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Originalmente Colocado por bpacheco Ver PostGrosso modo, tira 20% ao valor do carro do final de cada ano.
Ou seja, por exemplo, em 3 anos:
1.º ano: 50.000€ -20% = 40.000€
2.º ano: 40.000€ -20% = 32.000€
3.º ano: 32.000€ -20% = 25.600€
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O Eurotax é a forma mais segura de avaliar um carro, quanto mais não seja porque é por ele que os stands se guiam.
Não tentem encontrar fórmulas porque isso não existe.
Um Honda Jazz 1.2 não desvaloriza do mesmo modo que um Accord 2.0, nem um A3 TDi desvaloriza do mesmo modo que um Citroen Xsara HDI.
Esqueçam as fómulas, ainda para mais se for fora de Portugal.
Cada carro tem uma determinada aceitação/procura em usado em cada País, e é isso que determina o seu valor.
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Não há nenhum critério linear! A eurotax, apresenta-te um preço médio dos revendedores automoveis, logo enquanto particular, não ofereces garantia, pelo que não podes pedir o mesmo valor (bem, na realidade, claro que podes...pode é não haver quem compre)
Pela experiência que tenho, para além dos factores obvios, o estado do carro e o ano do mesmo, há uma lista infindável de pequenos pormenores que podem influenciar o valor, tais como:
- Kilometragem (há sempre a barreira dos 100mil km);
- Procura para o modelo especifico: se tiveres um Mercedes ou Bmw com 10 anos, pode reparar que ainda tem algum valor de mercado, mas um topo de gama da Peugeot, Renault ou Opel, não vale nem metade do valor, ainda que o preço inicial seja proximo das marcas premium;
- Cor do carro... (carros brancos...são 1 cancro para vender);
- Combustivel: sobretudo em Portugal, só é bom se for a diesel;
- Se é importado ou nacional;
- Fama da marca - (exemplo - Fiat entre 1988 e 2004... "vais ter problemas de certeza"!) Pode não ser inteiramente real, mas é essa a imagem que passa.
Por isso...na retoma tenta negociar o melhor possivel... mas dificilmente consegues diferenças superiores a 500€ se for um carro de gama baixa, 1000€ se for gama alta.
Relativamente ao teu caso... a seguradora dá-te um valor tabelado... por norma está dentro de parametros aceitaveis
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O meu caso:
citroen c4 1.6hdi 110cv de 1/03/2007 com 43000km, preto, VTR Pack+.
resposta da peugeot (mas n viram ao vivo, só por fotos) numa retoma por um 407 1.6hdi: 15000€
Preço novo: 24800€
Eu já sabia disto qd comprei Citroen, mas caiu-me tudo na mesma!
EDIT: estes valores da retoma foram-me dados há 4 dias.
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Melhor mesmo só quando tens um pai de um amigo que compra um carro de serviço (12'000 km e 9 meses) por um preço 10% inferior ao PVP novo.
A segunda parte da história é que sabes que aquela marca/stand chega, em algumas circunstâncias, aos 10% de desconto encomendando à fábrica.
É por estas e outras tais que depois há quem fique chocado com o preço das retomas.
Comentário
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Deixei de acreditar na Eurotax quando fiz algumas simulações de seguros e o meu modelo, para o ano dele, não aparecia.
Contactei a Eurotax (onde os seguros se baseiam) e disseram-me que o meu modelo não foi comercializado nesse ano... alegaram que se calhar era o modelo anterior e que o meu seria algum que ainda estivesse em stock.
Mandei-lhes cópias dos documentos, de artigos de internet e tudo o mais que me lembrei para lhes provar que o meu carro foi efectivamente comprado em 2004 e que era o modelo que eles alegavam só ter começado a ser comercializado em 2005...
Mesmo assim não acreditaram (?)... Mandaram-me uma lista oficial de vendas da marca para o ano de 2004 a chamarem a atenção para as unidades dos modelos anteriores que tinham sido vendidos nesse ano...
Só que,azar... no mesmo ficheiro, mais abaixo estava o modelo do meu... exactamente como eu dizia. E respondi para trás a dizer exactamente isso.. que nesse ano tinham sido vendidas mais de 40 unidades...
Lá me deu razão, e agora o modelo do meu já aparece na lista de 2004 nas simulações... Contesto um pouco é o valor... E sei que ele desvaloriza muito, mas quando dão menos valor a uma SW 1.6 que a um Sedan 1.4 do mesmo modelo, desconfio muito ...
