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O efeito da passagem de 2 vias para uma e vice-versa

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    O efeito da passagem de 2 vias para uma e vice-versa

    Viva,

    Existe um efeito (que já apresentei neste fórum) que nunca consegui entender: se num sentido uma via dá lugar a duas vias nesse sentido por alguma razão todos os veículos aceleram, aumentando 20/30% a sua excepção, mesmo aqueles mais lentos que momento antes estavam a embaraçar o trânsito (por exemplo a circular a 60km/h numa IP com apenas uma via nesse sentido).

    Porém, quando as duas vias voltam a juntar-se numa só, novamente os veículos voltam a abrandar 20/30% da sua velocidade, mesmo não existindo nenhum obstáculo à sua frente ou qualquer outro veículo em marcha lenta.

    Notem que não estou a descrever a situação em que com duas vias existem ultrapassagens, logo a velocidade média tende a aumentar, ficando os veículos mais lentos para trás, e quando as vias afunilam numa só devido a esses veículos mais lentos a velocidade média regride. Eu refiro-me a situações em que os veículos lentos aceleram quando existem 2 vias e quando existe apenas uma via voltam a reduzir, mesmo sem qualquer sinalização ou obstáculo que obrigue a esse comportamento.

    Como explicam este comportamento?

    #2
    julgam ser uma "mini IC ou IP"

    Comentário


      #3
      Provavelmente, o condutor sente-se mais "seguro" e acelera. É de facto um efeito curioso, que talvez tenha origens no mais profundo local do cérebro!

      Comentário


        #4
        Quando vais a correr e passas por um local mais estreito não abrandas,mesmo que por pouco tempo?O afunilamento é um obstáculo,logo,instintivamente uma pessoa reduz a velocidade.

        Comentário


          #5
          Pois, se for uma estrada tipo com um separador de betão à esquerda e um rail de aço à direita de uma faixa só, dá outra sensação de insegurança do que uma estrada nas mesmas condições mas com duas faixas.

          Comentário


            #6
            Já agora, interessa dizer que é um fenómeno tão natural e documentado que mesmo no estudo de tráfego, em iguais condições, uma estrada com duas faixas num dado sentido prevê uma velocidade mais elevada que com uma única.
            Compreendo que cause estranheza, mas faz sentido, nomeadamente pelo que até já foi dito.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
              Já agora, interessa dizer que é um fenómeno tão natural e documentado que mesmo no estudo de tráfego, em iguais condições, uma estrada com duas faixas num dado sentido prevê uma velocidade mais elevada que com uma única.
              Compreendo que cause estranheza, mas faz sentido, nomeadamente pelo que até já foi dito.
              Viva,

              É normal numa estrada de 2 vias em cada sentido a velocida média ser superior já que permite a ultrapassagem dos veículos mais lentos. Não é normal é o mesmo veículo sem qualquer obstáculo à frente apresentar velocidades bem distintas consoante se encontre numa zona com 2 vias ou apenas 1 via.

              Nas várias situações que relato, quando as duas vias afunilam numa, do lado direito da via ainda existe uma zona de segurança de pelo menos 2 metros, permitindo mesmo a imbolização do veículo com segurança e permitindo a livre circulação do restante trânsito. Logo não existe o efeito de constragimento. Se analisarmos esse efeito de "constrangimento", seria muito mais grave em estradas nacionais onde a via tem menos largura que numa via rápida e a berma, se existir, é de alguns cm. As pessoas nas estradas nacionais, nestas condições, circulam normalmente a 80/90km/h, mesmo cruzando com veículos pesados em sentido opostos, que devido à sua dimensão necessitam de ocupar um pouco da via contrária, mas nas ICs / IPs observa-se uma redução da velocidade para 60/70 km/h

              Numa IC/IP onde a via de circulação tem vários metros de largura, aos quais se adiciona uma berma igualmente com alguns metros, existindo mais segurança e espaço perfeitamente reservado para a circulação, não deve existir esse efeito de constrangimento - numa nacional entendo, onde o espaço é menor, bem como a segurança.

              Marco

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por marco.veloso Ver Post
                Viva,

                É normal numa estrada de 2 vias em cada sentido a velocida média ser superior já que permite a ultrapassagem dos veículos mais lentos. Não é normal é o mesmo veículo sem qualquer obstáculo à frente apresentar velocidades bem distintas consoante se encontre numa zona com 2 vias ou apenas 1 via.
                É, pois. Eu sei o que estás a pensar - são os fdp que só aceleram porque já não se estão a sentir o reis da estrada.
                Mas é normal. Repito, num estudo rodoviário, um dos factores é o número de vias. E mantendo todos os outros, este vai, de facto, aumentar a velocidade média.

