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Contacto Dinâmico do Q5 na Apresentação Nacional

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    Contacto Dinâmico do Q5 na Apresentação Nacional

    Hoje fui com o Nuno MCC II à apresentação do Q5 na SIVA - Azambuja.

    O programa era constituído por um pequeno briefing e depois um TD alargado, por um percurso previamente inserido no GPS.

    À chegada, depois de um check-in e de sumariamente tratarmos da papelada necessária, deu para apreciar alguns carros expostos no stand entre os quais o Q5 (mas também o TTS, o R8, etc.) depois fizemos mais um bocadinho de tempo pelo estacionamento exterior, onde eram alinhados os 30 ou mais Q5s e onde se podiam ver carros do calibre de um Gallardo, um Gallardo super Legera, um Bentley GTC, um coupé e um Flyng Spur, para só falar nos mais sonantes.

    Antes do breve briefing sobre o funcionamento do carro e do percurso que ia-mos fazer, tempo ainda para um cafézinho e uns bolinhos servidos num bar montado para o efeito, tudo simples, mas funcional e com requinte e bom gosto.

    Para o TD havia os Q5 2.0 tdi de 170 cv e os 2.0 TFSI de 211 cv, para nós estava pré-marcado um dos primeiros que nesta fase tem apenas cx manual.

    O Q5 é de todos os SUVs que experimentei, e já foram muitos, o mais bem comportado em estrada, sendo mesmo melhor que o X3 e mais ágil que o seu irmão mais velho Q7.

    O carro que é largo e não muito alto, para o género, comporta-se como um bom segmento C, muito desenvolto e transmitindo uma enorme confiança, apoiado nas grandes rodas e pneus nos extremos da carroçaria, com a vantagem da tracção total e da altura ao solo que faz que curvar depressa mesmo com uma roda na berma, seja brincadeira de crianças.

    Aliás o carro é bastante fácil de conduzir, apesar da generalidade dos comandos apresentar alguma firmeza (mais do que me lembro no X3), a suspensão, nomeadamente, controla muito bem as transferências de massas e permite em conjunto com a boa direcção uma constante leitura do piso e não falo só da sua topografia mas também da textura

    O carro tem um modo Dynamic e um Confort em que cx (quando auto), suspensão, etc. ora ficam mais firmes e incisivas, ora mais confortáveis. Há também a posição auto em que o carro assume o que melhor se conjuga com a forma como está a ser conduzido. Mesmo em modo sport é um carro duro, embora filtrado e razoavelmente confortável, mas firme.

    O motor 2.0 tdo CR foi uma bela surpresa, muito bom em termos de sonoridade, suavidade, progressividade e resposta (não me pareceu ficar a dever nada ao 177 cv BMW), passa alegremente das 4.500 rpms e, fiz a experiência, não corta pelo menos até às 5.200

    Como "quem tem boca vai a Roma" numa das paragem, pedi a uns tripulantes de um dos Q5 a gasolina para trocarem de carro comnosco e eles aceitaram com entusiamo.

    Além dos 211 cv a gasolina este tinha cx sequencial de 7 e jantes 20 (o nosso anterior tinha 19), ficámos com um GTI um bocadinho mais insuflado, excelente comportamento e grande capacidade de resposta, as passagens a fundo eram feitas às 6.000 e só nas mudanças mais altas é possivel ultrapassar um pouco esse regime.

    Do muito bom passámos para o excelente !!

    Para os que gostam de estatisticas os consumos foram de cerca de 13 no 1º e um pouco mais de 16 do 2º, mas claro que falamos de ritmos fortes e às vezes muito fortes, com muita brincadeira pelo meio.
    Editado pela última vez por v7; 27 October 2008, 22:15.

    #2
    Deves ter passado por mim no Carregado... Hoje voltei a vê-los por lá! Gostava era de dar uma voltinha!

    Comentário


      #3
      O 2.0 tdi de 170 CR está claramente abaixo do 20d de 177, basta ver esse motor montado quer no A4 como no superb, todas as revistas são unânimes a dizer que o motor fica aquém.

      Comentário


        #4
        Bom relato!

        Tenho mta curiosidade em conduzir este Q5 e tb o XC60 (que em foto acho muito bonito).

        Para esses consumos deves ter estado a avacalhar e bem, no X3 para se passar dos 10/11 é preciso ser um animal (ou seja conduzir a estragar)... nunca passou nas minhas mãos.

