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Renault 11turbo vs Passat TDi

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    Renault 11turbo vs Passat TDi

    Titulo estranho não é?

    Tive a oportunidade de nos últimos dias ter trocado de carro por uns kms, dando uma voltinha num 11 turbo dos primeiros, e deixando o seu dono experimentar o Passat.
    Foi óptimo poder recordar durante uns poucos kms aquele motor pré-histórico, e mesmo assim tão "engraçado", da renault.

    Decidi por isso deixar apenas aqui umas linhas sobre esta experiência, porque a achei engraçada e para incentivar outros users, a deixarem aqui as suas experiências quando conduzem carros já "experientes".
    O 11 foi um carro que os users da minha idade, viram e muitos andarm durante a sua infância e adolescência. Este em especial, era um carro que estava associado a aceleras, embora para os parâmetros de hoje, 105 cv (se não me engano), são curtos.
    Interior. Os renaults da altura, na minha opinião, tinham interiores frageis mas bastante interessantes ergonomicamente falando. Aquele até traz um CB (avariado) e o volante exclusivo. Os bancos são formidáveis, o que desde sempre a renault me tem habituado. Os comando ainda hoje me parecem razoavelmente "à mão", para uma pessoa com a minha constituição. Os botões dos VE estão numa melhor posição, do que muitos dos carros actuais, e o espaço como é normal em carros menos recentes , parece sempre maior.

    Estética. A estética é tipica do principio dos anos 80, pessoalmente prefiro a do final da mesma década e principio dos 90. Mas o q consta dos canones está lá, aileron, jantes, farois de nevoeiro...

    Condução. A direcção é muito agradável, muito por culpa do volante. Transmite bem o q se passa. É um carro que comparado com os actuais nos deixa sentir muito mais. Muito por culpa do tamanho dos pneus, é um carro bastante confortavel. Tive a oportunidade de brincar com ele um pouco, e o comportamento é muito progressivo, e divertido de explorar, esta sensação de progressividade parace-me que se perdeu, muito devido a cada vez maiores quantidades de borracha. O carro adorna muito, mas transmite alguma segurança (já o merc fazia a mesma coisa), vai dando avisos de que estamos a abusar. A caixa é manteiga como era habitual nos renaults da época.

    Motor. Giro! Embora seja um motor com conceitos muito desactualizados, mesmo na época já era apenas aceitável, não deixa de ser engraçado. O baixo peso, ajuda-o a acelerações fulgurantes. A impressão de velocidade, é também muito ajudada pela menor filtragem relativamente aos carros recentes. Mas é engraçado carregar no acelerador, esperar, e lá vamos nós... Patinar rodas é quase normal, e ficar viciado em olhar para o manómetro também.

    Mas o engraçado, é que o Passat ía sempre atrás de mim, e alcançava-me quase sempre sem dificuldades, nas curvas então, no Passat a sensação era de invulnerabilidade.
    Fica apenas o registo de que o que há mais de 20 anos era um desportivo, hoje seria apenas um familiar rápido devido à relação kg/cv.
    Mas verdade seja dita, um condutor daquela altura divertia-se muito mais ao volante do seu renault turbo do que hoje qualquer um ao volante do seu turbo-diesel embora consiga iguais ou melhores prestações e com menos menos consumo.

    Saudações
    ESPRIT

    #2
    Também já conduzi um 11 turbo, mas com o 'facelift'.

    Apesar de ser um pouco mais lento que o 5 GTT, tem na mesma umas acelerações muito interessantes, que literalmente nos 'colam' ao banco.

    Puxar aquela 3ª a fundo é uma maravilha, e é 'engraçado' ver os dois conta-rotações a subir, até ao red line

    Lembro-me que na altura, ao sair da discoteca, um 205 GTI picou-me, mas saiu-lhe caro . Meti a 3ª e nunca mais me viu (note-se que tinha qualquer coisa desligada no 11, penso que fosse do turbo )

    Bons momentos que passei ao volante daquele carro. Realmente aquele volante é qualquer coisa de espectacular, parece que estamos a bordo de um carro de rali.

    Acho que hoje em dia não há nenhum carro tão puro como os daquele tempo. Agora não dão tanta pica...

    Comentário


      #3
      a passat acompanhava o renault 11??



      então é máquina ou tem repro, porque esse r11 com "apenas" 105 cavalos faz qualquer coisa como 7.9s dos 0-100

      Comentário


        #4
        Relato interessante.

