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chassis vs suspensão

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    chassis vs suspensão

    é possivel ter um bom chassis e uma má suspensão e vice-versa? quando se testa um carro como é que nos apercebemos do que é bom ou mau?

    eu quando faço test-drive's ou conduzo carros de amigos consigo distinguir o que curva bem ou mal, qual é confortável ou não, mas não sei distinguir a que é devido essse comportamento se à suspensão se ao chassis...

    #2
    Quando digo que gosto do cassis de um carro estou-me a referir também à suspensão. Para mim as duas coisas estão sempre dependentes uma da outra.

    Comentário


      #3
      Corrijam-me mas... o chassi incorpora a suspensão, certo?

      Comentário


        #4
        Acho que é tudo num só.

        No caso das motos, diz-se que tem uma ciclista fenomenal e a isto está incluido o chassi/suspensão/distância entre eixos/distribuição de peso, etc, etc.

        Óbvio que hã chassis mais fraco do que outros, caso da rigidez e distribuição de peso e configuração da suspensão.

        Mas gostaria de saber melhor por parte dos entendidos...

        Comentário


          #5
          creio que não,exstem modelos com o mesmo chassis e suspensões diferentes(dependentes da motorização,adequando a mesma á potencia)!

          Comentário


            #6
            eu tenho uns exemplos bem practicos do que descreves:

            golf 4 confortline e a3 8l s-line (com pack susp)
            golf5 confortline e a3 8p s-line (com pack susp)

            no caso do golf4 e a3 8l ambos os chassis são maus mesmos com amortecedores e molas melhores no a3.
            amos a curvar são maus.

            no caso do golf5 e a3 8p:
            o golf5 é muito mais confortavel e curva quase tão bem como o a3 8p s-line, neste ultimo nota-se claramente a rigidez dos amortecedores e molas que previligiam a eficacia em curva em deterimento de sacrificar algum conforto.

            no casos dos vag dá para ver o mesmo chassis com amortecedores e molas diferentes a terem comportamentos semelhantes com eles em comum e outros com pequenas diferenças que se traduzem em resultados bem diferentes.

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              #7
              Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
              creio que não,exstem modelos com o mesmo chassis e suspensões diferentes(dependentes da motorização,adequando a mesma á potencia)!
              Mas normalmente apenas mudam amortecedores, molas, barra estabilizadora... No essencial a suspensão não muda.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                Mas normalmente apenas mudam amortecedores, molas, barra estabilizadora... No essencial a suspensão não muda.
                nem acredito no que estou a ouvir,suspensão é o conjunto mola/amortecedor meu!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Taveirada Ver Post
                  Corrijam-me mas... o chassi incorpora a suspensão, certo?
                  Não creio...
                  Quando se fala em chassi fala-se na peça base do automóvel, só.
                  Agora, se há quem junte as duas coisas, não sei, mas não me parece acertado.

                  Respondendo ao tópico, a forma de ver um bom chassi é se este é resistente á torção.
                  Uma boa forma de o fazer é colocando o carro em cima de um passeio íngreme, com uma roda apenas e ver se as portas fecham bem.
                  Em condução, é mais complicado isto se as suspensões/amortecedores forem bons e quanto melhores, mais atenua um fraco chassi.
                  Conheço um Corsa que de bons chassis não tem nada mas, como está neste momento, com amortecedores Sachs a gás e pneus Toyo muito suaves consegue fazer milagres a curvar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                    nem acredito no que estou a ouvir,suspensão é o conjunto mola/amortecedor meu!!
                    A suspensão é muito mais do que isso, pode ser independente ou não, tem uma geometria, etc...

                    Comentário


                      #11
                      A grande questão é por vezes estou ler: "clio rs tem um excelente chassis" ou então: "com a suspensão do C5 parece que o carro flutua". a que é que se deve um bom chassis? boa afinação da suspensão ou é uma característica intríseca da maneira como foi projectado? e como se distingue uma coisa da outra, ou tal não é possivel?

                      Comentário


                        #12
                        só uma coisa:bons pneus não corrigem tão bem um mau chassis,como um bom chassis corrige tão bem uns maus pneus!quem diz pneus,diz suspensão!

                        Comentário


                          #13
                          Eu vejo primeiro que tipo de suspensão o automóvel tem...

                          Venho à net, googlo um bocadinho porque não sou expert, e vejo o que se diz sobre as suspensões em causa.

                          Neste bolide que tenho, a suspensão é independente às 4 rodas, ou seja, uma boa solução (acho eu, e corrijam-me se estiver errado)... depois já sei que se o comportamento for de tanga, a culpa será do chassi. (p.e.)

                          Mas acho que regra geral, só te apercebes que tens um mau chassi, quando tens a certeza que tens uma boa suspensão...

