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Opel Zafira 1.6 CNG Turbo (a alternativa a otto & disel?

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    Opel Zafira 1.6 CNG Turbo (a alternativa a otto & disel?

    O Opel Zafira 1.6 CNG Turbo, o automóvel a gás natural mais potente do mercado, faz a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Bolonha, Itália, que decorre entre 5 e 14 de Dezembro próximo.

    De acordo com dados da marca, o novo Zafira 1.6 CNG Turbo tem uma potência de 150 cv e pode atingir 200 km/h de velocidade máxima, registando um consumo médio muito reduzido de apenas 5,3 kg de gás natural a cada 100 km e um valor de emissões de CO2 de 144 g/km. Tal significa que, apesar de debitar mais 60 cv, o Zafira 1.6 CNG Turbo emite apenas mais 6 g/km que a versão equivalente com motor atmosférico.

    Em média, o custo de utilização de um automóvel movido a gás natural é cerca de 50 por cento menor quando comparado com um automóvel a gasolina. Os benefícios podem ser ainda mais significativos em face da redução de incidência fiscal que existe em alguns países europeus para automóveis que utilizam este combustível.

    Este novo modelo conta com propulsão a gás natural mediante o uso da tecnologia Monovalentplus, da Opel, através da qual o motor está optimizado para operar a gás, embora possa fazê-lo também com recurso à gasolina. O depósito de gás do Zafira 1.6 CNG Turbo está preparado para receber gás natural, biometano, ou qualquer mistura dos dois. O motor possui pistões e válvulas especiais, bem como sistemas de injecção separados para gás natural e gasolina. No modo de funcionamento a gás, o Zafira tem uma autonomia máxima de 370 km, que pode ser estendida para mais 150 km com recurso ao depósito de 14 litros de gasolina. Um binário máximo de 210 Nm logo às2300 rpm permite uma resposta rápida em todas as situações.

    Os quatro depósitos de gás estão instalados por baixo do habitáculo, atrás do eixo traseiro, não prejudicando a versatilidade dos sete lugares do Opel Zafira, assegurada pelo sistema de configuração de bancos Flex7.

    O gás natural comprimido (CNG - Compressed Natural Gas) é uma das muitas formas de energia alternativas que têm vindo a ser desenvolvidas pela Opel e pela sua casa-mãe General Motors, com vista à redução das emissões de CO2 e à promoção da diversidade energética.

    Nos primeiros nove meses de 2008, foram vendidos mais de 75 mil automóveis movidos a gás natural nos cinco principais mercados onde este tipo de combustível tem maior número de adeptos – Alemanha, Itália, Suécia, Áustria e Suíça. O volume de vendas já quase igualou o que havia sido registado em todo o ano de 2007, período em que foram comercializadas 82 mil unidades. A Opel produziu até hoje mais de 58 mil destes automóveis, o que a torna no segundo maior fabricante europeu de modelos CNG.

    Cerca de 26 por cento do total de automóveis a gás vendidos na Europa até final de Setembro de 2009 são monovolumes. Com este novo modelo, a Opel espera aumentar a sua quota no mercado, tanto mais que se prevê uma boa aceitação deste produto nos sectores de táxis e frotas, além de clientes particulares.

    Actualmente, a gama da Opel a gás natural integra o Opel Zafira 1.6 CNG ecoFLEX, com 94 cv de potência, e o Opel Combo 1.6 CNG ecoFLEX, com igual potência. A Itália é actualmente o maior mercado de veículos CNG, no qual o Zafira tem obtido um assinalável sucesso, com mais de 6600 unidades vendidas só em 2007.

    Fonte: Opel Portugal



    Será esta a melhor alternativa global aos tradicionais diesel e otto?

    #2
    O mais potente do mercado? Devem-se estar a esquecer do Subaru Legacy 2.0 a GPl. Isso é muito giro mas as pessoas não aderem. O Subaru Legacy Bifuel já está no mercado à muito tempo e tem vendas residuais.

    Comentário


      #3
      Eu queria dizer de baixa cilindrada.

      Não é que 2 litros seja muito, mas tambem não é pouco.

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        #4
        1.6 é baixa cilindrada?:p

        whatever não é o mais potente ponto.

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          #5
          Originalmente Colocado por brancevil7 Ver Post
          1.6 é baixa cilindrada?:p

          whatever não é o mais potente ponto.

          Ponto morto?!

          Comentário


            #6
            up....

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              #7
              Originalmente Colocado por Billie Jean Ver Post
              Será esta a melhor alternativa global aos tradicionais diesel e otto?
              Não deixa de ser otto.

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                #8
                Não confundir gás natural (este caso) com gpl.

                E otto é o ciclo do motor, não é por deixar de consumir gasolina que deixa de ser otto, miller ou atkinson.

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                  #9


                  Talvez o futuro, não imediato nao passe pelas Zafiras CNG mas pelas que utilizam o Hidrogenio, alias tirando o combustivel penso que a unica diferença era que em vez de ter 7 lugares passava so a ter 5.

