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Problema de arranque em Ducato 2.3 JTD

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    Problema de arranque em Ducato 2.3 JTD

    Tou com um problema muito estranho na minha ducato 2.3 Jtd, sempre que a tento meter a trabalhar de chave ela dá muitas voltas ao motor de arranque e só depois é que pega. A frio então é um suplicio, se não tivesse uma boa bateria de 100AH ela nunca mais pegava.
    Mas agora vêm as coisas estranhas, quando ela pega não faz fumo nenhum, é estranho porque estando tanto tempo o motor de arranque a rodar ela devia de acumular gasoleo. Outra coisa estranha, qd ela pega não tem um funcionamento irregular, não fica tipo a 2 ou 3 cilindros e depois liga o 4º, fica logo com um trabalhar certinho e um ralenti estável.
    E para o fim a mais estranha de todas, se a deixo a descer e a ponho a trabalhar de esticão ela pega logo ao 1º solavanco, o motor quase que nem roda e ela pega logo.

    Alguma ideia?

    #2
    Ar no sistema de combustível? Eu começava por aí.

    Experimenta purgar o filtro do gásoleo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
      Ar no sistema de combustível? Eu começava por aí.

      Experimenta purgar o filtro do gásoleo.
      À partida o sistema elimina o ar no sistema sozinho.

      Pode ser um problema na bomba de baixa pressão, a que puxa o gasóleo do depósito, da bomba de alta pressão... filtros, sensores de posição da cambota, etc, etc.

      Começa pelo mais simples de tudo:

      Experimenta dar à chave 3 vezes (isto ajuda a puxar o gasóleo e a desferrar o sistema, caso este tenha ar), sem nunca por o motor de arranque a trabalhar e dá o arranque à 4ª vez.

      Vê o que ela faz e depois coloca aqui.

      Comentário


        #4
        Mas se fosse isso ela não teria dificuldade tb a pegar de esticão, ela de esticão pega logo ao minimo movimento.

        De qualquer maneira vou purgar o filtro de gasoleo apesar de ela ter uma avisador no caso de ter agua no sistema, mas sempre é mais uma hipotese que elimino.

        Bruno isso de ligar a ignição 3 vezes tb já fiz e é igual.

        Comentário


          #5
          Kevin, há um problema recorrente nos motores a gasolina Renault que é muito parecido com o que descreves: o sensor de posição da cambota.

          Se este sensor estiver estragado/sujo a electrónica nunca sabe quando injectar combustível.

          O ruído eléctrico provocado pelo motor de arranque piora os sintomas.

          Quando isso acontece o carro pega melhor de empurrão porque o motor de arranque não está a fazer ruído eléctrico.

          Após pegar, como já não há o tal ruído do motor de arranque, o motor trabalha certinho e sereninho.


          Pode estar a acontecer uma coisa semelhante à tua Ducato. Os sintomas são os mesmos. Acresce que, como já n há bomba mecânica, a electrónica nunca injectou gasóleo porque nunca "soube" quando (devido à tal ausência de informação do sensor). Logo, não há nuvem preta no escape como dantes era vulgar.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
            Kevin, há um problema recorrente nos motores a gasolina Renault que é muito parecido com o que descreves: o sensor de posição da cambota.

            Se este sensor estiver estragado/sujo a electrónica nunca sabe quando injectar combustível.

            O ruído eléctrico provocado pelo motor de arranque piora os sintomas.

            Quando isso acontece o carro pega melhor de empurrão porque o motor de arranque não está a fazer ruído eléctrico.

            Após pegar, como já não há o tal ruído do motor de arranque, o motor trabalha certinho e sereninho.


            Pode estar a acontecer uma coisa semelhante à tua Ducato. Os sintomas são os mesmos. Acresce que, como já n há bomba mecânica, a electrónica nunca injectou gasóleo porque nunca "soube" quando (devido à tal ausência de informação do sensor). Logo, não há nuvem preta no escape como dantes era vulgar.
            Tem lógica sim sr.
            Será que ligando-a à maquina ela acusa avaria nesse sensor? Este motor já é o common-rail 16v todo xpto por isso deve de ter electrónica para isso, não?

            Comentário


              #7
              Então, e tal como tinha dito (e houve já a mesma ideia aqui):

              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
              .

              Pode ser um problema na bomba de baixa pressão, a que puxa o gasóleo do depósito, da bomba de alta pressão... filtros, sensores de posição da cambota, etc, etc.
              Tens ainda o sensor de posição da árvores de cames.

              Mas, por vezes a ECU não regista qq avaria, por isso a máquina pode não apanhar a fonte do problema.

              Em relação á purga... com as 3 vezes a puxar o gasóleo, ele deveria anular o problema sozinho.

              Comentário


                #8
                Amanhã vou ver se a ligo à maquina e esperar que apareça o erro :-S

                Comentário


                  #9
                  Se não acendeu luz, não deves encontrar nada relevante.

                  No entanto com a máquina já tens acesso a alguns sensores e podes comparar os valores que estão a ser lidos naquele momento com os que supostamente devia apresentar.

                  Se for uma máquina oficial da Fiat melhor!

                  Comentário


                    #10
                    Tive agora a falar com um electricista que disse que quase de certeza que foi o induzido do motor de arranque que está ionizado, nem sei que é isso, já alguem ouviu falar?
                    Ele disse que só resolvo metendo um motor de arranque novo ou recondicionado, disse que não vale a pena meter escovas ou bendix, mas o q é certo é que ele fala que nos carros com isso marado o motor de arranque roda bué depressa e eles n pegam, de empurrão pegam bem e quendo levam um motor de arranque novo pegam lgo ao 1º toque.
                    Disse que se ligar à máquina não vai acusar nada.
                    Já tou a ficar F...lixado com esta porcaria.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Kevin Cego Ver Post
                      o motor de arranque roda bué depressa
                      E tu notas isso?

                      Comentário


                        #12
                        Kevin, "motor de arranque ionizado" cheira-me a "banha da cobra"... Nunca de tal coisa ouvi falar (e electricidade é o meu trabalho).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                          E tu notas isso?
                          Noto, mas roda semelhante a outros iguais em motores iguais, o q quero dizer é que ele não roda devagar como se tivesse a acabar a bateria.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Kevin, "motor de arranque ionizado" cheira-me a "banha da cobra"... Nunca de tal coisa ouvi falar (e electricidade é o meu trabalho).
                            Eu tb nunca tinha ouvido falar, mas o gajo até se disponibilizou para ligar para uma loja e dizer que o motor de arranque era para ele e eu depois ia lá buscá-lo que era para ter o desconto de oficina, portanto não vejo onde ele poderia ganhar dinheiro, quem vai montar o motor de arranque sou eu. De qq maneira já soube o preço e são 320 euros mais iva, chiççça, acho que primeiro vou mesmo ligar à maquina para anular mais hipoteses.

                            Comentário


                              #15
                              Bom dia,

                              Tenho várias Ducatos (2.3, 2.8, 2.8 JTD TGV e uma do modelo mais recente 2.3). A mais velha (2.8JTD) de 05/2003 com 360 000km, teve esse problema recentemente. Começou a fazer isso durante uns tempos e depois deixou mesmo de pegar. A avaria foi o sensor de fase (não sei bem o que é). Custou cerca de 150euros. No entanto continua a custar um pouco a pegar. Não é tanto como dantes. Segundo a marca até há mesmo uma "campanha" pra resolver este problema.

                              Comentário


                                #16
                                Obrigado pela dica ljv, vou tentar saber mais sobre esse sensor de fase.
                                Entretanto ontem foi ligada à maquina e não acusou nenhum erro.

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