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Hospital facilita compra de motas para funcionários

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    Hospital facilita compra de motas para funcionários

    Finalmente alguém viu a luz, num país às escuras ...

    Notícia completa aqui: http://diario.iol.pt/ambiente/covilh...7375-4070.html


    Hospital facilita compra de motas para funcionários

    O Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), na Covilhã, vai negociar a aquisição de motas para os funcionários deixarem o carro em casa, anunciou esta quarta-feira o presidente da instituição, noticia a Lusa.

    O CHCB vai comprar os veículos motorizados num pacote conjunto a um fornecedor e os funcionários pagam depois em prestações de 12 a 18 meses à administração que não incluem o pagamento de juros, explicou João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB.

    Trata-se de «um incentivo para aderirem a este projecto, amigo do ambiente, que pretende diminuir o consumo de combustíveis e libertar espaço de estacionamento», explicou aquele responsável.

    As negociações estão em curso e o modelo a adquirir deverá ser definido nas próximas semanas. «Temos várias propostas de motas em cima da mesa», referiu João Casteleiro, esperando que o projecto arranque com 20 a 30 veículos motorizados que substituam os automóveis.

    «Há vários funcionários interessados com os quais já conversámos», referiu. O CHCB pretende que os veículos de duas rodas sejam enquadrados como veículo de trabalho.

    O administrador admite mesmo comprar uma mota, «nem que seja para dar o exemplo» até porque, «com a conjuntura actual, as preocupações ambientais e a racionalização do consumo devem ocupar as nossas cabeças».

    Parque de estacionamento lotado

    Por outro lado, a sobrelotação do parque de estacionamento do CHCB, na Covilhã, é um problema recorrente desde a inauguração da unidade hospitalar, há quase nove anos.

    «Só no último ano, já aumentámos o estacionamento em mais de 100 lugares mas é sempre insuficiente. Quantos mais criamos, mais ocupam», refere João Casteleiro.

    No entanto, em estudo com a Câmara da Covilhã está uma ampliação do parque para terrenos anexos, conclui.

    Tiago Lajes, funcionário do CHCB, é um dos funcionários que tenciona aderir ao projecto: «Já andava a pensar nisso porque, mesmo dentro da cidade, não é fácil circular e estacionar nas horas de ponta».

    «Acho que é uma boa ideia», refere Luís Afonso, outro funcionário que há pouco tempo trocou o carro por uma mota. «Falta saber se com o frio as pessoas vão manter a ideia. Mas acho que bem agasalhados conseguem», refere.

    Raquel Costa não tem dúvidas: vai aderir ao projecto. Com uma mota acredita que vai ser mais fácil estacionar e vai conseguir poupar no combustível.

    Por isso vai usá-la «mesmo nos dias de chuva. É para isso que as capas de chuva servem», conclui.
    Finalmente alguém a dar o exemplo ...

    "V"

    #2
    é uma boa maneira de arranjar clientes para o hospital.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
      é uma boa maneira de arranjar clientes para o hospital.
      Eu respondia-te da maneira que mereces, mas não quero ser banido do forum ...

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Japh Ver Post
        Eu respondia-te da maneira que mereces, mas não quero ser banido do forum ...
        conta até 10...

        Acho uma boa medida.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
          é uma boa maneira de arranjar clientes para o hospital.
          Foi isso que eu pensei quando li o título

          Comentário


            #6
            E que tal apoios na estruturação de uma rede de transportes públicos capazes e fiáveis, que toda a população possa usar com ajudas ao nível do passe mensal para os funcionários do hospital??


            Eu devo ser um visionário... andar de mota em Bragança no Inverno, pois...





            EDIT - escrevi Bragança mas queria dizer "Cobilhã", foi a neve que me baralhou!!!! Já agora um grande abraço para os meus amigos "Cubilhões"!!!
            Editado pela última vez por Rasec; 29 October 2008, 17:05.

            Comentário


              #7
              Só espero que não seja uma medida que caia em saco roto...

              PS: Vou abrir um stand de motas com oficina lá!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                Eu respondia-te da maneira que mereces, mas não quero ser banido do forum ...




