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Opel a melhor alemã ?

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    Opel a melhor alemã ?

    Eu sou um céptico em relação a estes estudos, no entanto aqui vai:

    OPEL has finished an impressive fourth out of 22 manufacturers assessed by German car magazine AutoBild for quality and reliability of cars between three and seven years old. AutoBild, one of the most influential German automotive publications, runs a quality assessment report every year.

    This is a performance barometer on vehicle reliability, durability and customer satisfaction in Germany.

    The report for 2008, published last week, makes for interesting reading as while Japanese brands were in the top spots, Opel ran them close and finished as the best German car manufacturer in the study.

    The assessment is based on seven criteria: a customer satisfaction survey; manufacturer recalls; TÜV reports; a vehicle durability test; AutoBild’s “trouble mailbox”; a garage test, and finally, warranty policy terms & conditions.

    “To be acknowledged as the best German car manufacturer in Germany in terms of quality is an impressive achievement”, commented Dave Sheeran, managing director of Opel Ireland. “Last year the Opel Meriva was the comprehensive winner in the TÜV quality report for three-year-old vehicles in Germany, and this emphasises Opel’s ongoing commitment to quality as well as dynamic design and performance. It augurs well for our forthcoming Insignia that such great quality results are being achieved by our existing model line-up”.

    Opel dealers locally include Ennis Road Opel and Hinchy’s of Garryspillane

    Fonte: http://www.limerickpost.ie/index.php...many&Itemid=53

    #2
    Eh pá o título do tópico está deslocado, deveria estar no local das anedotas
    Opel meus amigos, NUNCA MAIS (e não sou o único)

    Comentário


      #3
      Em termos de value for money deve ser das melhores...

      Comentário


        #4
        Opel a melhor alemã ???

        Achas que isso faz sentido ?

        A Opel é uma marca que de alemã só tem algumas coisas.

        Já num passado, compravas um astra 1.7 TDS e tinhas um carro alemão com motor japonês. Mesmo a cilindrada do actual 1.7 continua a ser a mesma do isuzu, e ainda não percebi se é uma enorme coincidência ou não.

        Compras um astra ou corsa 1.3 (os mais vendidos por cá) e tens motor Fiat.


        Ou seja, os carros mais vendidos actualmente da opel curiosamente não têm sequer motores alemães ou feitos pela marca.

        Faz-me lembrar a ford que temos na europa em alguns modelos: Marca americana, montada na europa, com motores franceses. Será que podemos dizer que temos um carro americano ???

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Opel a melhor alemã ???

          Achas que isso faz sentido ?

          A Opel é uma marca que de alemã só tem algumas coisas.

          Já num passado, compravas um astra 1.7 TDS e tinhas um carro alemão com motor japonês. Mesmo a cilindrada do actual 1.7 continua a ser a mesma do isuzu, e ainda não percebi se é uma enorme coincidência ou não.

          Compras um astra ou corsa 1.3 (os mais vendidos por cá) e tens motor Fiat.

          Diversos orgão de um automóvel são produzidos por entidades exteriores à propria marca e não é por isso que deixam de ser do seu pais de origem. Senão existiam por aí alguns carros portugueses!
          Ou seja, os carros mais vendidos actualmente da opel curiosamente não têm sequer motores alemães ou feitos pela marca.

          Faz-me lembrar a ford que temos na europa em alguns modelos: Marca americana, montada na europa, com motores franceses. Será que podemos dizer que temos um carro americano ???
          A marca continua a ser alemã.

          Sim o 1.7 CDTI, em todas as suas versões é o célebre motor de origem Isuzu.

          O grande óbice da Opel sempre foram os motores diesel.
          Por essa razão desde sempre que tiveram que recorrer a outros fornecedores, nomeadamente a Isuzu, a Fiat e agora mais recentemente disponibiliza motores de origem VM (o 2.0 CDTI do Antara).

          Comentário


            #6
            E fará sentido referirmo-nos a um astra 1.3 ou 1.7 como um carro alemão ?