Por isso... Eurotax?? Para mim não percebem patavina do assunto... O valor do carro é determinado pela lei da oferta e da procura...
Foi o que aconteceu há uns anos, antes de se falar de Eurotax, ao visitar stands de usados para tentar vender um carro (ia receber novo da empresa). Diziam-me... se tiver pedidos para esse modelo pago tanto, se não, pago menos...
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Originalmente Colocado por algarv74 Ver PostEsse é o problema de algumas marcas ... porque com os descontos ... e campanhas ... esse carro n custou ( nao sei ) os 24000 mas talvez 20 ou 21 nao so a ti mas a todas as pessoas que compraram ... e assim a desvalorização já não é tao grande ... pois não
O valor que postei anteriormente foi qt dei pelo carro, n preciso de atirar areia pros olhos de ninguém...
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostMelhor mesmo só quando tens um pai de um amigo que compra um carro de serviço (12'000 km e 9 meses) por um preço 10% inferior ao PVP novo.
A segunda parte da história é que sabes que aquela marca/stand chega, em algumas circunstâncias, aos 10% de desconto encomendando à fábrica.
É por estas e outras tais que depois há quem fique chocado com o preço das retomas.
Mas se o carro de serviço estava a custar menos 10% (será do valor global do carro, pois os impostos já estão pagos), irá custar menos do que um que tenha 10% de desconto em novo.
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Originalmente Colocado por Drifting Ver PostO meu caso:
citroen c4 1.6hdi 110cv de 1/03/2007 com 43000km, preto, VTR Pack+.
resposta da peugeot (mas n viram ao vivo, só por fotos) numa retoma por um 407 1.6hdi: 15000€
Preço novo: 24800€
Eu já sabia disto qd comprei Citroen, mas caiu-me tudo na mesma!
EDIT: estes valores da retoma foram-me dados há 4 dias.
Depois repara que 15.000 é quanto eles dão pelo carro, mas provavelmente iriam coloca-lo à venda por 18-19.000 (pelo menos foram estas as margens que verifiquei na NacionaCar).
Por isso é que o Eurotax tem dois valores, um de retoma e outro do valor de mercado do carro.
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Originalmente Colocado por rca33 Ver PostO caso da Citroen é algo particular, porque com a política de descontos dele, um C4 HDI é mais barato hoje do que quando saiu. Logo aqui está uma grande desvalorização.
Depois repara que 15.000 é quanto eles dão pelo carro, mas provavelmente iriam coloca-lo à venda por 18-19.000 (pelo menos foram estas as margens que verifiquei na NacionaCar).
Por isso é que o Eurotax tem dois valores, um de retoma e outro do valor de mercado do carro.
A desvalorização eu já estava mentalizado para ela, mas quis saber com o que podia contar.
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Originalmente Colocado por BrunoD Ver PostAntes de mais, depende do preço do carro.
Mas se o carro de serviço estava a custar menos 10% (será do valor global do carro, pois os impostos já estão pagos), irá custar menos do que um que tenha 10% de desconto em novo.
Agora a diferença é ridiculamente pequena na grande maioria dos carros.
Vejamos o 320d cujo preço de 40.760,33 é composto por:
Com 10% de desconto PVP fica por 36.684
Com 10% na linha de produção ele fica por (26190 + 4861)+IVA = 37572
Neste caso um carro novo custaria apenas mais 2,4%.
Pessoalmente não achei um bom negócio, até porque eu sei bem o tratamento que dou aos carros que levo para test drive. Assumo que muita gente faz igual, mas realmente foi bem apanhado o que disseste .
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Originalmente Colocado por DocJRA Ver PostSim tens razão, 10% do PVP é diferente de 10% do preço base que ainda leva ISV mais IVA.
Agora a diferença é ridiculamente pequena na grande maioria dos carros.
Vejamos o 320d cujo preço de 40.760,33 é composto por:
Com 10% de desconto PVP fica por 36.684
Com 10% na linha de produção ele fica por (26190 + 4861)+IVA = 37572
Neste caso um carro novo custaria apenas mais 2,4%.
Pessoalmente não achei um bom negócio, até porque eu sei bem o tratamento que dou aos carros que levo para test drive. Assumo que muita gente faz igual, mas realmente foi bem apanhado o que disseste .
Para mim, nem 2000€ de diferença justificavam a compra do carro de serviço, mas há quem ache sempre que faz bons negócios, iguais a esse.
