Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Condições da garantia - o que acrescentar ou fazer?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Condições da garantia - o que acrescentar ou fazer?

    Estou comprador de carro usado..e estive a dar uma vista de olhos nas condições da garantia...uma daquelas garantias de stand....feita num daqueles livrinhos em que vêm as cenas cobertas pela garantia...e as condições de venda...

    Bem de acordo com o estipulado neste livro....o carro insere-se na parte da garantia que cobre apenas parte mecanica....devido à idade e kms....já nao tem nada da parte eléctrica...o que acho estranho...nem sequer haver menção a uma só peça dessas....um motor de arranque que fosse....

    Como de boca as coisas não valem nada....havendo sempre da parte do vendedor flexibilidade para reparar estas coisas....tipo uma centralina...mas como não está escrito...vale o que vale.....o que posso fazer ou obrigá-lo a fazer...parece-me mais que é isto...

    Pelo que fico na duvida......mais....fala aqui que o comprador deve sempre ir à oficina recomendada pelo vendedor ou às suas instalações....bem nisto até concordo...pois até proponho ir à marca quando for caso disso...

    mas não está nada aqui escrito para lá ir...pois no livro até vem como indicação do stand....ir directamente às suas oficinas sempre....ou seja.....o que posso eu aqui fazer....posso pedir para colocar por escrito que estou autorizado a ir à oficina da marca caso pretenda....pois até me dá mais jeito por se menor a distância.....

    Continuando a ler isto...chego à conclusao que quase nao tenho garantia de nada no carro....excepto meia duzia de peças da mecanica.... diferencial, caixa de velocidades e motor (salvo seja o resto será o menos.....) mas quando leio que até a mao de obra (devido aos kms e ano) nem está coberta neste caso (para desmontar/montar/mexer no carro)....afinal para que quero eu as peças....sozinhas....quando por vezes até é a mao de obra que sai mais caro...nao entendo esta garantia....


    Resumindo e baralhando....pretendia ver coberta a questão electrica, nem que fosse uma centralina....e a possibilidade de ir à marca sempre que for necessario activar a garantia.....mas de boca vale zero....pois agora há vontade para reparar tudo..mas depois ninguem quer saber...

    Aceitam-se sugestoes....rapidaas......sff...pois vou comprar o carro para a semana.....

    obrigado!
    Editado pela última vez por btc530d; 12 December 2008, 23:34.

    #2
    Basicamente, essas garantias não valem nada.

    Só para teres uma ideia:

    Essas garantias custam aos stands entre 200€ e 500€ euros conforme as coberturas.

    AS de 200€ não cobrem quase nada, é só exclusões.

    As de 500€ já cobrem alguma coisa, mas tudo o que é mais caro que o valor da garantia é normalmente excluido.

    Como é que funciona na prática:

    1. Se tiveres uma avaria de custo reduzido e se tudo correr de feição, reparam-te ao abrigo dessas garantias.

    2. Se tiveres uma avaria de custo grande e tiveres a sorte de estar incluido na garantia podes ter a certeza que vão fazer tudo para evitar pagar a reparação e posso-te enumerar o que são capazes:
    - Demorar a fazer orçamento e decisões até o cliente chatear-se porque precisa do carro
    - Atirar a responsabilidade para cima do cliente (mau uso, negligência, etc)
    - Atirar a responsabilidade para cima do stand ( o stand tem que descrever o estado completo do carro antes do inicio da garantia e comprova-lo num reparador autorizado pelo emissor da garantia, coisa que raramente fazem e depois dá sempre caldeirada)
    - Se for preciso mandam a Dekra ou SGS fazer uma peritagem independente que posso-te garantir... raramente o cliente sai beneficiado.
    - Se for preciso recusam contra tudo e todos e vão para tribunal.

    Basicamente as garantias servem para dar dinheiro, e com o preço que custam, nunca podiam cobrir as avarias todas que carros usados dão logo á saida do stand e até 1 ano.

    Portanto... basicamente mais vale testares bem o carro num teste de estrada o mais prolongado e variado possível, e desprezares a garantia.
    Editado pela última vez por Talha; 12 December 2008, 23:40.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
      Basicamente, essas garantias não valem nada.

      Só para teres uma ideia:

      Essas garantias custam aos stands entre 200€ e 500€ euros conforme as coberturas.

      AS de 200€ não cobrem quase nada, é só exclusões.

      As de 500€ já cobrem alguma coisa, mas tudo o que é mais caro que o valor da garantia é normalmente excluido.

