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Testdrive Porsche 911 997 v2 Carrera 2S PDK

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    Testdrive Porsche 911 997 v2 Carrera 2S PDK

    Este era um carro que me aguçava alguma curiosidade para esperimentar, já que sou proprietário de um 996 Carrera 4 com caixa manual.
    Exterior:
    É sempre um capítulo dificil de dar uma opinião unanime sobre o aspecto de um carro, pois ha sempre alguem que goste e alguém que não goste, eu pessoalmente gosto muito mais da estética dos 997 que os 996 principalmente a frente que lembra a série 993, esta 2ª verão do 997, realmente só quem goste de carros e esteja informado consegue descortinar algumas diferenças como os farois de leds e arredondados na traseira e os farois diurnos frontais, além disso os farois da frente são diferentes também.


    Interior:
    Bem este ponto é uma critica ao porsche 911, e a todos eles, a não ser que se gaste uma velente maquia nos extras, um carro por este preço já merecia outros mimos, temos o tablier em plastico, sim é um plastico mole mas é plastico é preciso ver que estamos a falar de carros que custam mais de 100mil euros claro que ha extras para colocar o tablier forrado a pele que dá outro aspecto ao carro, mas é um extra.

    É um interior essencialmente de linhas rectas e à parte do painel de instrumentos que é um classico não é muito imaginativo, neste exemplar estava equipado com o crono e GPS.
    Sobre o GPS realmente está anos luz à frente do do 996 e mesmo do 997 já que possuindo disco rigido , tem uns mapas excelentes um modo de fucionamento muito intuitivo inclusive com touch screen.
    A posição de condução é .... Porsche quem experimentou um não ha muito a dizer, unica critica é à semelhança do 997 da 1º geração e do 996 é a pouca regulação do volante. Os bancos desportivos que este carro estava equipado valem todos os centimos que custam pois além de confortaveis são fabulosos na "arte" de não deixar escorregar o corpo, realmente um extra a ter em conta.
    Motor/Caixa:
    É o novo 6 cilindros com injecção directa porsche e a caixa a nova pdk.




    Voltando ao motor, ando no dicionario à procura de palavras para descrever alguma das sensações deste motor, é dificil! são tantos os superlativos que me apetecia usar neste texto que fico por FABULOSO, desde o trabalhar ao ralenti, ao rolar em autoestrada em 7ª a ouvir o motor acelarar.
    Relamente face ao motor que equipava o 996 e o 997 este é realmente um passo em frente quem em termos acusticos já que o motor tem um ruido realmente Fantastico, quem em termos de disponibilidade a baixas rotações aos regimes medios, e Meu Deus! aos regimes altos, realmente quem gosta de automoveis deveria ter a experiência de ouvir um motor destes a gritar a plenos pulmões, é Soberbo.

    O carro em si:
    Realmente este carro tem 2 muito destintas personalidades, uma quando não se carrega em nenhum dos botões sport (há o sport e o sport plus) e se deixa o carro apenas rolar em automático é um carro extremamente fácil de conviver, sendo talvez um unico ponto onde ainda prefiro a antiga caixa de velocidades tiptronic pois arrancava em 2º e por ter o conversor de binário era mais suave, esta nova caixa arranca sempre em 1ª apesar de muito suave não é tanto como a outra.


