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Gasolina vs. gasóleo take n+1

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    Gasolina vs. gasóleo take n+1

    Queria deixar aqui um exemplo prático de que tive conhecimento, como ajuda a que as pessoas que baseiam a sua decisão de compra entre modelos a gasolina ou a gasóleo na vantagem económica percebam como se devem fazer as contas. Há por aí montes de tópicos sobre isto, podia ter continuado em algum deles mas não sei qual...se algum mod tiver uma boa ideia, é só deslocar para lá.

    Bom, a Lancia tem neste momento uma modalidade a que chama renting, por 3 anos, sendo todos os serviços opcionais e existindo um valor residual assegurado à partida pela marca ao fim dos 3 anos. Se se quiser ficar com o carro paga-se esse valor, se não entrega-se e parte-se para outro.

    Para a mesma versão com o mesmo equipamento, coloca-se o tradicional dilema entre a versão 1.4 tjet de 150 cv e a 1.6 mjet de 120 cv do Delta, sendo a versão a gasolina mais barata 2200 euros.

    De acordo com a forma como muita gente faz as contas, seria assim: na base dos consumos oficiais, o 1.4 gasta mais 2 litros aos 100 em média, e considerando o preço actual dos combustíveis, tal resulta em que seria preciso percorrer 73.000 km para que passesse a compensar o modelo a gasóleo. Em 3 anos daria quase 25.000 km/ano, o que pouca gente faz.

    Está certo? Claro que não. O que importa é o custo de utilização da viatura, que é maioritariamente resultado da desvalorização da mesma adicionado ao do combustível (podem ainda incluir-se alguns factores menores para refinar).

    Acontece que tomando os preços das viaturas e os valores residuais garantidos pela marca, ao fim de 3 anos o 1.4 tjet tem uma desvalorização de 16.300 euros, enquanto o mjet desvaloriza 16.200 euros.

    Assim, como fica óbvio, ao tirar do stand a versão a gasóleo já se está a ganhar 100 euros, ao que há que adicionar depois a poupança em combustível correspondente aos km percorridos nos 3 anos.

    Espero que a ideia tenha ficado bem explicitada e faço votos de não continuar a ver as contas mal feitas como de costume.

    Uma nota final: este caso é muito especial por ser um exemplo real a 3 anos, mas a lógica é a mesma para outros períodos a considerar. Não se esqueçam que quem fica com os carros por alguns anos se comprar a gasóleo recupera mais no custo de desvalorização, e se ficar com eles por muitos anos esse factor perde força mas ganha por outro lado no maior número de km percorridos.

    Ah, e claro, isto é apenas para os que baseiam a decisão em factores económicos. Quem tem preferência por ottos ou por fumarolas, pois aí é avançar em força que as contas não são relevantes...