            Comentário


              #7
              quando li a melhor alema lembrei-me logo da claudia schiffer,

              este deve ser mais um estudo encomendado.

              nao me ocorre um item ou um segmento em que a opel seja referencia.

              cumpts

              Comentário


                #8
                Voltando ao tema do tópico, acho estranha essa avaliação.

                Correndo o risco de estar muito enganado, eu vejo a Opel como a "menos boa" das marcas alemãs.

                Não quer dizer que a Opel seja uma má marca, mas está rodeada pelos fabricantes premium e pelo mais reconhecido não-premium, o que em perspectiva coloca mal a Opel.

                Esquecendo isso e olhando apenas para os generalistas, não me parece ser referencial em nada.
                A estética não é feia (até gosto muito do astra OPC ao ponto de o ponderar como futura substituição do civic), mas não me parece que se destaquem. Alguns modelos são muito amorfos.

                Em interiores, é das marcas mais sombrias que existem. Não me parecem mal construídos, mas a escolha de desenhos e cores não tem qualquer vida nos seus habitáculos.

                Os motores é o que se sabe, muitos nem são deles e os que são, não são maus, mas também não são referenciais.

                O conforto é geralmente um ponto abaixo da concorrência, e raramente o comportamento atinge níveis de bom na crítica mundial.

                Em termos de fiabilidade há por aqui (fórum) demasiado "barulho de luzes" para que eu consiga ter uma ideia concreta, mas não me parecem globamente maus.

                Confesso que tenho muita dificuldade em entender como podem ser os melhores de um país onde são feitos os reconhecidamente melhores.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  E fará sentido referirmo-nos a um astra 1.3 ou 1.7 como um carro alemão ?
                  E o 1.9 também!
                  Ou o efeito da cilindrada já atenua a questão?
                  Espero que tenha sido esquecimento!

                  Desde já para mim, ser alemão ou italiano, ou francês, ou português, é-me perfeitamente indiferente.
                  Mas, sim, considero um Astra 1.3, 1.7 e o 1.9 CDTI como sendo de origem alemã.

                  Existem enumeros componentes fabricados aqui em Portugal, presentes nos Astras. É por isso que é Português? Não me parece.

                  A questão é que estás a falar do motor. Sem dúvida que é um dos principais orgãos do carro. Mas então o carro passaria a ser italiano? também não me parece. Daqui a pouco chegamos à conclusão que é um híbrido!

                  Depois vamos ver outras marcas: a Volvo deixa de ser sueca por utilizar motores PSA? A Jaguar deixa de ser britânica? etc, etc, etc...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Voltando ao tema do tópico, acho estranha essa avaliação.

                    Correndo o risco de estar muito enganado, eu vejo a Opel como a "menos boa" das marcas alemãs.

                    Não quer dizer que a Opel seja uma má marca, mas está rodeada pelos fabricantes premium e pelo mais reconhecido não-premium, o que em perspectiva coloca mal a Opel.

                    Esquecendo isso e olhando apenas para os generalistas, não me parece ser referencial em nada.
                    A estética não é feia (até gosto muito do astra OPC ao ponto de o ponderar como futura substituição do civic), mas não me parece que se destaquem. Alguns modelos são muito amorfos.

                    Em interiores, é das marcas mais sombrias que existem. Não me parecem mal construídos, mas a escolha de desenhos e cores não tem qualquer vida nos seus habitáculos.

                    Os motores é o que se sabe, muitos nem são deles e os que são, não são maus, mas também não são referenciais.

                    O conforto é geralmente um ponto abaixo da concorrência, e raramente o comportamento atinge níveis de bom na crítica mundial.

                    Em termos de fiabilidade há por aqui (fórum) demasiado "barulho de luzes" para que eu consiga ter uma ideia concreta, mas não me parecem globamente maus.

                    Confesso que tenho muita dificuldade em entender como podem ser os melhores de um país onde são feitos os reconhecidamente melhores.
                    Também confesso que o estudo me surpreende. Também considero a Opel a pior (ou a menos boa ) marca alemã. Fica atrás da sua grande rival a VW.