                Agora a serio, não sei se será uma boa opção só pelo simples facto que duvido que em dias de muito frio as pessoas abdiquem dos carros

                Digamos que lá fica muito fresquinho no inverno

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                  Foi isso que eu pensei quando li o título
                  A resposta a isso (depois de contar até 10, sob indicação do LeloDasTShirts) é:

                  Inconscientes a conduzir há em todos os tipos de veículos.
                  Acidentes todos estamos sujeitos a ter.
                  Estar fechado dentro de um automóvel não é sinónimo de "segurança" nem andar em cima de uma moto sinónimo de "insegurança".
                  Como eu costumo dizer, "se andas à procura de um acidente, irás encontrá-lo... ou ele a ti". É tudo uma questão de postura na estrada. E não tem a ver com andar a 30 ou a 300, tem a ver com atitude.

                  P.S. - Estranhamente, nos países onde a norma comunitária que dá acesso a motos até 125cc/14cv aos portadores de carta B, o número de acidentes com veículos de 2 rodas não cresceu proporcionalmente ao aumento de motos em circulação, bem pelo contrário.

                  That said, parabéns ao CHCB por ter tido a visão (e a coragem) que falta a muita gente neste país de vistas curtas.

                  "V"

                  "V"

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    E que tal apoios na estruturação de uma rede de transportes públicos capazes e fiáveis, que toda a população possa usar com ajudas ao nível do passe mensal para os funcionários do hospital??


                    Eu devo ser um visionário... andar de mota em Bragança no Inverno, pois...
                    É na Covilhã, mas a ideia é a mesma

                    Comentário


                      #11
                      E eu conheço empresas que proiibiram os funcionários de se deslocarem de mota para o trabalho para diminuirem o risco de acidente...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por dcifumarolas Ver Post



                        Agora a serio, não sei se será uma boa opção só pelo simples facto que duvido que em dias de muito frio as pessoas abdiquem dos carros

                        Digamos que lá fica muito fresquinho no inverno
                        A resposta a isso é: "equipamento correcto" :-)

                        Ando de moto 365 dias por ano e só sinto frio quando me armo em carapau e penso que ainda é verão quando já se está no outono

                        P.S. - No dia 31 de Dezembro de 2007, eram 4 da tarde e eu estava na Torre, de moto. E estava sem frio algum, contrariamente a muitos dos que lá chegaram acima de carro... ;-)

                        EDIT:
                        Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                        E eu conheço empresas que proiibiram os funcionários de se deslocarem de mota para o trabalho para diminuirem o risco de acidente...
                        You must be kidding me ...

                        "V"

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                          é uma boa maneira de arranjar clientes para o hospital.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                            Eu respondia-te da maneira que mereces, mas não quero ser banido do forum ...
                            já não vais-me insultar por não concordar contigo.
                            queres me insultar, por achar que as motos são a melhor maneira no mundo de (no mínimo) ser cliente de um hospital.

                            amigo (pelos visto inimigo), eu adoro motos andei muito de moto na minha juventude ,só não tenho moto porque não tenho onde a guardar.
                            mas vamos ser sinceros andar de moto não é propriamente a actividade mais segura do mundo.

                            em Portugal deve ver mais seguro passear a noite nos frondosos matagais da cova da moura que andar moto na EN125.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                              E que tal apoios na estruturação de uma rede de transportes públicos capazes e fiáveis, que toda a população possa usar com ajudas ao nível do passe mensal para os funcionários do hospital??


                              Eu devo ser um visionário... andar de mota em Bragança no Inverno, pois...
                              Covilhã ;)


                              E concordo contigo. A rede de transportes na Covilhã é bastante fraca, na minha opinião. Com uma melhoria desta e acesso facililatado aos funcionários, seria mais eficaz. Contudo, penso que esse melhoramento teria que ser feito pela câmara, o Hospital em si, nada pode fazer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                                E que tal apoios na estruturação de uma rede de transportes públicos capazes e fiáveis, que toda a população possa usar com ajudas ao nível do passe mensal para os funcionários do hospital??


