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Que área visual o retrovisor interior retira no vidro da frente?

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    Que área visual o retrovisor interior retira no vidro da frente?

    Há muito que me venho interrogando sobre a dispensabilidade daquele mamarracho colado ao vidro da frente que, em muitos carros, é um autêntico empecilho visual.

    Se o ângulo visual perdido pelo espelho retrovisor interior não andar perto dos 10% a diferença não deve ser muita!

    Que soluções, então, poderiam ser adoptadas para retirar dali aquela coisa? Que carros já as propõem e porque não são mais generalizadas essas alternativas?...


    #2
    No meu caso atrapalha-me muito mais o pilar frontal esquerdo do que o espelho retrovisor ... (Astra H)

    Nesse mercedes isso é uma camera ??

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Taurus Ver Post
      No meu caso atrapalha-me muito mais o pilar frontal esquerdo do que o espelho retrovisor ... (Astra H)

      Nesse mercedes isso é uma camera ??
      A imagem é só um exemplo, já que não encontrei outra mais ilustrativa!

      Comentário


        #4
        só se fosse a bela da camera na traseira e usar um ecrã no tablier ou assim... mas a mim pelo menos faz-me imenso jeito o espelho interior, deve ser o que mais uso. E o facto de ocupar um pouco do campo visual nem é problema... problema é aqueles que andam com mamarrachos todo o tamanho pendurados nele, ou aqueles que acham que o belo do GPS fica bem é a meio do vidro, ligeiramente abaixo do dito espelho, etc...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
          A imagem é só um exemplo, já que não encontrei outra mais ilustrativa!

          Vi mal a foto , já estava aqui a por tecnologia a mais e não reparei que no caso da foto era um espelho normal

          Comentário


            #6
            Eu no meu caso também faço uso dele!

            Diga-se de passagem é que o 120d tem uma péssima visibilidade traseira, mas já me habituei completamente

            Comentário


              #7
              Sinceramente nunca me incomodou, não obstrui minimamente o meu ângulo de visão para a frente, da estrada e dos restantes automobilistas. Para ver as estrelas à noite é que complica a coisa.

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                #8
                Por acaso já tinha pensado nisso para mim mesmo. Pois acho que o meu caso é talvez o pior que conheço.

                O Astra Coupé deriva do Astra normal, embora seja "tudo" diferente, há certos pormenores que, provavelmente, não seria viável alterar, dois deles são a localização do espelho interior e as escovas do limpa-vidros.

                O que se passa é que os pilares, e consequentemente o vidro frontal "caíram" de forma impressionante, nesta versão, de tal forma que, por exemplo, o sensor de chuva e luz não estava disponível para o coupé, pois a escova não vai muito mais além do meio do vidro! Logo, para ter esses sensores, teria que ficar o conjunto dos sensores quase a meio do vidro, o que não faria sentido.

                Claro que isto são questões secundárias e não me preocupam minimamente.
                Mas no interior, devido a esta inclinação, além de, caso tenha a regulação em altura do banco acima do meio, bater com a cabeça no tecto, o espelho retrovisor (montado no mesmo local do Astra normal), ocupa um espaço incrível, ao ponto de geralmente me tapar os semáforos (parando na posição normal), tenho que me por ou mais atrás, ou mais à frente, ou inclinar-me bastante para ver o semáforo. É espelho electrocromático, que já de si é volumoso, e realmente retira uma visibilidade considerável! Claro que a pessoa se adapta, e não é isso que me vai fazer ter um acidente ou não ver bem a estrada, mas a verdade é que tira mesmo muita visibilidade.

                O vidro é muito inclinado, já de sí o ângulo de visão diminui, e com o espelho é uma coisa incrível, até porque o próprio espelho fica bastante mais "para dentro" que no normal (se traçarmos uma paralela ao espelho até baixo este fica uns 1 ou 2cm atrás da manete das mudanças), devido à inclinação, o que ajuda a piorar ainda mais um bocadinho.

                Mas caricatas são as palas do sol, que estando em baixo a 90º face ao tecto ficam-me totalmente na frente dos olhos, mesmo tendo o banco todo em baixo! E mesmo encostando ao vidro, acabam por se tornar incomodativas, pois a visibilidade que tiram também é considerável.

                Tento imaginar como é que será nos desportivos "a sério" incrivelmente baixos e aerodinâmicos. Mas esses também andam tão depressa que não precisam de olhar para quem vem atrás.


                Uma solução, que provavelmente acabará por surgir, é a utilização de uma camera, para que visualizemos a informação no ecrã do carro. Penso ser mesmo a única hipótese. O problema seria apenas a adaptação, estamos incrivelmente mentalizados e adaptados a ter o espelho ali, e já quase que é um movimento involuntário olhar para aquele espelho.