    Carregando no botão Spot, ele liga também o botão que aumenta a firmeza dos amortecedores, o que torna o carro em cidade muitissimo desconfortavel, mas quando se aumenta de velocidade... bem já vamos ai, o carro fica bastante mais desportivo, deixando de usar a 7ª velocidade mesmo em Autoestrada, passando a ter-se um motor sempre mais cheio e a gestão caixa motor deixa sempre o motor pronto para a acção.
    Agora o motão Sport Plus, é tipo uma varinha mágica em vez de ter lá a inscrição podia ter antes o boneco de uma varinha mágica (dos mágicos não as da cozinha), realmente torna o carro em Mr Hide (Dr Jekyll & Mr Hide) fica firme o motor sobe prefencialmente para cima das 5.000 rpms e fica Admiravel (ainda consigo encontrar diferentes adjectivos) é realmente uma experiência do outro mundo, o carro fica mais barulhento (não é a palavra correcta, deveria ser melodioso) do escape, fica um carro fantastico, é de tal maneira radical a alteração que rodando calmamente na autoestrada a 100km/h por ex carrega-se no sport plus e ele passa para 3ª realmente é impressionante.
    Motrocidade, realmente numa coisa que os porsches são sublimes é na motricidade eu tenho um 4, mas com as condições que esperimentei este 2S fiquei completamente rendido, parando numa portagem, com o vidro aberto a chover muito, e arrancando a fundo consegue-se chegar mais depressa aos 100km/h que o vidro chega a fechar realmente parece que o portageiro colocou-nos um foquete amarrado ao carro, é uma sensação incrivel.


    Partes negativas:
    Claro que todos os carros têm pontos negativos mas penso que neste caso aparte do preço e de um ou outro pormenor é dificil alguem no seu juizo e que goste de carros apontar coisas más a este.
    Resumindo :
    Este carro é um atentado à carta de condução!, é de uma facilidade de condução atróz, devora curvas com a facilidade que se vai ao supermercado tem um poder de travagem ao melhor nivel aliás como todos os porsches ai não notei diferença para o meu, agora o que mais me ficou na cabeça após ter esfiriado a cabeça foi sem dúvida o som! que o motor! mesmo andando devagar na autoestrada, as vezes tem um trabalhar que parece um V8, sim sei que é estranho esta afirmação, mas quem esperimentar que diga.
    Parece-me que gasta menos que o modelo anterior, durante um dia um bocado intenso de condução ficou-se pelos 17l, certamente alguns vão dizer que é muito mas aos ritmos que se andou (sempre dentro dos limites de velocidade claro) não posso dizer que será muito.

    Tinha muito mais para escrever mas não quero que digam que sou chato.
    Cumprimentos
    Pbserra
    Editado pela última vez por pbserra; 31 October 2008, 16:40.

    #2
    Não sendo um grande apreciador desta marca, da maneira como o descreve, quem gosta de verdadeiros desportivos é impossível passar ao lado. Só não "gosto" de uma coisa ,que é a caixa! Não da velocidade de passagem mas sim o + e o - estarem trocados,pelos para mim. De resto 4*,porque como disse antes, não é marca que me atraia muito.

    Comentário


      #3
      Óptimo relato.
      Deve ser de facto uma experiência de deixar um sorriso nos lábios e os cabelos e pé.

      O 997 4S é muito possivelmente o meu carro de eleição.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por bb_king Ver Post
        Não sendo um grande apreciador desta marca, da maneira como o descreve, quem gosta de verdadeiros desportivos é impossível passar ao lado. Só não "gosto" de uma coisa ,que é a caixa! Não da velocidade de passagem mas sim o + e o - estarem trocados,pelos para mim. De resto 4*,porque como disse antes, não é marca que me atraia muito.
        Excelente relato da experiência ao volante do novo 997mk2. Como proprietário de um 997 C2 percebo, em conformidade com o que tenho lido, que houve uma evolução notória para esta nova 'geração'.

        OT para o bb_king: uma vez que a marca não o atrai muito, deve ter uns padrões de exigência extremamente elevados. Que marcas é que o atraem?

        Comentário


          #5
          Excelente relato parabéns!

          Comentário


            #6
            Uma questão, passa-se sequencialmente do modo normal para Sport e depois para o Sport Plus ou podes passar directamente do modo normal para o Sport Plus ?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por tomix Ver Post
              Excelente relato da experiência ao volante do novo 997mk2. Como proprietário de um 997 C2 percebo, em conformidade com o que tenho lido, que houve uma evolução notória para esta nova 'geração'.

              OT para o bb_king: uma vez que a marca não o atrai muito, deve ter uns padrões de exigência extremamente elevados. Que marcas é que o atraem?

