Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O Ciúme; amigo ou inimigo do amor?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    O Ciúme; amigo ou inimigo do amor?...

    O ciúme um sentimento que apresenta carácter instintivo e natural, marcado pelo medo (de base real ou irreal) de se perder o amor da pessoa amada ou ver diminuída a qualidade ou ameaçada a continuidade de uma relação tida pelo sujeito como valiosa. Está relacionado com a falta de confiança no outro ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se numa obsessão.
    A explicação psicológica do ciúme pode ser uma persistência de mecanismos psicológicos infantis que já na idade adulta podem aparecer sob a forma de uma possessividade em relação ao parceiro, ou mesmo uma paranóia. Nesse tipo de paranóia, a pessoa está convencida, sem motivo justo ou evidente, da infidelidade do parceiro e passa a procurar “evidências” da traição. Nas formas mais exacerbadas, o ciumento passa a exigir do outro coisas que limitam totalmente a liberdade deste.
    Os casos mais sérios devem sempre procurar a ajuda da psicoterapia; o trabalho de reorganização interior passa por um reforço da auto-estima e da valorização da auto-imagem. Em todos os casos pode ajudar-se estabelecendo um diálogo franco e aberto de encontro com o sujeito passivo, com a reflexão sobre o que sentem um pelo outro e sobre tudo o que possa levar a uma melhoria da relação, para que esse aspecto não se torne limitador e perturbador.

    Um conjunto complexo e suas consequências
    O ciúme é uma reacção complexa porque envolve um largo conjunto de emoções (dor, raiva, tristeza, inveja, medo, depressão e humilhação), pensamentos (ressentimento, culpa, comparação com o rival, preocupação com a imagem, autocomiseração) reacções físicas (taquicardia, falta de ar, excesso de salivação ou boca seca, sudorese, aperto no peito, dores físicas) e comportamentos (questionamento constante, busca frenética de confirmações e acções agressivas e mesmo violentas).

    O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva: nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferindo apenas as suas razões e as emoções que sentimos. Como todos os outros sentimentos, tem o seu lado positivo e o seu lado negativo:
    • O lado positivo: protege o amor: ele lembra a cada membro da relação (de namoro, conjugal ou de amizade) que nunca se deve considerar o outro como definitivamente “conquistado”, e pode encorajar um esforço consciente para assegurar que o outro se sente valorizado;
    • O lado negativo: prejudica o amor: às vezes os sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais e pode afectar gravemente uma relação, levando o outro a sentir-se constantemente constrangido para evitar uma crise de ciúmes.
    Ciúme e inveja
    O ciúme está intimamente relacionado à inveja. A diferença é que a inveja não envolve o sentimento de perda presente no ciúme. Mas ambas são um misto de desconforto e raiva e atormentam aquele que cobiça algo que a outra pessoa tem. Quanto mais baixa for a auto-estima, mais propensa está a pessoa de sofrer com um dos dois sentimentos.
    Tanto o ciúme quanto a inveja desviam o foco de quem os sente para longe dos cuidados com a própria vida, tão preocupado fica com a vida de outra(s) pessoa(s).
    Como acontece com todos os outros sentimentos, se forem olhados com atenção e sem rejeição, podem levar a atitudes positivas como melhorar a aparência, desenvolver novas habilidades e trabalhar a auto-estima.
    Como regra, diz-se que a mulher é mais propensa que o homem a sentir ciúme ou inveja de relacionamentos, enquanto que o homem é mais frequentemente atormentado por diferenças de status, de finanças e de poder.

    Ciúme patológico
    O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar a ser vítima de conspiração). Para um ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza torna-se vaga e imprecisa, e todas as dúvidas podem transformar-se em ideias hiper-valorizadas ou delirantes.
    Aquele que sente ciúme a este nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade do outro: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolsos, chega a seguir o outro ou até a contratar alguém para o fazer… o que não só não ameniza o mal estar da dúvida como até o intensifica.
    A pessoa ciumenta apresenta na sua personalidade sentimentos de insegurança. O tratamento passa por um trabalho de psicoterapia que tenderá a melhorar a confiança em si mesmo. Só quem confia em si mesmo pode confiar em outros, de modo que é fundamental o fortalecimento da autoconfiança.
    Editado pela última vez por nunomplopes; 07 December 2008, 18:46.

