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RPM's Vicio? necessidade? ou apenas manias estranhas?

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    RPM's Vicio? necessidade? ou apenas manias estranhas?

    pois é mesmo que o tema do topico sugere, passo a esplicar. tenho saudades de um carro que as rotações nao morram as 5000, que se sinta o motor a gritar. um otto...
    nao falo de turbos,compressores, nao falo de potencia excessiva nem sequer de grande potencia. mesmo num carro com pouca potencia o barulho do motor e o ponteiro das rotações a subir dá me um sorriso. sinto me contente como quando era puto e é vespera de natal, o meu carro actual nao me proporciona isso, e tenho recorrido ao meu segundo carro pelo qual tenho um odio de estimação para obter esse prazer (não é meu, foi, agora pertence a minha mae que nao o usa) algum de voces compreende esta necessidade? não falo nem de velocidades nem de medir p**as apenas sentir as rpm's
    será que sou o unico?

    NOTA PARA A MODERAÇÂO:

    não creio que este topico tenha outro semelhante e aqui pretende se saber apenas acerca da rotatividade do motor e nao da sua potencia ou da distribuição de massas ou semelhantes, no caso de ser um topico repetido as minhas desculpas e por favor apaguem ou anexem ao existente.

    cumps
    Editado pela última vez por GPConguito; 02 December 2008, 17:49. Razão: correcção ortografica

    #2
    Gosto muito disso.. mas dos carros atmosféricos que tenho em casa, nenhum deles é desportivo e honestamente são underpowered.

    Sinceramente dá-me algum gozo apertar com eles para que se mexam um pouco, mas quando o faço sinto que é algo contra-natura... e acaba por perder o interesse. É que não posso andar em cidade em 2ª acima das 4000 rpm para sentir que há alguma coisa debaixo do capot.

    Daí a tua lógica aplicada a carros pouco potentes e, mais importante quanto a mim, sem qualquer inclinação desportiva, não me parece algo prático.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
      Gosto muito disso.. mas dos carros atmosféricos que tenho em casa, nenhum deles é desportivo e honestamente são underpowered.

      Sinceramente dá-me algum gozo apertar com eles para que se mexam um pouco, mas quando o faço sinto que é algo contra-natura... e acaba por perder o interesse. É que não posso andar em cidade em 2ª acima das 4000 rpm para sentir que há alguma coisa debaixo do capot.

      Daí a tua lógica aplicada a carros pouco potentes e, mais importante quanto a mim, sem qualquer inclinação desportiva, não me parece algo prático.
      pois ai está eu assumo que não é pratico, mas dá um bichinho qualquer para sentir aquele barulho e aquele ponteiro a mexer se
      de pratico nao tem nada e os consumos recentem se e de que maneira
      ~
      é mesmo uma pancada que tenho e nao tem a ver com velocidade o meu carro em 2 a 4000 da mais que o que ando a emm 2ª a 6000 é mesmo um bicho estranho

      Comentário


        #4
        Ya uma ou duas vezes por mes dá vontade, ainda na segunda a noite vinha calmamente na estrada sozinho em 5 a 90 km/h, e lá veio o bichinho, passei para 3 levei até as 6000 rpm e pronto, passei novamente para 5 e voltei aos 90 km/h e continuei a viagem calmamente.

        Comentário


          #5
          Eu gosto de sentir as RPM a trepar,mas não é tão genérico assim.O carro do meu pai custa-me levá-lo lá acima enquanto que o meu custa-me não levar.Têm os dois potências semelhantes,a gasolina,mas no carro do meu pai parece que vou a esganá-lo todo.É certo que aquilo só é puxado por mim mas nota-se demais o esforço quando faço isso,o que tira a pica toda.Para mim tem mais a haver com o carácter do motor.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
            Eu gosto de sentir as RPM a trepar,mas não é tão genérico assim.O carro do meu pai custa-me levá-lo lá acima enquanto que o meu custa-me não levar.Têm os dois potências semelhantes,a gasolina,mas no carro do meu pai parece que vou a esganá-lo todo.É certo que aquilo só é puxado por mim mas nota-se demais o esforço quando faço isso,o que tira a pica toda.Para mim tem mais a haver com o carácter do motor.
            epaah é exactamente a mesma coisa aqui...

            o do meu pai é mais potente...mas mais pesado, e no auge das suas 6400rpm é mais o barulho que o que anda...

            ja o meu não...para lá das 4500rpm ganha alma e é onde realmente responde como gente grande.

            é provavel que seja o que mais saudades me irá deixar, as 7200rpm que este faz.

            Comentário


              #7
              Também tenho um pouco esse vício..
              Por isso é que tenho um Alfa Romeo a gasolina!

