Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Casa da Música custou mais 77,2 milhões de euros do que o previsto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Casa da Música custou mais 77,2 milhões de euros do que o previsto

    O Tribunal de Contas (TC) concluiu que a construção da Casa da Música, no Porto, custou mais 77,2 milhões de euros do que o previsto inicialmente, o que corresponde a uma derrapagem financeira de 228%.

    Diário Económico Online com Lusa

    O relatório da auditoria do TC à obra da Casa da Música, divulgado ontem, mostra também que a sua construção demorou mais quatro anos e meio do que o estabelecido, sendo que neste caso o desvio face à data prevista é de 198%.

    Este é o terceiro relatório de um total de cinco que esta instância fiscalizadora decidiu realizar, tendo como alvo as "derrapagens em obras públicas, quer na vertente financeira, quer no que toca ao incumprimento dos prazos."

    O tribunal presidido por Guilherme Oliveira Martins justifica esta decisão, inédita na sua história, com base "na importância das consequências negativas, no domínio de grandes obras públicas, das várias derrapagens para o erário público e para a disponibilidade aos utentes de bens públicos."

    O TC focou a sua atenção nas obras dos túneis do Rossio e do Terreiro do Paço, em Lisboa, da Ponte Europa, em Coimbra, da Casa da Música e da ampliação do Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.

    Há três pontos comuns às cinco obras seleccionadas: o forte investimento, o elevado nível de complexidade e as "derrapagens significativas", tanto nos custos como nos prazos de execução.

    O custo inicialmente previsto para a Casa da Música era de 33,9 milhões de euros, mas o preço final foi de 111,09 milhões de euros. Já o prazo inicialmente previsto para a sua construção era de dois anos e quatro meses, com início em Julho de 1999, o que para o tribunal considerou "manifestamente irreal", tendo as obras se prolongado por quase sete anos, estando concluídas apenas em Maio de 2006.

    A Casa da Música foi a obra mais emblemática do Porto-Capital Europeia da Cultura 2001, sendo hoje um dos mais concorridos e dinâmicos espaços culturais dessa cidade. A sua construção fez parte da "requalificação cultural" promovida pela entidade gestora daquele evento.

    O relatório que o TC produziu sobre a Casa da Música, citado pela agência Lusa, é bastante crítico, recuando até 1999, ano em que foi escolhido o terreno, no qual funcionou durante vários anos uma garagem da transportadora pública portuense, na Boavista.

    No "balanço global da obra", são apontados apenas dois aspectos positivos: a importância estratégica da obra e os seus impactos sociais. Quanto aos aspectos negativos, o primeiro refere-se à "criação de um regime jurídico de excepção" para a obra, que, para o TC, teve duas consequências: "o afastamento de princípios essenciais de contratação pública em quase todos os procedimentos" e as já referidas derrapagens causadas pela aposta na "celeridade dos procedimentos pré-contratuais."
    Sem mais comentários...

    Fonte.

    #2
    Realmente não há comentários...!

    Mas o q me faz mais impressão é termos um "Tribunal" q n pode fazer NADA!


    Cumps,
    Edd

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
      Sem mais comentários...

      Fonte.
      Mais depressa arranjamos um governo competente do que obras que respeitem os orçamentos.

      "Ó Manel, tás a trabalhar muito rápido pah! Assim isto fica pronto rápido e só ganhámos ordenado pa metade do tempo pah! Ai...a ver se o trabalho é bem feito..."

      Comentário


        #4
        Mas será que ninguém vai ser responsabilizado por isto?

        Comentário


          #5
          Há um adagio popular que diz mais ou menos assim:

          "Um homem pode encher uma casa de carvão, mas se a sua mulher atirar uma pedra fora pela janela todos os dias, o carvão nunca vai chegar."

          Comentário


            #6
            Alguém se responsabilizou quando foi da Expo 98?Ou quando foi do CCB?

            Não....

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
              Mas será que ninguém vai ser responsabilizado por isto?
              É muito complicado...

              O problema começa na origem e nas leis das Obras Públicas.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                É muito complicado...

                O problema começa na origem e nas leis das Obras Públicas.
                De facto. Mas será que alguma coisa, na lógica humana, justifica que uma obra desta dimensão tenha tido, segundo foi noticiado, 33 subempreitadas?
                Assim não há produtividade que resista...

                Comentário

                AD fim dos posts Desktop

                Collapse

                Ad Fim dos Posts Mobile

                Collapse
                Working...
                X