Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Conselho para pequeno citadino (até 2000 €)

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Conselho para pequeno citadino (até 2000 €)

    Chegou a minha vez, espero que tenham paciência para mais um tópico destes...

    O contexto é o seguinte: cá em casa há, neste momento, dois carros. Um deles é para manter, basicamente utilizado para viagem e é intocável nesta equação - uma 520d Touring de 2002; o outro é um Golf III comercial, de 64 cv, com 350.000 km, que, com muita pena minha, é a carta fora do baralho. Apesar dos 350.000 km ele teve uma revisão geral há relativamente pouco tempo, e é carro para fazer... mais 350.000 km.

    O problema é que é comercial, e há um novo elemento na família que não pode ser transportado no mesmo. A carrinha não é, definitivamente, para utilizar em cidade (Lisboa), não só pela dificuldade em estacionar, como pelos consumos, pelos infinitos toques das madames e maçaricos, etc.

    Por isso mesmo, o Golf vai rumar a outras paragens. Neste contexto, há uma série de opções já mais ou menos ponderadas, mas preciso de algum input para tomar uma decisão mais informada, especialmente de pessoal que tenha algum dos carros em questão, num plafond máximo de 2000 € - que é quanto me ofereceram já pelo Golf.

    As opções são (dentro do valor, segundo o standvirtual.pt)

    --> Fiat Cinquecento Sport
    --> Citröen Saxo 1.1
    --> Peugeot 106
    --> Lancia Ypsilon
    --> Ford Ka
    --> Renault Twingo
    --> Honda Civic 1.5 LSi

    Sobre o Cinquecento... deu-me uma febre saudosista deste carro. Já tive um, mas o Cinquecento normal de 45 cv e lembro-me que, mesmo com esse motor, em cidade era uma bala e gastava relativamente pouco. Preferia o Sport porque se o outro era um gozo, imagino o Sport. Os consumos são muito mais altos do que os do de 899 cc?

    O carro será conduzido pela minha mulher e por mim - para descomprimir da 520d e do seu andamento mais "espaçado" - e será utilizado de forma praticamente exclusiva em Lisboa e nas respectivas circulares. Convinha que não fosse propriamente beberrão - apesar de ter ali o Civic - e ter uma manutenção simples.

    Uma opção popular nesta gama de preços - os Fiesta - foi deixada de fora porque pura e simplesmente não gosto do carro, nem por nada.

    O que é que pensam, recomendam, sabem dizer-me sobre os modelos em causa? Recomendam alguma alternativa na qual não tenha pensado?

    Agradeço desde já

    #2
    O Saxo e o 106 são bastante económicos, bons carros e têm algum espaço.
    O Renault Twingo seria a minha opção pelo estilo!

    Cumprimentos

    Comentário


      #3
      arranja um 106 1.1 5 portas..

      prático, manutençao barata e bem despachadito com consumos porreiros..

      costumo andar com um 1.0 e desenrasca se bem mas o 1.1 pelos mesmos valores vale a pena.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por FastLee Ver Post
        arranja um 106 1.1 5 portas..

        prático, manutençao barata e bem despachadito com consumos porreiros..

        costumo andar com um 1.0 e desenrasca se bem mas o 1.1 pelos mesmos valores vale a pena.
        Por acaso é o que, racionalmente, está no topo da lista. Já tive Peugeot, mas um 306 XS com o motor 1.6, e em termos de manutenção foi tramado. Há algum problema crónico nos 106 1.1 que eu deva considerar se for ver algum?

        Pelo menos no 106 sei que a manutenção não ia ficar cara. Sendo económico, à partida, isso significa gastar quanto?

        O Saxo está no mesmo "saco", só prefiro o Peugeot, esteticamente.

        O Twingo não seria tanto pelo estilo, mais pelo espaço, mas parece-me o menos capaz de ajudar a descomprimir, são mais a dar para o arrastadeira simpática!

        Obrigado pelas sugestões!
        Editado pela última vez por Onyros; 13 October 2008, 10:46.

        Comentário


          #5
          Polo 1.0
          Económico, fiável, seguro em caso de embate, confortavel e silencioso, agradável de conduzir.
          A minha mulher teve um de 1996 e ainda hoje tem saudades dele.
          Para mim está claramente um nível acima dos que mencionaste.
          A paixão é muito bonita durante um tempo, mas a longo prazo eu beneficiaria a qualidade de vida.

