Quais são as principais razões para um carro não passar na inspecção??
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Razões para não passar na inspecção????
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Falhar nalgum deste items:
Travões:
Para testar os travões é utilizado o frenómetro. Este aparelho mede a força,
eficiência e equilíbrio de travagem. São testados os diversos tipos de travões:
travão de serviço, travão de estacionamento e quando aplicável, travão de
emergência.
Direcção:
Para testar o sistema de direcção é utilizado o ripómetro. Este aparelho verifica o
desvio do veículo em metros por quilómetro (ripagem) dos veículos automóveis.
Visibilidade:
Verifica-se o estado dos espelhos retrovisores, sistema de limpeza do pára-brisas
e eventuais reduções do campo visual.
Luzes:
Através do regloscópio é feita a verificação da orientação das luzes dos médios,
máximos e de nevoeiro, bem como a medição da sua intensidade luminosa.
Confere-se ainda o estado e funcionamento de todas as luzes e as ligações para
reboques, quando existentes.
Detecção de folgas:
O detector de folgas permite verificar a existência de folgas excessivas e de
outras anomalias na suspensão, direcção, eixos e suas ligações ao quadro do
veículo. É igualmente averiguado o estado das jantes e dos pneus.
Quadro e cabine:
Realiza-se um exame ao exterior e ao interior do veículo, com vista à detecção de
pontos de corrosão, deformações, anomalias dos bancos e outros defeitos, que
comprometem a segurança do veículo e dos seus ocupantes.
Equipamentos diversos:
Verifica-se a existência e funcionamento dos cintos de segurança, triângulo de
pré-sinalização, avisador sonoro, velocímetro e de outros equipamentos
obrigatórios só em alguns veículos - tacógrafo, limitador de velocidade, calços de
roda, extintor, e outros.
Emissões de gases de escape:
O controlo das emissões de gases de escape é feito através de dois aparelhos
distintos: o analisador de gases para os veículos a gasolina e, o opacímetro para
os veículos com motor a diesel.
O analisador de gases de escape é um aparelho destinado a medir o teor de CO nos gases de escape bem como, a determinar o valor de "lambda" (relação
ar/combustível) nos motores a gasolina.
O opacímetro é um aparelho destinado a determinar a opacidade dos fumos de
escape dos veículos com motor diesel.
Outras verificações:
Os veículos de serviço público estão sujeitos, também, a outras verificações, por
forma a assegurar que cumprem as medidas de segurança específicas existentes.
Identificação do Veículo:
Consiste em comprovar se a marca, o modelo, a matrícula, o número do quadro e
as medidas dos pneumáticos coincidem com as indicadas no livrete.
Comprovação
A ficha de inspecção deve acompanhar sempre o veículo e inclui uma vinheta que deve ser destacada e aposta, de forma visível do exterior, no canto inferior direito do pára-brisas.
Comentário
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Originalmente Colocado por CaDe Ver PostQuais são as principais razões para um carro não passar na inspecção??
Agora a sério:
As deficiências observadas nas inspecções são graduadas em três tipos:
- Tipo 1 - deficiência que não afecta gravemente as condições de funcionamento do veículo nem directamente as suas condições de segurança, não implicando, por isso, nova apresentação do veículo a inspecção para verificação da reparação efectuada;
- Tipo 2 - deficiência que afecta gravemente as condições de funcionamento do veículo ou directamente as suas condições de segurança, ou que põe em dúvida a sua identificação, devendo o mesmo, consoante o caso, ser apresentado:
- No centro de inspecção, para verificação da reparação efectuada; ou
- Nos serviços competentes da Direcção-Geral de Viação, para o completo esclarecimento das dúvidas respeitantes à respectiva identificação;
- Tipo 3 - deficiência muito grave que implica paralisação do veículo ou permite somente a sua deslocação até ao local de reparação, devendo esta ser confirmada em posterior inspecção.
E é causa de reprovação pelo menos 6 deficiências do tipo 1 ou pelo menos uma deficiência do tipo 2 ou 3.
Nesse site, tens links para uma descrição mais detalhada das deficiências e o seu grau.
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