        Penso que é natural que o Q5 seja melhor em alguns pontos em relação ao X3, afinal a Audi teve 4/5 anos para apanhar o barco e o Q5 é o anti-X3... ou seja ou trazia algo de novo ou mais valia estarem quietos.

        Existe a eterna questão da suavidade do 2.0d 177cv... não se sente o típico kick dos TDiesel mas é um motor que tem bastante alma em alta.

        Comentário


          #5
          Parabéns V7 pelo resumo apurado do test-drive. Como o Q5 está na minha lista de futuro SUV (usado) a adquirir, fiquei com uma boa impressão da máquina.
          Posts destes é que valem a pena ler!

          Comentário


            #6
            Nas 2 últimos semanas cruzei-me n de vezes com esses automóveis... inclusive alguns a fazer habilidades em estrada secundárias, tipo estrada Azambuja-Aveiras de Cimo... e também com os Golf 5... às paletes...

            Nota final: sem dúvida que o Q5 parece muito superior à restante concorrência... um veiculo excepcional...

            Comentário


              #7
              Bom relato, mas desta vez não passaste antes pelo word...

              Tenho de ver se experimento uma coisa dessas.

              Comentário


                #8
                Esse motor (o 2.0d d 177CV da BMW) é daqueles em que só olhando para o painel de instrumentos é que temos noção da pujança que tem!

                Ele tem a potência e o binário com uma distribuição fantástica, e isso da-lhe uma linearidade fora do comum num diesel. O que pode enganar e dar ideia de "andar menos".

                A grosso modo, enquanto alguns descarregam X cavalos e Y binário em 1500 ou 2000 RPM’s, aquele está a descarrega-lo distributivamente ao longo de 4 ou 5000 RPM’s.

                Excelente relato V7, fiquei até com um bocadinho de inveja de ti, e do Nuno, eheheh


                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                Bom relato!

                Tenho mta curiosidade em conduzir este Q5 e tb o XC60 (que em foto acho muito bonito).

                Para esses consumos deves ter estado a avacalhar e bem, no X3 para se passar dos 10/11 é preciso ser um animal (ou seja conduzir a estragar)... nunca passou nas minhas mãos.

                Penso que é natural que o Q5 seja melhor em alguns pontos em relação ao X3, afinal a Audi teve 4/5 anos para apanhar o barco e o Q5 é o anti-X3... ou seja ou trazia algo de novo ou mais valia estarem quietos.

                Existe a eterna questão da suavidade do 2.0d 177cv... não se sente o típico kick dos TDiesel mas é um motor que tem bastante alma em alta.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                  Esse motor (o 2.0d d 177CV da BMW) é daqueles em que só olhando para o painel de instrumentos é que temos noção da pujança que tem!

                  Ele tem a potência e o binário com uma distribuição fantástica, e isso da-lhe uma linearidade fora do comum num diesel. O que pode enganar e dar ideia de "andar menos".

                  A grosso modo, enquanto alguns descarregam X cavalos e Y binário em 1500 ou 2000 RPM’s, aquele está a descarrega-lo distributivamente ao longo de 4 ou 5000 RPM’s.
                  Por acaso uma coisa que me intriga é que é raríssimo ver um 320d ou outro 20d qualquer na estrada em acelerações rápidas e ritmos elevados.

                  É muito mais frequente ver os TDI.

                  Será que o motor convida menos a acelerar ?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Por acaso uma coisa que me intriga é que é raríssimo ver um 320d ou outro 20d qualquer na estrada em acelerações rápidas e ritmos elevados.

                    É muito mais frequente ver os TDI.

                    Será que o motor convida menos a acelerar ?
                    Segundo certo user os condutores dos BMW é que andam sempre "na pastilha"

                    Andei durante várias semanas com uma A4 2.0tdi 170cv do modelo antigo, e fiquei algo desiludido com o motor (demasiado on/off) mas era um motor que o pouco gozo que me deu era sentir aquela descarga de potência em relações altas... em baixas era cansativo.

                    Comentário


                      #11
                      Algumas fotos:









                      Muito bom carro este pequeno SUV, sem dúvida um furo acima do X3 que já acusa o peso dos anos!

                      Em termos de motor o 2.0 TDI não desilude muito pelo contrário, mas o 2.0 TFSI para uma utilização como demos hoje foi o ideal! A caixa auto é um mimo e o motor idem!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Por acaso uma coisa que me intriga é que é raríssimo ver um 320d ou outro 20d qualquer na estrada em acelerações rápidas e ritmos elevados.

