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Otto vs Diesel - Vamos chegar a um consenso?

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    Otto vs Diesel - Vamos chegar a um consenso?

    Boa noite amigos.

    Mais uma vez lanço aqui este tema cuja discussão é tão grandiosa quanto o número de adeptos das duas facções.

    Há uns tempos atrás, eu e uns colegas meus discutíamos este assunto.
    Dentro do seio da nossa amizade, tanto existem adeptos de motores a gasolina como de motores diesel e como não podia deixar de ser, nas discussões sobre este tema nunca se chega a um consenso.

    Na altura falava-se que para situações iguais e para motores iguais em potência (não em cilindrada), uns afirmavam que os motores a gasolina seriam mais rápidos e disponíveis.
    Outros afirmavam que seriam os motores diesel, isto porque para circunstancias iguais, este tipo de motor oferece um binário máximo muito maior e mais cedo.

    Eu, apesar de ser defensor da primeira teoria, não posso deixar passar de lado os argumentos dos dieselistas.
    De facto eles têm razão, mas pela modesta experiência que tenho, resumindo-se normalmente a automóveis de baixa cilindrada, tenho ideia que os motores a gasolina são muito mais rápidos em recuperações e acelerações.

    No entanto dá-me ideia que os motores diesel têm os números em sua defesa.

    Na altura também se discutiu que para cilindradas iguais os otto seriam melhores globalmente e aqui reuniu-se um certo consenso, apesar de mais uma vez nem todos concordarem.

    O que acham sobre isto?
    Será desta que nos entenderemos e chegaremos a um consenso?

    #2
    Vira o disco e toca o mesmo...

    ;)

    Comentário


      #3
      Bom, para comecar, acho que nao se vai chegar a um consenso

      Acerca dos motores, eu vejo o meu 1.4 103 cv do Rover a bater-se de igual para igual com muitos diesel modernos, cheios de tecnologias, e de muito maior cilindrada e cavalagem. E porque? Porque eu puxo por ele. Noto muitas vezes o diesel a meter a segunda (e a perder tempo precioso) enquanto eu ainda vou a meio do regime da primeira. Tambem em estrada aberta o otto se porta muito bem, desde que seja mantido na rotacao certa.

      E aqui e' que esta' o busilis da questao: e' preciso conduzir um gasolina como deve ser. O diesel perdoa muito mais, gracas ao seu maior binario, mas para quem sabe tirar partido de um gasolina, nao ha' nada melhor.

      Eu conduzo este Rover ha' muito tempo, conheco-o bem, mas tambem tive uma Megane II 1.5 dCi 105 cv (e conduzi muitos diesel de trabalho, em todo o tipo de estradas) e sei que ate' tem alguma piada acelerar com aquilo, o disparo inicial parece maior... mas a verdade e' que todos os diesel que conduzi, e nao foram poucos, perdiam a piada assim que chegavam a uma estrada desafiante.

      A elasticidade de um gasolina para mim e' tudo. E' ai' que esta' a piada. Nunca achei piada os picancos "'a americana", em que o meu da' mais x km/h que o teu, ou faz menos x decimas de segundo. Eu sei que nos tempos que correm eu sou a minoria, mas nao e' por isso que mudo de opiniao.

      Comentário


        #4
        A ideia é obter opiniões.
        Tem tudo para ser uma boa discussão!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Synd Ver Post
          Bom, para comecar, acho que nao se vai chegar a um consenso

          Acerca dos motores, eu vejo o meu 1.4 103 cv do Rover a bater-se de igual para igual com muitos diesel modernos, cheios de tecnologias, e de muito maior cilindrada e cavalagem. E porque? Porque eu puxo por ele. Noto muitas vezes o diesel a meter a segunda (e a perder tempo precioso) enquanto eu ainda vou a meio do regime da primeira. Tambem em estrada aberta o otto se porta muito bem, desde que seja mantido na rotacao certa.

          E aqui e' que esta' o busilis da questao: e' preciso conduzir um gasolina como deve ser. O diesel perdoa muito mais, gracas ao seu maior binario, mas para quem sabe tirar partido de um gasolina, nao ha' nada melhor.