                  Crash Test Opel Zafira Mk1 CNG (Gas Natural-istalação de fabrica como a Subaru)
                  http://www.adac.de/Tests/Crash_Tests...ePageID=207761

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                    #10
                    Li recentemente um comparativo numa revista italiana sobre o combustível mais eficiente (gasolina, diesel, GPL e gás natural) e a opinião unânime foi que o gás natural ganhou de goleada a todos os demais combustíveis em termos de KM por litro. Com €50 de combustível fez mais de 1000KM.

                    O único problema do gás natural reside na autonomia: tem uma autonomia bastante reduzida e é necessário reabastecer a cada 300KM pois os depósitos não dão para mais. Se aliarmos a este inconveniente a escassa dispersão de postos de combustível, torna-se uma alternativa pouco rentável.

                    A Itália é a campeã dos combustíveis alternativos, uma vez que a AGIP tem procurado investir nesse mercado por forma a reduzir a dependência do mercado italiano do estrangeiro. Por outro lado, se os italianos consumirem em massa combustíveis de fabrico italiano, aumentam as receitas fiscais e torna-se desnecessário um imposto sobre veículos tão pornográfico quanto aquele que se pratica em Portugal.

                    Com a quantidade de engenheiros que por aí andam, pergunto-me se não seria melhor a Galp investir na produção de energias alternativas em vez de distribuir os lucros em remunerações perfeitamente escandalosas aos administradores! Isso permitiria tb baixar o ISV porque a carga fiscal passaria para os combustíveis (onde pagaríamos a matéria prima e o imposto) facilitando a aquisição de veículos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                      Com a quantidade de engenheiros que por aí andam, pergunto-me se não seria melhor a Galp investir na produção de energias alternativas em vez de distribuir os lucros em remunerações perfeitamente escandalosas aos administradores!
                      Oh meu amigo, tirar dinheiro a administradores para pagar a engenheiros de desenvolvimento?!? Estamos em Portugal, a falar da Golp!!!!!

                      Comentário


                        #12
                        A diferença é que em Itália têm tantos postos de GNC como nós de GPL, e postos de GPL lá são quase tantos como postos de gasolina em Portugal

                        Gás Natural em Portugal só em 5 postos de abastecimento, e apenas um é público.

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                          #13
                          Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                          Não deixa de ser otto.
                          Exacto, tens razão. Deveria ter dito, motores alternativos aos tradicionais, movidos a gasoleo e gasolina, a nivel de consumo sem esquecer o factor potencia.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por brancevil7 Ver Post
                            1.6 é baixa cilindrada?:p
                            Quê? É alta queres ver...um 1.6 ? É claro que é baixa cilindrada...

                            Somos mesmo pequeninos...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                              A diferença é que em Itália têm tantos postos de GNC como nós de GPL, e postos de GPL lá são quase tantos como postos de gasolina em Portugal

                              Gás Natural em Portugal só em 5 postos de abastecimento, e apenas um é público.
                              Não sabia disso. Então para nós não é alternativa.
                              Espero que com a proxima subida dos combustiveis, que acontecerá logo que esta crise melhorar, se lembrem de abrir varias por todo o país.

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                                #16
                                Gpl

                                Originalmente Colocado por rantamplan Ver Post
                                Li recentemente um comparativo numa revista italiana sobre o combustível mais eficiente (gasolina, diesel, GPL e gás natural) e a opinião unânime foi que o gás natural ganhou de goleada a todos os demais combustíveis em termos de KM por litro. Com €50 de combustível fez mais de 1000KM.

                                O único problema do gás natural reside na autonomia: tem uma autonomia bastante reduzida e é necessário reabastecer a cada 300KM pois os depósitos não dão para mais. Se aliarmos a este inconveniente a escassa dispersão de postos de combustível, torna-se uma alternativa pouco rentável.

                                A Itália é a campeã dos combustíveis alternativos, uma vez que a AGIP tem procurado investir nesse mercado por forma a reduzir a dependência do mercado italiano do estrangeiro. Por outro lado, se os italianos consumirem em massa combustíveis de fabrico italiano, aumentam as receitas fiscais e torna-se desnecessário um imposto sobre veículos tão pornográfico quanto aquele que se pratica em Portugal.

                                Com a quantidade de engenheiros que por aí andam, pergunto-me se não seria melhor a Galp investir na produção de energias alternativas em vez de distribuir os lucros em remunerações perfeitamente escandalosas aos administradores! Isso permitiria tb baixar o ISV porque a carga fiscal passaria para os combustíveis (onde pagaríamos a matéria prima e o imposto) facilitando a aquisição de veículos.

                                A minha Picasso 1.8 está a GPL e com um depósito (45 litros=31 euros) faço 450/470 quilómetros

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Retwingo Ver Post
                                  A minha Picasso 1.8 está a GPL e com um depósito (45 litros=31 euros) faço 450/470 quilómetros
                                  Tá bem, mas não tens 150cv.

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