    #2
    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Queria deixar aqui um exemplo prático de que tive conhecimento, como ajuda a que as pessoas que baseiam a sua decisão de compra entre modelos a gasolina ou a gasóleo na vantagem económica percebam como se devem fazer as contas. Há por aí montes de tópicos sobre isto, podia ter continuado em algum deles mas não sei qual...se algum mod tiver uma boa ideia, é só deslocar para lá.
    Já li e reli o artigo, e não continuo a não perceber o que traz este testemunho de novo.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Bom, a Lancia tem neste momento uma modalidade a que chama renting, por 3 anos, sendo todos os serviços opcionais e existindo um valor residual assegurado à partida pela marca ao fim dos 3 anos. Se se quiser ficar com o carro paga-se esse valor, se não entrega-se e parte-se para outro.
    Resta saber qual o valor residual. Decerto não será compensatório (de tão oneroso) e partir-se-á para outro contrato de renting. Ou seja, o veículo nunca fica em nosso nome, mas sim da locadora. Continuo a não ver nada de novo.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Para a mesma versão com o mesmo equipamento, coloca-se o tradicional dilema entre a versão 1.4 tjet de 150 cv e a 1.6 mjet de 120 cv do Delta, sendo a versão a gasolina mais barata 2200 euros.
    Bom exemplo. As versões mais "vendáveis" em Portugal.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    De acordo com a forma como muita gente faz as contas, seria assim: na base dos consumos oficiais, o 1.4 gasta mais 2 litros aos 100 em média, e considerando o preço actual dos combustíveis, tal resulta em que seria preciso percorrer 73.000 km para que passesse a compensar o modelo a gasóleo. Em 3 anos daria quase 25.000 km/ano, o que pouca gente faz.
    Qualquer pessoa que tenha a componente comercial (ou similar) na sua actividade profissional, faz esses quilómetros e mais. E não são tão poucos os casos que conheço.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Está certo? Claro que não. O que importa é o custo de utilização da viatura, que é maioritariamente resultado da desvalorização da mesma adicionado ao do combustível (podem ainda incluir-se alguns factores menores para refinar).
    Parece-me algo redutora esta análise. E o custo de manutenção de uma viatura a gasóleo vs gasolina? Presumo que com desvalorização estejas a sugerir valor de retoma. Se assim fôr, concordo.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Acontece que tomando os preços das viaturas e os valores residuais garantidos pela marca, ao fim de 3 anos o 1.4 tjet tem uma desvalorização de 16.300 euros, enquanto o mjet desvaloriza 16.200 euros.
    É cláusula contratual?

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Assim, como fica óbvio, ao tirar do stand a versão a gasóleo já se está a ganhar 100 euros, ao que há que adicionar depois a poupança em combustível correspondente aos km percorridos nos 3 anos.
    Depende do ponto de vista. Porque hei-de pensar que estou a ganhar 100 euros? Posso estar a pensar que poupei 2200 euros...Parece-me que o teu discurso é algo contraditório.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Espero que a ideia tenha ficado bem explicitada e faço votos de não continuar a ver as contas mal feitas como de costume.
    Eu faço votos que as contas sejam efectivamente bem feitas, e não se embarque nas "cantigas do bandido" (leia-se das marcas).

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Uma nota final: este caso é muito especial por ser um exemplo real a 3 anos, mas a lógica é a mesma para outros períodos a considerar. Não se esqueçam que quem fica com os carros por alguns anos se comprar a gasóleo recupera mais no custo de desvalorização, e se ficar com eles por muitos anos esse factor perde força mas ganha por outro lado no maior número de km percorridos.
    Havemos de ir os dois a um stand comprar um carro a gasóleo com 14 anos e 1.000.000 de quilómetros. E vemos qual a "saída" que esse carro tem.

    Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
    Ah, e claro, isto é apenas para os que baseiam a decisão em factores económicos. Quem tem preferência por ottos ou por fumarolas, pois aí é avançar em força que as contas não são relevantes...
    Hoje em dia, quem compra um Otto não está preocupado com o valor de retoma, que à partida é inferior no momento da venda.

    Resumidamente, o que expuseste, é mais uma ideia brilhante (e não inédita) de uma marca como a Lancia, fazendo alusão aos contratos de renting, amiúde promovidas pelas marcas congéneres. A nuance que aqui existe, é uma garantia "virtual" do valor da retoma do veículo, sendo que, para ser efectiva, deverá estar elencada contratualmente. Assim não sendo, vale zero.

    Quanto às demais contas, creio que há alguma confusão nas tuas fórmulas da escolha de gasolina vs gasóleo. Comecei a ler o post com a ideia de que irias explicar o peso das variáveis e afinal, desenvolves uma aposta de uma marca. Que não deixa de ser uma boa opção, mas em condições muito especiais, e preferencialmente para o mercado empresarial e não particular. É para estes a quem se dirige esse tipo de solução (mais uma vez para colaboradores que efectuam quilometragens muito elevadas), e para quem o contrato de renting é sempre mais rentável.