    #2
    O ciume é inimigo.

    A confiança é amiga!

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Omega Ver Post
      O ciume é inimigo.

      A confiança é amiga!
      Ciúme não é só fazer figuras.Eu acho que para haver saúde na relação tem de haver ciúme.Estou de acordo com o texto do primeiro post.

      EDIT:Já que a confiança veio ao barulho,quando existe em excesso também não é saudável.Isso leva à "cegueira" e daí pode levar ao desgosto...É como tudo.
      Editado pela última vez por mELIANTE; 07 December 2008, 19:51.

      Comentário


        #4
        Como tudo... o ciume é amigo dentro de limites.
        A confiança com ciume é algo bom.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Omega Ver Post
          O ciume é inimigo.

          A confiança é amiga!
          Pode existir ciúme apesar de se ter confiança na pessoa. O difícil é dosear não exagerando para um lado nem para o outro.

          Comentário


            #6
            Desde que seja em doses saudáveis é muito bom. Quem nunca picou a namorada?

            Claro que mais que isso já é complicado.

            Comentário


              #7
              Costumo dizer que quem tem ciume gosta, quem não tem não gosta. Eu sou um pouco ciumento, nada que se compare as coisas ditas no texto, mas sou porque gosto dela e não a quero perder. Acho que é normal em qualquer pessoa que goste de outra.

              Comentário


                #8
                Acho que o ciúme desde que saudável apimenta um pouco a relação a menos que não se caia em exageros extremos.
                Admito que existe uma pontinha de ciúme em mim...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por air Ver Post
                  Quem nunca picou a namorada?
                  Ui ui gosto de espetar de vez em quando um prego...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por PMCC Ver Post
                    Costumo dizer que quem tem ciume gosta, quem não tem não gosta. Eu sou um pouco ciumento, nada que se compare as coisas ditas no texto, mas sou porque gosto dela e não a quero perder. Acho que é normal em qualquer pessoa que goste de outra.
                    Eu também pensava assim, e nunca deixei de sentir ciúmes.
                    Mas há quem jure ser doido pelo parceiro e nunca sentir ciúmes.
                    Será assim tão linear como disseste acima ou é possivel gostar sem ciúmes?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DarkRose Ver Post
                      Eu também pensava assim, e nunca deixei de sentir ciúmes.
                      Mas há quem jure ser doido pelo parceiro e nunca sentir ciúmes.
                      Será assim tão linear como disseste acima ou é possivel gostar sem ciúmes?
                      eu nao acredito que seja possivel gostar de alguem sem se sentir ciumes...

                      quando controlados e bem doseados os ciumes podem se mostrar aliados do Amor.. pois mostram a "outra" pessoa que gostamos dela

                      claro que ciumes excessivos sufocam, e ciumes a menos deixam duvidas quanto ao sentimento...

                      mas isso e algo que toda a gente sente, e inevitavel... dpois, claro, vai de cada pessoa... eu sou um pouquito ciumento... mas tento sempre controlar me... e dosea lo correctamente...

                      Cumps

                      Comentário


                        #12

                        O presente artigo apresenta uma breve revisão da literatura acerca
                        do ciúme patológico no relacionamento conjugal, destacando algumas
                        características dessa problemática. Atenta, também, para as
                        conseqüências do problema, no ajustamento emocional e na dinâmica
                        de relacionamento afetivo das pessoas, bem como para a importância
                        do tratamento psicológico e/ou psiquiátrico dessa problemática.
                        PRINCIPAIS FATORES DESENCADEANTES DE CIÚME PATOLÓGICO NA DINÂMICA ...

