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Como calcular a desvalorização de um carro?

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    Como calcular a desvalorização de um carro?

    As vezes vejo em alguns tópicos que modelo X da marca Y daqui a 2 anos vale um certo valor.

    Como é que se calcula a desvalorização, tendo várias variaveis (marca,modelo, motorização)?

    #2
    Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
    As vezes vejo em alguns tópicos que modelo X da marca Y daqui a 2 anos vale um certo valor.

    Como é que se calcula a desvalorização, tendo várias variaveis (marca,modelo, motorização)?
    Existem vários factores, por exemplo a Porsche desvaloriza muito pouco, um carro comum com 4-5 anos já vale metade do preço em novo, mas os Porsche desvalorizam muito pouco.

    Comentário


      #3
      Muitas coisas ditas aqui são a olhometro a realidade muitas vezes é outra.

      Tudo depende do modelo, da aceitação e da oferta do mesmo no mercado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Henriques J. Ver Post
        a Porsche desvaloriza muito pouco,
        olha que não

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
          olha que não

          eu diria que depende do Porsche

          Comentário


            #6
            É claro que depende da marca e do modelo, contudo numa primeira aproximação podem usar-se as tabelas de desvalorização utilizadas pelas seguradoras.

            Comentário


              #7
              Como o mercado automovel está neste momento, não é possivel calcular seja o que for....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                Como o mercado automovel está neste momento, não é possivel calcular seja o que for....
                Excepto calcular o número de dias que passam sem se vender nenhum carro...

                E a tendência é... para piorar. Eu vejo por aí carros usados a preços excepcionalmente baixos e mesmo assim ninguém lhes pega

                Parece-me que alguns concessionários até já estão a perder dinheiro com muitas retomas que foram feitas. Confirmas isso?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eu Ver Post
                  Excepto calcular o número de dias que passam sem se vender nenhum carro...

                  E a tendência é... para piorar. Eu vejo por aí carros usados a preços excepcionalmente baixos e mesmo assim ninguém lhes pega

                  Parece-me que alguns concessionários até já estão a perder dinheiro com muitas retomas que foram feitas. Confirmas isso?
                  Sim estão...é verdade.

                  Quando me dizem que viram X ou Y á venda por não sei quê.....e venderem-se...?

                  Estar á venda não significa estarem vendidos...

                  Comentário


                    #10
                    As retomas andam pior que nunca.

                    Ando atento aos preços dos Astra de 2005 1.4 para despachar um cá de casa e sempre que tenho um preço "novo" quase que choro.

                    Por este andar vamos ficar com ele até as revisões começarem a ser mais caras que o incentivo ao abate.

                    Não interessa a ninguém o carro só ter 30'000km, xenon + couro + não sei quantos extras e muito menos não ter 1 risco ou ser tratado à moda do detalhe.

                    Houve vendedores que nem foram ver o carro. Até podia ter 100'000km, estar todo riscado e pneus a com arame à mostra que o preço era o mesmo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por JDEM Ver Post
                      eu diria que depende do Porsche
                      Olha que nos dias de Hoje está mau para todos.

                      Eu antigamente usava uma regras simples que era -%50% a cada 4 anos.

                      Ou seja 50.000€ novo = 25.000€ 4 anos = 12.500€ 8 anos

                      Hoje em dia há Porsches com 4 anos a serem retomados a bem menos que 50%.... -60/-65%

                      As outras marcas estão ainda piores!

                      Comentário


                        #12
                        Bom dia pessoal
                        Mas existe um cálculo para se saber mais ou menos essa desvalorização....

                        acho que era essa a pergunta do Unreal ?

                        era modelo, ano, celindrada, cv, e depois misturava-se tudo numa sopa desconhecida e tinha-mos o resultado aproximado lembro-me de
                        à uns tempos a auto motor ter esse serviço mas por "SMS" custava era €2... chiça

                        Comentário


                          #13
                          Há umas tabelas de desvalorização que penso que são usadas nos seguros. Não tabelas eurotax, mas sim de desvalorização.