                          Pronto aqui fica a minha opinião de "entendido na matéria"...

                          Comentário


                            #14
                            bom tópico

                            por

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                              A suspensão é muito mais do que isso, pode ser independente ou não, tem uma geometria, etc...
                              a questão não é essa,não faz parte do chassis,é isso que está a ser discutido aqui.

                              http://pt.wikipedia.org/wiki/Suspens%C3%A3o_automotiva

                              http://pt.wikipedia.org/wiki/Chassis

                              qual é a duvida?
                              Editado pela última vez por CarlosPinto; 07 November 2008, 12:28.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                só uma coisa:bons pneus não corrigem tão bem um mau chassis,como um bom chassis corrige tão bem uns maus pneus!quem diz pneus,diz suspensão!
                                Certíssimo.
                                Tenho até um exemplo prático.
                                Os Clio sempre foram muito bons no chassi.
                                O Clio comparativamente com o meu (K10) (pneus muito semelhantes) curva muitíssimo melhor. É muito directo e raramente desilude.
                                Chega a ser um pouco "boring" pois para brincadeiras é complicado provocá-lo.
                                Já o meu não.
                                Não tolera que se lhe provoque a traseira e fazendo uma curva provocando a frente, foge de frente.
                                São temperamentos diferentes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                  A grande questão é por vezes estou ler: "clio rs tem um excelente chassis" ou então: "com a suspensão do C5 parece que o carro flutua". a que é que se deve um bom chassis? boa afinação da suspensão ou é uma característica intríseca da maneira como foi projectado? e como se distingue uma coisa da outra, ou tal não é possivel?
                                  Como antes disse, para mim as duas coisas são indissociáveis.

                                  Vejam por exemplo o caso do Golf IV vs. Golf V. Todos os IV tinham um comportamento mausinho enquanto todos os V têm um comportamento mais ou menos bom.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                    A grande questão é por vezes estou ler: "clio rs tem um excelente chassis" ou então: "com a suspensão do C5 parece que o carro flutua". a que é que se deve um bom chassis? boa afinação da suspensão ou é uma característica intríseca da maneira como foi projectado? e como se distingue uma coisa da outra, ou tal não é possivel?
                                    Eu diria que uma boa suspensão consegue "corrigir" a torção de um mau chassi, acompanhando o movimento do carro e nunca largando o piso.

                                    De qualquer forma, quem tiver experiência consegue saber o que é um bom ou maus chassi, mas explicá-lo parece-me dificil.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Pedro_Rof Ver Post
                                      Eu vejo primeiro que tipo de suspensão o automóvel tem...

                                      Venho à net, googlo um bocadinho porque não sou expert, e vejo o que se diz sobre as suspensões em causa.

                                      Neste bolide que tenho, a suspensão é independente às 4 rodas, ou seja, uma boa solução (acho eu, e corrijam-me se estiver errado)... depois já sei que se o comportamento for de tanga, a culpa será do chassi. (p.e.)

                                      Mas acho que regra geral, só te apercebes que tens um mau chassi, quando tens a certeza que tens uma boa suspensão...

                                      Pronto aqui fica a minha opinião de "entendido na matéria"...
                                      Normalmente a suspensão à frente é sempre independente (não estou a ver nenhum caso em que assim não seja).
                                      Mas verificar se um carro tem suspensão independente atrás ou eixo rígido não é assim tão difícil.
                                      O eixo rígido é mais "duro". Sentimos muito mais a estrada e por isso mais desconfortável do que os braços independentes.
                                      Mas mais uma vez, a sensação é atenuada por uma boa suspensão.
                                      Eu como no meu parece que estou a andar em cima de um cavalo...

                                      Comentário


                                        #20
                                        bom tópico

                                        não saberei a base teórica para aprofundar a minha opinião, mas por exemplo os PUG 306 que andaram lá por casa tinham um chassis muito ágil. Como um era 1.4i e o outro 1.9d, as suspensões eram diferentes, e também os seus comportamentos, mas no geral eram muito bons derivados do chassis.
                                        O 307 que se seguiu tinha um chassis notoriamente mais rígido, e muito mais "trancado" que os do 306, era muito menos ágil. Depois, a suspensão seguia esquemas diferentes o que também ajudava a explicar, mas em termos de chassis era notória a diferença entre 306 e 307, apresentando-se o 2º mais robusto.

                                        Lá em casa anda por exemplo uma Civic Aerodeck, e eu considero que tem um mau chassis, notando-se pouca resistência à torção (espero não estar a dizer asneiras..)

                                        O exemplo de estacionares um carro com uma roda no passeio (de modo a ficar inclinado) e abrires e fechares as portas é uma maneira fácil de verificar como se comporta o chassis, se é sólido o suficiente.