    P.S . Quanto à questão de todos os serviços opcionais, é errado. No contrato de renting, vulgarmente identificado como tal, há vários serviços incluídos - manutenção periódica, por ex. Se a Lancia não oferece isso, terá de rever a sua política comercial. Há marcas concorrentes que oferecem.

    Cpts.,

    Comentário


      #3
      Na realidade não é nada que não se saiba e que já foi muitas vezes discutido aqui.

      Se é para fazer mesmo as continhas, então é necessário actualizar os valores. É que poupar 2200€ agora ou 2500€ daqui a 4 anos, por exemplo, não é bem a mesma coisa -> e com as taxas de juro que temos agora, então

      Mas desde quando é que se fazem grandes continhas assim para comprar um carro?!

      Comentário


        #4
        Aqui enganei-me. Esqueçam o post.

        Mas o renting é algo em particular....
        Editado pela última vez por Chewbacca; 02 November 2008, 18:05.

        Comentário


          #5
          Está certo.

          Eu primeiro entendi que um valia 16.300 e outro (diesel) 16.200, o que me estava a fazer confusão.

          Assim tens razão, o diesel neste caso compensa nem que ficassem os dois parados na garagem esses 3 anos.

          No final recebes (no caso do diesel) o valor do carro a gasolina + o que deste a mais para o diesel + 100 euros.
          Editado pela última vez por rca33; 02 November 2008, 17:22.

          Comentário


            #6
            É engraçado, cada um lê o que o LuisNeves escreveu consoante o carro que conduz.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
              Está certo.

              Eu primeiro entendi que um valia 16.300 e outro (diesel) 16.200, o que me estava a fazer confusão.

              Assim tens razão, o diesel neste caso compensa nem que ficassem os dois parados na garagem esses 3 anos.

              No final recebes (no caso do diesel) o valor do carro a gasolina + o que deste a mais para o diesel + 100 euros.
              Mesmo se andar pouco vale a pena o investimento.

              E quando queremos fazer km não pensamos tanto nos consumos.

              Mas depois temos casos em que é díficil compensar.

              Tiguan por exemplo. 1.4TSi 150cv para 2.0TDi 140cv. Diferença de mais de €8000.
              Editado pela última vez por ClioIIIRS; 02 November 2008, 17:40.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                É engraçado, cada um lê o que o LuisNeves escreveu consoante o carro que conduz.
                Pois...

                Vamos lá a recapitular. A Lancia faz este tipo de contratos naturalmente baseada nas leis de mercado. Quando dá um valor residual garantido ao fim de 3 anos, não é na base de uma ideia iluminada mas sim do valor efectivo das viaturas. Neste caso, o valor do diesel é de 52% após 3 anos, e o valor do carro a gasolina é de 45%.

                Tal como alguém disse, mesmo que metesse os carros na garagem durante 3 anos, saía mais barato 100 euros comprar a versão a gasóleo. Ficou claro? naturalmente a isso há que somar a poupança no combustível se o carro for usado.

                O renting mostra a realidade das coisas, se experimentarem com outras marcas vão ver o mesmo fenómeno.

                E não estou de forma alguma a sugerir que o gasóleo compensa sempre, é preciso fazer as contas e não dizer banalidades.

                O que peço é que não continuem a fazer as contas convertendo a diferença de preço em km, isso não faz sentido nenhum.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                  É engraçado, cada um lê o que o LuisNeves escreveu consoante o carro que conduz.
                  Creio ser esse o objectivo...mais para justificar a razão de determinada compra: Otto vs Diesel.

                  Ctps.,

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Chewbacca Ver Post
                    Aqui enganei-me. Esqueçam o post.

                    Mas o renting é algo em particular....
                    Não é não...

                    O renting é o que melhor reflecte a desvalorização dos carros, e isso é o custo real que nós temos.

                    Por exemplo, fiquei uma vez admirado por ver que em renting (sem seguros) o custo mensal de um laguna era análogo ao de um A4 ou BMW série 3. A razão? O valor dos dois últimos é muito superior no final do contrato (3 ou 4 anos) em relação ao Renault, que desvaloriza bastante mais...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                      É engraçado, cada um lê o que o LuisNeves escreveu consoante o carro que conduz.
                      Leste o meu post?

