pensar. O meu carro custou pouco mais de 13000€, e comprar um carro diesel +- do mesmo nível com o mesmo nível de equipamento iria pagar cerca de 4000€ mais.
                                              Ora para gastar 4000€ a mais na diferença de gasolina/gasóleo... nem sei bem a montanha de litros que teria de gastar. Teria de atestar o carro umas 300 vezes para começar a compensar ou coisa parecida. É bem provavel que nunca na vida util do carro fosse compensar.
                                              Já agora o carro é um chevy aveo 5 (daqueles novos), e tem consumos semelhantes aos que referiste, com um motor 16v DOHC de 84 cavalos para a versão 1.2(o que eu tenho na versão topo LT) e 101cv para o 1.4.
                                              É um carrinho bom e muito despaxado, penso ser uma opção a ter em conta ;).
                                              Já agora fica aqui uma foto do bicho :D, sei que a maior parte nao gosta mas mesmo assim...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Para 20000km/ano penso que será compensatório ires para um otto, do segmento B com bons consumos(entre os 5/7Lts). Para optar por um 1.4TSi por exemplo, penso que seria mais rentavel um diesel, porque a diferença de preço do carro(otto/diesel) iria ser muito pequena.
                                                Ou seja, para ser um otto, que seja um modelo barato, e com baixos consumos, para o investimento tornar-se rentavel o mais rápido possivel...

                                                Cumps

                                                P.S. - Eu optaria em principio pelo Clio III, mas isso já é outro assunto, certo?!
                                                Editado pela última vez por UnDeRScOr3; 12 October 2008, 13:49.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Faço 20.000km/ano num otto, mas comprei o meu carro usado, logo não sei a minha situação te ajuda muito.

                                                  No caso de um usado, há que ter em conta que o mercado dos diesel tem carros com muito mais quilómetros que os otto, logo, as despesas de manutenção são maiores.

                                                  No meu caso, teria gasto cerca de menos 500 euros em combustível se tivesse escolhido um diesel poupado, mas com esses 500 euros a mais face ao que gastei a comprar o meu carro, seria muito dificil encontrar algo com a mesma cavalagem, do mesmo segmento e com os mesmos (parcos) quilómetros.

                                                  Mas se fores para um carro novo, isso vai depender das propostas que te interessam, do tempo em que pensas ter o carro, dos juros...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por serglipe Ver Post
                                                    Já agora fica aqui uma foto do bicho :D, sei que a maior parte nao gosta mas mesmo assim...
                                                    Se há quem não goste, esses não vão ditar as regras sobre quais as marcas em que não se podem pôr fotos.
                                                    Ainda para mais, muitos só não gostam porque não tem outro símbolo.

                                                    Nesse carro só não gosto do tapa-sol do Modelo

                                                    Pessoalmente prefiro um carro a gasolina para conduzir (mesmo com cilindrada baixa). As reacções são mais activas, o que leva a que o condutor seja mais activo.

                                                    No que toca a consumos, também depende da maneira como se doseia as rotações do motor (desde que não se force o mesmo não só em altas, como a deixar "morrer").

                                                    No fundo, havendo oportunidade de ir para gasolina, é o melhor. Então se for usado, ainda mais.

                                                    Até mesmo com as mexidas dos preços dos combustíveis, sem querer ser tendencioso ou induzir em faltas suspeitas, o gasóleo qualquer dia ultrapassa a "gasosa".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      LOL.
                                                      POis eu tb não gosto do tapa sol do modelo. Mas era o que havia aqui em casa na altura, inda nao comprei um decente, mas realmente logo na altura quis comprar um mais jeitoso e que se adapte melhor ao vidro.
                                                      Mas pronto ao menos inda protege alguma coisita. Mas a proxima vez que vá a um hiper vou ver o que há assim de jeitoso (não destes de cartão gratis claro :P, trocar de modelo por continente ou jumbo... :P).
                                                      Bem desculpem o Off topic.
                                                      Quanto ao diesel ultrapassar o preço da gasolina... Tb tenho a mesma sensação que não irá tardar muito tempo para que isso aconteça... é um feeling. Penso que em Inglaterra o diesel já é mais caro que a gasolina. Aqui em portugal onde o ppl é explorado até mais não, por certo e sabendo que o mercado diesel é cada vez maior, não seria surpresa ver o preço do diesel subir.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Tenho um carro a gasóleo, comprado novo, faço uns 12.000Km por ano. Não estou nada arrependido, o motor é ideal para o meu estilo de condução e para os meus trajectos.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Bem vou falar por mim, eu sou universitario e faço varias vezes por mes o trajecto Faro-Lx, Lx-Faro. Em janeiro comprei o meu carro que já conta com mais de 15000kms e optei por um carro a gasolina o civic 1.8. Como universitario ainda não ganho para mim a solução seria um carro a gasoleo ainda pensei no golf ou no leon 1.9 mas a paixão pelo civic falou mais alto. Ainda fiz as contas para ver se compensava a versão a gasoleo mas só ao fim de 117000kms por isso... não valia a pena.
                                                          Como não tenho muita paciência para andar durante o dia em lx com o carro acabo por nem gastar assim muito, pois os carros a gasolina em AE e nacional nem gastam muito. Por outro lado costumo dividir os custos das viagens com o pessoal.
                                                          Até hoje apesar de os custos pessarem mais que os dos meus amigos com carros a gasoleo não estou nad arrependido pelo contrario

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por UnDeR_ScOr3 Ver Post
                                                            . Para optar por um 1.4TSi por exemplo, penso que seria mais rentavel um diesel, porque a diferença de preço do carro(otto/diesel) iria ser muito pequena.
                                                            A diferença é só de 5000 euros. Coisa pouca

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