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correia distribuição partida audi A3 1.6

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    correia distribuição partida audi A3 1.6

    Boa noite caros amigos.
    É a primeira vez que estou neste fórum. Solicito a vossa ajuda para o seguinte:Tenh um Audi A3 1.6 gasolina (8L) , mudei distribuição em 2005(correia, tensores, rolamentos, bomba de água, etc,tudo material de origem) aos 105.000, no passado sábado ao fazer uma rotunda nas calmas ,carro parou com correia partida aos 140.000. Audi não aceita reclamação informando garantia ser de 24 meses.Será habitual uma correia partir com 40.0000 ?

    Obrigado pela vossa colaboração.

    #2
    nao é normal, mas tambem depende do tipo de utilizaçao que dás ao carro.

    Comentário


      #3
      Audi A3 correia distribuição

      Obrigado Sky-Net.

      A utilização é a normal em auto estrada e pouco de circuito urbano.Em auto estrada ando entre 120 e 150km/h, nada de acções bruscas.

      Comentário


        #4
        Isso é muito precoce...

        3 anos e 40.000km? Devia estar apta para outros tantos.

        Comentário


          #5
          Isso foi mudado num concessionário oficial?

          Comentário


            #6
            A correia do teu A3 tem intervalos de manutenção de 120 mil kms!
            Se durou 40 mil e 3 anos parece-me manifestamente pouco!

            Nestes 40 mil kms... fizeste as revisões no mesmo sitio?

            Em caso afrmativo, eles devem assumir pelo menos 50% do custo, na minha opinião.
            Em caso negativo, acho que eles têm tudo para "fugir"

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por cascais Ver Post
              Boa noite caros amigos.
              É a primeira vez que estou neste fórum. Solicito a vossa ajuda para o seguinte:Tenh um Audi A3 1.6 gasolina (8L) , mudei distribuição em 2005(correia, tensores, rolamentos, bomba de água, etc,tudo material de origem) aos 105.000, no passado sábado ao fazer uma rotunda nas calmas ,carro parou com correia partida aos 140.000. Audi não aceita reclamação informando garantia ser de 24 meses.Será habitual uma correia partir com 40.0000 ?

              Obrigado pela vossa colaboração.
              Se tiveres a factura, verifica qual o material que levou.

              Por vezes os mecânicos "esquecem-se" de mudar todos os tensores.

              Comentário


                #8
                Se a manutenção tiver sido feita correctamente não há nada a fazer. As peças têm 2 anos de garantia, o resto depende da boa vontade do concessionário.

                Comentário


                  #9
                  legalmente não tens direito a garantia nenhuma, visto ja terem passado 3 anos desde a sua susbtituição, portanto por aqui não vale a pena.

                  agora tens é de ver tudo o que podes ter eventualmente feito nesses 40K...revisões foram feitas no mesmo sitio onde trocas a distribuição ? Se sim, só através de um gesto comercial do Reparador é que te safas a nivel de custo...

                  Se nao, esquece e nao te chateies muito porque não tens meios por onde pegar...e eles vão alegar que as revisões nao foram lá feitas e bla bla bla...

                  Já agora não utilizas o carro para trabalhar pois nao ?

                  Comentário


                    #10
                    Audi A3 correia distribuição partida.
                    As revisões, após garantia, foram sempre feitas na mesma oficina e não uso o carro para trabalhar
                    Obrigado a todos os que ajudaram neste problema, pelas vossas opiniões acabei por concluir que não tenho pode me "safar" é pagar e andar.
                    Mais uma vez obrigado

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por cascais Ver Post
                      Audi A3 correia distribuição partida.
                      As revisões, após garantia, foram sempre feitas na mesma oficina e não uso o carro para trabalhar
                      Obrigado a todos os que ajudaram neste problema, pelas vossas opiniões acabei por concluir que não tenho pode me "safar" é pagar e andar.
                      Mais uma vez obrigado
                      Calma...O BrunoD levantou uma questão importante !
                      Será que mudaram os tensores todos ?

                      Não há à partida nenhum motivo lógico para a correia partir com 3 anos e 40.000 kms. Um dos meus carros teve a correia 100.000 kms e 11 anos e não me parecia fundamental mudá-la a correr.

                      Pode ter ficado em esforço ou outra coisa qualquer, mas custa-me a aceitar como normal que isso aconteça.

                      Comentário


                        #12
                        E a oficina não se responsabiliza? Rica oficina!

                        Muda de mecânico pois é tudo muito bonito quando é para pagar a conta mas depois responsabilizar-se pelo trabalho efectuado está quieto..