                        Comentário


                          #13
                          Ainda não tinha visto este teu tópico, Nuno. Todos os que tu abres são brilhantes por terem a rara capacidade de nos pôr a pensar e a falar sobre os nossos sentimentos. Parabéns.
                          És uma figura única de coração grande que simboliza a verdadeira alma deste fórum. É motivo mais do que suficiente para eu ser um dos teus maiores fãs.

                          “O ciumento passa a vida a procurar um segredo, cuja descoberta lhe destruiria a felicidade.” (Oxenstiern, Axel)

                          O amor entre duas pessoas é o sentimento mais desinteresseiro e ao mesmo tempo o mais egoísta que existe:
                          Representa acima de tudo o acto físico e sentimental de um ser se oferecer por completo a outro. A própria pessoa gosta e pensa tanto na outra que se esquece dela própria;
                          Mas por outro lado, a única coisa que pede em troca é que seja correspondido da mesma forma. Este amor não permite a partilha com mais ninguém. É, por isso, o sentimento mais egoísta que pode existir.

                          Como tal, um amor não dá lugar para mais amores, sendo que o ciúme poderá surgir como exteriorização do medo de se perder aquele que constitui o nosso maior tesouro. É também sinónimo de que o amor está vivo, pois quando não há ciúme é sinal que também não existe amor.
                          Todavia o ciúme vai perdendo terreno à medida que a confiança aumenta. E esta afigura-se como o mais forte alicerce do amor. Onde estes alicerces forem fortes o amor será resistente e imperturbável.

                          Por isso, apenas posso dizer que o ciúme está para o amor como o tempero para um prato delicioso. Se não existir, este perde o gosto; mas se for adicionado em demasia estraga um prato que se torna impossível de comer.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                            Ainda não tinha visto este teu tópico, Nuno. Todos os que tu abres são brilhantes por terem a rara capacidade de nos pôr a pensar e a falar sobre os nossos sentimentos. Parabéns.
                            És uma figura única de coração grande que simboliza a verdadeira alma deste fórum. É motivo mais do que suficiente para eu ser um dos teus maiores fãs.

                            “O ciumento passa a vida a procurar um segredo, cuja descoberta lhe destruiria a felicidade.” (Oxenstiern, Axel)

                            O amor entre duas pessoas é o sentimento mais desinteresseiro e ao mesmo tempo o mais egoísta que existe:
                            Representa acima de tudo o acto físico e sentimental de um ser se oferecer por completo a outro. A própria pessoa gosta e pensa tanto na outra que se esquece dela própria;
                            Mas por outro lado, a única coisa que pede em troca é que seja correspondido da mesma forma. Este amor não permite a partilha com mais ninguém. É, por isso, o sentimento mais egoísta que pode existir.

                            Como tal, um amor não dá lugar para mais amores, sendo que o ciúme poderá surgir como exteriorização do medo de se perder aquele que constitui o nosso maior tesouro. É também sinónimo de que o amor está vivo, pois quando não há ciúme é sinal que também não existe amor.
                            Todavia o ciúme vai perdendo terreno à medida que a confiança aumenta. E esta afigura-se como o mais forte alicerce do amor. Onde estes alicerces forem fortes o amor será resistente e imperturbável.

                            Por isso, apenas posso dizer que o ciúme está para o amor como o tempero para um prato delicioso. Se não existir, este perde o gosto; mas se for adicionado em demasia estraga um prato que se torna impossível de comer.
                            Concordo

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                              Ainda não tinha visto este teu tópico, Nuno. Todos os que tu abres são brilhantes por terem a rara capacidade de nos pôr a pensar e a falar sobre os nossos sentimentos. Parabéns.
                              És uma figura única de coração grande que simboliza a verdadeira alma deste fórum. É motivo mais do que suficiente para eu ser um dos teus maiores fãs.