              Não leve a mal a minha opinião em relação à "sua" marca. Será sempre uma marca que dificilmente terei posses para comprar mas mesmo que tivesse não estaria entre as minhas preferidas. Com isso não quero dizer que não seja um produto excelente mas a mim pouco diz, entende? Por exemplo, um serie 5 agrada-me imenso e um class E pouco diz( e com isso não que um seja melhor que o outro), tal como clio em relação ao 207. Não estou a criticar a marca(produto) em sim apenas no que me tocam..

              Comentário


                #8
                bb king,

                Já andaste em algum Porsche ?

                Isto não é nenhuma pergunta com rasteira.

                Eu até há relativamente pouco tempo via na Porsche um carro que não me seduzia. Talvez por ter uma estética de família que se prolonga demasiado no tempo, ou por outro factor, nunca me despertou a atenção.

                Isto foi até ao dia em que andei num (e foi nos modelos de entrada).

                A partir daí passei a entender melhor a máquina e toda a mística que rodeia estes carros.

                Caso nunca tenhas andado em nenhum, sugeria-te não desperdiçares a oportunidade se surgir.

                Pode ser que te aconteça o que me aconteceu.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  bb king,

                  Já andaste em algum Porsche ?

                  Isto não é nenhuma pergunta com rasteira.

                  Eu até há relativamente pouco tempo via na Porsche um carro que não me seduzia. Talvez por ter uma estética de família que se prolonga demasiado no tempo, ou por outro factor, nunca me despertou a atenção.

                  Isto foi até ao dia em que andei num (e foi nos modelos de entrada).

                  A partir daí passei a entender melhor a máquina e toda a mística que rodeia estes carros.

                  Caso nunca tenhas andado em nenhum, sugeria-te não desperdiçares a oportunidade se surgir.

                  Pode ser que te aconteça o que me aconteceu.
                  É verdade, eu já era admirador da Porsche enquanto entusiasta (e Ferrari, e Lotus, e etc mas só experimentando é que se percebe realmente de onde vem a mistica. Nota-se as décadas de pedigree e know-how "entranhados" no carro a todos os níveis.

                  Pbserra, experimentaste alguma vez algum 997 mk1? É que a única critica que apontam ao novo motor do mk2 é precisamente a sonoridade ser menos músical que o anterior (não DFI). De resto os elogios são gerais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hpventura Ver Post
                    Uma questão, passa-se sequencialmente do modo normal para Sport e depois para o Sport Plus ou podes passar directamente do modo normal para o Sport Plus ?

                    Pode-se escolher qualquer um dos modos, ele liga é automaticamente o endurecimento dos amortecedores que depois se pode desligar.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mgomespt Ver Post
                      É verdade, eu já era admirador da Porsche enquanto entusiasta (e Ferrari, e Lotus, e etc mas só experimentando é que se percebe realmente de onde vem a mistica. Nota-se as décadas de pedigree e know-how "entranhados" no carro a todos os níveis.

                      Pbserra, experimentaste alguma vez algum 997 mk1? É que a única critica que apontam ao novo motor do mk2 é precisamente a sonoridade ser menos músical que o anterior (não DFI). De resto os elogios são gerais.

                      Sim já num 4S 997 1ª geração, e este motor é muito mais agradavel sonoramente que o anterior que tem o mesmo som do 996.

                      Comentário


                        #12
                        Gostei de ler

                        Comentário


                          #13
                          Se o salto do 996 para o 997 foi gigantesco. Este "pequeno" re-styling tornou o fosso ainda maior!

                          O design exterior é criticável segundo as opiniões de cada um, desde soberbo a horroroso tudo se ouve!

                          De resto apartir dai a diferença do 997 para o 997 restyling é gigante. Interiores ainda melhores, motor recebeu um bom input! A Caixa PDK foi um salto.

                          Um carro fabuloso sem dúvida!

                          Penso que este 997 2S torna-se tão simples de usar e tão eficiente, que o 4S começa a não ser "necessário"!

                          Já o salto do boxster 986 para o 987 é elevado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                            Se o salto do 996 para o 997 foi gigantesco. Este "pequeno" re-styling tornou o fosso ainda maior!

