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    Competições Baratas

    Este fim de semana, a falar com um amigo, este disse-me que tem um amigo que corre numa prova de Fiats Uno 45s, onde os carros não levam modificações e que leva apenas um mecânico para a prova.

    Ora, uma prova com estas características deve ser barata para quem queira participar. Fiz umas pesquisas na net mas, quiçá por não ter introduzido as palavras "mágicas", não encontrei informação sobre esta prova.

    Alguém conhece mais provas baratas para participar?

    #2
    As provas de que ele fala são o Desafio Único, organizado pela FEUP

    No contexto do automobilismo é realmente do mais barato que há. Agora poderá é não ser barato para toda a gente, depende do conceito de barato de cada um.

    Comentário


      #3
      Já agora, podes ver este tópico o Desafio ou ir ao site oficial.

      Comentário


        #4
        Obrigado TILT.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por M6 Ver Post
          Obrigado TILT.
          M6,

          Estou a fazer esse campeonato, e para teres uma ideia de tão barato que é o desafio único, a prova do Algarve alguns preparadores estão a pedir 1500€ por piloto para correr. (cada equipa são 2 pilotos)

          Sem dúvida que é barato em comparação com o PTCC ou o CPR com um Porsche ou Radical.

          Alguma coisa apita!

          Comentário


            #6
            Viva.

            Originalmente Colocado por Aconduzir® Ver Post
            M6,

            Estou a fazer esse campeonato, e para teres uma ideia de tão barato que é o desafio único, a prova do Algarve alguns preparadores estão a pedir 1500€ por piloto para correr. (cada equipa são 2 pilotos)

            Sem dúvida que é barato em comparação com o PTCC ou o CPR com um Porsche ou Radical.

            Alguma coisa apita!
            Obrigado pela tua resposta.
            Esses 1500€ incluem o quê?
            O carro para a corrida? Só a transformação? Assistência durante a prova?...

            E sim, sem dúvida creio que é das provas mais baratas.

            Já agora, em quanto fica uma época por equipa?

            Comentário


              #7
              O barato depende sempre também dos teus objectivos..

              Assim de cabeça:

              -Ralis regionais
              -Troféu de Alenquer
              -Open de Ralis, nomeadamente o Troféu Fastbravo com os Marbellas
              -Taças de Autocross e Ralicross
              -Desafio Único na velocidade com os Uno 45s

              Depois tens os "piratas" e neste caso destaco um troféu regional da zona centro com grandes listas de participantes, boas máquinas, segurança a sério e ainda são provas autorizadas pelo Governo Civil, coisa que não acontece nas restantes "piratadas".

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por M6 Ver Post
                Viva.


                Obrigado pela tua resposta.
                Esses 1500€ incluem o quê?
                O carro para a corrida? Só a transformação? Assistência durante a prova?...

                E sim, sem dúvida creio que é das provas mais baratas.

                Já agora, em quanto fica uma época por equipa?
                1500€ e incluiu tudo, o carro preparado, Assistência, inscrição na prova, pneus, gasolina. excepto batidas... Mais uma vez por piloto (a equipa são 2 pilotos)

                Este ano o campeonato foram 6 corridas (Estoril, Vila Real, Braga e Portimão) em circuitos e 2 rampas (Murça e Penha) por isso 1500 x 2Pilotos x 6 Corridas = 18.000€ (Ainda tens de contabilizar deslocações, Hoteis, etc.

                Eu não fiz rampas pq acho q o valor/beneficio/divertimento não compensa para fazer uma rampa de uno.

                Esta é a maneira mais fácil de correr sem chatices, mas se arranjares um bom fiat uno, quem te prepare o carro por um bom valor, um mecânico de confiança estes valores descem drasticamente e fazes a coisa por mais barato.

                Aí já não te posso dar valores porque não conheço essa realidade.

                Alguam coisa, apita.

                Um abraço

                Comentário


                  #9
                  Pessoal,

                  obrigado pelas respostas. Quanto tiver uns "trocos", penso em "desinvestir" nisso mais à séria...