              Mas devo dizer que o Fiat Punto de 55cvs da minha mãe (que eu aproveito para esticar de vez em quando) também faz um barulho muito agradavel (e então se ele entra pela habitaculo adentro) e nem se mexe mal :D

              Comentário


                #8
                Pois..

                que direi eu que o meu carro do dia a dia é viciante nesse aspecto..

                a partir das 5000 rpm ganha outra alma e até ao corte ás 7500 tem um cantar lindo...

                é um vicio e raro é o dia em que nao o ponho a cantar a plenos pulmoes..

                Comentário


                  #9
                  E que direi eu apesar de ter um Stilo 1.2 de 5 portas?
                  É certo que é lento nos arranques, que só a partir das 3000 rpm's é que se nota qualquer coisa mas ainda ontem o meu pai foi-me buscar à escola e fui eu que trouxe o carro para cá, vinha ele a dizer que ao acelerar o carro fazia muito barulho, nem de propósito à saida das portagens de setúbal a tirar o ticket para vir para o Seixal, desligo o rádio e começo a esticar 1ª, 2ª, 3ª só até às 5000 rpm's e dentro do habitáculo um somzinho que para um 1.2 4 cil gosto bastante

                  é fraquito de motor? é sim senhor
                  é o melhor carro do segmento? não era não senhor

                  mas gosto muito de andar nele e se um dia o trocar-mos vai-me deixar saudades

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                    Eu gosto de sentir as RPM a trepar,mas não é tão genérico assim.O carro do meu pai custa-me levá-lo lá acima enquanto que o meu custa-me não levar.Têm os dois potências semelhantes,a gasolina,mas no carro do meu pai parece que vou a esganá-lo todo.É certo que aquilo só é puxado por mim mas nota-se demais o esforço quando faço isso,o que tira a pica toda.Para mim tem mais a haver com o carácter do motor.
                    concordo a 100%

                    Comentário


                      #11
                      afinal nao sou o unico!!!

                      enfim, sim como alguns referiram os motores sem muita alma nao teem a mesma piada mas eu tenho dois carros a mão e nenhum é um desportivo logo dentro do que tenho gosto muito mais de ver o otto a subir rpm´s acima (embira seja lento lentinho). ja vi que me percebem.
                      obgd pelos comentarios

                      Comentário


                        #12
                        Eu adoro ver as rotaçoes a subir e ouvir o barulho do motor... Os carros Diesel de ca de casa nao dao pra isso, mas por isso é que cá está o meu Alfa Romeo a Otto, pronto para me deixar com aquele sorriso de miudo...

                        Comentário


                          #13
                          ya... e um vicio... hehehe

                          eu tenho um ibiza 1.3 e apesar do motor ser pequenito tem um barulhinho... è inevitavel... o "bichinho" e mais forte do que eu.... volta e meia la vai o ponteiro as 5500rpm (normalmente 2x seguidas)

                          ele nao anda muito, mas meche se bem.... e aquele barulhinho... e mais forte do que eu...

                          nao GPConguito.... nao es o unico...

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Prefiro um diesel que morra as 4 mil e tal rpm mas que ande, do que um gasolinas que faça 7 mil e ande menos.

                            O meu corta as 6700, mas a partir das 6 mil já perde um bocado. No dia a dia também não o costumo levar para além das 4 mil. Portanto sinceramente não vejo qual o interesse.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                              Prefiro um diesel que morra as 4 mil e tal rpm mas que ande, do que um gasolinas que faça 7 mil e ande menos.

                              O meu corta as 6700, mas a partir das 6 mil já perde um bocado. No dia a dia também não o costumo levar para além das 4 mil. Portanto sinceramente não vejo qual o interesse.
                              Nao tem a ver com velocidades e essas tretas mas sim como a subida de rotaçoes, e o barulho do motor te fazem sentir... É algo mais "emocional e psicologico" do que pratico...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                Nao tem a ver com velocidades e essas tretas mas sim como a subida de rotaçoes, e o barulho do motor te fazem sentir... É algo mais "emocional e psicologico" do que pratico...
                                ora nem mais.... ta tudo dito

                                e um acto mais passional do que racional...

                                e daquelas coisas que nos fazem sentir bem...

                                cumps

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                                  Prefiro um diesel que morra as 4 mil e tal rpm mas que ande, do que um gasolinas que faça 7 mil e ande menos.
                                  O meu corta as 6700, mas a partir das 6 mil já perde um bocado. No dia a dia também não o costumo levar para além das 4 mil. Portanto sinceramente não vejo qual o interesse.
                                  BOLD...Viva o Binário...