                      Explica lá onde viste isso vindo de mim...até porque eu abordei a questão por onde a acho que deve ser abordada, e não é de nenhuma perspectiva monetária.

                      No entanto avisei que, mesmo de uma perspectiva monetária, para o qual o renting ajuda a ter uma percepção melhor (que no entanto como interessados no mundo automovel já a deveriamos ter), e para ser mesmo correcto aos detalhissimos (em ingles, ser "anal retentive" ) falta ter em conta o chamado Custo de Oportunidade -> juros

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                        Não é não...

                        O renting é o que melhor reflecte a desvalorização dos carros, e isso é o custo real que nós temos.

                        Por exemplo, fiquei uma vez admirado por ver que em renting (sem seguros) o custo mensal de um laguna era análogo ao de um A4 ou BMW série 3. A razão? O valor dos dois últimos é muito superior no final do contrato (3 ou 4 anos) em relação ao Renault, que desvaloriza bastante mais...
                        Claro que sim, isto já se passa há valentes anos, ou porque acham que se vêem A4 em barda?!

                        Para as empresas, que têm vantagens em ter rentings curtos que nós não temos (contabilidade e fiscalidade), esta é a norma...e neste jogo já jogo há uns anos.

                        No entanto, e porque não considero normal trocar de carro de 4 em 4 anos, pois cada vez que se troca de carro perde-se rios de dinheiro...e depois porque como apaixonados por este mundo, pouco se resume a uma análise fria numérica...

                        Muito disto perde sentido. Isto para um carro pessoal.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                          Claro que sim, isto já se passa há valentes anos, ou porque acham que se vêem A4 em barda?!

                          Para as empresas, que têm vantagens em ter rentings curtos que nós não temos (contabilidade e fiscalidade), esta é a norma...e neste jogo já jogo há uns anos.

                          No entanto, e porque não considero normal trocar de carro de 4 em 4 anos, pois cada vez que se troca de carro perde-se rios de dinheiro...e depois porque como apaixonados por este mundo, pouco se resume a uma análise fria numérica...

                          Muito disto perde sentido. Isto para um carro pessoal.
                          Não perde sentido, a análise é precisamente a mesma mas estendida a um período de tempo maior, naturalmente considerando a desvalorização do carro e os custos de utilização e não propriamente o renting (que reflecte em parte o primeiro).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                            Leste o meu post?

                            Explica lá onde viste isso vindo de mim...até porque eu abordei a questão por onde a acho que deve ser abordada, e não é de nenhuma perspectiva monetária.

                            No entanto avisei que, mesmo de uma perspectiva monetária, para o qual o renting ajuda a ter uma percepção melhor (que no entanto como interessados no mundo automovel já a deveriamos ter), e para ser mesmo correcto aos detalhissimos (em ingles, ser "anal retentive" ) falta ter em conta o chamado Custo de Oportunidade -> juros
                            Escrevi aquilo sem referenciar ninguém. E se pensares um bocadinho sabes logo onde é que estas coisas da gasolina e do gasóleo vão chegar. E sim, aquilo que eu disse é válido para 99% das vezes.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                              Leste o meu post?

                              Explica lá onde viste isso vindo de mim...até porque eu abordei a questão por onde a acho que deve ser abordada, e não é de nenhuma perspectiva monetária.

                              No entanto avisei que, mesmo de uma perspectiva monetária, para o qual o renting ajuda a ter uma percepção melhor (que no entanto como interessados no mundo automovel já a deveriamos ter), e para ser mesmo correcto aos detalhissimos (em ingles, ser "anal retentive" ) falta ter em conta o chamado Custo de Oportunidade -> juros
                              Pois, se leres o meu primeiro post isso está lá. A lógica das contas aplica-se a quem quer a solução mais económica, quem faz escolhas por paixão não olha para os tostões...e ninguém diz mal disso.