                PS: Outra coisa que tantas vezes nos tira a visibilidade, principalmente quando há pessoas a atravessar a estrada (sem passadeiras, em que o cuidado do condutor e a atenção é menor, devido a "teoricamente" não haver pessoas a atravessar) são os pilares A. Já por duas vezes apanhei sustos, por ter uma pessoa precisamente no enfiamento do pilar A. Sendo pilares bastante volumosos, é complicado.

                Comentário


                  #9
                  How cares, any away!?!
                  Já me habituei... Nem sequer reparo, acho que nunca ninguém teve um acidente por causa disso, os pilares A e C sim... principalmente o A nos monovolumes...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                    Há muito que me venho interrogando sobre a dispensabilidade daquele mamarracho colado ao vidro da frente que, em muitos carros, é um autêntico empecilho visual.

                    Se o ângulo visual perdido pelo espelho retrovisor interior não andar perto dos 10% a diferença não deve ser muita!

                    Que soluções, então, poderiam ser adoptadas para retirar dali aquela coisa? Que carros já as propõem e porque não são mais generalizadas essas alternativas?...
                    Acho que a visibilidade que nos é retirada é muito pouca. Mas uma das possibilidades seria uma câmara, passando a imagem no tablier. No entanto, uma aviaria na mesma seria grave.

                    Comentário


                      #11
                      lembrei-me de uma coisa que pode causar problemas:
                      - Bacanos que circulam com o espelho retrovisor esquerdo recolhido e totalmente reclinados nos assentos ... E aposto que nem seguro têm...

                      Comentário


                        #12
                        O pilar A retira-me muito mais visibilidade do que o espelho..

                        Nunca me preocupei com isso sinceramente.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                          How cares, any away!?!
                          Oi?

                          A mim não me faz grande confusão... e acho-o essencial! Estou constantemente a usá-lo.. mesmo quando páro num semáforo (dependendo da qualidade da condutora à retaguarda ).

                          Comentário


                            #14
                            Essa imagem não tem nada a haver o cu com as quecas...

                            De onde o condutor se senta o espelho retrovisor interior em NADA atrapalha o angulo de visão.

                            Comentário


                              #15
                              Tal como disseram o problema é o pilar A e em certos carros causa mesmo um grande transtorno!

                              Comentário


                                #16
                                A mim os retrovisores interiores não me tiram visibilidade para a estrada; além do mais é o espelho que eu mais uso.

                                Comentário


                                  #17
                                  Lembram-se de cada coisa.. O que esse "cantinho" mostra tem muito mais valor acrescentado do que a visibilidade que retira por lá estar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Tubular Bells Ver Post
                                    Por acaso já tinha pensado nisso para mim mesmo. Pois acho que o meu caso é talvez o pior que conheço.

                                    O Astra Coupé deriva do Astra normal, embora seja "tudo" diferente, há certos pormenores que, provavelmente, não seria viável alterar, dois deles são a localização do espelho interior e as escovas do limpa-vidros.

                                    O que se passa é que os pilares, e consequentemente o vidro frontal "caíram" de forma impressionante, nesta versão, de tal forma que, por exemplo, o sensor de chuva e luz não estava disponível para o coupé, pois a escova não vai muito mais além do meio do vidro! Logo, para ter esses sensores, teria que ficar o conjunto dos sensores quase a meio do vidro, o que não faria sentido.

                                    Claro que isto são questões secundárias e não me preocupam minimamente.
                                    Mas no interior, devido a esta inclinação, além de, caso tenha a regulação em altura do banco acima do meio, bater com a cabeça no tecto, o espelho retrovisor (montado no mesmo local do Astra normal), ocupa um espaço incrível, ao ponto de geralmente me tapar os semáforos (parando na posição normal), tenho que me por ou mais atrás, ou mais à frente, ou inclinar-me bastante para ver o semáforo. É espelho electrocromático, que já de si é volumoso, e realmente retira uma visibilidade considerável! Claro que a pessoa se adapta, e não é isso que me vai fazer ter um acidente ou não ver bem a estrada, mas a verdade é que tira mesmo muita visibilidade.

                                    O vidro é muito inclinado, já de sí o ângulo de visão diminui, e com o espelho é uma coisa incrível, até porque o próprio espelho fica bastante mais "para dentro" que no normal (se traçar-mos uma paralela ao espelho até baixo este fica uns 1 ou 2cm atrás da manete das mudanças), devido à inclinação, o que ajuda a piorar ainda mais um bocadinho.