                    Em termos de motores, com excepção dos diesel que não são de sua produção, a Opel até apresenta uma boa gama de motores a gasolina. Já aderiu à moda dos motores Otto-turbinados, coisa que até ver ainda não vi nenhum construtor nipónico a fazê-lo. Isto é meramente um exemplo.

                    A fiabilidade de algumas (muitas) unidades do Astra deixou muito a desejar. E isso é indesculpável e inadmissível. Isso é o que me causa maior estupfacção perante este estudo. Ou então os modelos comercializados na Alemanha não sofreram destes males e eles enviaram-nos todos para cá!

                    Sobre o teu último parágrafo subscrevo plenamente!

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Voltando ao tema do tópico, acho estranha essa avaliação.

                      Correndo o risco de estar muito enganado, eu vejo a Opel como a "menos boa" das marcas alemãs.

                      Não quer dizer que a Opel seja uma má marca, mas está rodeada pelos fabricantes premium e pelo mais reconhecido não-premium, o que em perspectiva coloca mal a Opel.

                      Esquecendo isso e olhando apenas para os generalistas, não me parece ser referencial em nada.

                      A estética não é feia (até gosto muito do astra OPC ao ponto de o ponderar como futura substituição do civic), mas não me parece que se destaquem. Alguns modelos são muito amorfos.

                      Em interiores, é das marcas mais sombrias que existem. Não me parecem mal construídos, mas a escolha de desenhos e cores não tem qualquer vida nos seus habitáculos.

                      Os motores é o que se sabe, muitos nem são deles e os que são, não são maus, mas também não são referenciais.

                      O conforto é geralmente um ponto abaixo da concorrência, e raramente o comportamento atinge níveis de bom na crítica mundial.

                      Em termos de fiabilidade há por aqui (fórum) demasiado "barulho de luzes" para que eu consiga ter uma ideia concreta, mas não me parecem globamente maus.

                      Confesso que tenho muita dificuldade em entender como podem ser os melhores de um país onde são feitos os reconhecidamente melhores.
                      Vendo as permissas do estudo e o seu alcance (médio/longo prazo que exige necessáriamente um investimento no pós venda por parte da marca), não, aliás segundo o mesmo estudo, tanto a Toyota como a Opel são das companhias com maior risco de exposição a curto prazo, talvez já sinais expressos da crise da indústria automóvel actual.

                      Este estudo com respectivas conclusões e análise está publicado na AF desta semana.

                      Comentário


                        #12
                        A marca é alemã e é o que está aqui em causa.

                        Agora por um manípulo vir de Portugal, tem de ser Portuguesa? Deixem-se de coisas.

                        Por acaso estou admirado mas realmente em termos de dinheiro VS qualidade acho que é uma das melhores.

                        E mais, problemas todas dão por isso "ah e tal eu nunca mais por isso não sei como podem ganhar" contam nickles. lol

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post

                          A fiabilidade de algumas (muitas) unidades do Astra deixou muito a desejar. E isso é indesculpável e inadmissível. Isso é o que me causa maior estupfacção perante este estudo. Ou então os modelos comercializados na Alemanha não sofreram destes males e eles enviaram-nos todos para cá!
                          Já agora não quis utilizar a expressão "pior" porque parece uma coisa má, e não tenho essa ideia.

                          Mas no que diz respeito à fiabilidade, qual é a tua opinião ? Quais foram os problemas crónicos ?

                          Pergunto-te isto, porque parece-me que para além de teres um, gostas de andar informado com alguma isenção.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                            This is a performance barometer on vehicle reliability, durability and customer satisfaction in Germany.
                            Bem este estudo já foi postado aqui:

                            http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=62338

                            E é tema de capa da Autofoco desta semana, que também me interessou e comprei a revista.

                            Convém ver que este estudo é tipo J.D.Powers, não se está aqui a ver se o Opel é um produto melhor que um BMW ou MErcedes a nível absoluto.

                            Os japoneses são sempre os melhores, e toda a gente prefere um Bmw/Mercedes/Audi a um Toyota/Mazda/etc.

                            Por isso os parametros de análise foram:

                            vehicle reliability
                            durability
                            customer satisfaction

                            Se querem que vos diga, acredito neste estudo.

