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Aquecimento. Termoestato?

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    Aquecimento. Termoestato?

    Boa noite,

    Hoje passou-se o seguinte comigo. Sai de casa, andei 3 ou 4 km (a temperatura estava no normal a meio). Sai do carro e ouvi a ventoinha a trabalhar (a ventoinha trabalha mesmo com o carro desligado), achei estranho pois tinha andado muito pouco com o carro.
    Abri o capot e os tubos estavam todos frios excepto um. O reservatorio da água (liquido refrigerante) estava mais cheio que o normal. Liguei a ventilação no quente e não deitava quente. Voltei a ligar o carro, o ponteiro da temperatura voltou ao normal, mas depois de mais alguns segundos começou a subir (coisa rarissima neste carro) e a ventoinha começou novamente a trabalhar. Desligo outra vez o motor. Entretanto ouço um som a sair do reservatorio da agua (tipo vapor) e a agua começou a descer ate ao nivel normal...
    Depois disso tudo voltou ao normal... O carro dispara normalmente, os tubos estao todos quentes, como é normal... O que se terá passado? Algum problema com o termoestato? Será que vale a pena troca-lo já?
    O carro é um Rover 25 1.4 de 2000. Tem 170 000km. Sim a junta.... a junta tem uma pequena passagem, mas penso que não seja disto. Atenção que o carro nunca aqueceu... A passagem deve-se a envelhecimento da mesma. Ainda nao a troquei pois ainda é uma pequena passagem.
    Será do termoestato?
    Obrigado

    #2
    Se já sabes do problema da junta tens de começar logo por aí, nem percebo porque deixas andar. Queres gripar o motor?

    Comentário


      #3
      isso cheira-me a termostato... pelo que contas a agua não circulou ... mas quem já passou por isso que diga ...

      Comentário


        #4
        Pois, parece termostato.

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          #5
          Essa situação vem da junta,criou ar no circuito de refrigeração e fez com que o vapor criado ligase a ventoinha.

          Comentário


            #6
            Boas.

            Vejam o que pus noutro topico:

            <<Viva pessoal.

            Estou muito surpreendido com o que leio aqui, pois estou com um problema semelhante (ou igual??) e comeco a ficar preocupado.

            Tenho um Rover 214 de 1996 que fez agora 100.000 km. Trouxe-o para a Holanda em Maio, e antes de vir fiz uma revisao completa na Norauto, onde supostamente verificaram o nivel do liquido de refrigeracao.

            O certo e' que andou sempre bem, incluindo no verao onde as temperaturas do ar chegaram aos 27 graus, e agora em Setembro comecou a aquecer.

            Notei a primeira vez na autoestrada, a cerca de 120 km/h, e o ponteiro da temperatura bastante mais acima do meio (posicao normal). Passado pouco tempo ja tinha baixado, para logo depois voltar a subir. Nunca chegou ao vermelho, mas nessa altura a temperatura do ar ja' andava pelos 13-15 graus.

            Consegui perceber que as variacoes da temperatura tinham a ver com a necessidade de carregar mais ou menos no acelerador para manter a velocidade. Tambem experimentei colar-me a um camiao para manter a velocidade com o minimo de acelerador, e nessa situacao a temperatura realmente baixava.

            Ao fim de 2 ou 3 dias com este comportamento, la' arranjei tempo para abrir o capot. Resultado: o vaso de expansao estava sequinho sequinho.

            La fui comprar 2L de liquido de refrigeracao, e atestei o sistema. Deixei-o a trabalhar ate' a ventoinha iniciar, e mais algum tempo depois, e o ponteiro voltou a estacionar no meio da escala, posicao normal.

            Problema resolvido, pensei eu, mas sempre com a ideia de que nao e' normal e portanto devo ter um furo no radiador.

            Andou assim cerca de um mes, sem nunca mais dar este problema, e ontem, de repente, voltou ao mesmo em plena AE, sem aviso. Hoje, ao vir para o trabalho, voltou a fazer o mesmo.

            Ainda nao tive oportunidade para abrir o capot e ver o nivel do liquido, mas se o nivel fosse descendo gradualmente, eu diria que a temperatura tambem devia ir subindo gradualmente, o que nao acontece.

            Outra coisa estranha que so' agora, ao ler este topico, relaciono, e' que das duas vezes que isso aconteceu, o aquecimento interior (chauffage) deixou de deitar ar quente. Hoje vim para o trabalho a bater o dente porque o carro nao manda ar quente, e estao 5 graus quando saio e preciso do ar para desembaciar os vidros.

            Queria evitar levar o carro a uma oficina, porque aqui sao bem caras e ja' nem ha' representantes da Rover. O carro sempre teve uma vida calma, pois era do meu avo, e eu tambem tenho cuidado com o carro, evitando aceleracoes com o motor frio e coisas assim.

            Alguma ideia do que devo fazer, verificar, etc? Para ja', assim que chegar a casa vou ver como esta' o nivel do liquido, mas atestar nao vai resolver o problema, apenas adiar os sintomas.

            Obrigado.>>


            Entretanto atestei o reservatorio do liquido de refrigeracao, e voltou 'as temperaturas normais.

            O que acho muito estranho e' o pormenor de deixar de sair ar quente quando o carro comeca a aquecer.

            Comentário


              #7
              Se não chegar agua ao radiador da chaufage,é normal não chegar ar quente ao habitaculo.
              No seu caso deve ser alguma fuga (num tubo ou radiador).

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jfvieira Ver Post
                Se não chegar agua ao radiador da chaufage,é normal não chegar ar quente ao habitaculo.
                No seu caso deve ser alguma fuga (num tubo ou radiador).
                Nunca pensei que a chauffage tivesse de alguma forma ligada ao radiador/sistema de refrigeracao. Isso explica porque demora tanto tempo a aquecer, de manha, quando estao 5 graus!

                Nao seria mais facil e logico fazer um sistema de aquecimento de resistencia electrica?

                Bom, por tudo o que tenho lido, tenho concerteza uma fuga. Sei que ha' uns produtos (liquidos) que se poem no radiador para tapar fugas. Isso funciona? E' recomendavel?

                Eu diria que o furo e' pequeno, porque demorou algumas semanas a perder o liquido novo que eu pus.

                Comentário


                  #9
                  Não ponhas produtos "tapa-fugas", pelo menos como solução "definitiva".

                  Leva-o a uma oficina para que substituam o líquido de arrefecimento (usa um bom anticongelante a 50%), depois de lavarem bem todo o circuito e drenarem bem o ar.

                  De preferência num local onde conheçam bem esse motor para não se esquecerem de confirmar o bom funcionamento da válvula que existe entre o colector de admissão e o vaso de expansão (dentro do colector, portanto não é acessível do exterior, apenas se consegue fazer passar água em pressão no sentido vaso de expansão --> colector).

                  Depois disso fazer um teste de estanquecidade ao circuito e trocar a tampa do vaso de expansão.

                  Há muito mais a fazer mas... uma coisa de cada vez.







                  ljv - tem ares de termostato avariado ou cheio de nanha, o que vai dar ao mesmo... aproveitar a lavar o circuito, ver a tal válvula, etc.

                  Comentário

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