                              “O ciumento passa a vida a procurar um segredo, cuja descoberta lhe destruiria a felicidade.” (Oxenstiern, Axel)

                              O amor entre duas pessoas é o sentimento mais desinteresseiro e ao mesmo tempo o mais egoísta que existe:
                              Representa acima de tudo o acto físico e sentimental de um ser se oferecer por completo a outro. A própria pessoa gosta e pensa tanto na outra que se esquece dela própria;
                              Mas por outro lado, a única coisa que pede em troca é que seja correspondido da mesma forma. Este amor não permite a partilha com mais ninguém. É, por isso, o sentimento mais egoísta que pode existir.

                              Como tal, um amor não dá lugar para mais amores, sendo que o ciúme poderá surgir como exteriorização do medo de se perder aquele que constitui o nosso maior tesouro. É também sinónimo de que o amor está vivo, pois quando não há ciúme é sinal que também não existe amor.
                              Todavia o ciúme vai perdendo terreno à medida que a confiança aumenta. E esta afigura-se como o mais forte alicerce do amor. Onde estes alicerces forem fortes o amor será resistente e imperturbável.

                              Por isso, apenas posso dizer que o ciúme está para o amor como o tempero para um prato delicioso. Se não existir, este perde o gosto; mas se for adicionado em demasia estraga um prato que se torna impossível de comer.
                              Obrigado Blade, tal como a mim me dá um extenso prazer a tudo o que propôes nos fórum como as tuas ideias e capacidade de análise.

                              Quando abri o tópico pensei nisso e apenas cingi-me a isso, mas já alarguei a minha visão e isto pode ser mais extenso, tal como o ciúme de irmãos, de amigos e por aí fora...

                              Exactamente tal como o dizes e concordo, como reflecte a minha visão, mas também podemos transpôr isso para os ciumes citados por mim, com algumas nuances claro!

                              Comentário


                                #16
                                Eu sou daqueles que acho que só ,existe ciúme quando há amor!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  O cíume na dose certa é amigo do amor, em exagero é inimigo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                    O cíume na dose certa é amigo do amor, em exagero é inimigo.
                                    Sim, é tudo uma questão de proporção. Aliás, sem ciúme o amor não tem espaço para existir, já que o ciúme é a consequência do "interesse" no outro, precisamente por amor!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por vfsm Ver Post
                                      Eu sou daqueles que acho que só ,existe ciúme quando há amor!!!
                                      Errado.

                                      Há quem tenha ciúmes sem amor. É muito usual nas mulheres, namoram com alguém que não gostam assim tanto e estão sempre a dar para trás, mas se aparece outra ficam logo cheias de ciúmes, simplesmente porque não querem ficar para trás e perder o cãozinho que tanto lhes sobe o ego.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                                        Errado.

                                        Há quem tenha ciúmes sem amor. É muito usual nas mulheres, namoram com alguém que não gostam assim tanto e estão sempre a dar para trás, mas se aparece outra ficam logo cheias de ciúmes, simplesmente porque não querem ficar para trás e perder o cãozinho que tanto lhes sobe o ego.
                                        Isso é tipo aquilo que se diz que nem f@d€ nem deixa f@d€r

                                        Ou empata f@d@s eheheh

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                                          Errado.

                                          Há quem tenha ciúmes sem amor. É muito usual nas mulheres, namoram com alguém que não gostam assim tanto e estão sempre a dar para trás, mas se aparece outra ficam logo cheias de ciúmes, simplesmente porque não querem ficar para trás e perder o cãozinho que tanto lhes sobe o ego.
                                          Bem não concordo muito com a tua teoria!!!

                                          Comentário


                                            #22
                                            O ciúme é uma resposta do Homem face à insegurança.Na minha opinião é inimiga do amor,pois o sentimento de posse pelo outro vai estragar a confiança existente entre ambos.Um dos elementos essenciais(entre muitos outros)para o equilíbrio duma relação é a confiança.Sem ela,a relação estará certamente condenada pois o outro elemento do casal não aguentará certamente a pressão exercida.

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X