        Eu também já lidei com as duas faces da mesma moeda, e sem dúvida que é agradável ter um gostinho de como eram as coisas antigamente, sem apaparicanços. Ainda para mais com um "vitaminado" da época.

        Os sentidos recebem muito mais informação, e acabamos por ter uma outra relação com a máquina.

        Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
        a passat acompanhava o renault 11??



        então é máquina ou tem repro, porque esse r11 com "apenas" 105 cavalos faz qualquer coisa como 7.9s dos 0-100
        Não será mais... 9s?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nitrofurano Ver Post

          Não será mais... 9s?
          http://www.carfolio.com/specificatio...car/?car=26631

          Pelo carfolio. Agora se é o valor certo ou não...

          Comentário


            #6
            carro à Homem (leia-se 11 turbo) vs Carro de executivo comodista (leia-se passat)


            oh homem larga os computadores sobre rodas e dedica-te ao 106 mas é

            Comentário


              #7
              Cá por casa passou um 11 e também um 9. Preferia este último, que era numa espécie de cor bronze/dourado.

              Lembro-me do computador de bordo só com 2 botões e fundo verde, quadrado na consola central.

              Deve ter sido o primeiro carro que conduzi.... ao colo.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                a passat acompanhava o renault 11??



                então é máquina ou tem repro, porque esse r11 com "apenas" 105 cavalos faz qualquer coisa como 7.9s dos 0-100
                Em recta até podia não acompanhar, mas em curva e a travar acho que o peso dos anos deve-se fazer notar.

                Comentário


                  #9
                  N andei a fazer medições.
                  O q andei foi a brincar um pouco ao follow the leader, e o Passat apnhava-me sempre c relativa facilidade.

                  E aliás outro site diz 8,7s, e era qdo era novo.

                  Comentário


                    #10
                    Bom relato, gostei muito de ler.
                    Temos de ter em conta que ao analizar um carro com a idade do 11 existem muitos apectos a considerar e que por ter conduzido aquele 11 sejam todos assim. Com a idade pode ter pouco do que tinha quando era novo.

                    Quanto ao curvar fico admirado que não seja considerávelmente mais agil que o Passat, mas são outros tempos, pneus muitos finos e provavelmente de qualidade duvidosa, o estado dos amortecedores pode também já não ser o ideal. De qualquer forma não tenho dúvida de que um carro destes bem calçado seja bem mais rápido que o passat em curva.

                    Comentário


                      #11
                      Isto sim, um tópico digno de um fórum de automóveis.

                      Até fiquei com água na boca para dar uma voltinha no Turbo também, dada a descrição. Só ficaram a faltar umas fotos para quem não se lembra muito bem do carro.

                      Comentário


                        #12
                        http://www.youtube.com/watch?v=jdGnh...eature=related

                        http://www.youtube.com/watch?v=GWfkR...eature=related

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Fernando Ac Ver Post
                          Bom relato, gostei muito de ler.
                          Temos de ter em conta que ao analizar um carro com a idade do 11 existem muitos apectos a considerar e que por ter conduzido aquele 11 sejam todos assim. Com a idade pode ter pouco do que tinha quando era novo.

                          Quanto ao curvar fico admirado que não seja considerávelmente mais agil que o Passat, mas são outros tempos, pneus muitos finos e provavelmente de qualidade duvidosa, o estado dos amortecedores pode também já não ser o ideal. De qualquer forma não tenho dúvida de que um carro destes bem calçado seja bem mais rápido que o passat em curva.
                          Acho q n fiz transparecer bem a ideia q queria.
                          Quanto à velocidade em curva, como é claro n tentei andar nos limites do carro, mas simplesmente puxá-lo um bocadinho.
                          N menosprezem o Passat, é umchassis que n dá grande informação ao condutor, mas curva bastante rápido de uma maneira muito neutra e segura.
                          Estou em crer, q a esmagadora maioria dos segmentos D hoje à venda, facilmente "esmagariam" muitos desportivos com uns anitos num traçado "tortuoso", visto terem chassis muito equilibrados e quantidades de pneu assombrosas.

                          Comentário


                            #14
                            Bom relato, pena que não tenha umas fotos a acompanhar.

                            Sou da geração dos que andaram (como passageiros) em alguns R11, no meu caso andei algumas vezes num R11 TSE que tinha matricula JV-69-69!

                            Eram carros muitos confortáveis, com inovações como o controlo remoto de abertura/fecho das portas e mala, um CB básico mas funcional e nas versoes mais requintadas jantes especiais em liga leve e faróis de nevoeiro (amarelos).