                  Comentário


                    #10
                    Hoje à tarde estava uma meia-dúzia deles à porta da faculdade... provavelmente a prepararem-se para seguir viagem para Portimão

                    Comentário


                      #11
                      Também existe um campeonato de seat marbellas, no campeonato nacional de ralis de promoção.

                      Comentário


                        #12
                        "Recentemente" (Há quase uma ano) assisti a uma palestra sobre desporto automóvel em Portugal e uma menina de um das equipas femininas do Desafio Único disse que uma época fica por 15000€. Mas que para se conseguir esse valor tem que poupar muito o carro e gastar o mínimo em tudo o resto.

                        Penso que por esse valor seria preferível apostar num kart para dar umas voltinhas ao fim-de-semana, porque muito dificilmente este troféu projecta seja quem for....

                        Comentário


                          #13
                          Caso tenhas um carro para a época toda, após o investimento inicial, um amigo meu falou-me que cada fim de semana fica por +/-1500€, para material de desgaste, transporte, dormidas, custo de participação, etc.

                          Batidas, isso são extras.


                          Por isso, se for para fazer a época toda, é possível fazer por menos de 10.000€, em princípio

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                            "Recentemente" (Há quase uma ano) assisti a uma palestra sobre desporto automóvel em Portugal e uma menina de um das equipas femininas do Desafio Único disse que uma época fica por 15000€. Mas que para se conseguir esse valor tem que poupar muito o carro e gastar o mínimo em tudo o resto.

                            Penso que por esse valor seria preferível apostar num kart para dar umas voltinhas ao fim-de-semana, porque muito dificilmente este troféu projecta seja quem for....

                            Com o Fiat Uno também podes usar para te divertires ao fim de semana.

                            Por +/-1500€, és capaz de arranjar carro e equipá-lo segundo o regulamento. Depois usas num autódromo perto (por exemplo em Braga é usado várias vezes ao fds).

                            Em termos de corridas... Já viste a quantidade de patrocínio que o Uno dá em relação ao kart... além que a maioria está lá por puro divertimento.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
                              Com o Fiat Uno também podes usar para te divertires ao fim de semana.

                              Por +/-1500€, és capaz de arranjar carro e equipá-lo segundo o regulamento. Depois usas num autódromo perto (por exemplo em Braga é usado várias vezes ao fds).

                              Em termos de corridas... Já viste a quantidade de patrocínio que o Uno dá em relação ao kart... além que a maioria está lá por puro divertimento.
                              Isso dos patrocínios é um pouco relativo. Ou tens bons conhecimentos ou então esquece, são trocos. (digo eu)

                              E não esquecer que mesmo preparados não deixam de ser... Unos! Eu fui comissário técnico na Rampa da Penha e o percurso era feito quase toda em terceira. Um kart dá outra pica, pelo menos eu acho!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                Isso dos patrocínios é um pouco relativo. Ou tens bons conhecimentos ou então esquece, são trocos. (digo eu)

                                E não esquecer que mesmo preparados não deixam de ser... Unos! Eu fui comissário técnico na Rampa da Penha e o percurso era feito quase toda em terceira. Um kart dá outra pica, pelo menos eu acho!

                                - Sim, sem dúvida. Basta ver até pela maioria dos carros que competem.

                                -Eu pessoalmente não te posso responder, mas um amigo está "apaixonado" pelos Unos... e já experimentou várias coisas. Penso que dá mais divertimento que um kart, permite mais "azelhice"

                                Comentário


                                  #17
                                  Estamos a comparar coisas muito diferentes.

                                  Como praticamente (muito) amador de karting sei bem o gozo que aquilo dá... e imagino como será num bom 2T

                                  Só que por 15000€, em termos de competição, também andamos bem longe do topo no karting. Além disso (e penso que até é capaz de ser o ponto mais importante) o karting exige mais preparação física que o Uno que muita gente não terá só para dar umas gazadas ao fim-de-semana.