                        Comentário


                          #13
                          Aconteceu-me o mesmo no meu anterior carro. ClioII 1.6
                          Partiu aos 95000 kms e tb reclamei. Pediram-me uma cópia do livro de revisões e como a última muda de oleo nao foi feita numa oficina Renault (ja tinha acabado a garantia) disseram que não pagavam um cêntimo, que se tivesse mudado o oleo numa oficina deles certamente teriam visto que a correia estava pra partir e mudavam-ma
                          Lá se foram 1000€ de arranjo

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Blue 16v Ver Post
                            Aconteceu-me o mesmo no meu anterior carro. ClioII 1.6
                            Partiu aos 95000 kms e tb reclamei. Pediram-me uma cópia do livro de revisões e como a última muda de oleo nao foi feita numa oficina Renault (ja tinha acabado a garantia) disseram que não pagavam um cêntimo, que se tivesse mudado o oleo numa oficina deles certamente teriam visto que a correia estava pra partir e mudavam-ma
                            Lá se foram 1000€ de arranjo
                            Isso é a desculpa mais esfarrapada possível.

                            Eu gostava de saber como é que numa mudança de óleo algum mecânico vai ver uma correia de distribuição, que regra geral está escondida e é necessário tirar tampas para ver !

                            Desculpas de mau pagador, é o que é !

                            Por essas e por outras é que os meus carros não metem as rodas nos concessionários oficiais.

                            Comentário


                              #15
                              eu gostava que alguns de vós tivessem um negocio aberto e lá fosse todos reclamar por isto ou por aquilo...aaahhh mas afinal o Senhor não veio cá quando devia...ahhh mas afinal o Senhor nao efectuou a manutenção como manda a marca....aaahhh mas afinal e poderia continuar com varias suposições...


                              depois talvez tivesse a percepção porque que é que os Reparadores Autorizados dao essas respostas...

                              Comentário


                                #16
                                acho que devias passar na audi e falar com alguem , porque uma correia partir ao fim de 3 anos sem os km necessarios para ter desgaste é estranho

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                  acho que devias passar na audi e falar com alguem , porque uma correia partir ao fim de 3 anos sem os km necessarios para ter desgaste é estranho
                                  E ja agora quantos anos são necessários para uma correia ter desgaste ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                    E ja agora quantos anos são necessários para uma correia ter desgaste ?
                                    Uma correia deve durar, no mínimo, 5 anos (caso não atinja a quilometragem máxima).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mas a correia não fui substituída na origem?

                                      É que se não foi, é mais um caso a juntar aos vários que já conheço, mal sucedidos, de correias de distribuição substituídas fora da marca.

                                      Se foi na origem, aparte dos 2 anos de garantia de serviço que tens, ainda há a questão do intervalo de duração de substituição da correia. Se for de 100 em 100 mil kms ou 5 em 5 anos conforme o que ocorrer primeiro, por exemplo, a marca tem que se responsabilizar.

                                      Se não foi substituída na marca, aí… é complicadíssimo, o meu pai já passou por uma situação dessas, e não conseguiu nada.

                                      Essa é daquelas coisas que tem que ser na origem, é que aquilo não é só tirar uma e por outra, e eles já têm os aparelhos e peças próprias para colocar no motor para que fique tudo perfeitamente afinado. Desde peças para trancar as rodas dentadas, a sistemas de medição da vibração, etc. Isto para não falar da formação que têm nessa área, e ainda na questão da marca ser obrigada a responsabilizar-se caso dê para o torto. Portanto, não podem arriscar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                        Uma correia deve durar, no mínimo, 5 anos (caso não atinja a quilometragem máxima).
                                        Depende, isso é muito relativo, no Astra G 1.4 a correia é substituída de 4 em 4 anos, ou 60 mil quilómetros, já no 1.7 DTI é 150 mil quilómetros ou 10 anos.

                                        Nada como ir ao manual do carro e ver.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por joao.abreu Ver Post
                                          acho que devias passar na audi e falar com alguem , porque uma correia partir ao fim de 3 anos sem os km necessarios para ter desgaste é estranho
                                          A questão de partir, muito provavelmente não foi por "culpa da correia", mas sim consequência de uma má substituição. Quem garante que foram mudados os tensores? Quem garante que não teria tensão a mais? Quem garante que não se esqueceram das peças utilizadas para aliviar os tensores e assim colocar a correia lá dentro, que originaram a quebra desta? Quem garante que o ponto ficou mal certo e consequentemente haveria excesso de vibração do motor, que originou outros problemas? Há mil e um motivos para uma situação dessas acontecer.

                                          Eu já vi vários casos, desde a correia saltar fora porque o tensor não foi substituído e estragou-se, a deixarem lá as peças que vêm juntas com ela para aliviar o tensor, caírem, e embrulharem-se naquilo tudo, etc.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            Uma correia deve durar, no mínimo, 5 anos (caso não atinja a quilometragem máxima).
                                            nao duvidando de ti...isso aplica-se no Geral ou no Particular ??

