O Opel Zafira 1.6 CNG Turbo, o automóvel a gás natural mais potente do mercado, faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Bolonha, Itália, que decorre entre 5 e 14 de Dezembro próximo.
De acordo com dados da marca, o novo Zafira 1.6 CNG Turbo tem uma potência de 150 cv e pode atingir 200 km/h de velocidade máxima, registando um consumo médio muito reduzido de apenas 5,3 kg de gás natural a cada 100 km e um valor de emissões de CO2 de 144 g/km. Tal significa que, apesar de debitar mais 60 cv, o Zafira 1.6 CNG Turbo emite apenas mais 6 g/km que a versão equivalente com motor atmosférico.
Em média, o custo de utilização de um automóvel movido a gás natural é cerca de 50 por cento menor quando comparado com um automóvel a gasolina. Os benefícios podem ser ainda mais significativos em face da redução de incidência fiscal que existe em alguns países europeus para automóveis que utilizam este combustível.
Este novo modelo conta com propulsão a gás natural mediante o uso da tecnologia Monovalentplus, da Opel, através da qual o motor está optimizado para operar a gás, embora possa fazê-lo também com recurso à gasolina. O depósito de gás do Zafira 1.6 CNG Turbo está preparado para receber gás natural, biometano, ou qualquer mistura dos dois. O motor possui pistões e válvulas especiais, bem como sistemas de injecção separados para gás natural e gasolina. No modo de funcionamento a gás, o Zafira tem uma autonomia máxima de 370 km, que pode ser estendida para mais 150 km com recurso ao depósito de 14 litros de gasolina. Um binário máximo de 210 Nm logo às2300 rpm permite uma resposta rápida em todas as situações.
Os quatro depósitos de gás estão instalados por baixo do habitáculo, atrás do eixo traseiro, não prejudicando a versatilidade dos sete lugares do Opel Zafira, assegurada pelo sistema de configuração de bancos Flex7.
O gás natural comprimido (CNG - Compressed Natural Gas) é uma das muitas formas de energia alternativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Opel e pela sua casa-mãe General Motors, com vista à redução das emissões de CO2 e à promoção da diversidade energética.
Nos primeiros nove meses de 2008, foram vendidos mais de 75 mil automóveis movidos a gás natural nos cinco principais mercados onde este tipo de combustível tem maior número de adeptos – Alemanha, Itália, Suécia, Áustria e Suíça. O volume de vendas já quase igualou o que havia sido registado em todo o ano de 2007, período em que foram comercializadas 82 mil unidades. A Opel produziu até hoje mais de 58 mil destes automóveis, o que a torna no segundo maior fabricante europeu de modelos CNG.
Cerca de 26 por cento do total de automóveis a gás vendidos na Europa até final de Setembro de 2009 são monovolumes. Com este novo modelo, a Opel espera aumentar a sua quota no mercado, tanto mais que se prevê uma boa aceitação deste produto nos sectores de táxis e frotas, além de clientes particulares.
Actualmente, a gama da Opel a gás natural integra o Opel Zafira 1.6 CNG ecoFLEX, com 94 cv de potência, e o Opel Combo 1.6 CNG ecoFLEX, com igual potência. A Itália é actualmente o maior mercado de veículos CNG, no qual o Zafira tem obtido um assinalável sucesso, com mais de 6600 unidades vendidas só em 2007.
Fonte: Opel Portugal
Será esta a melhor alternativa global aos tradicionais diesel e otto?
De acordo com dados da marca, o novo Zafira 1.6 CNG Turbo tem uma potência de 150 cv e pode atingir 200 km/h de velocidade máxima, registando um consumo médio muito reduzido de apenas 5,3 kg de gás natural a cada 100 km e um valor de emissões de CO2 de 144 g/km. Tal significa que, apesar de debitar mais 60 cv, o Zafira 1.6 CNG Turbo emite apenas mais 6 g/km que a versão equivalente com motor atmosférico.
Em média, o custo de utilização de um automóvel movido a gás natural é cerca de 50 por cento menor quando comparado com um automóvel a gasolina. Os benefícios podem ser ainda mais significativos em face da redução de incidência fiscal que existe em alguns países europeus para automóveis que utilizam este combustível.
Este novo modelo conta com propulsão a gás natural mediante o uso da tecnologia Monovalentplus, da Opel, através da qual o motor está optimizado para operar a gás, embora possa fazê-lo também com recurso à gasolina. O depósito de gás do Zafira 1.6 CNG Turbo está preparado para receber gás natural, biometano, ou qualquer mistura dos dois. O motor possui pistões e válvulas especiais, bem como sistemas de injecção separados para gás natural e gasolina. No modo de funcionamento a gás, o Zafira tem uma autonomia máxima de 370 km, que pode ser estendida para mais 150 km com recurso ao depósito de 14 litros de gasolina. Um binário máximo de 210 Nm logo às2300 rpm permite uma resposta rápida em todas as situações.
Os quatro depósitos de gás estão instalados por baixo do habitáculo, atrás do eixo traseiro, não prejudicando a versatilidade dos sete lugares do Opel Zafira, assegurada pelo sistema de configuração de bancos Flex7.
O gás natural comprimido (CNG - Compressed Natural Gas) é uma das muitas formas de energia alternativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Opel e pela sua casa-mãe General Motors, com vista à redução das emissões de CO2 e à promoção da diversidade energética.
Nos primeiros nove meses de 2008, foram vendidos mais de 75 mil automóveis movidos a gás natural nos cinco principais mercados onde este tipo de combustível tem maior número de adeptos – Alemanha, Itália, Suécia, Áustria e Suíça. O volume de vendas já quase igualou o que havia sido registado em todo o ano de 2007, período em que foram comercializadas 82 mil unidades. A Opel produziu até hoje mais de 58 mil destes automóveis, o que a torna no segundo maior fabricante europeu de modelos CNG.
Cerca de 26 por cento do total de automóveis a gás vendidos na Europa até final de Setembro de 2009 são monovolumes. Com este novo modelo, a Opel espera aumentar a sua quota no mercado, tanto mais que se prevê uma boa aceitação deste produto nos sectores de táxis e frotas, além de clientes particulares.
Actualmente, a gama da Opel a gás natural integra o Opel Zafira 1.6 CNG ecoFLEX, com 94 cv de potência, e o Opel Combo 1.6 CNG ecoFLEX, com igual potência. A Itália é actualmente o maior mercado de veículos CNG, no qual o Zafira tem obtido um assinalável sucesso, com mais de 6600 unidades vendidas só em 2007.
Fonte: Opel Portugal
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