                              O que não gosto tanto é de alguns a tentarem-nos convencer que a gasolina é a solução mais barata fazendo as contas como não se deve fazer...(nota: às vezes também é, com as contas bem feitas).
                              Editado pela última vez por LuisNeves; 02 November 2008, 19:02.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                Mesmo se andar pouco vale a pena o investimento.

                                E quando queremos fazer km não pensamos tanto nos consumos.

                                Mas depois temos casos em que é díficil compensar.

                                Tiguan por exemplo. 1.4TSi 150cv para 2.0TDi 140cv. Diferença de mais de €8000.
                                É um caso extremo (na realidade são mais de 10.000€) , mas se calhar a diferença pode não ser tão grande como se imagina. Um exemplo: 5 anos e 100.000km.

                                1.4 tsi sport: 34.100
                                2.0 tdi sport: 44.400

                                Custo da desvalorização do Otto: 19.780
                                Custo da desvalorização do tdi: 23.100

                                Diferença de consumo indicado pela marca: 1,2 litros aos 100.
                                Aos preços actuais, custo de 100.000 km a gasóleo: 8.280
                                Aos preços actuais, custo de 100.000 a gasolina: 10.580

                                Custo total do modelo a gasolina: 30.360€
                                Custo total do modelo a gasóleo: 31.380€

                                Não é assim uma grande diferença face ao preço inicial, pois não? E parece-me pouca a diferença de consumo, mas pronto, são os dados da marca.

                                Comentário


                                  #17
                                  A queima da gasolina liberta consideravelmente mais energia que o gasóleo.
                                  Contudo, os motores Diesel conseguem aproveitar melhor a energia da explosão do gasóleo do que os motores Otto conseguem com a gasolina. Ou seja, o desperdício térmico é superior nos Otto.

                                  Para performance - Otto.
                                  Para eficácia consumo/performance - Diesel.

                                  Michael

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mik Ver Post
                                    A queima da gasolina liberta consideravelmente mais energia que o gasóleo.
                                    Não liberta nada... o gasóleo até tem mais energia por litro que a gasolina.

                                    Contudo, os motores Diesel conseguem aproveitar melhor a energia da explosão do gasóleo do que os motores Otto conseguem com a gasolina.
                                    Sim, o ciclo termodinâmico diesel é mais eficiente.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                      Não liberta nada... o gasóleo até tem mais energia por litro que a gasolina.
                                      Pelo contrário:

                                      http://en.wikipedia.org/wiki/Gasoline#Energy_content


                                      Michael

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                        É um caso extremo (na realidade são mais de 10.000€) , mas se calhar a diferença pode não ser tão grande como se imagina. Um exemplo: 5 anos e 100.000km.

                                        1.4 tsi sport: 34.100
                                        2.0 tdi sport: 44.400

                                        Custo da desvalorização do Otto: 19.780
                                        Custo da desvalorização do tdi: 23.100

                                        Diferença de consumo indicado pela marca: 1,2 litros aos 100.
                                        Aos preços actuais, custo de 100.000 km a gasóleo: 8.280
                                        Aos preços actuais, custo de 100.000 a gasolina: 10.580

                                        Custo total do modelo a gasolina: 30.360€
                                        Custo total do modelo a gasóleo: 31.380€

                                        Não é assim uma grande diferença face ao preço inicial, pois não? E parece-me pouca a diferença de consumo, mas pronto, são os dados da marca.
                                        Segundo consta e na prática a diferença de consumo é ainda maior l(sobretudo em cidade) logo até és capaz de ter razão mas à primeira vista é muito dinheiro que se tem de largar inicialmente.

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                                          #21
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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post
                                            Segundo consta e na prática a diferença de consumo é ainda maior l(sobretudo em cidade) logo até és capaz de ter razão mas à primeira vista é muito dinheiro que se tem de largar inicialmente.
                                            "Segundo consta" a quem?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                              É um caso extremo (na realidade são mais de 10.000€) , mas se calhar a diferença pode não ser tão grande como se imagina. Um exemplo: 5 anos e 100.000km.