E além do mais, no carro de serviço (que tens como uma das vantagens, tê-lo na mão em 2/3dias) não nos é possível escolher alguns pormenores que por vezes compraríamos, seja pelo preço ou pela utilidade.
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Originalmente Colocado por João Nascimento Ver PostDeixei de acreditar na Eurotax quando fiz algumas simulações de seguros e o meu modelo, para o ano dele, não aparecia.
Contactei a Eurotax (onde os seguros se baseiam) e disseram-me que o meu modelo não foi comercializado nesse ano... alegaram que se calhar era o modelo anterior e que o meu seria algum que ainda estivesse em stock.
Mandei-lhes cópias dos documentos, de artigos de internet e tudo o mais que me lembrei para lhes provar que o meu carro foi efectivamente comprado em 2004 e que era o modelo que eles alegavam só ter começado a ser comercializado em 2005...
Mesmo assim não acreditaram (?)... Mandaram-me uma lista oficial de vendas da marca para o ano de 2004 a chamarem a atenção para as unidades dos modelos anteriores que tinham sido vendidos nesse ano...
Só que,azar... no mesmo ficheiro, mais abaixo estava o modelo do meu... exactamente como eu dizia. E respondi para trás a dizer exactamente isso.. que nesse ano tinham sido vendidas mais de 40 unidades...
Lá me deu razão, e agora o modelo do meu já aparece na lista de 2004 nas simulações... Contesto um pouco é o valor... E sei que ele desvaloriza muito, mas quando dão menos valor a uma SW 1.6 que a um Sedan 1.4 do mesmo modelo, desconfio muito ...
Por isso... Eurotax?? Para mim não percebem patavina do assunto... O valor do carro é determinado pela lei da oferta e da procura...
Foi o que aconteceu há uns anos, antes de se falar de Eurotax, ao visitar stands de usados para tentar vender um carro (ia receber novo da empresa). Diziam-me... se tiver pedidos para esse modelo pago tanto, se não, pago menos...
Quanto a mim, o que está a bold é a realidade das cotações de usados..O mercado é que faz o valor de cada carro..
E cada carro é um caso!
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Originalmente Colocado por tsines Ver Postboas.
tou a pensar vender o meu carro velho, um nissan micra 1.0 de Nov/97 com cerca de 150.000kms. quanto acham que valerá?
obrigado
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Originalmente Colocado por Drifting Ver PostO meu caso:
citroen c4 1.6hdi 110cv de 1/03/2007 com 43000km, preto, VTR Pack+.
resposta da peugeot (mas n viram ao vivo, só por fotos) numa retoma por um 407 1.6hdi: 15000€
Preço novo: 24800€
Eu já sabia disto qd comprei Citroen, mas caiu-me tudo na mesma!
EDIT: estes valores da retoma foram-me dados há 4 dias.
olha aqui exemplos de C4 iguais ao teu, embora com mais alguns kms:
Citroën C4, Citroen - Carros Citroën C4 no Standvirtual
e tens aqui um com menos kms que o teu, menos 1 ano e 3 meses e mais barato ainda!
Citroën C4 1.6 HDI VTR Pack, € 12.450, Sintra - Standvirtual
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Originalmente Colocado por caditonuno Ver Poste tens MUITA sorte em ter desvalorizado apenas 10 mil euros em cinco anos. quem me dera que o meu, que custou 8 mil a mais e é procurado, em 5 anos tenha desvalorizado apenas 10 mil.
olha aqui exemplos de C4 iguais ao teu, embora com mais alguns kms:
Citroën C4, Citroen - Carros Citroën C4 no Standvirtual
e tens aqui um com menos kms que o teu, menos 1 ano e 3 meses e mais barato ainda!
Citroën C4 1.6 HDI VTR Pack, € 12.450, Sintra - Standvirtual
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Originalmente Colocado por Drifting Ver PostO meu caso:
citroen c4 1.6hdi 110cv de 1/03/2007 com 43000km, preto, VTR Pack+.
resposta da peugeot (mas n viram ao vivo, só por fotos) numa retoma por um 407 1.6hdi: 15000€
Preço novo: 24800€
Eu já sabia disto qd comprei Citroen, mas caiu-me tudo na mesma!
EDIT: estes valores da retoma foram-me dados há 4 dias.
Nem 4 anos passou e vale menos de 10.000€
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Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver PostUm familiar deu por um C4 1.4 90cv 08/2008: 22.500€
Nem 4 anos passou e vale menos de 10.000€
As variações que existem acima e abaixo prendem-se com estado do carro kms combustível e procura no mercado.
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