                          Mas é complicado associar isso a retomas e afins. Depende muito do mercado!

                          Comentário


                            #14
                            Um cálculo, embora quadrado, que resultava(va) para a maior parte dos casos, era descontar 20% ao ano.

                            Vamos se esta realidade se mantém em 2009.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por bacardi_rf Ver Post
                              Bom dia pessoal
                              Mas existe um cálculo para se saber mais ou menos essa desvalorização....

                              acho que era essa a pergunta do Unreal ?

                              era modelo, ano, celindrada, cv, e depois misturava-se tudo numa sopa desconhecida e tinha-mos o resultado aproximado lembro-me de
                              à uns tempos a auto motor ter esse serviço mas por "SMS" custava era €2... chiça
                              Não. Deixem de uma vez por todas de ligar aos valores das revistas. As revistas e as seguradoras não comprem nem vendem carros. Não existe formula. As revistas estão se nas tintas para a crise, para a falta de liquidez dos comerciantes, para os Buy-Backs, para os retornos das gestoras de frota etc etc etc...e isso influência, e muito, o mercado...

                              Para eles é tudo a mesma coisa....quando não é...!!!

                              Comentário


                                #16
                                Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
                                Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

                                Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

                                Estou correcto?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                  Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
                                  Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

                                  Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

                                  Estou correcto?
                                  Conforme expliquei acima, não é possivel prever. Com a situação do mercado, não é possivel.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                    Não. Deixem de uma vez por todas de ligar aos valores das revistas. As revistas e as seguradoras não comprem nem vendem carros. Não existe formula. As revistas estão se nas tintas para a crise, para a falta de liquidez dos comerciantes, para os Buy-Backs, para os retornos das gestoras de frota etc etc etc...e isso influência, e muito, o mercado...

                                    Para eles é tudo a mesma coisa....quando não é...!!!
                                    Apesar de te er melgado com o Eurotax no outro tópico do Unreal, subscrevo inteiramente.

                                    Se até agora os concessionários/comerciantes iam aguentando os stocks com crédito baratucho, neste momento a crise de liquidez financeira está a encarecer brutalmente os custos de stocks e o crédito está fortemente restringido.
                                    As financeiras ligadas aos importadores davam a liquidez necessária para incentivar retomas sobrevalorizadas por forma a aumentar as vendas de carros novos, através de rappel no preço dos carros novos e no financiamento.

                                    Só que agora, o cash está caro, escasso e a procura retraíu-se. Mais uma vez, o sistema implodiu.

                                    Confirmo que o Eurotax e as tabelas das seguradoras já não servem de base de negociação.
                                    Ou a retoma se vende rapidamente, ou então preferem estar quietos.
                                    Viva o Ocasiao, o Standvirtual e afins...começa a ser a única maneira de despachar a charutada, e mesmo assim, em grandes saldos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Unreal Ver Post
                                      Quanto poderá valer um Fiesta 1.25 e um Fiesta 1.6tdci daqui a 3/4 anos?
                                      Sendo que a diferença de preço é de 4000€.

                                      Presumo que o 1.6 vai desvalorizar mais que 1.25, mesmo este sendo a diesel.

                                      Estou correcto?
                                      Já não compraste o Golf, compra pelo menos o Fiesta a diesel...
                                      Fora de brincadeiras, recomendo vivamente.

                                      Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
                                      Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!

                                      Se fosse diesel concerteza não teria o mesmo tratamento.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Como calcular a desvalorização de um carro?

                                        Não há nenhuma formula, porque depende da evolução do mercado (tendências de escolhas dos consumidores, etc.).

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                          Já não compraste o Golf, compra pelo menos o Fiesta a diesel...
                                          Fora de brincadeiras, recomendo vivamente.

                                          Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
                                          Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!

                                          Se fosse diesel concerteza não teria o mesmo tratamento.