                                            é que nunca vi nada disso escrito...e tao pouco tenho presenciado tal coisa...

                                            porque afinal de contas é uma peça de desgaste...desgaste esse derivado de tantos outros aspectos...portanto é como afirmar que umas pastilhas fazem 20.000km PONTO...
                                            Editado pela última vez por RuiSoad; 28 October 2008, 13:52.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                              E ja agora quantos anos são necessários para uma correia ter desgaste ?
                                              No caso da Honda é bem explícito um determinado numero de anos (penso que 5) ou 100.000 kms.

                                              Uma correia não é como um jogo de pastilhas, porque dificilmente o estilo de condução vai reduzir a sua duração para metade.
                                              Só mesmo se alguém passar os dias a acelerar o carro em ponto morto, em que há um desgaste sem fazer kms.

                                              Ainda assim, muitos fabricantes (como a Honda) prevêm dois planos de manutenção: um para condições normais e outro para condições severas, que estão explicadas no manual.

                                              Como sabes, no meu civic foi mudada ao fim de 11 anos e o BrunoD viu-a e pode dizer como estava.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                No caso da Honda é bem explícito um determinado numero de anos (penso que 5) ou 100.000 kms.

                                                Uma correia não é como um jogo de pastilhas, porque dificilmente o estilo de condução vai reduzir a sua duração para metade.
                                                Só mesmo se alguém passar os dias a acelerar o carro em ponto morto, em que há um desgaste sem fazer kms.

                                                Ainda assim, muitos fabricantes (como a Honda) prevêm dois planos de manutenção: um para condições normais e outro para condições severas, que estão explicadas no manual.

                                                Como sabes, no meu civic foi mudada ao fim de 11 anos e o BrunoD viu-a e pode dizer como estava.

                                                pois...dai ter perguntado se o BrunoD se referia no geral...

                                                no entanto apenas sabemos o que o dono do carro nos diz no post inicial...porque efectivamente pode haver desgaste na correia...logo ai se há duvidas nao se dá ordem de reparação e pede-se uma 2ª opinião...tiram-se as dúvidas...mas a mim o que me parece mais caricato é haver a tal confiança num Reparador enquanto vai tudo bem...quando se detecta um problema que efectivamente existe...pronto o carro nao presta, a marca é horrivel...o Reparador nao percebe nada daquilo, embora tenha feito lá manutenção praticamente toda...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Penso que faz algum sentido tentar perceber o que se passou de errado, quanto mais não seja para evitar algo semelhante no futuro.

                                                  Quando um componente cede antes do tempo, tenta-se entender a explicação, e o facto é que conheço grandes problemas que foram consequências de correias mal montadas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                    Penso que faz algum sentido tentar perceber o que se passou de errado, quanto mais não seja para evitar algo semelhante no futuro.

                                                    Quando um componente cede antes do tempo, tenta-se entender a explicação, e o facto é que conheço grandes problemas que foram consequências de correias mal montadas.
                                                    nem mais...por isso é que sou apologista de manutenção sempre no mesmo sito, ou 2ª opiniões nestes casos...

                                                    uma das coisas que penso é se trocar de carro onde vou encontrar um Sr. Carlos...é que de Honda tou descansado agora do resto...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      um carro meu partiu a correia com 15km feitos, mal tinha saido da oficina

                                                      nao fiz barulho... nao foi "grave" e reparei o eu

                                                      a oficina é que deu o peido.. já andava queimada por certos serviços , ficou queimada por completo.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        em casa tambem tenho um caso de falta de rigor na montagem...mas neste caso a oficina é de uma familiar...

                                                        como a viatura estava fora da garantia, e como era a familia que estava metida ao barulho, a reparação foi efectuada num reparador autorizado, e a factura cobrada ao que efectuou mal a montagem da correia...

                                                        felizmente nao houve danos nenhuns...

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                                                          #29
                                                          rui_soad, por norma as correias tem um limite de Km ou anos e convem mudar o que aparecer primeiro , tal como as garantias X anos ou Y km , e por norma a muda de correias é feita de 5 em 5 anos mas depende das marcas , se bem que as vezes as correias com 5 anos tenham um aspecto de novas mas com o andamento, o calor o material sofre stress e pode partir ou durar muito tempo dou-te um exemplo o matiz da minha irma a correia deveria ter sido mudada aos 5 anos e andou la desde 99 ate a semana passada por isso...

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                                            Depende, isso é muito relativo, no Astra G 1.4 a correia é substituída de 4 em 4 anos, ou 60 mil quilómetros, já no 1.7 DTI é 150 mil quilómetros ou 10 anos.