                            O design exterior é criticável segundo as opiniões de cada um, desde soberbo a horroroso tudo se ouve!

                            De resto apartir dai a diferença do 997 para o 997 restyling é gigante. Interiores ainda melhores, motor recebeu um bom input! A Caixa PDK foi um salto.

                            Um carro fabuloso sem dúvida!

                            Penso que este 997 2S torna-se tão simples de usar e tão eficiente, que o 4S começa a não ser "necessário"!

                            Já o salto do boxster 986 para o 987 é elevado!
                            Parece-me um salto idêntico ao do 996 para o 997, não?
                            Resta saber se estamos a falar da versões facelift do 996 e do 986

                            Este 997 continua um must e finalmente trás uma cx auto à altura, a outra cx era um atraso de vida para o 911

                            Comentário


                              #15
                              Bela descrição, este era um TD que eu gostava muito de fazer e se calhar devia fazer por isso ....

                              O carro deve ser um assombro pelo que dizes (e já tinha lido outras opiniões coincidentes).

                              É também porreiro ver tantos porschistas a aparecer quando há um tópico destes

                              Comentário


                                #16
                                Os 17L se foi a puxar por ele, é um valor muito bom. Foi o valor que fiz com um Scirocco 1.4 TSI 16* e tal cavalos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Mais uma coisa, vejam a rotação que ele faz a 100km/h em 7ª




                                  em em 6ª onde atinge a velocidade máxima:
                                  Desculpem a qualidade da foto mas estava escuro e o iphone e fotos em ambientes escuros

                                  Comentário


                                    #18
                                    Muito boa descrição do test drive, estou curioso por experimentar o 997 mkII com a nova caixa , tive oportunidade de conduzir o 997 turbo com a tiptronic e não gostei muito da caixa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      aqui está um test drive que eu gostaria de fazer.

                                      Por acaso das críticas que tenho ouvido ao novo 911 é que o motor, apesar de mais eficiente, perdeu alguma alma a nível de som. Mas pelos vistos ainda impressiona.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Uma coisa é gostar, outra é ver na rua e ouvir o ronco e tal, e a outra é andar num.Eu já andei num 2S e só posso dizer que a opinião que tinha ficou muito mais rica. O ronco daquele menino a partir das 5000 é de um carro de competição autentico, para quem pensa que faz pouco som, só dentro do carro é altissimo, quase que não se consegue falar. Também dizia que o 4S era de eleição, tirando o GT3 e melhores estradas, mas agora já não, este carro tem uma aderencia muito grande... Este com um kit de potencia já me chegava... E com dinheiro para gastar, o GT3, que se lixe, só se vive uma vez

                                        Comentário


                                          #21
                                          o som pode ser amplamente melhorado com o escape desportivo.

                                          e comparado com o GPS nem é caro...


                                          cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Belo relato.

                                            Obrigado pela partilha.


                                            Que tal é a caixa PDK? não causa embaraço a ausência

                                            de patilhas (-/+) como outros construtores utilizam?


                                            Segundo algumas pessoas que já conduziram o 997 mkII a frente

                                            está menos saltitona do que os seus antecessores. Confirma?


                                            Em relação ao design do 997 para mim melhorou bastante

                                            face ao 996, sobretudo os faróis frontais que nunca apreciei muito.

                                            O 997 retoma o 993 que era muito interessante.

                                            Aliás, considero o 987 mais bonito do que o 986 (Boxster).


                                            Cpts e Viagens Seguras.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Belo relato ;)


                                              Gostava era de ver umas fotos de perfil da maquina.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por RicardoHdi Ver Post
                                                Belo relato ;)


                                                Gostava era de ver umas fotos de perfil da maquina.
                                                Não tirei nenhuma de perfil o melhor que fiz foi:



                                                e ainda da parte da frente:


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Enter Sandman Ver Post
                                                  Belo relato.

                                                  Obrigado pela partilha.


                                                  Que tal é a caixa PDK? não causa embaraço a ausência

                                                  de patilhas (-/+) como outros construtores utilizam?