                            Particularmente gosto mais do R11 Turbo da primeira série, com 4 faróis quadrados.

                            Esse modelo ficou conhecido por uma cena no filme A View to a Kill, com Roger Moore, na qual um R11 TSE Taxi é roubado por Bond no Trocadero, desce umas escadas em pião de marcha-atrás, salta de um camião de reboque para a estrada, arranca o tejadilho numas cancelas e acaba cortado em dois depois de levar uma porrada de um Renault 20 (30?).

                            Podem ver aqui (com uma resolução de m....)

                            http://www.youtube.com/watch?v=mDZm9SQ2Ge4

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                              #15
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              Acho q n fiz transparecer bem a ideia q queria.
                              Quanto à velocidade em curva, como é claro n tentei andar nos limites do carro, mas simplesmente puxá-lo um bocadinho.
                              N menosprezem o Passat, é umchassis que n dá grande informação ao condutor, mas curva bastante rápido de uma maneira muito neutra e segura.
                              Estou em crer, q a esmagadora maioria dos segmentos D hoje à venda, facilmente "esmagariam" muitos desportivos com uns anitos num traçado "tortuoso", visto terem chassis muito equilibrados e quantidades de pneu assombrosas.
                              Boas Esprit...

                              Acho que depende muito do pequeno desportivo e do segmento D, mas acima de tudo depende muito do traçado. Se for algo tipo serra com curvas e contra-curvas em sucessão, já vimos que um Clio RS consegue-se bater com um M6.
                              Na minha experiência de segmentos D e pequenos desportivos antigos, é mais fácil explorar o primeiro, mas em mão experientes os segundos superiorizam-se com alguma facilidade, pela relação peso/pot mais baixa e afinação de chassis mais desportiva, mas no limite (e poucas vezes chego lá) estes pequenos desportivos perdoam muito pouco...
                              A grande desvantagem dos pequenos desportivos antigos, é nas curvas longas/rápidas em apoio, aqui as ajudas e superior distância entre eixos do segmento D mandam.

                              Mas são embates muito interessantes

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                N andei a fazer medições.
                                O q andei foi a brincar um pouco ao follow the leader, e o Passat apnhava-me sempre c relativa facilidade.

                                E aliás outro site diz 8,7s, e era qdo era novo.
                                Penso que 8.7s é o valor do fase2.

                                Anyway, percebi onde querias chegar. Relativamente ao teu tópico, gostei bastante do relato que fizeste de todo o carro.

                                Quanto às capacidades dinâmicas deste chassis do 11, pode não ter ABS nem as suspensões actuais, mas tinha já na altura 4 discos e em piso seco tem um poder de travagem assombroso, já para não falar que em termos dinâmicos isso tem muito a ver com o que cada um conhece do seu carro.

                                Certamente que tu não poderias puxar tanto nas curvas por um r11 como o teu amigo da passat, ainda que ambos não conhecessem o carro que guiavam. É preciso notar que um r11 é manifestamente mais difícil de conduzir nos extremos que a passat.

                                Comentário


                                  #17
                                  Um passat (ou qualquer carro similar dos nossos dias) pode ser conduzido por qualquer um.
                                  O R11 turbo só podia ser conduzido por quem tinha kit de unhas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                    Boas Esprit...

                                    Acho que depende muito do pequeno desportivo e do segmento D, mas acima de tudo depende muito do traçado. Se for algo tipo serra com curvas e contra-curvas em sucessão, já vimos que um Clio RS consegue-se bater com um M6.
                                    Na minha experiência de segmentos D e pequenos desportivos antigos, é mais fácil explorar o primeiro, mas em mão experientes os segundos superiorizam-se com alguma facilidade, pela relação peso/pot mais baixa e afinação de chassis mais desportiva, mas no limite (e poucas vezes chego lá) estes pequenos desportivos perdoam muito pouco...
                                    A grande desvantagem dos pequenos desportivos antigos, é nas curvas longas/rápidas em apoio, aqui as ajudas e superior distância entre eixos do segmento D mandam.

                                    Mas são embates muito interessantes
                                    Percebo e concordo c o que dizes.
                                    Mas claramente, estou a falar de carros dos anos 70 e 80.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Percebo e concordo c o que dizes.
                                      Mas claramente, estou a falar de carros dos anos 70 e 80.
                                      70'/80' também percebo e concordo com o que dizes...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Bruno Grilo Ver Post
                                        Um passat (ou qualquer carro similar dos nossos dias) pode ser conduzido por qualquer um.
                                        O R11 turbo só podia ser conduzido por quem tinha kit de unhas...
                                        Não podia estar mais de acordo!