          Eu conduzo este Rover ha' muito tempo, conheco-o bem, mas tambem tive uma Megane II 1.5 dCi 105 cv (e conduzi muitos diesel de trabalho, em todo o tipo de estradas) e sei que ate' tem alguma piada acelerar com aquilo, o disparo inicial parece maior... mas a verdade e' que todos os diesel que conduzi, e nao foram poucos, perdiam a piada assim que chegavam a uma estrada desafiante.

          A elasticidade de um gasolina para mim e' tudo. E' ai' que esta' a piada. Nunca achei piada os picancos "'a americana", em que o meu da' mais x km/h que o teu, ou faz menos x decimas de segundo. Eu sei que nos tempos que correm eu sou a minoria, mas nao e' por isso que mudo de opiniao.
          Concordo genericamente.
          Esse 1.4 é um senhor 1.4.
          Saliento a parte a bold.
          O saber usar a caixa em condições é 90% de caminho andado para o sucesso de uma condução otto.
          Porém mantenho as minhas reservas quando se fala em disponibilidade em estrada aberta.

          Comentário


            #6
            o diesel atingiu ja os mesmo valores de alguns carros a gasolina veja.se por exemplo o 23d e o 2.0tsi do golf GTI.

            temos carros como o 635d, audi TT 2.0tdi e até arrisco que tivesse o grupo VW um motor como o 35d e ja tinhamos um cayene a gasoleo

            tambem na competiçao o diesel está a ganhar terreno ao poucos, nota.se sobretudo em provas de resistencia e em provas de todo terreno.

            os numeros mostram que para carros com uma utilizaçao normal, o diesel e melhor...


            ficam as excepçoes a superiorizar.se ao diesel.


            Se vamos chegar a um consenso??

            esta é a resposta mais facil...Claro que não.

            cumpts

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
              Concordo genericamente.
              Esse 1.4 é um senhor 1.4.
              Saliento a parte a bold.
              O saber usar a caixa em condições é 90% de caminho andado para o sucesso de uma condução otto.
              Porém mantenho as minhas reservas quando se fala em disponibilidade em estrada aberta.

              Wtcc tem mostrado algumas coisas ao mundo sobre a tecnologia diesel.
              Só não ve quem não quer ver.

              Contudo, passou a época do desenvolvimento dos diesel em termos de performance. Agora tamos numa época mais ambientalista ( e ainda bem).

              Os gasolina turbinados estão aí e estão a evoluir a passos largos.

              Agora esta discussão já se sabe... é como a do ovo e da galinha. =P

              Para mim, que tenho 3 otto's em casa....diesel all the way!

              Comentário


                #8
                Acerca dos motores, eu vejo o meu 1.4 103 cv do Rover a bater-se de igual para igual com muitos diesel modernos, cheios de tecnologias, e de muito maior cilindrada e cavalagem. E porque? Porque eu puxo por ele.
                Por favor...meu amigo, que disparate, bater-se de igual para igual com a nova tecnologia em que aspecto? E a parte que está em Bold nem sequer justifica nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                  Concordo genericamente.
                  Esse 1.4 é um senhor 1.4.
                  Saliento a parte a bold.
                  O saber usar a caixa em condições é 90% de caminho andado para o sucesso de uma condução otto.
                  Porém mantenho as minhas reservas quando se fala em disponibilidade em estrada aberta.
                  Pois, o meu post foi mais virado para o prazer de conducao. Admito que ha' situacoes que o diesel e' mais eficiente.

                  Comentário


                    #10
                    A meu ver não vamos chegar a nenhum consenso. Vão sempre existir pessoas a dizer que gasóleo é melhor, que anda mais, que faz o mesmo que o gasolina, outros sempre irão dizer que o gasolina é melhor, que é preciso puxar por ele e que passa diesel quando conduzido na rotação certa, blábláblá trétéutéu, pardais ao ninho...

                    A meu ver é inquestionável o menor consumo do gasóleo quando, falando em termos muito gerais, os motores têm potências semelhantes em carros semelhantes, agora qual deles o melhor, não aponto para nenhum. E falando em prazer de condução, para mim o gasóleo não presta. Já conduzi vários carros a gasóleo, o mais potente deles anda pelos 210cv (penso eu) e é certo que puxam bem, muito bem mesmo, mas falta sempre qualquer coisa quando é conduzido numa estrada daquelas cheias de "magia", ou então sou eu que nunca dei com a melhor maneira de explorar um motor a gasóleo.