                                                  Segundo algumas pessoas que já conduziram o 997 mkII a frente

                                                  está menos saltitona do que os seus antecessores. Confirma?


                                                  Em relação ao design do 997 para mim melhorou bastante

                                                  face ao 996, sobretudo os faróis frontais que nunca apreciei muito.

                                                  O 997 retoma o 993 que era muito interessante.

                                                  Aliás, considero o 987 mais bonito do que o 986 (Boxster).


                                                  Cpts e Viagens Seguras.


                                                  Repondendo:


                                                  A caixa PDK tem 3 tipos de mudar de velocidade
                                                  Automatica
                                                  Pelas patilhas no volante, estão muito melhores que na caixa tiptronic é empurrar a patilha para subir ou puxar para descer, na tiptronic a parte de cima da patilha era para subir a de baixo para descer tipo volume de um autorádio.
                                                  Pela alavanca da caixa de velocidades , ai penso estar invertida mas é uma questão de habito, para a frente aumenta para trás reduz.

                                                  Sobre a frente ser saltitona, pareceu-me melhor mas como estava um diluvio no dia não deu para tirar a ideia certa já que isso só acontece nos 996 a velocidades que não são aconselhaveis à chuva com pneus 295 X19 e claro que muito menos divulgaveis num forum publico, claro que nunca passei dos 120km/h .
                                                  A palavra saltitona não é bem correcta parece é que a certas + 240 velocidades no 996 a frente fica leve.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por pbserra Ver Post
                                                    Repondendo:


                                                    A caixa PDK tem 3 tipos de mudar de velocidade
                                                    Automatica
                                                    Pelas patilhas no volante, estão muito melhores que na caixa tiptronic é empurrar a patilha para subir ou puxar para descer, na tiptronic a parte de cima da patilha era para subir a de baixo para descer tipo volume de um autorádio.
                                                    Pela alavanca da caixa de velocidades , ai penso estar invertida mas é uma questão de habito, para a frente aumenta para trás reduz.
                                                    Não percebo porque razão a Porsche resolveu complicar num caso

                                                    e inverter as coisas noutro.

                                                    Na minha humilde opinião, o sistema "pull/push" não me parece o mais

                                                    prático.

                                                    As tradicionais patilhas atrás do volante, com a do lado esquerdo para

                                                    reduzir e a do lado direito para aumentar, não seriam melhores? Não

                                                    estou a imaginar-me fazer uma curva bem apertada e ter de me

                                                    preocupar em "puxar" o botão para reduzir ou aumentar ,

                                                    enquanto que um simples toque na tradicional patilha resolvia a

                                                    coisa mais facilmente. Em relação à inversão, a única explicação que

                                                    encontro é para evitar que a malta se entusiasme e pense que está

                                                    num carro de competição .


                                                    Sobre a frente ser saltitona, pareceu-me melhor mas como estava um diluvio no dia não deu para tirar a ideia certa já que isso só acontece nos 996 a velocidades que não são aconselhaveis à chuva com pneus 295 X19 e claro que muito menos divulgaveis num forum publico, claro que nunca passei dos 120km/h .
                                                    A palavra saltitona não é bem correcta parece é que a certas + 240 velocidades no 996 a frente fica leve.
                                                    Eu sei, não quis utilizar essa expressão porque poderia haver

                                                    quem desconhecesse essa característica daí que o recurso

                                                    à palavra saltitona permitisse chegar ao efeito pretendido .


                                                    Ontem passou por mim na A2 um 997 turbo que devia circular ligeiramente

                                                    acima desse limite máximo de velocidade. Dado o ritmo ser semelhante (ou não),

                                                    estive para acompanhá-lo mas como não queria estragar a minha média

                                                    de consumo deixei-o seguir viagem descansado .



                                                    Cpts e Viagens Seguras.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Façam mas é o test-drive ao turbo Acabei de apanhar um na estrada e foi a mãe de todos os enxovalhos... Tem só mais 215cv que o meu

                                                      Comentário

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