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    Indecisão - Help!

    Bem, vamos lá ver se consigo explicar a minha indecisão...

    Começando do inicio tenho um carro 2lug a diesel com consumos na ordem dos 5L/100km, tem neste momento 180 000kms, e revisões todas em dia, com correia/tensor e bomba de água já mudadas, pronto, n lhe falta nada, está tudo em "forma". Acontece que neste momento, consigo vender o carro por um valor razoavel, tenho receio que ao passar a barreira dos 200 000kms, desvalorize muito, tendo ainda em conta o facto de que se prevê uma súbida no preço dos combustiveis, e uma possivel "ultrapassagem" do diesel á gasolina, provocando uma desvalorização ainda mais acentuada.
    Ao vender, estava a pensar ir para um carro de 5p e 5lug do segmento de um xsara, 306, etc... a gasolina, provavelmente um 1.4. Provavelmente ainda consigo ficar com alguns euros com esta possivel troca, o que até dá jeito, pois ando á procura de casa.
    Com a compra de casa, calculo que deixe de andar tanto como andei com o diesel, porque já não se vai passear tanto aos fins-de-semana e etc... Depois daqui por uns 2 ou 3 anos virá um filhote e mesmo que colocá-se os bancos atrás no diesel, acho que n ia dar jeito nenhum andar a meter cadeirinhas e etc num utilitário de 3p. Logo teria de o vender, nessa altura já terá passado os 200 000kms, e juntando outros aspectos, perderei no prazo de +/- 2 anos, uns 2000/2500€, tendo em conta o valor pelo qual o consigo vender agora.

    O que faziam no meu lugar? Ficavam com o diesel por mais uns 2/3 anos, mesmo sabendo que daqui por uns anos valeria quase metade do que vale agora? Ou aproveitavam agora, enquanto ainda n chegou aos 200 000kms, e vender por um preço razoavel e comprar um 306, xsara, civic aerodeck, etc a gasolina do mesmo ano do diesel(2001), mas com 100/120 000kms?

    Digam de vossa justiça, se algum ponto não vos parece claro, digam...

    Agradeço desde já, toda a vossa atenção e possivel opinião/resposta

    Cumprimentos, Ricardo

    #2
    Se estás bem assim agora, não mexas para não estragar.

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      #3
      Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
      Se estás bem assim agora, não mexas para não estragar.
      Concordo!

      Será que os euros da diferença compensa a incerteza do estado da nova viatura.

      Quanto ao facto de ter 3 portas, conheço muito boa gente com filhos e carros de três portas, mas acredito que não dê muito jeito.

      Mesmo com o equilíbrio de preços entre combustíveis, o diesel dos "5 litros" é, de longe, mais económico que qualquer sub-motorizado 1.4 a gasolina...

      Cumps.

      Comentário


        #4
        Desculpa se sou o único do contra, mas existem neste momento marcas que estão a fazer super descontos até ao final do ano na compra de um veículo novo em troca do velho (por motivo do Orçamento de Estado de 2009)!
        Se estás realmente a ponderar uma criança dentro de pouco tempo, podes crer que dá muito geito ter condições para a colocar/retirar com poucos solavancos.

        Vale a pena dar um saltinho em 3 ou 4 marcas...podes ter uma surpresa! Existem de facto concessionários a dar 4.500 euros pela viatura antiga na compra de um novo na casa dos 14.000!!! Ou seja, ficava por 9.500 euros.

        Comentário


          #5
          Não dúvido que existam marcas a dar boas retomas por carros usados, mas essa opção não me compensa. O meu diesel n é assim tão velho, é de 2001. Nesse caso seria preferivel vender a particular, e dar esse valor como entrada para o outro, porque nesta vida ninguém dá nada a ninguém, e essas publicidades das marcas que dão 4000€ pelo nosso usado, é puro marketing, porque no fim vais pagar na mesma o valor do carro em questão através de uma pequena inflacção dos juros, eles nunca ficam a perder. Para adoptarem essas politicas de marketing, mais valia dizer que compramos o carro com 0% de juros que vai dar tudo ao mesmo.
          Mas pronto, a hipotese de carro novo, está excluida principalmente pelo facto de não conseguir pagar um emprestimo habitação juntamente com 200 e poucos € para um automovel. Dai, estar a ponderar efectuar já esta troca por um carro de 5lug, podendo ainda ficar com algum(1000/1500€).

          Cumprimentos e obrigado a todos que até agora deram a sua opinião.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por UnDeR_ScOr3 Ver Post
            Não dúvido que existam marcas a dar boas retomas por carros usados, mas essa opção não me compensa. O meu diesel n é assim tão velho, é de 2001. Nesse caso seria preferivel vender a particular, e dar esse valor como entrada para o outro, porque nesta vida ninguém dá nada a ninguém, e essas publicidades das marcas que dão 4000€ pelo nosso usado, é puro marketing, porque no fim vais pagar na mesma o valor do carro em questão através de uma pequena inflacção dos juros, eles nunca ficam a perder. Para adoptarem essas politicas de marketing, mais valia dizer que compramos o carro com 0% de juros que vai dar tudo ao mesmo.
            Mas pronto, a hipotese de carro novo, está excluida principalmente pelo facto de não conseguir pagar um emprestimo habitação juntamente com 200 e poucos € para um automovel. Dai, estar a ponderar efectuar já esta troca por um carro de 5lug, podendo ainda ficar com algum(1000/1500€).

            Cumprimentos e obrigado a todos que até agora deram a sua opinião.

            Não sabia que o teu carro é de 2001!
            Mas mesmo assim, pondera bem a situação, olha que começas logo com as idas à inspecção todos os anos e com as revisões que afectam mais orgãos mecênicos do que se poderia desejar.