                                  Quanto a mim, a grande piada do Desafio é a molhada que aquilo é, às vezes parece um "mini-WTCC" com tanta chapa amologada. Para quem quiser dar assistência caseira ao carro ainda tem mais esse divertimento extra.

                                  Diria que como promoção não terá grande relevo mas como divertimento deve ser muito bom



                                  E já que falamos de competições baratas e de karting, aqui em Famalicão no IKF organizam-se frequentemente uns troféus engraçados que para quem quiser fazer umas corridas de vez em quando por custos mínimos, por carolice.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O piloto do Fiat Uno da Feup é meu amigo e este verão fiquei a saber a verdadeira realidade desta competição...

                                    Pensava eu na minha ingenuidade que os patrocinadores contribuiam e bem, mas estava enganado, o que oferecem é muito pouco para o que eles precisam e alguns nem sequer oferecm (como o caso de algumas instituições).

                                    A verdade é que as "boas verbas" que os patrocinadores disponibilizam são nas grandes competições que dão muito lucro e tem uma dimensão enorme.

                                    Quase tudo o investimento sai do bolso dos elementos da equipa, assim como toda a mão-de-obra que é deles (A preparação do carro foi realizada por eles, desde início).

                                    Outra coisa que é "dispendiosa" são os equipamentos para a competição, ainda por cima para o equipamento estar homologado não pode ter mais de 4 anos (acho que é 4 anos já não tenho a certeza).

                                    Comentário


                                      #19
                                      Muito bem anda este país (ou os vossos bolsos) se 15.000 euros num ano para 6 fins de semana é considerado barato... É que isso é mais que todos os ordenados e subsídios que a geração mil euros ganha num ano..

                                      Mas para quem pode... acho excelente! Tenho um Uno45S por estimação (de 84), e por isso mesmo era incapaz de enfiá-lo no desafio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                        Muito bem anda este país (ou os vossos bolsos) se 15.000 euros num ano para 6 fins de semana é considerado barato... É que isso é mais que todos os ordenados e subsídios que a geração mil euros ganha num ano..
                                        O andamento do país, embora directamente relacionado, nada tem a ver com as finanças pessoais de cada um. Parece contradição mas não é: cada um sabe de si...
                                        Sempre houve, e sempre haverá, ricos e pobres, e por muito que isso custe, esta crise não atinge toda a gente...
                                        Infelizmente não sou (ainda :D) excêntrico (nem sequer jogo no Euromilhões), nem sequer rico, mas gasto o meu dinheiro como quiser e ninguém tem nada a ver com isso, muito menos me farão sentir culpado pela forma como o gasto...

                                        Mas para quem pode... acho excelente!
                                        Estou totalmente de acordo. Como alguém referiu acima, para mim seria puro divertimento.

                                        Tenho um Uno45S por estimação (de 84), e por isso mesmo era incapaz de enfiá-lo no desafio.
                                        Como te compreendo... O valor sentimental tem sempre um preço mais elevado, no meu caso foi era um Lanos que ficou espatifado numa curva nas mãos do tipo a quem o vendi...
                                        Editado pela última vez por M6; 07 November 2008, 09:56.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Desconhecia totalmente esta prova e fiquei fã! Pena que só possa ver no Youtube por causa da distância.

                                          Havendo bons patrocinadores consegue-se obter uma boa maquia mas não será exagerado falar de 15.000€?

                                          Para quem não pretende competir pelo pódio então concorra em duas ou três provas e arranje um Uno ou dois Uno de sucata para ter peças de substituição.

                                          Esses carros desmontam-se rapidamente, não por serem frágeis, mas por serem simples.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Jorge Correia Ver Post
                                            Desconhecia totalmente esta prova e fiquei fã! Pena que só possa ver no Youtube por causa da distância.

                                            Havendo bons patrocinadores consegue-se obter uma boa maquia mas não será exagerado falar de 15.000€?

                                            Para quem não pretende competir pelo pódio então concorra em duas ou três provas e arranje um Uno ou dois Uno de sucata para ter peças de substituição.