                                        claro está que um chassis é sempre complementado pela suspensão, e vice-versa.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                          Eu diria que uma boa suspensão consegue "corrigir" a torção de um mau chassi, acompanhando o movimento do carro e nunca largando o piso.

                                          De qualquer forma, quem tiver experiência consegue saber o que é um bom ou maus chassi, mas explicá-lo parece-me dificil.
                                          não é assim tão dificil,tem tudo a ver com a simples noção de grip,torção de chassis,sub e sobreiragem e acmia de tudo recuperaações de trajectória,no entanto há factores que podem confundir-nos como a direcção por ex!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gemini Ver Post
                                            bom tópico

                                            não saberei a base teórica para aprofundar a minha opinião, mas por exemplo os PUG 306 que andaram lá por casa tinham um chassis muito ágil. Como um era 1.4i e o outro 1.9d, as suspensões eram diferentes, e também os seus comportamentos, mas no geral eram muito bons derivados do chassis.
                                            O 307 que se seguiu tinha um chassis notoriamente mais rígido, e muito mais "trancado" que os do 306, era muito menos ágil. Depois, a suspensão seguia esquemas diferentes o que também ajudava a explicar, mas em termos de chassis era notória a diferença entre 306 e 307, apresentando-se o 2º mais robusto.

                                            Lá em casa anda por exemplo uma Civic Aerodeck, e eu considero que tem um mau chassis, notando-se pouca resistência à torção (espero não estar a dizer asneiras..)

                                            O exemplo de estacionares um carro com uma roda no passeio (de modo a ficar inclinado) e abrires e fechares as portas é uma maneira fácil de verificar como se comporta o chassis, se é sólido o suficiente.

                                            claro está que um chassis é sempre complementado pela suspensão, e vice-versa.
                                            nos pug dos anos 90 a coisa pia bem,excelentes suspensões montadas em excelentes chassis!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Jbranco Ver Post
                                              Como antes disse, para mim as duas coisas são indissociáveis.

                                              Vejam por exemplo o caso do Golf IV vs. Golf V. Todos os IV tinham um comportamento mausinho enquanto todos os V têm um comportamento mais ou menos bom.
                                              Com excepção do 4Motion que obrigava o golf IV a ter suspensão traseira independente, o que melhorava bastante o chassis...

                                              JC

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por jcaiado Ver Post
                                                Com excepção do 4Motion que obrigava o golf IV a ter suspensão traseira independente, o que melhorava bastante o chassis...

                                                JC
                                                melhorava o comportamento,não o chassis!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                  Eu diria que uma boa suspensão consegue "corrigir" a torção de um mau chassi, acompanhando o movimento do carro e nunca largando o piso.
                                                  O problema é que todos os chassis torcem (minimamente), mais ou menos na mesma medida, sendo que na prática o que faz aumentar ou diminuir esta tendência é mesmo a afinação da suspensão...

                                                  Digo isto excluíndo casos particulares como o Fiat Uno e afins, que não é preciso muito para se perceber que tem mesmo um chassis mau, para além da suspensão. Apenas referi o Uno pois foi o primeiro que me veio à memória, que eu até gosto do seu mau comportamento

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carlos pinto Ver Post
                                                    melhorava o comportamento,não o chassis!
                                                    Era isso que queria dizer!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      respondendo ao 1 post,creio que só com o tempo consegues fazer essa diferenciação,e depende de modelo para modelo,pois alguns facilmente se nota as lacunas do comportamento!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma boa suspensão pode atenuar um mau chassis.

                                                        É a ideia que eu tenho.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Eu acho que uma boa suspensão pode, disfarçar um mau chassis. Mas terá que ser uma mexida que implique mais do que uma simples troca de amortecedor + mola.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                            Certíssimo.
                                                            Tenho até um exemplo prático.
                                                            Os Clio sempre foram muito bons no chassi.
                                                            O Clio comparativamente com o meu (K10) (pneus muito semelhantes) curva muitíssimo melhor. É muito directo e raramente desilude.
                                                            Chega a ser um pouco "boring" pois para brincadeiras é complicado provocá-lo.
                                                            Já o meu não.
                                                            Não tolera que se lhe provoque a traseira e fazendo uma curva provocando a frente, foge de frente.
                                                            São temperamentos diferentes.
                                                            Não é complicado provoca-lo, tem é que provocar-lo a velocidades mais altas, um bom chassis como o Clio não ia ser facilmente provocavel a baixa velocidades, se subires a parada em 20 Km/h, ele já te mostra o que é brincar e ai solta a frente e a traseira da forma que tu pedires.
                                                            O K10 também tem pneus 125/60R12 correcto? Não podes esperar grande comportamento de pneus fracos, deve curvar muito pior, mas também te deixa brincar a velocidades que no Clio não se passa nada.

                                                            Comentário

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