                            Temos é que transpor para Portugal, e aí tinhamos que investigar se as politicas de pós-venda são aplicadas da mesma maneira na GM Portugal e na GM Alemanha, a rede de reparadores é diferente, etc.

                            Mas na minha sincera opinião, um produto Opel, assistido por um reparador eficiente e competente, é uma das melhores propostas no mercado.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

                              O conforto é geralmente um ponto abaixo da concorrência, e raramente o comportamento atinge níveis de bom na crítica mundial.
                              A nível de comportamento, o Opel está nos melhores, experimenta curvar com uma Astra e com um Megane/C4/308 e a diferença é enorme.

                              Para mim está ao nível do Focus/Golf.

                              E o Astra GTC então a curvar é qualquer coisa...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Já agora não quis utilizar a expressão "pior" porque parece uma coisa má, e não tenho essa ideia.

                                Mas no que diz respeito à fiabilidade, qual é a tua opinião ? Quais foram os problemas crónicos ?

                                Pergunto-te isto, porque parece-me que para além de teres um, gostas de andar informado com alguma isenção.

                                Para mim pior e menos bom é a mesma coisa. Tudo depende depois da amplitude que lhe quiserem dar!

                                Essencialmente posso falar do meu, pese embora todas as situações que aconteceram no meu, tenho conhecimento que aconteceram noutros, portanto são problemas em série.

                                Começando o relembório:

                                As placas CIM, no meu substituiram 4. Bloqueava o acesso ao CB através dos comandos do volante e a buzina. Ao fim de 2 anos, resolvido.

                                Carro ia abaixo com o AC ligado. Trocada a ECU, mas mesmo assim não resolveu. Depois fizeram uma reprogramação e ficou resolvido.

                                Menos graves:

                                Troca do motor de arranque. Apesar de nunca me ter queixado disso, foi uma operação emanada pela propria Opel.
                                Troca da polie do alternador. Fazia um ruido, trocada, resolvido, só que deviam ter substituido a corria do alternador e não o fizeram...
                                Motor da recirculação do ar da ventilação, trocados 2 e até ver o problema está resolvido. Prazo de resolução 6 meses após o fim da garantia!

                                Isto no papel até parece pouco, mas todas as situações (para além de outra mais pequenas...) acarretaram várias deslocações para reparação.

                                Acho que me estou a esquecer de alguma coisa....
                                Mas não sei o quê.

                                Basicamente é muita coisa para um carro só. E agora imagina ter sido no ano de 2006 o carro mais vendido na Europa.
                                A darem estas situações todas.... Esse estudo....

                                Mas já agora deixa dizer qua ao fim dos 2 anos da garantia (mais 6 meses para se resolver o outro problema do motor da recirculação da ventilação) o carro não voltou a dar chatices. Parece que eram só aquelas situações.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se é a melhor Alemã não sei... mas que dá 15 a 0 por exemplo à VW (tida por muitos como referência ) isso dá... Duvido que esteja ao nível da BMW, para não falar da Porsche...
                                  Venha um Insignia para a mesa do canto!

                                  EDIT: Já tive um Opel e um Golf! Falo com conhecimento de causa....

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                    A nível de comportamento, o Opel está nos melhores, experimenta curvar com uma Astra e com um Megane/C4/308 e a diferença é enorme.

                                    Para mim está ao nível do Focus/Golf.

                                    E o Astra GTC então a curvar é qualquer coisa...

                                    O GTC curva bem, mas à custa do efeito tábua.
                                    Já o Golf / Focus com a suspensão traseira mais elaborada (multilink) consegue o mesmo efeito com muito maiores níveis de conforto.

                                    Só acrescentar essa ressalva.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Sweden Ver Post
                                      Se é a melhor Alemã não sei... mas que dá 15 a 0 por exemplo à VW (tida por muitos como referência ) isso dá... Duvido que esteja ao nível da BMW, para não falar da Porsche...
                                      Venha um Insignia para a mesa do canto!

                                      EDIT: Já tive um Opel e um Golf! Falo com conhecimento de causa....