      Como é que funciona na prática:

      1. Se tiveres uma avaria de custo reduzido e se tudo correr de feição, reparam-te ao abrigo dessas garantias.

      2. Se tiveres uma avaria de custo grande e tiver incluido na garantia podes ter a certeza que vão fazer tudo para evitar pagar a reparação e posso-te enumerar o que são capazes:
      - Demorar a fazer orçamento e decisões até o cliente chatear-se porque precisa do carro
      - Atirar a responsabilidade para cima do cliente (mau uso, negligência, etc)
      - Atirar a responsabilidade para cima do stand ( o stand tem que descrever o estado completo do carro antes do inicio da garantia e comprova-lo num reparador autorizado pelo emissor da garantia, coisa que raramente fazem e depois dá sempre caldeirada)
      - Se for preciso mandam a Dekra ou SGS fazer uma peritagem independente que posso-te garantir... raramente o cliente sai beneficiado.
      - Se for preciso recusam contra tudo e todos e vão para tribunal.

      Basicamente as garantias servem para dar dinheiro, e com o preço que custam, nunca podiam cobrir as avarias todas que carros usados dão logo á saida do stand e até 1 ano.

      Portanto... basicamente mais vale testares bem o carro num teste de estrada o mais prolongado e variado possível, e desprezares a garantia.

      Uau!! Boa explicação....tou a começar a ficar preocupado...ou talvez assim assim....bem...entao deixa cá ver....o que posso fazer....

      Realmente tenho noção de tudo o que descreves pois não confio nestes fulanos por nada que me digam...ou prometam...

      Isto é uma garantia daquelas tipo seguro ou o quê ?!?! Quase mais vale ser eu a fazer uma por minha conta não ?!!? Faz-se um desconto no valor de uma destas garantias e compro eu uma ?! Mal por mal fico eu com a chatice sempre....

      porque tb sei o risco que corro....com o que compro...mas nunca se sabe....a questão é tentar minimizar os estragos...pois como já disse eu estou longe do stand...por isso nem pretendo sequer alguma vez lá ir arranjar o que seja...é só mesmo no caso de algo de bastante grave.....ou seja...ficar apeado....nunca se sabe.....digamos que o risco tá calculado...mas nao quero ter azares maiores.....

      Entretanto o stand levou o carro à revisão na marca (tenho a factura comigo que comprova.....a ver vamos..nunca se sabe que levou isto e aquilo )

      Entretanto eu fui fazer um checkup ao carro na marca....noutro concessionario, tava tudo ok....excepto um pormenor ou dois de pouca importancia que entretanto será reparado (a comprovar claro....) fiquei com o relatorio desse checkup comigo...

      Assim sendo posso eu conseguir alguma mais valia se fosse eu comprar essa tal garantia....pois isto cheira-me àquelas garantias de seguradora.....certo !?! E dado que nao quero mesmo usar as oficinas do stand por impossibilidade.....até me parece ser por aqui...ou nao ?!!

      Das duas uma ou nao assino a garantia e fico com o que manda a lei e vai dar tudo ao mesmo...ou realmente nao sei bem como fazer....pois quero pelo menos salvaguardar uma parte....

      Quanto ao teste de estrada....será suficiente ?!!!? Fazer o que ??? 100 kms a andar em AE, em cidade para ver o quê ?!! Posso ver muito e nao ver nada....

      Se me puderem ajudar a minimizar os estragos...agradeço !!!!!
      Editado pela última vez por btc530d; 12 December 2008, 23:57.

      Comentário


        #4
        Basicamente o ideal é fazeres um teste de estrada com alguém experiente que avalie o carro a nível mecânico, o normal, ver se há barulhos, ver se a embraiagem, caixa, direcção está ok.

        Obviamente que não se vê tudo, mas já é bastante bom.

        De resto se tiveres azares para a frente já sabes que é complicado não seres tu a suportar.

        Tem que haver a noção que uma garantia dessas, qualquer que seja, nunca é uma garantia de fábrica, e por isso nunca vai cobrir coisas muito dispendiosas.

        Depois há factores que ajudam (pouco), por exemplo se comprares um usado num stand oficial e que venda muito pode ajudar a conseguir uma decisão mais favoravel numa reparação razoavelmente dispendiosa, porque compram muitas garantias e as entidades que emitem as garantias podem eventualmente aceder ligeiramente mais.

        Se for uma chafarica (stand beira estrada que venda 2-3 carros mês) que faça um garantia das normais esquece, na minha opinião é dinheiro deitado á rua.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Talha Ver Post
          Basicamente o ideal é fazeres um teste de estrada com alguém experiente que avalie o carro a nível mecânico, o normal, ver se há barulhos, ver se a embraiagem, caixa, direcção está ok.

          Obviamente que não se vê tudo, mas já é bastante bom.

          De resto se tiveres azares para a frente já sabes que é complicado não seres tu a suportar.

          Tem que haver a noção que uma garantia dessas, qualquer que seja, nunca é uma garantia de fábrica, e por isso nunca vai cobrir coisas muito dispendiosas.

          Depois há factores que ajudam (pouco), por exemplo se comprares um usado num stand oficial e que venda muito pode ajudar a conseguir uma decisão mais favoravel numa reparação razoavelmente dispendiosa, porque compram muitas garantias e as entidades que emitem as garantias podem eventualmente aceder ligeiramente mais.