                Comentário


                  #9
                  Tópico interessante. Eu noto muito isso no IP3 por exemplo, e a explicação é a que já foi dada, com uma via e separadores enormes de betão e pouca berma disponível a tendência de muita gente é levantar o pé, com duas vias aceleram pois sentem-se mais seguros.

                  Parece-me que está relacionado com a inaptidão de boa parte dos nossos condutores, vide por exemplo aqueles que em AE vão a 100/110 e mesmo assim ainda travam nas curvas por pouco pronunciadas que sejam. Há mesmo quem ande na estrada todos os dias e não tenha jeitinho nenhum para aquilo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                    Tópico interessante. Eu noto muito isso no IP3 por exemplo, e a explicação é a que já foi dada, com uma via e separadores enormes de betão e pouca berma disponível a tendência de muita gente é levantar o pé, com duas vias aceleram pois sentem-se mais seguros.

                    Parece-me que está relacionado com a inaptidão de boa parte dos nossos condutores, vide por exemplo aqueles que em AE vão a 100/110 e mesmo assim ainda travam nas curvas por pouco pronunciadas que sejam. Há mesmo quem ande na estrada todos os dias e não tenha jeitinho nenhum para aquilo.
                    Um bom exemplo deste fenómeno é, também, na A3 depois das portagens (no sentido Braga-Porto). Há sinalização que faz questão de relembrar que a velocidade máxima naquela zona é 80 (em virtude das obras). Mas mesmo que não houvesse a proximidade dos blocos de betão exerce um efeito a nível psicológico que faz as pessoas abrandarem.

                    Quanto ao teu segundo parágrafo, não entendi muito bem... Eu não costumo abrandar ou aumentar a velocidade na questão que referiram inicialmente (aumento ou diminuição do número de vias), mas adequo quando há obras e os muros de betão estão mais próximos. Porque a qualquer erro, provocado por mim ou por outra pessoa, a margem de manobra não é tão grande.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Akh608 Ver Post
                      (...)
                      Mas é normal. Repito, num estudo rodoviário, um dos factores é o número de vias. E mantendo todos os outros, este vai, de facto, aumentar a velocidade média.
                      Viva,

                      Tal como esse estudo eu constato essa situação. É bastante visível e vários condutores já confirmaram que também a verificaram. O que pretendo perceber é as causas dessa situação.

                      Marco

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Raistaparta Ver Post
                        Tópico interessante. Eu noto muito isso no IP3 por exemplo, e a explicação é a que já foi dada, com uma via e separadores enormes de betão e pouca berma disponível a tendência de muita gente é levantar o pé, com duas vias aceleram pois sentem-se mais seguros.

                        Parece-me que está relacionado com a inaptidão de boa parte dos nossos condutores, vide por exemplo aqueles que em AE vão a 100/110 e mesmo assim ainda travam nas curvas por pouco pronunciadas que sejam. Há mesmo quem ande na estrada todos os dias e não tenha jeitinho nenhum para aquilo.
                        Viva,

                        Compreendo, mas contraponho com uma referência que realizei noutro post: numa nacional a berma é bem mais curta (ou inexistente), a via tem uma menor largura do que numa IP/IC e por vezes é leadeada por muros e árvores muito próximas da faixa de rodagem, com curvas e contra-curvas (sou o exemplo da N17). No entanto é normal as pessoas circularem a 80/90km/h (ou mesmo mais), bem acima das velocidades que por vezes apanho numa IP (60km/h).

                        Ou seja, o efeito do separador ou do betão numa IP não deveriam ser dissuasores, já que numa nacional esse efeito deveria ser maior, mas não ocorre. E para mais numa IP existem longas rectas que permitem antecipar manobra. Numa nacional isso não acontece.

                        Marco

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                          #13
                          Viva,

                          Ainda para contrapor o efeito do constrangimento da via: muitas vezes quando uma via dá lugar a duas vias usa-se o espaço da berma para criar a nova via desaparecendo assim a berma, pelo que a via direita fica muito próxima dos muros de protecção, ao contrário de quando as 2 vias se unem numa só onde, usualmente, à direita dessa via única surge uma berma bem larga.

                          Assim, quando surgem 2 vias, a via da direita devia, essa sim, provocar um efeito de constrangimento já que deixa de existir berma e o muro de protecção é mesmo ali ao lado, mas o facto é que as pessoas aceleram mais, tendo veículos a circular a uma velocidade elevada à sua esquerda (ou seja limitados por um muro próximo a direita e objectos próximos em movimento do lado esquerdo). Contrariamente, quando se forma uma única via, existe do lado direito muito espaço, mas as pessoas reduzem.

                          Marco

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