            Com um novo, ainda que um pouco mais modesto, poderás livrar-te de algumas dores de cabeça!

            Ou então fica mas é com o que tens e vais juntado até que a "cegonha" se lembre de trazer uma criança.

            Fica Bem

            Comentário


              #7
              É difícil a situação.
              Mas de um modo racional em termos de troca é despachar já.
              Também "tenho" um comercial, de 1999 com apenas 145 mil km comprado novo...como não me desfiz dele, agora se me derem 2500 já é muito num stand de usados, porque de novos secalhar 1000 euros e já é um grande favor.
              Se aqui à 3 anitos se tivesse feito a troca, valeria bem mais do que vale hoje. Assim mais vale ficar com ele até que a morte (dele espero eu) nos separe.

              Comentário


                #8
                Speedy: Pois, a tua situação é muito parecida á minha, a diferença está no facto de provavelmente daqui por uns 2 anos precisar mesmo de um carro de 5 portas, e lá terei que comprar um usado pelos motivos que referi na reply anterior, o problema é que nessa altura, o meu diesel valerá uns 2500€ se fôr vendido a particular, e mesmo assim, não sei não... Os carros em passando a fasquia dos 200 000kms, já n valem quase nada, pelo menos é o que eu acho, e eu nunca compraria um carro com esses kms.
                Eu andei a pensar, e a única coisa que me puderia prender ao diesel, seria se durante estes 2/3 anos, o gasto em combustivel, consegui-se igualar o valor que vou perder na venda do diesel daqui por uns anos.

                Partindo do principio que um 1.4 irá fazer em média 7L(tenho o pé levezinho), e o meu diesel faz 5L, dá para se fazer uma contas. Com um rolamento mensal de 1000km, dá isto:
                diesel: 1.005€
                gasolina95: 1.119€

                5*1.005=5.25€ para percorrer 100km, então 1000km dá 52.5€ de gasto mensal
                7*1.110=7.83€ para percorrer 100km, então 1000km dá 78.3€ de gasto mensal

                Fazendo a diferença entre os dois 78.3€-52.5€ = 25.8€ durante 24 meses = 619.2€ é este o valor que poupo durante os dois anos em que mantenho o diesel. No entanto, na altura terá cerca de 205 000km, e valerá menos 1500€ do que vale agora.

                Estou mesmo indeciso, sei o que tenho, n sei para o que vou, é uma verdade...

                Cumprimentos e obrigado a todos pela atenção e ajuda nesta minha indecisão.

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                  #9
                  Eu mantinha o carro sem qq dúvida.

                  Um carro de 2001 e que conheçes será tão bom ou melhor do que aqueles q tens em vista para compra ainda or cima usados.

                  E se estás a fazer ou a mudar de casa dá sp jeito um comercial para acartar com coisas.

                  Dps ainda acho que os factores que apontas de desvalorização suplementar são residuais.

                  Comentário


                    #10
                    UnDeR_ScOr3, estás na mesma situação que eu, a unica diferença é que o meu diesel é de 99, de resto é tal e qual o teu caso.

                    Comentário


                      #11
                      Sei o carro que tenho ali, todas as revisões ditas caras, como embreagem, correias, bomba de água, etc... está tudo mudado, e proporciona-me um gasto mensal bastante reduzido, devido aos optimos consumos que faz, no entanto, considerando a sua quilometragem já algo elevada, e o facto de daqui por uns 2 anos sensivelmente, vir a precisar de um carro familiar, com 5 portas, e depois nessa altura n terei possibilidades de estar a comprar um carro novo, terei que comprar sempre um usado, por isso, estava a pensar vender já o meu enquanto ainda vale alguma coisa, e procurar um bom negócio com um xsara, 306, civic, etc...

                      Estou bastante indeciso, é sempre um risco, eu sei... mas se tivermos em consideração alguns pormenores, conseguem-se fazer bons negócios. Não sou nenhum mecanico, mas sei verificar/avaliar os carros minimamente...

                      Cumps

                      P.S. - jackboot, tás na mesma situação que eu, e o que pensar fazer? Vendes? Ou ficas com ele até já n valer nada? Eu a ficar com o meu, é até ele já n andar mais, tendo em conta a grande desvalorização que vai ter assim que atingir os 200 000kms, ainda lhe meto os bancos atrás, e fica carro para as voltinhas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por UnDeR_ScOr3 Ver Post

                        P.S. - jackboot, tás na mesma situação que eu, e o que pensar fazer? Vendes? Ou ficas com ele até já n valer nada? Eu a ficar com o meu, é até ele já n andar mais, tendo em conta a grande desvalorização que vai ter assim que atingir os 200 000kms, ainda lhe meto os bancos atrás, e fica carro para as voltinhas.
                        O que me faz aguentar agora é o facto de o meu contrato de trabalho acabar em finais de Fevereiro do proximo ano e nao saber se renovo e passo a efectivo ou mudo de emprego e puderei ficar a trabalhar distante de casa. Neste momento trabalho a 4 km de casa (granda luxo).
                        Se ficar com o ibiza 2L fica pras voltinhas e para "maria" dar as primeiras guinadas e vai morrer encostado. Neste momento já conta com 166.000km.

                        Comentário


                          #13
                          se realmente,estas a pensar ter filhos ,e claro que um carro de 5p é o ideal,mas tens que ter em conta que não vais saber o historico do futuro carro como sabes do teu.
                          o meu conselho é se partires para a compra do carro a gasolina,compra a um stand para poderes ter garantia,porque a um particular podes ter uma surpresa desagradável porque não sabes o passado do carro...
                          espero ter ajudado,boa sorte...

                          Comentário

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