          Se for uma chafarica (stand beira estrada que venda 2-3 carros mês) que faça um garantia das normais esquece, na minha opinião é dinheiro deitado á rua.
          Por isso é que falava na questão de mais vale ser eu a fazer a garantia nao ?! Nao abdicava da garantia por lei...recusava-me a assinar as condições deles e mantinha-me com o que está por lei (que já se sabe vale o que vale mas pelo menos nao abdicava desse direito) e depois se entendesse comprava eu uma dessas garantias da treta e chateava-me eu com eles....sempre faço mais por mim que os outros....

          Stands oficiais ou de estrada....se queres que seja sincero já vi de tudo...até na marca tenho más impressoes por experiencia...por isso é mais sorte que outra coisa...

          Comentário


            #6
            Entao pessoal, o que vos parece melhor, manter-me com a garantia a que terei sempre direito por lei ou nao? Mal por mal...posso ir sempre chatear durante 2 anos e nao há limitações na garantia pois nao ou será mais facil com uma garantia que define concretamente o que está incluido...mas depois nao me paga a mao de obra segundo refere ????

            Comentário


              #7
              Claramente a garantia de LEI

              Caso contrário estás a pagar para te darem uma cobertura menor

              O unico problema é que duvido que o stand te venda o carro, pelo mesmo preço se nao abdicares da garantia legal.

              Comentário


                #8
                Nem as garantias de fábrica correm bem, quanto mais as garantias de ~250€ (valor médio para garantias NSA e afins).

                Tens uma revisão na marca e um check-up, por isso à partida e actualmente, o carro estará em condições.

                Tentaste ver o histórico na marca?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                  Nem as garantias de fábrica correm bem, quanto mais as garantias de ~250€ (valor médio para garantias NSA e afins).

                  Tens uma revisão na marca e um check-up, por isso à partida e actualmente, o carro estará em condições.

                  Tentaste ver o histórico na marca?
                  Yep. Tá controlada essa parte. Mesmo nao tendo todo o historial na marca mas o que conta é mesmo como está agora.

                  Quanto ao nao quererem vender pelo mesmo preço, com a garantia legal, tb é simples, penso eu, nao assinando esta garantia se calhar para eles é como se não quisesse ter garantia....pensarão eles.....

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                    Claramente a garantia de LEI

                    Caso contrário estás a pagar para te darem uma cobertura menor

                    O unico problema é que duvido que o stand te venda o carro, pelo mesmo preço se nao abdicares da garantia legal.
                    Se me vendessem o carro por metade do preço até abdicava da garantia pois sei o risco que corro com a compra que faço....menos que isso nao quero.....nao vou em cantigas de descontos de 500 euros....

                    Comentário


                      #11
                      Boas...

                      Tou a pensar comprar um Astra de 2006, comercial, e também me falaram de uma garantia NSA. A diferença é que é um Stand de Beira de estrada e retiraram 1500€ +/- ... vou ler bem a garantia antes de assinar.. pois espero nao ter problemas com estas "agencias" reparadoras

                      Comentário


                        #12
                        Garantias NSA são uma treta. Ponto final.
                        Falo com conhecimento de causa.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dreamer Ver Post
                          Garantias NSA são uma treta. Ponto final.
                          Falo com conhecimento de causa.
                          O que devo fazer então? Pensei em ler bem as clausulas desta garantia e pedir ao stand uma declaração em como assumem a diferença de qualquer reparação (isto caso a NSA não aceite pagar tudo).

                          Comentário


                            #14
                            A NsA nunca paga tudo.

                            Veja se o stand aceita a sua proposta.

                            Comentário


                              #15
                              Simplesmente não há milagres! A própria legislação soa a aberração! Se eu tiver um stand e, por exemplo, vender um carro que tem 5 anos e 150.000 km e aceitar o que a lei prevê em termos de 2 anos de garantia total... estou a cometer suicídio ou lá muito perto uma vez que o risco de algo avariar é enorme e a minha margem de lucro facilmente se torna em prejuízo!

                              Foi nesse contexto que surgiram os seguros do tipo NSA em que o risco é "transferido" do stand para a seguradora, mas facilmente aquilo corre mal e não é por teres escrito no livrinho algo como " O presente contrato tem por objecto as eventuais reparações ( peças e mão de obra ) necessárias á reposição do veiculo no estado em que foi vendido, sem prejuízo do desgaste inerente à sua utilização e que sejam provocadas por uma avaria mecânica ou eléctrica de origem fortuita, com os limites e condições previstas pelo presente contrato de garantia." que podes ficar descansado!!!

                              Dito de outra forma, vais ter que viver com o risco! Boa sorte no negócio! Tenta baixar o preço exatamente pelo receio que tens nessa "suposta" garantia!

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X