Diariamente somos confrontados por inúmeros artigos sobre os efeitos nefastos das emissões poluentes dos veículos automóveis. O “Site” do IMTT contempla subsídios e enfatiza as medidas tendentes à redução de tais emissões, alusões ao “eco-driving”, incentivos ao abate de veículos em fim de vida, redução de ISV para aqueles que poluem menos. Incentivos à aquisição de veículos com mais acessórios de segurança activa e passiva de modo a reduzir os níveis de sinistralidade.
Dos conteúdos programáticos a ensinar aos Alunos das Escolas de Condução fazem parte entre outros:
· Identificação e princípios gerais de funcionamento dos motores sobrealimentados, eléctricos e híbridos e sua influência ambiental.
· Sistema ABS. Principais componentes. Princípios gerais de funcionamento. Intervenção na segurança.
· Tipos de fluidos, principais componentes, características e influência ambiental.
· Tipos de combustíveis, principais características, componentes, finalidades e influência ambiental.
· Sistemas de escape e suas consequências ambientais.
· Sistemas de recirculação dos gases de escape e suas consequências ambientais.
· Pneumáticos, simbologia e consequências ambientais.
· GPS. Diversos tipos de receptores. Características e principais componentes. Noções de utilização de sistemas electrónicos de navegação (GPS);
· Caracterização do habitáculo. Climatização e sua influência na condução.
· Tacógrafos
· Sistema ABS: funcionamento e vantagens; Sistemas auxiliares de travagem: auxílio do motor; desaceleradores de escape, hidráulico e eléctrico;
8 – Protecção do ambiente:
Saber:
· Identificar a poluição sonora e poluição atmosférica. Características e
Consequências em circulação rodoviária. Principais poluentes. Sua origem,
Características, destino de consumíveis. Níveis máximos de ruídos e emissões
Poluentes, equipamentos e procedimentos na redução dos níveis de poluição
Ambiental
8.1 – Medidas dos níveis máximos de ruídos e emissões de poluentes atmosféricos;
8.2 – Limitação e controlo de ruídos e emissões poluentes.
Protecção do ambiente:
Ruídos e emissão de poluentes atmosféricos;
Poluição do solo;
Condução económica.
Os candidatos a condutor são avaliados sobre todos estes itens, mas na realidade nunca são confrontados com eles, só na teoria. A razão é simples as Escolas de Condução não estão, e parece que não vão estar, apetrechadas com veículos e com meios didácticos adaptados às novas realidades e novas tecnologias exigíveis para a ministração do ensino segundo a exigências dos Conteúdos Programáticos preconizados pelo IMTT.
De que adianta falar de tacógrafos se os veículos das Escolas estão dispensados de os terem; Falamos de ABS, do ESP de desaceleradores de escape, hidráulico e eléctrico e os veículos utilizados não os possuem; Falamos de emissão de gases, catalizadores, combustíveis mais limpos e quando nos cruzamos com alguns veículos de Escolas de Condução, principalmente pesados, verificamos que estamos perante uma qualquer chaminé industrial.
Para quando a alteração que coloque em harmonia o ensino Teórico com o Prático e critérios de equidade entre as escolas mais antigas e as mais novas.
É caso para dizer que “À mulher de César não lhe basta Parecer…”
Dos conteúdos programáticos a ensinar aos Alunos das Escolas de Condução fazem parte entre outros:
· Identificação e princípios gerais de funcionamento dos motores sobrealimentados, eléctricos e híbridos e sua influência ambiental.
· Sistema ABS. Principais componentes. Princípios gerais de funcionamento. Intervenção na segurança.
· Tipos de fluidos, principais componentes, características e influência ambiental.
· Tipos de combustíveis, principais características, componentes, finalidades e influência ambiental.
· Sistemas de escape e suas consequências ambientais.
· Sistemas de recirculação dos gases de escape e suas consequências ambientais.
· Pneumáticos, simbologia e consequências ambientais.
· GPS. Diversos tipos de receptores. Características e principais componentes. Noções de utilização de sistemas electrónicos de navegação (GPS);
· Caracterização do habitáculo. Climatização e sua influência na condução.
· Tacógrafos
· Sistema ABS: funcionamento e vantagens; Sistemas auxiliares de travagem: auxílio do motor; desaceleradores de escape, hidráulico e eléctrico;
8 – Protecção do ambiente:
Saber:
· Identificar a poluição sonora e poluição atmosférica. Características e
Consequências em circulação rodoviária. Principais poluentes. Sua origem,
Características, destino de consumíveis. Níveis máximos de ruídos e emissões
Poluentes, equipamentos e procedimentos na redução dos níveis de poluição
Ambiental
8.1 – Medidas dos níveis máximos de ruídos e emissões de poluentes atmosféricos;
8.2 – Limitação e controlo de ruídos e emissões poluentes.
Protecção do ambiente:
Ruídos e emissão de poluentes atmosféricos;
Poluição do solo;
Condução económica.
Os candidatos a condutor são avaliados sobre todos estes itens, mas na realidade nunca são confrontados com eles, só na teoria. A razão é simples as Escolas de Condução não estão, e parece que não vão estar, apetrechadas com veículos e com meios didácticos adaptados às novas realidades e novas tecnologias exigíveis para a ministração do ensino segundo a exigências dos Conteúdos Programáticos preconizados pelo IMTT.
De que adianta falar de tacógrafos se os veículos das Escolas estão dispensados de os terem; Falamos de ABS, do ESP de desaceleradores de escape, hidráulico e eléctrico e os veículos utilizados não os possuem; Falamos de emissão de gases, catalizadores, combustíveis mais limpos e quando nos cruzamos com alguns veículos de Escolas de Condução, principalmente pesados, verificamos que estamos perante uma qualquer chaminé industrial.
Para quando a alteração que coloque em harmonia o ensino Teórico com o Prático e critérios de equidade entre as escolas mais antigas e as mais novas.
É caso para dizer que “À mulher de César não lhe basta Parecer…”