                    Mas prefiro sem dúvida alguma, um motor a gasolina a progredir de rotação, aquele ronco... que no gasóleo é apenas o assobio e o matraquear (ainda que muitíssimo filtrado em alguns), no fundo o prazer de condução para mim é proporcionado pelo Petrol Power . Então depois de ter conduzido um belo V8 6.0 de 400cv.... .
                    Editado pela última vez por CaRaMeLo; 12 December 2008, 23:12.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Vieira Ver Post
                      o diesel atingiu ja os mesmo valores de alguns carros a gasolina veja.se por exemplo o 23d e o 2.0tsi do golf GTI.

                      temos carros como o 635d, audi TT 2.0tdi e até arrisco que tivesse o grupo VW um motor como o 35d e ja tinhamos um cayene a gasoleo

                      tambem na competiçao o diesel está a ganhar terreno ao poucos, nota.se sobretudo em provas de resistencia e em provas de todo terreno.

                      os numeros mostram que para carros com uma utilizaçao normal, o diesel e melhor...


                      ficam as excepçoes a superiorizar.se ao diesel.


                      Se vamos chegar a um consenso??

                      esta é a resposta mais facil...Claro que não.

                      cumpts
                      O exemplo Golf Gti vs 23d, não prova nada, embora o 23d seja de momento o melhor (pelo menos em termos de números) 2.0 diesel, o motor do Golf Gti pelo menos o 200cv está longe de ser o que produz os melhores números, Mégane RS, Golf Gti 30th, Leon Cupra, Audi S3, Focus RS, e mais uma série de motores que pulverizam o 23d, ainda falta um bocado, os valores do Golf GTI não são em busca da potência sem compromissos, os 200cv pelos otto 2.0L turbo já são atingidos à quase 20 anos, embora sem restrições ambientais.

                      Quanto à competição, também não prova nada, de momento o regulamento favorece e muito os diesel, assim que haja um regulamento mais equilibrado, as coisas voltam à normalidade

                      Os diesel têm melhor binómio performance/consumos, mas para a performance pura, só existe uma resposta.

                      Comentário


                        #12
                        Há a questão otto vs diesel... mas também há a atmosféricos vs sobrealimentado...

                        Pessoalmente, vou no meu 2º carro (Rover 216 Coupé), e ambos atmosféricos. Aliás, o motor de um é praticamente igual ao do outro. A gasolina e a centralina só lhes corta a bebida perto das 7500 rpms.

                        Lá em casa tenho também um Accord i-CTDi. Em termos de gozo, fica muito abaixo. Mas numa condução moderada, talvez até seja mais adequado...

                        Agora estão aparecer mais motores a gasolina com sobrealimentação... infelizmente, ainda não conduzi nenhum.

                        Comentário


                          #13
                          BOM ASSUNTO SIM SENHOR!!

                          eu sou OTTO fan... nao nego as vantagens do diesel (consumos e binario) mas... os a otto tem mais "pica"... e o binario nao e tudo... por exemplo o VW golf Mk5...

                          (apos uma breve pesquiza em http://www.carfolio.com/ )

                          2005 Volkswagen Golf 1.4 TSI - 1.4L, 140cv, 220Nm, 0-100Km/h - 8.8s, Top Speed - 205km/h

                          2003 Volkswagen Golf 2.0 TDI - 2.0L, 140cv, 320Nm, 0-100Km/h - 9.3s, Top Speed - 203Km/h


                          (ambos os modelos eram correspondentes, 5p, etc...)


                          ou seja... ambos tem a mesma cavalagem (140cv) no entanto apesar do binario maior por parte da versao diesel, esta nao consegue ter performances tao boas quanto as da versao a gasolina...

                          no entanto "ha carros, e carros"...

                          reconheço as vantagens do diesel, mas prefiro um OTTOzinho...

                          cumps

                          Comentário


                            #14
                            Depende do que queremos de um carro e do dinheiro que temos.

                            Para mim era um bom diesel do género 330d para viagens maiores e condução em 90% do tempo e um S2000 para os restantes 10%.

                            Comentário


                              #15
                              Compara aí as recuperações também.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por air Ver Post
                                Depende do que queremos de um carro e do dinheiro que temos.