          Comentário


            #6
            O Polo 1.0 é uma arrastadeira e um bêbado de primeira... E sem DA é um martírio...


            Esquece carros de 3 portas, pois limitam bastante o acesso às cadeirinhas de bebé... Aqui um 5 portas sai claramente a ganhar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DêCêIi Ver Post
              O Polo 1.0 é uma arrastadeira e um bêbado de primeira... E sem DA é um martírio...


              Esquece carros de 3 portas, pois limitam bastante o acesso às cadeirinhas de bebé... Aqui um 5 portas sai claramente a ganhar.
              Em relação ao Polo, concordo plenamente. Curiosamente, ela já teve um, também de 96 e também tem saudades do carro, mas eu lembro-me de quanto ele gastava.

              A "paixão" vai ficar claramente para segundo plano, mas de entre os menos apaixonantes, há-de sair um que, pelo menos, não seja muito penoso de conduzir.

              E, DêcêIi, you nailed it. Os 5 portas estão no topo das preferências, pelo que cada vez mais o 106 1.1 5p se está a tornar um favorito para a escolha final.

              Comentário


                #8
                A minha namorada tem um Y e só não o recomendo pois não deve ser o ideal para colocar uma cadeirinha atrás. De resto é um carro com um look definitivamente feminino, e tem aqueles interiores lancia que o distinguem dos concorrentes.

                Comentário


                  #9
                  hum...
                  nesse caso, tendo que ser de 5 portas.... e não querendo o polo... o saxo, o 106 e até o clio podem ser boas propostas. Eu, por exemplo, só não escolheria um cinquecento por uma razão: é muito inseguro em caso de embate. Tendo um filho e mulher não ficaria nada tranquilo sabendo que viajavam, mesmo em cidade, num carro daqueles. Idem para o saxo, 106, e rover 100, mesmo se enquanto carros, gosto deles.

                  Comentário


                    #10
                    Queria só aproveitar o tópico para uma pequena questão. Já que referiram a manutenção em conta do 106, queria saber que tal é a manutenção de um Golf III a gasolina/diesel. Ando a pensar em eventualmente comprar um ou outro.

                    Comentário


                      #11
                      O Cinquecento Sport é um espectáculo.

                      Mas entre esses todos e atendendo ao facto de haver mais um novo membro na família, escolheria o Civic ( 5p ). O tamanho não quer dizer ncecessariamente segurança, mas....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Marciano Ver Post
                        Queria só aproveitar o tópico para uma pequena questão. Já que referiram a manutenção em conta do 106, queria saber que tal é a manutenção de um Golf III a gasolina/diesel. Ando a pensar em eventualmente comprar um ou outro.
                        Sobre os Golf III a gasolina não posso dizer muito, tirando o que se pode perceber pela quantidade deles que ainda circulam por aí: foram feitos para durar... e duram.

                        O meu Golf III a diesel é um autêntico tanque de guerra, o motor com aqueles km todos em cima, não tem um pingo de óleo em lado algum, entre as mudas de óleo não perde óleo praticamente algum e a manutenção acaba por ser muito em conta: muda-se o óleo, mudam-se as pastilhas de travões, mete-se anti-congelante e gasóleo que, dependendo do andamento, pode ser relativamente pouco.

                        A nível da refrigeração, que costuma ser problemática em carros com mais de 10 anos e bem rodados, também posso dizer que é impecável, já que muito raramente ouvi sequer a ventoínha disparar.

                        Aliás, não é por nada que se vê alguns iguais como táxi. Se a reconversão para 5 lugares não envolvesse a burocracia que envolve - e eu sem tempo para passar por ela - preferia mil vezes mantê-lo do que meter-me num potencial cancro, ainda por cima a gasolina.

                        Aquele motor dá ideia que nunca mais acaba, é um diesel aspirado à antiga, para papar muito km.

                        E o meu nem sequer tem fecho centralizado, vidros eléctricos, ou outras "mariquices"; tem o verniz da tinta estalado no capot, o volante gasto. É tudo à pata, à homem hehe... mas é impossível não gostar do carro. Até a "Maria" aprova, porque ele mexe-se muito bem em cidade.

                        O Cinquecento Sport é uma paranóia, apenas saudades que o outro deixou. Mas tenho que aceder que de todos deve ser o menos seguro, sem qualquer dúvida.

