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Mercado Automóvel 2009 – O que está mal e o que deveria mudar?

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    Mercado Automóvel 2009 – O que está mal e o que deveria mudar?

    Mercado Automóvel 2009 – O que está mal e o que deveria mudar?
    (críticas, desabafos, sugestões, ideias, propostas e soluções)

    Como já se viu pelo Orçamento de Estado previsto para o próximo ano vamos ter para os veículos um aumento do ISV (com IVA acrescido), aumento da penalização da emissão de CO2 (com o abaixamento dos escalões relativos à componente ambiental), a troca do incentivo pecuniário aos veículos com emissões de partículas inferiores a 0,005g/km pela penalização dos veículos com emissões superiores a este valor (que são a esmagadora maioria) e o aumento da carga fiscal sobre os veículos usados importados e o fim de benefícios fiscais para os semi-novos importados (a porta da importação fica praticamente fechada).
    Assim sendo, comprar automóvel novo ou usado em Portugal em 2009 irá ficar mais caro, bem como a sua manutenção.
    Relativamente ao mercado automóvel, iremos ficar orgulhosamente cada vez mais sós neste canto da Europa (como sempre) e financeiramente cada vez mais distantes do nosso único vizinho.

    Mas, mais do que nos lamentarmos, o importante seria também podermos fazer ouvir a nossa voz. Para isso existe o direito de podermos exercer a nossa cidadania.
    Enquanto cidadãos, ao participarmos estaríamos a exercer um direito de cidadania de que dispomos.
    Como povo criativo que somos, por certo iríamos encontrar aqui neste tópico inúmeras sugestões e propostas válidas para fazer face à crise no sector que nos atinge (a nós cidadãos) de forma violenta, bem como se rastreavam os problemas presentes e vindouros para a realidade automóvel portuguesa em 2009.

    Numa palavra aos Administradores, Moderadores e Consultores, pedia que, se possível, este tópico surgisse de modo diferente, pois a ideia era este funcionar num número limitado de dias, sendo que depois de fechado se enviasse o resultado a algum organismo (ACP, grupos parlamentares, ou associações,...) numa tentativa de dar eco às opiniões expressas.
    Não que as opiniões que são manifestadas aqui não sejam acompanhadas por muitos dos responsáveis, mas talvez ganhassem mais força endereçadas desta forma a algum organismo.

    Finalidades:
    Apresentação de críticas, desabafos, sugestões, ideias, propostas e soluções daquilo que se poderia ou deveria mudar no mercado automóvel para 2009.

    Modo de participação:
    Cada participante colocaria apenas 1 post neste tópico, onde se limitava a abordar pontos de vista relacionados com as finalidades acima referidas, sem abordagem à opinião dos outros, nem linguagem imprópria para os fins a que se destina (nem referências directas ou subjacentes de índole política).

    Validade do Tópico:
    Até às 24h de 31 de Dezembro.

    Deixo à consideração dos responsáveis por este fórum, aquilatarem do interesse deste tópico. Se não for de utilidade ou desrespeitador das regras deste fórum, desde já as minhas mais sinceras desculpas pela proposta que apresentei (e façam o favor de retirar o tópico).

    Um abraço

    #2
    O meu (único) post:

    Na minha modesta opinião, considero que o aumento de tributação ao consumidor não será a melhor solução para combater a falta de consumo. Esta, deve-se essencialmente à diferença entre o elevado preço que se despende na aquisição e manutenção de uma viatura e o baixo poder de compra dos cidadãos.
    Noutros países, procedeu-se à tentativa de incentivar a compra de viaturas através da isenção do pagamento do IVA, da isenção do pagamento do IUC por 1 ou 2 anos, da diminuição do imposto sobre os produtos petrolíferos, da baixa do IVA ou da diminuição e até mesmo eliminação do imposto sobre veículos (entre outras medidas diferentes em diferentes nações).
    Para mim todas elas se reflectem directa e imediatamente na carteira dos consumidores, que (juntamente com as medidas de promoção e incentivo à compra por parte das construtoras/concessionários) criam até uma conjuntura propícia e aliciante para a aquisição de viatura neste período vindouro. Conseguiria-se um mais elevado volume de vendas, não causando prejuízos aos cofres dos estados.

    As medidas anunciadas para cá para o próximo ano, conjuntamente com a crise de confiança e de consumo a agravar-se, reflectir-se-ão numa enorme quebra nas vendas no ramo automóvel. Muitos adiarão a troca de viatura por mais algum tempo enquanto outros comprarão um veículo mais “em conta”. Será o envelhecimento e enfraquecimento em termos de qualidade e segurança do parque automóvel nacional (com reflexos na qualidade de vida e na sinistralidade rodoviária).

    Adoptando-se qualquer das medidas que os outros países estão a tomar, os resultados só poderiam ser positivos.

    Julgo que se Portugal delineasse um projecto a médio/longo prazo em que, gradual e faseadamente, num período de 10 a 12 anos se equiparasse a Espanha na tributação automóvel (no ISV e IUC) bem como no Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, as vendas dos dois produtos aumentariam, aumentando a qualidade/segurança do parque automóvel, fortalecendo o mercado e o emprego, diminuindo o preço dos produtos (reflectido pelas menores despesas no transporte de distribuição) e consequentemente atraindo mais industria (automóvel) para o nosso país.
    Quanto mais caros forem os veículos e os combustíveis, menos se venderão, menor será o consumo e o emprego, e mais frágil será a indústria, obrigando o estado a voltar a subir preços para conseguir a mesma receita, numa espiral que estrangulará o consumidor final (como já começou a acontecer).
    Fica a opinião.
    Abraços.

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