                                                            Nada como ir ao manual do carro e ver.
                                                            O caso do 1.4 do Astra é mesmo o pior que eu conheço, e infelizmente tenho um amigo com um (comprado novo) e partiu aos 61.000km, em plena A2, na véspera do meu casamento (LOL). O estrago ficou-se por 4 válvulas empenadas.

                                                            Mais "engraçado" ainda foi o mecânico ter-se esquecido de apertar (convinientemente) a bomba de água ao meter a nova distribuição, e aos 61.500km partiu novamente a correia, desta vez nas portagens de Alverca, e lá foram mais 2 válvulas à vida.

                                                            Obviamente a oficina pagou a 2ª reparação.

                                                            Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                            nao duvidando de ti...isso aplica-se no Geral ou no Particular ??

                                                            é que nunca vi nada disso escrito...e tao pouco tenho presenciado tal coisa...

                                                            porque afinal de contas é uma peça de desgaste...desgaste esse derivado de tantos outros aspectos...portanto é como afirmar que umas pastilhas fazem 20.000km PONTO...
                                                            Falo num prazo (médio) definido pelas marcas, a correia em si deverá ter os 2 anos de garantia como qualquer outra peça.

                                                            E não podes comparar umas pastilhas, ou uma embraiagem, com uma correia de distribuição, pois num serviço bem feito, ela tem de durar o que o fabricante diz.

                                                            E concluindo, para mim, essa correia partiu devido a um problema de montagem.

                                                            Já agora, vou fazer quote de um tópico do Audipt, curiosamente criado ontem:

                                                            Originalmente Colocado por Rui Pessoa - Audipt.com
                                                            Amigos, venho desta forma expor um assunto que no meu entender é muito grave e para o qual peço a vossa ajuda.
                                                            Sou proprietário de um Audi A6 1.9 TDI (Motor AFN), o qual fez a revisão dos 180.000Kms no Concessionário da Audi/VW no Barreiro (ex-Justocar, actual Castelimo) em Janeiro de 2007.
                                                            Nesta revisão foi substituida a Correia de Destribuição (tal como manda o manual de inspecção) e todas as peças a ela afectas.
                                                            Esta revisão usufrui de uma garantia de peças e mão-de-obra de 24 meses, ou seja garantia essa que termina em Janeiro de 2009.
                                                            No passado dia 25 de Setembro de 2008, quando me dirigia para casa, a Correia de Distribuição partiu-se.
                                                            Chamei o reboque e levei o carro para o Concessionário da Castelimo no Barreiro (ex. Justocar), no sentido de proceder à reclamação do estrago, pois tanto peças como mão-de-obra se encontravam abragidas pelos 24 meses de garantia.
                                                            Importante é dizer, que no dia que a Correia de Distribuição se partiu o carro efectou desde a sua substituição 22.300Kms.
                                                            Depois de 2 semanas de averiguações técnicas por parte dos técnicos deste Concessionário, foi me dito que o motivo para o qual a Correia de Distribuição se tinha partido se devia a uma folga existente no veio da Bomba Injectora que originou o desviu da respectiva Correia originando um desgaste na mesma levando-a à ruptura, e assim inibiam-se de qualquer responsabilidade sobre o assunto.
                                                            Apesar de não ser técnico automóvel, trabalho em manutenção de aviões e tenho algumas noções sobre mecanica no geral, mas mesmo assim entendi socorrer-me de outras avaliações e opiniões tecnicas sobre o assunto, inclusive cheguei a recorrer a um centro Bosch Service bastante conceituado na zona de Lisboa, em que o técnico credenciado em mecanica geral e especializado em reparações em bombas injectoras me disse, que para tal acontecer o veio da respectiva Bomba deveria ter uma folga de tal ordem, que quando da substituição da Correia de Distribuição a folga já existia, e deveria de ter sido corrigida esta situação na altura, ou então a mesma folga seria resultado da má instalação da respectiva correia (instalada com demasiada tenção) o que veio a provocar a folga no veio da Bomba Injectora.
                                                            De uma forma ou de outra e depois ter ter reunida informação suficiente entre tecnicos credenciados no sector mecanica automóvel, a conclusão é que a responsabilidade do sucedido é do Concessionário em questão, neste caso a Castelimo no Barreiro.
                                                            Conclusão:
                                                            A Castelimo inibe-se de qualquer responsabilidade sobre este assunto, e como devem imaginar tenho um estrago de uns valentes Euros para gastar.
                                                            Ainda não expus este assunto a nivel superior (SIVA- Importador), mas pelo feedback que tenho recebido de várias pessoas é que vai ser complicado infelizmente solucionar correctamente este assunto (ou seja, a Castelimo admitir o seu erro).
                                                            Peço assim ajuda de forma a poder vir a solucionar este assunto.

                                                            É triste como uma rede de Concessionários denegride uma marca tãoi prestigiada como a Audi.

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