                                Para mim era um bom diesel do género 330d para viagens maiores e condução em 90% do tempo e um S2000 para os restantes 10%.
                                Ora aí é que está... embora as minhas escolhas não fossem essas mas andariam pela mesma.... essência .

                                Haja "t€mpo" .

                                Comentário


                                  #17
                                  Toda a gente compara diesel e otto baseado na cilindrada.


                                  Como o diesel serve basicamente para economizar, eu proponho que comparem baseado nos consumos.


                                  Por exemplo:


                                  - O otto vs diesel mais rápidos com consumos mistos na casa dos 4L/100

                                  - Otto vs diesel com consumo na casa dos 6L/100

                                  - Otto vs diesel com consumos na casa dos 8L/100



                                  Talvez aí se perceba porque é que o diesel é muito atractivo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Arturval Ver Post
                                    Toda a gente compara diesel e otto baseado na cilindrada.


                                    Como o diesel serve basicamente para economizar, eu proponho que comparem baseado nos consumos.


                                    Por exemplo:


                                    - O otto vs diesel mais rápidos com consumos mistos na casa dos 4L/100

                                    - Otto vs diesel com consumo na casa dos 6L/100

                                    - Otto vs diesel com consumos na casa dos 8L/100



                                    Talvez aí se perceba porque é que o diesel é muito atractivo.
                                    Normalmente o termo de comparação mais utilizado é o do preço, ou seja da versão mais aproximada. Porque normalmente se a cilindrada for semelhante o diesel tem um preço mais elevado que o otto, que normalmente não é recuperado pelo primeiro dono, ou seja consumir menos não é tudo, interessa é saber se recuperamos o que gastamos a mais no acto de compra...
                                    E também pessoalmente, penso que comparar pelo rendimento, é mais lógico, porque por vezes a cilindrada, nada quer dizer
                                    Editado pela última vez por Cobra; 12 December 2008, 23:59.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LuisNeves Ver Post
                                      Compara aí as recuperações também.
                                      podes ver isso neste topico:

                                      http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=12188&page=2

                                      e ao que parece as recuperaçoes sao favoraveis ao OTTO...

                                      OTTO POWER!!!

                                      cumps

                                      Comentário


                                        #20
                                        Mandar assim um bitaite para dizer qual é melhor é complicado.
                                        Pudemos por os pontos nos i's e arranjar umas coisas objectivas, mas acho que a ambiguidade é engraçada para mandar umas postas. LOL

                                        Se quisermos realmente por os pontos nos i's...diesel ganha.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Para mim, prefiro motores turbodiesel em cilindradas "normais", para carros do dia a dia, são mais económicos, gosto do binário maior atingido mais cedo (conforto de utilização), numa ultrapassagem as recuperações são muito interessantes, não consigo achar piada a motores a gasolina de baixa cilindrada, grande parte deles atmosféricos, muito barulho e pouco andamento.
                                          A partir de certa cilindrada inverte-se o raciocínio, nos carros de alta cilindrada e / ou desportivos não há nada como o cantar de um motor a gasolina, V6, V8, V10, não imagino um Ferrari, Porsche ou Lambo a gasóleo, perde-se a piada toda, o gritar de um otto de alta cilindrada é outra música, e aí os consumos não interessam.
                                          Em suma, motores 4 cilindros até 2000cc prefiro diesel, acima dos 3000cc com 6 ou mais cilindros prefiro gasolina, entre 2000 e 3000 depende do motor e do carro onde for montado.

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            boas
                                            tenho um golf IV 110 cv a 6 anos e cada vez gosto mais dele
                                            nao sei se e melhor ou pior que veiculos movidos a gasolina

                                            mas do que me tenho apercebido e de amigos que tem carros a gasolina

                                            a soluçao ideal seria se a conjuntura deixa-se ter um bom diesel automatico para passear trabalhar e viajar
                                            e um segundo carro tipo um evolution VII para umas voltas
                                            e sentir um bom carro otto

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por RK7 Ver Post
                                              BOM ASSUNTO SIM SENHOR!!

                                              eu sou OTTO fan... nao nego as vantagens do diesel (consumos e binario) mas... os a otto tem mais "pica"... e o binario nao e tudo... por exemplo o VW golf Mk5...