                                              1.4 tsi sport: 34.100
                                              2.0 tdi sport: 44.400

                                              Custo da desvalorização do Otto: 19.780
                                              Custo da desvalorização do tdi: 23.100

                                              Diferença de consumo indicado pela marca: 1,2 litros aos 100.
                                              Aos preços actuais, custo de 100.000 km a gasóleo: 8.280
                                              Aos preços actuais, custo de 100.000 a gasolina: 10.580

                                              Custo total do modelo a gasolina: 30.360€
                                              Custo total do modelo a gasóleo: 31.380€

                                              Não é assim uma grande diferença face ao preço inicial, pois não? E parece-me pouca a diferença de consumo, mas pronto, são os dados da marca.
                                              É claro que estas contas quadradas são sempre muito “bonitas”, mas se quiseres dar alguma realidade à coisa, imagina quantos dos compradores dessas duas versões que mencionas, o compra a pronto.

                                              Imagina que eu tinha 15.000€ disponíveis, e queria comprar os dois carros a crédito, ficando a pagar o valor em dívida por 48 meses.

                                              Faz a simulação para os dois casos:

                                              TSI: 34.100€ - 15.000€ = 19.100€
                                              TDI: 44.400€ - 15.000€ = 29.400€

                                              E depois mete aqui o valor.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                Claro que sim, isto já se passa há valentes anos, ou porque acham que se vêem A4 em barda?!

                                                Para as empresas, que têm vantagens em ter rentings curtos que nós não temos (contabilidade e fiscalidade), esta é a norma...e neste jogo já jogo há uns anos.

                                                No entanto, e porque não considero normal trocar de carro de 4 em 4 anos, pois cada vez que se troca de carro perde-se rios de dinheiro...e depois porque como apaixonados por este mundo, pouco se resume a uma análise fria numérica...

                                                Muito disto perde sentido. Isto para um carro pessoal.
                                                Esta é, sem duvida a melhor resposta....

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                                  Esta é, sem duvida a melhor resposta....
                                                  Não é não. Normalmente o argumento de que o carro é para toda a vida é um argumento de quem quer manter o interesse económico das versões a gasolina, mas esquece o facto, que já referi atrás, de que quem tem um carro muitos anos também faz com ele muitos km, e a cada km que faz está a gastar mais em combustível do que se tivesse um a gasóleo. Ou seja, até uma dezena de anos a retoma é em favor do diesel, daí para diante começa a não ter grande interesse mas o elevado número de km conpensa.

                                                  Não quero com isto dizer que o gasóleo compense sempre, também como já referi as contas têm de ser feitas em cada caso e não com base em banalidades generalistas.
                                                  Editado pela última vez por LuisNeves; 03 November 2008, 22:36.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                                    É claro que estas contas quadradas são sempre muito “bonitas”, mas se quiseres dar alguma realidade à coisa, imagina quantos dos compradores dessas duas versões que mencionas, o compra a pronto.

                                                    Imagina que eu tinha 15.000€ disponíveis, e queria comprar os dois carros a crédito, ficando a pagar o valor em dívida por 48 meses.

                                                    Faz a simulação para os dois casos:

                                                    TSI: 34.100€ - 15.000€ = 19.100€
                                                    TDI: 44.400€ - 15.000€ = 29.400€

                                                    E depois mete aqui o valor.
                                                    Se só tens 15000 euros disponíveis, aconselhava um Dacia Logan em vez do endividamento maciço de um Tiguan...

                                                    Brincadeiras à parte, é um argumento sem dúvida válido neste caso extremo. Falando apenas da parte que diz respeito à diferença de preço (10.000€), que a outra teria de ser sempre suportada, talvez valha uns 2000 a 2500 euros de juros, a não ser que em vez de um VAG compres um carro de outra marca com zero% de juros, como muitas fazem, e aí o problema já não existe.