                                Eu devo ser um visionário... andar de mota em Bragança no Inverno, pois...
                                Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                É na Covilhã, mas a ideia é a mesma


                                LOL, estava a pensar Covilhã e escrevi Bragança!!!


                                O problema não é a segurança, ou a falta dela, consciência ou inconsciência, é simplesmente a diferença entre andar de carro ou de moto, numa estrada cheia de gelo e neve com fartura...



                                Deverás saber melhor do que ninguém o que é andar de moto numa estrada gelada!

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por joão vasco Ver Post
                                  já não vais-me insultar por não concordar contigo.
                                  queres me insultar, por achar que as motos são a melhor maneira no mundo de (no mínimo) ser cliente de um hospital.

                                  amigo (pelos visto inimigo), eu adoro motos andei muito de moto na minha juventude ,só não tenho moto porque não tenho onde a guardar.
                                  mas vamos ser sinceros andar de moto não é propriamente a actividade mais segura do mundo.

                                  em Portugal deve ver mais seguro passear a noite nos frondosos matagais da cova da moura que andar moto na EN125.
                                  A falar assim já nos entendemos. Agora "entrar a matar" como fizeste no 1o post ... dispenso.

                                  E se já andaste de moto ... a tua afirmação é incompreensível.
                                  É "perigoso" andar de moto ? É. Como o é andar de automóvel. E até a pé, fazendo fé na quantidade de peões atropelados por ano ...
                                  Acidentes acontecem. Sh*t happens.

                                  Quanto à periculosidade de andar de moto em Portugal ... again, é uma questão de postura e atitude. Fazendo uma condução segura e defensiva e usando o equipamento correcto, já se diminui substancialmente os riscos de acidente (ou os resultados deste).
                                  Claro que se um gajo se arma em campeão e tenta fazer uma 2ª Circular a 150 quando o transito se arrasta a 50 ... está a pedí-las.
                                  Mas aí não é a moto que tem "culpa", mas sim o conteúdo do capacete. OU a falta dele.

                                  "V"

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Japh Ver Post

                                    You must be kidding me ...

                                    "V"
                                    Nop.

                                    Conheço 2. Uma delas é uma afamada petrolífera da praça que tem uma política de segurança do mais rígido que existe.

                                    Politica internacional do grupo: deslocações de, para e em trabalho só em transportes públicos ou automóvel. De mota não pois agrava o risco de acidentes, e aumenta a gravidade das consequências.

                                    (Na altura li uma nota de pesquisa deles que indicava a percentagem de aumento de probabilidade de acidente com motas, mas não gravei, por isso não me recordo).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                                      Nop.

                                      Conheço 2. Uma delas é uma afamada petrolífera da praça que tem uma política de segurança do mais rígido que existe.

                                      Politica internacional do grupo: deslocações de, para e em trabalho só em transportes públicos ou automóvel. De mota não pois agrava o risco de acidentes, e aumenta a gravidade das consequências.

                                      (Na altura li uma nota de pesquisa deles que indicava a percentagem de aumento de probabilidade de acidente com motas, mas não gravei, por isso não me recordo).
                                      Proibir o funcionário de optar pelo meio de transporte que mais lhe agrade/convenha nas deslocações de/para o trabalho (que são à conta do funcionário) é entrar na esfera pessoal do mesmo, coisa que nenhuma empresa pode fazer.

                                      No máximo notificam o funcionário que não terá direito a seguro nessas deslocações (e isso podem fazer, como é óbvio).

                                      Nas deslocações EM trabalho, como são à conta da empresa, essa posição já tem mais fundamento.

                                      P.S. - <flame> Como é uma gasolineira, compreende-se ... sempre é mais 1 tonelada de chapa inútil a gastar combustível nas filas ... </flame>

                                      "V"

                                      Comentário


                                        #20
                                        Nada como naqueles dias de trânsito infernais, gajo de mota passar por todos, chegar mais cedo a casa, sentar no sofá ver e muitos ainda no trânsito, se chover?!?! Equipamento devido, para quem tiver disposto, tiver possibilidades, também chega mais cedo a casa toma um banho quente, sofá e outros ainda no trânsito queimar gasolina e dizer mal da vida.