                        O Civic 5p não é já a dar para o grandote? A ideia era ser pequeno, económico. Só meti o Civic na lista, mas a contar com o "rasteirinho" de 3p, só que os 3 portas estão a perder terreno ;)
                        Editado pela última vez por Onyros; 13 October 2008, 15:52.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Onyros Ver Post
                          Sobre os Golf III a gasolina não posso dizer muito, tirando o que se pode perceber pela quantidade deles que ainda circulam por aí: foram feitos para durar... e duram.

                          O meu Golf III a diesel é um autêntico tanque de guerra, o motor com aqueles km todos em cima, não tem um pingo de óleo em lado algum, entre as mudas de óleo não perde óleo praticamente algum e a manutenção acaba por ser muito em conta: muda-se o óleo, mudam-se as pastilhas de travões, mete-se anti-congelante e gasóleo que, dependendo do andamento, pode ser relativamente pouco.

                          A nível da refrigeração, que costuma ser problemática em carros com mais de 10 anos e bem rodados, também posso dizer que é impecável, já que muito raramente ouvi sequer a ventoínha disparar.

                          Aliás, não é por nada que se vê alguns iguais como táxi. Se a reconversão para 5 lugares não envolvesse a burocracia que envolve - e eu sem tempo para passar por ela - preferia mil vezes mantê-lo do que meter-me num potencial cancro, ainda por cima a gasolina.

                          Aquele motor dá ideia que nunca mais acaba, é um diesel aspirado à antiga, para papar muito km.

                          E o meu nem sequer tem fecho centralizado, vidros eléctricos, ou outras "mariquices"; tem o verniz da tinta estalado no capot, o volante gasto. É tudo à pata, à homem hehe... mas é impossível não gostar do carro. Até a "Maria" aprova, porque ele mexe-se muito bem em cidade.

                          O Cinquecento Sport é uma paranóia, apenas saudades que o outro deixou. Mas tenho que aceder que de todos deve ser o menos seguro, sem qualquer dúvida.

                          O Civic 5p não é já a dar para o grandote? A ideia era ser pequeno, económico. Só meti o Civic na lista, mas a contar com o "rasteirinho" de 3p, só que os 3 portas estão a perder terreno ;)
                          O civic não é assim tão grande, é bem mais pequeno que a tua BM

                          O teu Golf, apesar do desgaste, é mais "carro" que o Cinquecento...Acho que vais notar bem as diferenças, para pior...

                          Não podes arranjar mais mil euritos? Por 3000 já se arranja algo melhorzito
                          http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p299585

                          http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p317173

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pela resposta, Onyros! Eu sempre gostei muito desse Golf. Não queria fazer essa opção apenas por gosto pessoal sem saber o resto. Assim parece-me bem!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Tiago Leal Ver Post
                              O civic não é assim tão grande, é bem mais pequeno que a tua BM

                              O teu Golf, apesar do desgaste, é mais "carro" que o Cinquecento...Acho que vais notar bem as diferenças, para pior...

                              Não podes arranjar mais mil euritos? Por 3000 já se arranja algo melhorzito
                              http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p299585

                              http://www.standvirtual.com/index.ph...how&id=p317173
                              Pelas fotografias, ambos parecem estar bastante bem de "saúde", as fotos do Fiat então mostram-no num brinco.

                              O número de km do Peugeot tanto encoraja como assusta. Deve haver ali material com desgaste, nem que seja pela falta de uso (bombas de água e gasolina, etc) :P

                              É caso para considerar, mas com a 520d a precisar de pneus (vai levar Bridgestone que, com um desconto maravilha, ficam nuns belíssimos 600 e poucos euros - 17 pol) e outras despesas inerentes à mais ou menos recente paternidade, é melhor não alargar muito orçamento, porque já estou a contar em 2000 tops para o carro, mais uns quantos extra para as maleitas que, por esse preço, eles devem trazer.

                              Os Clio também começam a entrar na corrida, parece-me é que tanto aparecem uns razoáveis como uns completamente destruídos por volta daqueles preços. Sempre me entendi melhor com os Fiat e com os Peugeot, até porque os Renault que houve na família nunca foram grande jarda. Tirando um Renault 12 que morreu de velhice :P

                              @ Marciano - de nada! É sem dúvida uma boa aposta, são uns campeões de fiabilidade e envelhecem graciosamente.

                              Comentário


                                #16
                                O Lancia Y ou o Renault Twingo.

                                Comentário

                                AD fim dos posts Desktop

                                Collapse

                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                Collapse
                                Working...
                                X