                                                    Como eu sempre digo, é preciso sempre fazer-se as contas para cada caso e não ficar pelas banalidades generalistas, ou então comprar porque sim sem preocupações de mais barato ou mais caro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Olha lá, e quanto custa a mensalidade x o nº de meses que dura o contrato ?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                                        Não é não. Normalmente o argumento de que o carro é para toda a vida é um argumento de quem quer manter o interesse económico das versões a gasolina, mas esquece o facto, que já referi atrás, de que quem tem um carro muitos anos também faz com ele muitos km, e a cada km que faz está a gastar mais em combustível do que se tivesse um a gasóleo. Ou seja, até uma dezena de anos a retoma é em favor do diesel, daí para diante começa a não ter grande interesse mas o elevado número de km conpensa.

                                                        Não quero com isto dizer que o gasóleo compense sempre, também como já referi as contas têm de ser feitas em cada caso e não com base em banalidades generalistas.
                                                        Contra essas banalidades generalistas estava mesmo o meu post contra

                                                        E o que fizeste de inicio, ao fazer as contas para determinados modelos e teres concluído que para todas as pessoas era melhor assim...é isso que fizeste.

                                                        Não usei o argumento do carro para a vida, por 2 razões: 1º porque me farto antes disso dele -> mas não ao fim de 4 anos e 2º porque isso seria usar contabilidade na compra de um carro meu -> coisa que não é prioritária

                                                        Não esqueço do facto que tendo um carro por, por exemplo 8 anos, vou fazer mais kms. do que com um de 4 -> mas para comparar a sério, há que manter todas as variáveis iguais variando apenas 1 coisa -> ceteris paribus

                                                        Ou seja, porque só o gasolina com 8 anos faz mais kms? O gasóleo com 4 terá de comprar outro para os 4 seguintes -> e se já antes fazia mais kms., a soma os 2 carros, em termos de kms. será superior, não? Logo o consumo maior...

                                                        Isto já sem entrar que o que troca de 4 em 4. Troca mais uma vez que o outro...logo mais dinheiro perde.

                                                        PS: Isto para individuos...não empresas

                                                        Aliás, acho que a falácia da análise é usar algo meramente racional tendo um carro como uma máquina, vista numa empresa -> num contexto de eu e tu que vamos ali ao stand comprar um carro do qual gostamos...comprar pr gosto, paixão, etc.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Deixo aqui o meu exemplo e como não percebo nada de matemática, as contas ficam sujeitas a correção.
                                                          Parto do princípio que terei de comparar carros com potências semelhantes e ambos com caixa automática.

                                                          Para isso comparo o consumo do meu Otto actual com média de 222 carros a diesel com potências semelhantes (200 a 211 CV).

                                                          Diesel
                                                          Consumo: 9.18
                                                          Preço litro: 1,118
                                                          Custo a cada 100 km: 10,263
                                                          Custo de 20.000 km: 2,052,648
                                                          Custo por Km em cêntimos: 103

                                                          Mazda
                                                          Consumo: 11.00
                                                          Preço litro: 1,229
                                                          Custo a cada 100 km: 13,519
                                                          Custo de 20.000 km: 2,703,800 €
                                                          Custo Por Km em cêntimo: 135.19
                                                          Diferença por cada 100 km 3,256
                                                          Diferença cada 1000 km 32,558
                                                          Número de kms a calcular 15000
                                                          Diferença: 488,364
                                                          Diferença Mês: 40,140

                                                          Anos à pala: 20.5

                                                          Média para diesel = potência 9,18
                                                          (spritmonitor)

                                                          DE notar: na "troca" de um diesel pelo carro actual, embolsei 10.000 Euros, pelo que os anos à pala correspondem ao tempo decorrido até ter gasto tal quantia nas diferenças de custo (posso adiantar que a manutenção é semelhante ou menor no actual carro).

                                                          Estou certo ou errado?

                                                          Comentário

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