                                        Quanto à medida por parte do Hospital, eu acho muito bem, de acordo.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Ui ca bom, andar de mota ao frio gélido no Inverno e com aquele gelo na estrada.

                                          Ou então no verão, com calor. Nada como tomar uma bela banhoca quando se chega ao trabalho.

                                          Negar que andar de moto é bastante mais perigoso do que de carro é de rir. Traz vantagens? Claro Mas também bastantes desvantagens.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Não sei se será a localidade ideal para implantar essa solução.

                                            O frio e gelo são dois inimigos do motociclista.

                                            Comentário


                                              #23
                                              "O CHCB vai comprar os veículos motorizados num pacote conjunto a um fornecedor e os funcionários pagam depois em prestações de 12 a 18 meses à administração que não incluem o pagamento de juros, explicou João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB."

                                              Tinha a ideia que o dinheiro dos hospitais era para gastar nos doentes, nos vencimentos do pessoal, na compra de equipamentos e serviços médicos e mariquices do género...

                                              Bom bom era, dentro do esquema que estão a pensar, comprarem apartamentos ao lado do hospital para os funcionários nem sequer terem de ir de mota. Isso sim era ser amigo do ambiente, não era !!??

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                                Ui ca bom, andar de mota ao frio gélido no Inverno e com aquele gelo na estrada.

                                                Ou então no verão, com calor. Nada como tomar uma bela banhoca quando se chega ao trabalho.

                                                Negar que andar de moto é bastante mais perigoso do que de carro é de rir. Traz vantagens? Claro Mas também bastantes desvantagens.
                                                Bem, já deu para ver que há por aqui muitos "enlatados" em regime de exclusividade...

                                                Nenhum motociclista (desde aspirador a super-desportiva) nega que é mais perigoso deslocar-se de moto (não será bastante mais, simplesmente mais).

                                                Nenhum motociclista em consciência não adaptará a velocidade/condução em circunstância com as condições da via.

                                                Calor? Frio? Já andei de mota com temperaturas próximo de zero e não o senti... É uma questão de usar o equipamento adequado.

                                                Reafirmo que espero que esta iniciativa seja exemplo para muitos outros organismos publicos ou privados. Aliás, sou acérrimo defensor de estender a Categoria B a motos de cilindrada até 125cm3 (ou 11Kw).

                                                Por último, ninguém está a obrigar ninguém. Quem o fizer, fa-lo-á com consciência dos perigos, preocupação ambiental e por economia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                  Eu respondia-te da maneira que mereces, mas não quero ser banido do forum ...
                                                  Originalmente Colocado por Japh Ver Post
                                                  A resposta a isso (depois de contar até 10, sob indicação do LeloDasTShirts) é:

                                                  Inconscientes a conduzir há em todos os tipos de veículos.
                                                  Acidentes todos estamos sujeitos a ter.
                                                  Estar fechado dentro de um automóvel não é sinónimo de "segurança" nem andar em cima de uma moto sinónimo de "insegurança".
                                                  Como eu costumo dizer, "se andas à procura de um acidente, irás encontrá-lo... ou ele a ti". É tudo uma questão de postura na estrada. E não tem a ver com andar a 30 ou a 300, tem a ver com atitude.

                                                  P.S. - Estranhamente, nos países onde a norma comunitária que dá acesso a motos até 125cc/14cv aos portadores de carta B, o número de acidentes com veículos de 2 rodas não cresceu proporcionalmente ao aumento de motos em circulação, bem pelo contrário.

                                                  That said, parabéns ao CHCB por ter tido a visão (e a coragem) que falta a muita gente neste país de vistas curtas.

                                                  "V"

                                                  "V"
                                                  Por mais que ames motos, é indiscutível que quem anda de moto está mais exposto a lesões resultantes de acidentes de viação do que quem anda de automóvel!

                                                  Independentemente do condutor ser fângio ou certinho, seja qual for o veiculo, quem vai montado em duas rodas tem substancialmente mais hipóteses de ter uma lesão resultante de acidente (nem que seja um pulso partido) do que quem vai de carro!