                                            Esses carros desmontam-se rapidamente, não por serem frágeis, mas por serem simples.
                                            Se calhar não é assim tão exagerado. Como já foi referido todo o equipamento desde fato de piloto, luvas, capacete, roll-bar etc tem de estar homologado e esse material não é nada barato. Se considerarmos um campeonato completo deverá ir para esses valores mesmo que o carro seja poupado ao máximo, depois há sempre imprevistos....

                                            Se for apenas para fazer 2 ou 3 provas ou já se tem equipamento e licenças ou vai-se gastar uma fortuna para dois fins-de-semanas.
                                            Editado pela última vez por Bj40; 07 November 2008, 19:09.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma das coisas que mais encarece a competição, é mesmo o transporte do carro, que é preciso alugar um camião para o levar para o circuito e trazer x 6 + algumas brincadeiras de testes.

                                              Depois, o pagamento à FPAK (acho que tem de ser em todas as corridas)

                                              Depois do carro preparado, o material de desgaste é barato. Quando nos divertimos como mecânicos, consegue-se por menos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Juntamo-nos todos e criamos uma equipa AHO


                                                Era algo em que adorava participar, apesar de agora não andar nem perto de condições financeiras para o fazer.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                  Se calhar não é assim tão exagerado. Como já foi referido todo o equipamento desde fato de piloto, luvas, capacete, roll-bar etc tem de estar homologado e esse material não é nada barato. Se considerarmos um campeonato completo deverá ir para esses valores mesmo que o carro seja poupado ao máximo, depois há sempre imprevistos....

                                                  Se for apenas para fazer 2 ou 3 provas ou já se tem equipamento e licensas ou vai-se gastar uma fortuna para dois fins-de-semanas.
                                                  Exacto, o investimento inicial representa a maior fatia. Só para o roll-bar são 500€, para equipamento do piloto vai outro tanto (se não for mais...) e nestas pequenas coisas gasta-se uma quantia considerável.

                                                  Depois do carro preparado e equipamento adquirido, e se não houver grandes acidentes, é praticamente só gasolina, deslocações e inscrição por cada prova.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    !

                                                    Não estou muito a par disso, mas penso que o Troféu FastBravo é ''barato''.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por pedropinto213 Ver Post
                                                      Não estou muito a par disso, mas penso que o Troféu FastBravo é ''barato''.
                                                      Deve ficar mais ao menos o mesmo.

                                                      http://www.fastbravo.com/fastbravo/trofeu/home.html

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                                                        #28
                                                        Desafio Único também com Punto 85

                                                        Depois do sucesso que foi colocar quase meia centena de Fiat Uno 45 S nas pistas portuguesas e reunir praticamente uma centena de pilotos por corrida durante dois anos, o Challenge Desafio Único prepara-se para, em 2009, virar uma nova página na sua curta vida.

                                                        A FEUP, organizador da competição monomarca, já recebeu o aval para dividir o Desafio Único em duas categorias, mantendo os actuais Uno 45 S, mas dando também vida ao modelo que lhe sucedeu, o Punto, na sua versão de 85 cavalos. A ideia é, na perspectiva de Ferreira Duarte, principal responsável da competição, "permitir aos melhores pilotos do Uno terem a possibilidade de auferirem dum carro mais competitivo, com custos igualmente controlados uma vez que está em estudo a possibilidade do motor e a caixa de velocidades serem selados.

                                                        Certo é que, por exemplo, o sistema de escape deverá ser igual para todos os concorrentes". Quanto ao formato do Challenge e da forma como irão co-habitar os Uno e os Punto nada está definido, sendo a única certeza aquela que dá como facto consumado os dois modelos nunca competirem entre si, logo, terem corridas independentes.

                                                        in Autosport.pt

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                                                          #29
                                                          Boa notícia! Quem sabe daqui a pouco não temos uma espécie de PTCC de charutos italianos, com outros modelos ao barulho

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                                                            #30
                                                            Só tenho medo que a divisão do troféu em duas corridas separadas que o torne menos espectacular...

                                                            Se calhar preferia ver os Unos e Puntos todos juntos à molhada mas espero para ver

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