                                        Já agora, tinha um amigo que tinha um! Ele era um pouco mais velho que eu e tinha tirado a carta há pouco tempo e o pai deixava-o andar com ele (às vezes).

                                        Era vermelho (lindo) e teve um fim triste: numa curva (segundo o dono havia gelo na estrada) espatifou-o todo e também se partiu um bocado! Ainda era mais doido que o filho!!!

                                        Um Passat... é mais do mesmo! Para gozar e "sentir" um carro não há como máquinas da década de 80!!!

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          a passat acompanhava o renault 11??



                                          então é máquina ou tem repro, porque esse r11 com "apenas" 105 cavalos faz qualquer coisa como 7.9s dos 0-100

                                          Oi ???

                                          Esse valor que mencionas fazia o 5 GT Turbo com 120cv.

                                          Não acredito que o R11 (mais pesado e com menos potência) fizesse o mesmo.

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                                            #22
                                            E qual era o peso desse 11 Turbo? Hoje em dia um carro dessa dimensao nada menos que 1500kilos!

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Oi ???

                                              Esse valor que mencionas fazia o 5 GT Turbo com 120cv.

                                              Não acredito que o R11 (mais pesado e com menos potência) fizesse o mesmo.
                                              O renault 11 turbo fase I com 105cv anunciava 9 segundos de 0 a 100 km/h. O fase II com 115cv andava pelos 8,5 segundos, mais coisa, menos coisa

                                              Comentário


                                                #24
                                                Super5 GT Turbo --985Kgs
                                                11 Turbo 115cv -- 1007kgs
                                                11 Turbo 105cv -- 990Kgs

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                                                  #25
                                                  O Renault 5 nao esta com muito peso ai? Nao sera menos de 900kilos!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                                    O Renault 5 nao esta com muito peso ai? Nao sera menos de 900kilos!
                                                    Os pesos apresentados, são em ordem de marcha.

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                                                      #27
                                                      agora para se ter algum gozo o carro tem que ter mais de 150cv...
                                                      experimentei um a3 tdi 140cv que pouco gozo dá...

                                                      Vou colocar por ordem os carros que me dão mais gozo (dos carros que cá tenho ;)):

                                                      1º Corolla ke 20
                                                      2º corsa 1.7 dti
                                                      3º toledo tdi 110cv *
                                                      4º ibiza tdi 90cv **

                                                      * passará para 2º lugar assim que tiver a maf boa.
                                                      ** ficaria em 2º lugar, se levasse uns bons arranjos no motor (ou melhor, trocá-lo) mesmo que o toledo esteja com uma boa maf.

                                                      Mas o gozo do corolla

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Muito bo mrelato.
                                                        Curiosidade: onde ficam os botões dos VE?
                                                        O que achaste do chassis do 11?
                                                        Tenho ideia que, como na generalidade Renault, é muito preciso e informativo.
                                                        E o motor?
                                                        È do género explosivo ou entrega mais de forma linear a potência?
                                                        Estou em crer que seja a 1ª opção.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                                          Muito bo mrelato.
                                                          Curiosidade: onde ficam os botões dos VE?
                                                          O que achaste do chassis do 11?
                                                          Tenho ideia que, como na generalidade Renault, é muito preciso e informativo.
                                                          E o motor?
                                                          È do género explosivo ou entrega mais de forma linear a potência?
                                                          Estou em crer que seja a 1ª opção.
                                                          Os botões ficam no fim do apoio de braço na porta.


                                                          É mto engraçado, porque vais percebendo quando estás a abusar, mas foi apenas um contacto.
                                                          O motor é, nada, nada, nada, tudo, se é q me percebes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Este carro faz parte do meu imaginário.

                                                            Nem que dure 100 anos nunca me hei-de esquecer dos R11 Turbo. Na altura eram maquinões fora do vulgar.

                                                            Aqui na minha localidade havia vários, pretinhos como manda a lei.

                                                            Eu na altura era puto, mas lembro-me perfeitamente de vários acidentes com gente aqui da terra em R11´s e R9´s Turbo, e de inclusive um deles ter falecido num acidente com um R11 Turbo.

                                                            Na altura eram um pouco como foram depois, e mais tarde, os Polo GT40. Ou seja : um caixão sobre rodas, para quem abusava demais...

                                                            Comentário

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