Já vi algo do género em plena VCI no porto as 5 da manha, um homem devia estar todo bêbado, tinha uma roda sem pneu e vinha com a jante a arrastar a fazer faisca pelo alcatrão a 50km/h com o condutor colado ao para-brisas a olhar fixamente para a estrada.
Nem sei como é que acabou a historia mas a VCI nunca mais foi a mesma...
Quando era puto lembro-me de uma cena bizarra na estrada Famalicão-Guimarães.
Uma fumarada branca e um cheiro intenso a borracha queimada. Era uma 4L com a frente esmagada e a traseira desfeita a ir pela estrada fora. Ao volante ia um careca de óculos, muito pálido.
A roda dianteira esquerda estava presa mas aquilo lá se arrastava!
Permite-me discordar mas como disse acima, acredito que se fosse FWD o carro andaria na mesma, pese embora RWD tem mais facilidade para uma coisa destas pois simplesmente empurra a roda. Mas ainda assim tens de contextualizar porque dizes isso, eu contextualizo o porquê de discordar
Imagina que tens um carro FWD sem qualquer bloqueio de diferencial e estás atascado na lama. Tens uma roda numa poça de lama e a outra fora. Então assim podes reparar que a roda de fora está parada e só aquela que não tem tracção patina nessa poça de lama. Este filme não deve ser novidade para alguem que já atascou!
Isso significa que podes ter uma roda bloqueada e a outra a rodar livremente, no caso do atascanço. Se o mesmo acontecesse numa situação com tracção (no alcatrão) a roda livre iria arrastar a roda bloqueada e o carro iria andar, sem dúvida!
Isso vê-se na competição com carros FWD. Em rallys ou em pista, por vezes vêm carros a circular na pista com uma roda bloqueada muitas vezes como está a do Mercedes e o carro anda na mesma, até as boxes
Comentário