                                  a questão nem é se anda ou não anda...sebem que invariávelmente para as rotação subir em andamento, quer logicamente dizer que o carro está igualmente a andar, mas depende do carro...enquanto uns em 3ª fazem 9000rpm e 160km/h outros fazem 6000rpm e 130km/h por exemplo...

                                  agora foca-te no som de um motor OTTO e de um Diesel...qual preferes ?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Em termos emocionais e psicológicos prefiro mais a sensação de entrada de um turbo ao barulho das rpm.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                      Em termos emocionais e psicológicos prefiro mais a sensação de entrada de um turbo ao barulho das rpm.
                                      ja conduzis-te um OTTO que faz 9000rpm ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por acaso, não. Mas altas rotações não me dizem nada. A ideia de ter de chegar a um certo patamar para obter andamentos aceitaveis, não é o meu estilo. Prefiro ter força disponivel desde os baixos regimes.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                          Por acaso, não. Mas altas rotações não me dizem nada. A ideia de ter de chegar a um certo patamar para obter andamentos aceitaveis, não é o meu estilo. Prefiro ter força disponivel desde os baixos regimes.
                                          Claro e o Turbo Lag é ideal pra isso... Um Otto atmosferico nao tem a potencia logo disponivel...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Há motores e motores.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                              Por acaso, não. Mas altas rotações não me dizem nada. A ideia de ter de chegar a um certo patamar para obter andamentos aceitaveis, não é o meu estilo. Prefiro ter força disponivel desde os baixos regimes.

                                              Num tractor isso não falta!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                Num tractor isso não falta!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Rui_soad Ver Post
                                                  ja conduzis-te um OTTO que faz 9000rpm ?
                                                  Ó Rui nem todos já tiverem a aportunidade de experimentar máquinas dessas.

                                                  Por acaso é das coisas que mais gostava de experimentar.

                                                  Um S2000 ou uma coisa do género que faça muitas rpm.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por __ET__ Ver Post
                                                    Claro e o Turbo Lag é ideal pra isso... Um Otto atmosferico nao tem a potencia logo disponivel...
                                                    Depende.

                                                    Aposto que um Viper com os seus 7 ou 8 litros de cc deve ter força suficiente, mesmo a baixa rotação.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por señorpedro Ver Post
                                                      Por acaso, não. Mas altas rotações não me dizem nada. A ideia de ter de chegar a um certo patamar para obter andamentos aceitaveis, não é o meu estilo. Prefiro ter força disponivel desde os baixos regimes.
                                                      nao querendo ser de forma alguma mal intensionado, mas acho que se não exprimentas-te um OTTO com vah...200cv ou até menos uns 150cv chegam não me parece que possas ter essa certeza.

                                                      Queria chamar a atenção para o facto de eu estar a falar de som...e nao de potencia ou disponibilidade...e acho que tas a confudir isso.

                                                      Falando no som...

                                                      OTTO
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=jIRZKai6u68


                                                      Turbinado
                                                      http://www.youtube.com/watch?v=RN76D...eature=related

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        tenho a impressao que se andam a confundir conceitos (calma que nao estou a generalizar!) li para ai num qualquer topico referencia a este como uma referencia ilicita. ja vi que muitos (OK alguns) me percebem, o conceito rpm não tem a ver com praticalidade nem com velocidade, é uma coisa passional nao sou street racer
                                                        nao ando depressa (ok cometo algumas infracções ao codigo da estrada e nao costumo dar esmolas já sei que sou uma pessima pessoa e que devia me tornar eremita segundo os padroes aho) gosto de rpm! ainda bem que me percebem. aos que nao percebem ainda bem porque é uma paixao onerosa e sem resultados praticos

                                                        cumps e obgd pelas postagens

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A gasolina, o máximo que experimentei foram a volta de 120cv. A diesel o máximo foram 170cv num a3 sprtback.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por GPConguito Ver Post
                                                            tenho a impressao que se andam a confundir conceitos (calma que nao estou a generalizar!) li para ai num qualquer topico referencia a este como uma referencia ilicita. ja vi que muitos (OK alguns) me percebem, o conceito rpm não tem a ver com praticalidade nem com velocidade, é uma coisa passional nao sou street racer
                                                            nao ando depressa (ok cometo algumas infracções ao codigo da estrada e nao costumo dar esmolas já sei que sou uma pessima pessoa e que devia me tornar eremita segundo os padroes aho) gosto de rpm! ainda bem que me percebem. aos que nao percebem ainda bem porque é uma paixao onerosa e sem resultados praticos

                                                            cumps e obgd pelas postagens
                                                            bold....

                                                            exacto...som de rotação a subir não é necessariamente sinonimo de altas velocidades.

                                                            uma 2ª até ao redline na grande maioria dos carros da nossa praça faz 90/100km/h

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