                        É muito mais frequente ver os TDI.

                        Será que o motor convida menos a acelerar ?
                        Uns sabem o que tem e não precisam de mostrar, os outros tem que andar constantemente a "mostrar" que o carro anda.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Por acaso uma coisa que me intriga é que é raríssimo ver um 320d ou outro 20d qualquer na estrada em acelerações rápidas e ritmos elevados.

                          É muito mais frequente ver os TDI.

                          Será que o motor convida menos a acelerar ?
                          Penso que é isso, o facto de ser um motor mais linear convida a uma condução mais descansada e calma.

                          Eu falo por mim, se conduzir um carro estilo TDI, parece-me que ha algo que transmite motivação para "carregar no pedal".

                          No que tenho agora o motor é também incrivelmente linear (astra 2.2 dti), e ando muito nas calmas, parece que sabe bem, até porque depois ha sempre motor disponível, não sei explicar, parece que transmite paz e suavidade. E quando se quer puxar, está lá em qualquer que seja o regime.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Darth Vader Ver Post
                            Uns sabem o que tem e não precisam de mostrar, os outros tem que andar constantemente a "mostrar" que o carro anda.
                            Não é que ontem disse isso à minha miúda?! LOLOLOL

                            Mas por exemplo, quando eu tinha o 1.7 puxava muito mais que o que puxo com este… tinha que carregar bem mais para ver se ele se mexia (e tinha que o manter acima das 2000 RPMs para se mexer), e agora com este raramente puxo, tem sempre força, dificilmente "esgalho" uma mudança. (a não ser que ande numa de abusar), precisamente porque para alem de puxar bem, é extremamente suave e linear.


                            Comentário


                              #15
                              Mais algumas fotos:







                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                Hoje fui com o Nuno MCC II à apresentação do Q5 na SIVA - Azambuja.

                                O programa era constituído por um pequeno briefing e depois um TD alargado por um percurso previamente inserido no GPS.

                                À chegada depois de um check-in e de sumariamente tratarmos da papelada necessária, deu para apreciar alguns carros expostos no stand entre os quais o Q5 (mas também o TTS, o R8, etc.) depois fizemos mais um bocadinho de tempo pelo estacionamento exterior, onde eram alinhados os 30 ou mais Q5s e onde se podiam ver carros do calibre de um Gallardo, um Gallardo super Legera, um Bentley GTC, um coupé e um Flyng Spur, para só falar nos mais sonantes.

                                Antes do breve briefing sobre o funcionamento do carro e do percurso que ia-mos fazer tempo ainda para um cafézinho e uns bolinhos servidos num bar montado para o efeito, tudo simples, mas funcional e com requinte e bom gosto.

                                Para o TD havia os Q5 2.0 tdi de 170 cv e os 2.0 TFSI de 211 cv, para nós estava pré-marcado um dos primeiros que nesta fase tem apenas cx manual.

                                O Q5 é de todos os SUVs que experimentei, e já foram muitos, o mais bem comportado em estrada, sendo mesmo melhor que o X3 e mais agíl que o seu irmão mais velho Q7.

                                O carro que é largo e não muito alto para o género, comporta-se como um bom segmento C, muito desenvolto e transmitindo uma enorme confiança apoiado nas grandes rodas e pneus nos extremos da carroçaria, com a vantagem da tracção total e da altura ao solo que faz que curvar depressa mesmo com uma roda na berma, seja brincadeira de crianças.

                                Aliás o carro é bastante fácil de conduzir, apesar da generalidade dos comandos apresentar alguma firmeza (mais do que me lembro no X3), a suspensão nomeadamente sustem muito bem as transferências de massas e permite em conjunto com a boa direcção uma costante leitura do piso e não falo só da sua geografia mas também da textura

                                O carro tem um modo Dynamic e um Confort em que cx (quando auto), suspensão, etc. ora ficam mais firmes e incisivas, ora mais confortáveis. Há também a posição auto em que o carro assume o que melhor se conjuga com a forma como está a ser conduzido. Mesmo em modo sport é um carro duro, filtrado e razoavelmente confortável, mas firme.

                                O motor 2.0 tdo CR foi uma bela surpresa, muito bom em termos de sonoridade, suavidade, progressividade e resposta (não me pareceu ficar a dever nada ao 177 cv BMW), passa alegremente das 4.500 rpms e fiz a experiência não corta pelo menos até às 5.200

                                Como quem tem boca vaia Roma numa paragem, pedi a uns tripulantes de um dos Q5 a gasolina para trocarem de carro comnosco e eles aceitaram com entusiamo.