                                          Ainda não sei se vou para o Golf ou o Fiesta, o meu pai não seguiu o meu conselho .

                                          Só de tarde é que qual foi a escolha dele.

                                          Em relação ao abate, pelo que ouvi de um vendedor, quase todos os carros que estejam na idade para o abate,vão para abate, pois dizem eles (e com razão) que depois seria muito dificil vender o carro.
                                          Editado pela última vez por Unreal; 29 November 2008, 12:12.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vorsprung durch Technik Ver Post
                                            Há pouco tempo conheci o caso de um Fiesta 1.25 Ghia de 98, com 30 e tal kkm - reais e carro impecável - pelo qual ofereceram mais 500€ que o valor de abate, à troca por um Jazz.
                                            Ofendido, o proprietário foi ao concessionário Ford em que o comprou, onde propuseram...o carro para abate!
                                            O mercado está mesmo assim. Aliás, basta observar as campanhas das marcas: todas elas mencionam o abate da retoma

                                            Cada vez mais temos que pensar bem no que fazemos quando compramos carro novo: a melhor opção é comprar um carro que nos sirva para os próximos 10 anos no mínimo.

                                            Se até aqui um carro valia mais ou menos metade do valor passados 4 anos, agora... ninguém o quer.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por DocJRA Ver Post
                                              As retomas andam pior que nunca.

                                              Ando atento aos preços dos Astra de 2005 1.4 para despachar um cá de casa e sempre que tenho um preço "novo" quase que choro.

                                              Por este andar vamos ficar com ele até as revisões começarem a ser mais caras que o incentivo ao abate.

                                              Não interessa a ninguém o carro só ter 30'000km, xenon + couro + não sei quantos extras e muito menos não ter 1 risco ou ser tratado à moda do detalhe.

                                              Houve vendedores que nem foram ver o carro. Até podia ter 100'000km, estar todo riscado e pneus a com arame à mostra que o preço era o mesmo.
                                              Não sei quanto pedes pelo carro mas é capaz de algum particular pegar nele. Os vendedores, tem lógica que isso não lhes interesse porque eles compram um "podre" por metade do preço, lavam-lhe a cara e aparentemente, para o comum comprador, é o "semi-novo de senhora que só ia às compras".

                                              Comentário


                                                #24
                                                Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                  Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???
                                                  Sinceramente não sei.

                                                  Isto vai de mal a pior para vender carro.

                                                  Nem ninguém aqui te pode garantir tal coisa, apesar de em teoria e pelos preços nos sites da especialidade dar para vender por €12k à vontade e até por mais.. Agora na prática é preciso que alguém esteja comprador.
                                                  Editado pela última vez por ClioIIIRS; 29 November 2008, 17:00.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                    Aproveitando o tópico...acham que consigo vender o Astra H 1.7CDTI Cosmo (63000kms) para o ano (quando tiver 5 anos) por...12000€???
                                                    Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                      Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?
                                                      Estou a ver que só o consigo vender por 10/12M€...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Peugeot_Sales Ver Post
                                                        Retomei uma de 2005 por esse valor....serve como exemplo ?
                                                        O mercado está mau, há falta de dinheiro, o desemprego vai aumentar...se as retomas são feitas por baixo, penso que as pessoas ainda se encolhem mais em comprar carro novo!
                                                        Se por outro lado virem o seu actual "bem" ainda recompensado com um "valor justo", penso que as coisas podem correr melhor para ambos os lados!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por warmthboy Ver Post
                                                          Estou a ver que só o consigo vender por 10/12M€...
                                                          É muito injusto..

                                                          Dá vontade de manter o carro mais tempo.

                                                          Mas porque é que vais vender essa Astra com apenas 60.000km ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            a vida útil de um carro ligeiro é de 4 anos. E em cada ano desvaloriza 25 % no final dos 4 anos tem o valor residual imposto pelo mercado...

                                                            Comentário

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