                                    Mas caricatas são as palas do sol, que estando em baixo a 90º face ao tecto ficam-me totalmente na frente dos olhos, mesmo tendo o banco todo em baixo! E mesmo encostando ao vidro, acabam por se tornar incomodativas, pois a visibilidade que tiram também é considerável.

                                    Tento imaginar como é que será nos desportivos "a sério" incrivelmente baixos e aerodinâmicos. Mas esses também andam tão depressa que não precisam de olhar para quem vem atrás.


                                    Uma solução, que provavelmente acabará por surgir, é a utilização de uma camera, para que visualizemos a informação no ecrã do carro. Penso ser mesmo a única hipótese. O problema seria apenas a adaptação, estamos incrivelmente mentalizados e adaptados a ter o espelho ali, e já quase que é um movimento involuntário olhar para aquele espelho.


                                    PS: Outra coisa que tantas vezes nos tira a visibilidade, principalmente quando há pessoas a atravessar a estrada (sem passadeiras, em que o cuidado do condutor e a atenção é menor, devido a "teoricamente" não haver pessoas a atravessar) são os pilares A. Já por duas vezes apanhei sustos, por ter uma pessoa precisamente no enfiamento do pilar A. Sendo pilares bastante volumosos, é complicado.
                                    Subscrevo tudo, sublinhando a questão do pilar "A", já muito debatida, mas também essa questão de ver-se muito mal os sinais luminosos, sobretudo com os retrovisores electrocromáticos associados aos pára brisas muito inclinados!

                                    A solução da câmara é aquela que me parece irá substituir não só o retrovisor interior como os exteriores!

                                    Comentário


                                      #19
                                      É lixado qd vou a 240 e quero ver a lua à noite...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não me faz diferença. Já o pilar A .....

                                        Comentário


                                          #21
                                          Foi a primeira vez que vi alguém incomodado com o retrovisor interior por tirar visibilidd.

                                          Já por se lhe dar cabeçadas é coisa diferente!!lololol

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu também não consigo encontrar nenhum contra para o retrovisor interior...Gosto muito dele e dou-lhe bastante uso!

                                            10% de redução de visibilidade parece-me um pouco exagerado..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por a.rosario Ver Post
                                              Eu também não consigo encontrar nenhum contra para o retrovisor interior...Gosto muito dele e dou-lhe bastante uso!

                                              10% de redução de visibilidade parece-me um pouco exagerado..
                                              Só compreendo em pessoas de estatura elevada em que o retrovisor fique ao nível dos olhos, porque de resto o retrovisor fica num plano acima da minha cabeça e como não preciso de olhar para o céu para conduzir não me perturba.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Ainda não percebi o objectivo do tópico. Alguns foram fechados por menos.

                                                Pé Leve, o retrovisor tira-te visão para a estrada? Quanto medes?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Eu acho que a vantagem de ter o retrovisor anula qualquer desvantagem que haja com a sua colocação.Se não tivesse fazia-me uma grande falta,ao contrário da área que supostamente ocupa.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    OK... de facto o Pilar actualmente retira parte da visão lateral\frontal
                                                    Tb não deixa de ser verdade que a visão para a rectaguarda, em muitos carros não é fantastica (sei do que falo, tenho um CC sem escova)

                                                    Agora... estarem preocupados com o espelho?????
                                                    Se atrapalha...tirem-no! é o unico comentário possivel!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Eu acho que o espelho continuará por muitos e bons anos.

                                                      Mesmo considerando uma solução de um ecrã, a definição da imagem/naturalidade poderia ser um problema.

                                                      Quando olhamos para um espelho temos uma imagem rigorosamente igual à realidade.
                                                      Nenhum ecrã hoje em dia consegue isso.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu por acaso também utilizo bastante esse espelho. Esse e o retrovisor esquerdo. Acho que a conduzir uso apenas estes dois. Para estacionar e que uso o direito. Não me retira visibilidade, e acho que é fundamental na nossa segurança.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                                                          Ainda não percebi o objectivo do tópico. Alguns foram fechados por menos.

                                                          Pé Leve, o retrovisor tira-te visão para a estrada? Quanto medes?
                                                          Penso que o Tubular Bells fez uma explicação muito pormenorizada dessa e de outras situações de perda de visibilidade!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A mim só se for nos sinais...

                                                            Isso da camara não é viavel, para ja porque tinhamos que ter 2 monitores dentro do carro, uma para o comp. de bordo e uma exclusiva para o substituir o retrovisor.

                                                            Outra coisa era o facto de quando a camara traseira ficava xuja (chuva,po,lama etc) ou saimos do carros com um pano ou deixavamos de ver.. o que não tem logica

                                                            Comentário

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