                                Além dos 211 cv a gasolina este tinha cx sequencial de 7 e jantes 20 (o nosso anterior tinha 19), ficámos com um GTI um bocadinho mais insuflado, excelente comportamento e grande capacidade de resposta, as passagens a fundo eram feitas às 6.000 e só nas mudanças mais altas é possivel ultrapassar um pouco esse regime.

                                Do muito bom passámos para o excelente !!

                                Para os que gostam de estatisticas os consumos foram de cerca de 13 no 1º e um pouco mais de 16 do 2º, mas claro que falamos de ritmos fortes e às vezes muito fortes, com muita brincadeira pelo meio.
                                Boas, eu fiz isso no sabado, tambem gostei muito do bicho, o a gasolina é uma maquina, eu só andei com o a gasolina e a media final ficou em 20l/100 ( desliguei antes de sair da SIVA ) na A15 numa das descidas antes da paragem na bomba da BP, o bicho mostrou a sua raça, mas para não me baterem nem digo a quanto cheguei lolololololol. Foi um dia bem passado.
                                Editado pela última vez por RMVC; 27 October 2008, 21:52.

                                Comentário


                                  #17
                                  Caixa Auto do TFSI, infelizmente não tirei fotos exteriores.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Acrescentando mais algumas infos, o Q5 tem um comportamento muito bom, mas no modo de condução sport fica bastante duro e um pouco saltitão, pena que esses que estavam na azambuja tivessem pneus mistos embora bons tornam o carro mais seco.
                                    A alta velocidade na A15 sentiam-se bem as irregularidades do piso ( parece-me tambem que os pneus estariam com alguma excesso de pressão).
                                    Adorei o percurso traçado, principalmente aquela estrada mais estreita e com curvas para a adrenalina.
                                    V7 a quanto passaste numa parte dessa estrada que tinha um "salto"? Pegado com outro Q5 e com o vendedor a dizer da-lhe gas acho que as rodas levantaram da estrada.
                                    Qual o numero do Q5 que andaste?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ai, ai !! já vejo aí muita gente a falar deste novo 2.0 tdi e dúvido que todos o tenham conduzido

                                      O motor é francamente bom, acrescenta nervo ao também 2.0 tdi de 143 cv e é bastante forte em toda a faixa de rotações. Foi mesmo dos dieseis que mais me pareceu um gasolina, até pela sonoridade, mas também pela facilidade com que rola nas 3.000, 4.000, 4.500 ...

                                      Este Q5, principalmente com a excelente cx sequencial tem o dom de fazer parecer a generalidade dos outros carros, antiquados e pouco fáceis de utilizar.

                                      O motor TFSI é também excelente e mais entusiasmante, a facilidade com que rola a 200 em quase qualquer sitio, mesmo neste SUV é desconcertante.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                                        Acrescentando mais algumas infos, o Q5 tem um comportamento muito bom, mas no modo de condução sport fica bastante duro e um pouco saltitão, pena que esses que estavam na azambuja tivessem pneus mistos embora bons tornam o carro mais seco.
                                        A alta velocidade na A15 sentiam-se bem as irregularidades do piso ( parece-me tambem que os pneus estariam com alguma excesso de pressão).
                                        Adorei o percurso traçado, principalmente aquela estrada mais estreita e com curvas para a adrenalina.
                                        V7 a quanto passaste numa parte dessa estrada que tinha um "salto"? Pegado com outro Q5 e com o vendedor a dizer da-lhe gas acho que as rodas levantaram da estrada.
                                        Qual o numero do Q5 que andaste?

                                        Andámos no nº 1 a diesel no TSI não me recordo!

                                        Comentário


                                          #21
                                          ora ai está um test drive interessante.