                                                  Lido diariamente com acidentes e garanto-te que é raro o motociclista que não sofre ferimentos, por mais pequeno que seja o acidente! Pode ser uma queimadura por alcatrão, uma clavícula, um pulso, enfim, lesões "menores", mas que acontece, acontece.

                                                  Já de carro, naqueles pequenos acidentes a relativa baixa velocidade, desde que utilizado cinto de segurança, os ferimentos praticamente não existem. Quanto muito, ficam com o esterno dorido.

                                                  E penso que foi neste aspecto que o João Vasco falou, pelo menos entendi assim, pelo que a tua resposta foi despropositada. Lembra-te que há quem não condene os motociclistas por tudo e por nada. Aliás, na tua senda de defesa dos motociclistas (que louvo) acabas muitas vezes por cair no mesmo erro de discurso de alguns enlatados. Pensa nisso.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ebay Ver Post
                                                    "O CHCB vai comprar os veículos motorizados num pacote conjunto a um fornecedor e os funcionários pagam depois em prestações de 12 a 18 meses à administração que não incluem o pagamento de juros, explicou João Casteleiro, presidente do conselho de administração do CHCB."

                                                    Tinha a ideia que o dinheiro dos hospitais era para gastar nos doentes, nos vencimentos do pessoal, na compra de equipamentos e serviços médicos e mariquices do género...

                                                    Bom bom era, dentro do esquema que estão a pensar, comprarem apartamentos ao lado do hospital para os funcionários nem sequer terem de ir de mota. Isso sim era ser amigo do ambiente, não era !!??
                                                    Concordo!

                                                    Tendo em conta que estamos em Portugal, parece-me que será um grande negócio para todos, menos para os contribuintes...

                                                    O "core business" de um Hospital não é o ambiente; é a saúde!
                                                    E diga-se de passagem, nem aí os resultados são muito bons

                                                    Cumps.

                                                    PS: Acho a medida interessante, mas um hospital público não é a entidade certa para a sua promoção...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Tenho de falar deste exemplo ao patrão...

                                                      Eu sei bem o que ia buscar, podia ficar marreco, mas andava sempre de sorriso nos lábios!!!


                                                      Ducati 848


                                                      Ducati 996

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                        Tenho de falar deste exemplo ao patrão...

                                                        Eu sei bem o que ia buscar, podia ficar marreco, mas andava sempre de sorriso nos lábios!!!


                                                        Ducati 848


                                                        Ducati 996
                                                        Sem dúvida!

                                                        No site, a noticia é ilustrada com esta...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LelodasTshirts Ver Post
                                                          Bem, já deu para ver que há por aqui muitos "enlatados" em regime de exclusividade...

                                                          Nenhum motociclista (desde aspirador a super-desportiva) nega que é mais perigoso deslocar-se de moto (não será bastante mais, simplesmente mais).


                                                          Será? Não foi isso que foi aqui dito..

                                                          Originalmente Colocado por Japh Ver Post

                                                          E se já andaste de moto ... a tua afirmação é incompreensível.
                                                          É "perigoso" andar de moto ? É. Como o é andar de automóvel. E até a pé, fazendo fé na quantidade de peões atropelados por ano ...
                                                          Acidentes acontecem. Sh*t happens.

                                                          Quanto à periculosidade de andar de moto em Portugal ... again, é uma questão de postura e atitude. Fazendo uma condução segura e defensiva e usando o equipamento correcto, já se diminui substancialmente os riscos de acidente (ou os resultados deste).

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                            Não sei se será a localidade ideal para implantar essa solução.

                                                            O frio e gelo são dois inimigos do motociclista.
                                                            De aplaudir a atitude mas concordo ctg... assim como também concordo com quem diz que os transportes deviam ser melhorados, mas isso a 40 e poucos km da capital já é um caos, quanto mais na Covilhã...
                                                            Só para dar exemplo lá onde moro nos FDS(sim porque durante a semana fico em Lx por causa disso) tenho autocarro ás 6h45, 7h15, 10h, 14h, 17h... para Alenquer, no trajecto contrario ainda é pior...

                                                            Comentário

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