                                              (apos uma breve pesquiza em http://www.carfolio.com/ )

                                              2005 Volkswagen Golf 1.4 TSI - 1.4L, 140cv, 220Nm, 0-100Km/h - 8.8s, Top Speed - 205km/h

                                              2003 Volkswagen Golf 2.0 TDI - 2.0L, 140cv, 320Nm, 0-100Km/h - 9.3s, Top Speed - 203Km/h

                                              (ambos os modelos eram correspondentes, 5p, etc...)

                                              ou seja... ambos tem a mesma cavalagem (140cv) no entanto apesar do binario maior por parte da versao diesel, esta nao consegue ter performances tao boas quanto as da versao a gasolina...

                                              no entanto "ha carros, e carros"...

                                              reconheço as vantagens do diesel, mas prefiro um OTTOzinho...

                                              cumps
                                              Falta aí o pequeno grande pormenor da cx de velocidades. É que no TDI as relações da caixa estão calculadas para priveligiar a economia

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Sôtor Ver Post
                                                Mandar assim um bitaite para dizer qual é melhor é complicado.
                                                Pudemos por os pontos nos i's e arranjar umas coisas objectivas, mas acho que a ambiguidade é engraçada para mandar umas postas. LOL

                                                Se quisermos realmente por os pontos nos i's...diesel ganha.
                                                hum... agora peço te para "defenderes" isso... porque e que o diesel ganha??

                                                (pessoalmente estou a gostar imenso desta "discussao", e acho que nunca se vai chegar a um consenso... )

                                                cumps

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                                  Falta aí o pequeno grande pormenor da cx de velocidades. É que no TDI as relações da caixa estão calculadas para priveligiar a economia
                                                  mesmo assim, acho que com a mesma caixa, o que sai vencedor sera o FSI, pois 0,5s de diferença e "muito"... nao sei se com a caixa igual, o TDI conseguiria recuperar a diferença... ja no Top Speed... talvez o TDI conseguisse alguma coisa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Jeandré Ver Post
                                                    Para mim, prefiro motores turbodiesel em cilindradas "normais", para carros do dia a dia, são mais económicos, gosto do binário maior atingido mais cedo (conforto de utilização), numa ultrapassagem as recuperações são muito interessantes, não consigo achar piada a motores a gasolina de baixa cilindrada, grande parte deles atmosféricos, muito barulho e pouco andamento.
                                                    A partir de certa cilindrada inverte-se o raciocínio, nos carros de alta cilindrada e / ou desportivos não há nada como o cantar de um motor a gasolina, V6, V8, V10, não imagino um Ferrari, Porsche ou Lambo a gasóleo, perde-se a piada toda, o gritar de um otto de alta cilindrada é outra música, e aí os consumos não interessam.
                                                    Em suma, motores 4 cilindros até 2000cc prefiro diesel, acima dos 3000cc com 6 ou mais cilindros prefiro gasolina, entre 2000 e 3000 depende do motor e do carro onde for montado.

                                                    Cumprimentos
                                                    Com os novos otto turbo, essa inversão dá-se nos 1400cc
                                                    Não contando com o 1.2 TCE, que a breve trecho irá ter mais concorrentes.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                                      Falta aí o pequeno grande pormenor da cx de velocidades. É que no TDI as relações da caixa estão calculadas para priveligiar a economia
                                                      E a do TSI está feita para gastar combustivel como não houvesse amanha?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Eu creio que para esta discussão se pode olhar de vários ângulos:

                                                        Performance: enquanto não houver F1 a diesel, os otto ganham
                                                        Sobre todos os outros, principalmente ambiente, que assuma cada vez mais relevância, os diesel ganham.
                                                        E custa-me ver os jovens que por aqui andam priveligiarem as performances vs ambiente

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Carro de empresa diesel...particular sempre a gasolina 2.0 para cima de preferência!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                                            E a do TSI está feita para gastar combustivel como não houvesse amanha?
                                                            Com certeza que não, mas no TDI esse factor é mais relevante que no TSI
                                                            Eu comprei um Scirocco TDI unicamente por causa dos €€€. Se não tivesse esse constrangimento teria com certeza comprado o TSI, o de 1.4 ou o 2.0 (isso seria um sonho). Mas, repito, os €€ falaram mais alto

                                                            Comentário

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