                                          curiosamente num certo stand nem os preços sabiam, quando mais test drives


                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                                            Acrescentando mais algumas infos, o Q5 tem um comportamento muito bom, mas no modo de condução sport fica bastante duro e um pouco saltitão, pena que esses que estavam na azambuja tivessem pneus mistos embora bons tornam o carro mais seco.
                                            A alta velocidade na A15 sentiam-se bem as irregularidades do piso ( parece-me tambem que os pneus estariam com alguma excesso de pressão).
                                            Adorei o percurso traçado, principalmente aquela estrada mais estreita e com curvas para a adrenalina.
                                            V7 a quanto passaste numa parte dessa estrada que tinha um "salto"? Pegado com outro Q5 e com o vendedor a dizer da-lhe gas acho que as rodas levantaram da estrada.
                                            Qual o numero do Q5 que andaste?
                                            Aí não me apercebi logo que podia ser um salto e começei por travar a fundo e quando percebi o que era acelerei a fundo, mas não creio que tenha chegado a saltar

                                            Fiz também umas incursões TT light e de facto o Q5 é muito duro para pisos irregulares, mas fiz lá um bocadinho que num ligeiro se não se partisse todo por baixo, pelo menos os amortecedores se calhar iam à vida e ele aguentou-se que nem um leão

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                              Aí não me apercebi logo que podia ser um salto e começei por travar a fundo e quando percebi o que era acelerei a fundo, mas não creio que tenha chegado a saltar

                                              Fiz também umas incursões TT light e de facto o Q5 é muito duro para pisos irregulares, mas fiz lá um bocadinho que num ligeiro se não se partisse todo por baixo, pelo menos os amortecedores se calhar iam à vida e ele aguentou-se que nem um leão
                                              Uma pergunta nas vossas malas tambem tinham uns guarda chuvas todos pimpões da audi?

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                                                Segundo certo user os condutores dos BMW é que andam sempre "na pastilha"

                                                Andei durante várias semanas com uma A4 2.0tdi 170cv do modelo antigo, e fiquei algo desiludido com o motor (demasiado on/off) mas era um motor que o pouco gozo que me deu era sentir aquela descarga de potência em relações altas... em baixas era cansativo.
                                                É a minha experiência contra a do rca33.

                                                Logo se eu não posso tirar conclusões nenhumas ele também não..

                                                E mais, de certeza que alguns já estão escaldados com as multas. Mas pronto fica por aqui o OT.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                  Aí não me apercebi logo que podia ser um salto e começei por travar a fundo e quando percebi o que era acelerei a fundo, mas não creio que tenha chegado a saltar
                                                  Eu não o vi só o senti, ia na brincadeira com o da frente quando o gajo saltou so tive tempo para dizer f***-** correu bem lololololol.
                                                  Nesse troço mais apertado tive que levar as rodas a berma varias vezes, e passou muito bem por todos os ressaltos

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                                                    #26
                                                    V7 e Nuno, testaram o acho que é assim que se chama active safe drive?

                                                    Muito fixe, mas assustou-me porque não me apercebi que o meu Q5 tinha isso numa aproximação ao Q5 da frente numa brincadeira o gajo manda um travadela jeitosa, depois do susto o vendedor explicou o que era e como funciona, testei mas sinceramente não me vejo a entregar a minha vida nas mãos de um sistema electronico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      v7, tu que conduziste o novo TDI CR, o que tens a dizer face ao 20d em termos de disponibilidade em baixas ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        rca33 atenção que estes motores tinham pouquissimos kms no sabado, o a gasolina que eu andei tinha +/- 750km quando peguei nele, todos os outros presumo que tambem tivessem mais coisa menos coisa essa quilometragem, dava bem para ver que os motores estavam ainda muito presos.
                                                        Editado pela última vez por RMVC; 27 October 2008, 22:32.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                          v7, tu que conduziste o novo TDI CR, o que tens a dizer face ao 20d em termos de disponibilidade em baixas ?
                                                          Foi a 1ª e única vez que andei neste tdi 170 cv cr, no caso do BMW já conduzi um X3, um 320d coupé e berlina e um 120d.

                                                          Diria que genericamente este tdi me pareceu tão bom como o 20d, também disponivel e suave em baixas e talvez até mais forte em altas e com sonoridade um pouco melhor.

                                                          Mas teria que andar num a seguir ao outro para ter uma opinião mais avalizada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                                                            V7 e Nuno, testaram o acho que é assim que se chama active safe drive?

                                                            Muito fixe, mas assustou-me porque não me apercebi que o meu Q5 tinha isso numa aproximação ao Q5 da frente numa brincadeira o gajo manda um travadela jeitosa, depois do susto o vendedor explicou o que era e como funciona, testei mas sinceramente não me vejo a entregar a minha vida nas mãos de um sistema electronico.
                                                            Só o gasolinas tinha esse sistema!

                                                            Penso que não estava activo, porque aparecia no ecrã a informação da distância mas o carro nunca travou sozinho!

                                                            Comentário

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