                                      Qual Golf e qual Astra?

                                      Eu também já tive um Golf III e agora tenho um Astra. Não se pode comparar.

                                      Mas entre um Astra actual e o Golf V (nem meto o VI) o Golf leva a melhor.

                                      Já o Astra F e o Golf III eram muito a par um do outro.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Realmente, é algo capaz de dar nó a muitas mentes, e leva a pensar...

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                                          #21
                                          Para mim, a Opel deixou de fazer carros fiáveis quando acabou com o Kadett E e o Corsa A...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                            A nível de comportamento, o Opel está nos melhores, experimenta curvar com uma Astra e com um Megane/C4/308 e a diferença é enorme.

                                            Para mim está ao nível do Focus/Golf.

                                            E o Astra GTC então a curvar é qualquer coisa...
                                            Isso era fácil de tirar as dúvidas.

                                            Não consigo é encontrar o raio do teste.

                                            Havia aí um teste francês aos vários segmentos, com distâncias de travagens, testes de alce e o respectivo comportamento dinâmico.

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                                              #23
                                              The assessment is based on seven criteria: a customer satisfaction survey; manufacturer recalls; TÜV reports; a vehicle durability test; AutoBild’s “trouble mailbox”; a garage test, and finally, warranty policy terms & conditions.

                                              É um estudo de satisfação e fiabilidade...

                                              Não é para estabelecer qual a melhor marca, mas sim a que produz carros mais fiáveis e que satisfazem mais os seus clientes, aqui a satisfação é que pode ter muitas interpretações.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                                Isso era fácil de tirar as dúvidas.

                                                Não consigo é encontrar o raio do teste.

                                                Havia aí um teste francês aos vários segmentos, com distâncias de travagens, testes de alce e o respectivo comportamento dinâmico.
                                                http://forum.autohoje.com/showthread...ht=seguran%E7a

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
                                                  The assessment is based on seven criteria: a customer satisfaction survey; manufacturer recalls; TÜV reports; a vehicle durability test; AutoBild’s “trouble mailbox”; a garage test, and finally, warranty policy terms & conditions.

                                                  É um estudo de satisfação e fiabilidade...

                                                  Não é para estabelecer qual a melhor marca, mas sim a que produz carros mais fiáveis e que satisfazem mais os seus clientes, aqui a satisfação é que pode ter muitas interpretações.
                                                  exacto, e facil manipular os resultados, vou dar um exemplo incendiario, basta o estereotipo de clientes da opel nao ser tao exigente como os da mercedes.

                                                  isto é so um à parte mas da para ter ideia do valor destes estudos e da sua credibilidade...

                                                  por exemplo ha uns dias fizeram um inquerito sobre cervejas pondo frente a frente duas marcas de cervejas nacionais.

                                                  uma serviram.me fresca cheia de gas a outra morta, mais colegas foram inquirido em perguntei se tambem tinha coincidido a mesma coisa com a 2ª marca, o qual confirmaram.

                                                  cumpts

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A Opel até é, isto dito pelos alemães, o "patinho feio" do país.

                                                    Mas o estudo diz respeito à satisfação dos consumidores.
                                                    De facto a Opel não é uma má marca.
                                                    Considero que tem preços acessíveis para o que oferece.
                                                    Vejo a Opel como uma marca honesta, onde não se destaca em nada mas não desilude.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Talha Ver Post
                                                      A nível de comportamento, o Opel está nos melhores, experimenta curvar com uma Astra e com um Megane/C4/308 e a diferença é enorme.

                                                      Para mim está ao nível do Focus/Golf.

                                                      E o Astra GTC então a curvar é qualquer coisa...
                                                      Acho estranho. Nunca vi numa revista da especialidade o Astra muito bem colocado a nível de comportamento.
                                                      Mencionas o C4 e esse já foi vencedor de velocidade em curva ao BMW série 1...

                                                      O carro que eu vejo consistentemente considerado como o melhor do segmento a curvar é o Focus.

                                                      Não me recordo de alguma vez ter lido grandes elogios ao comportamento do astra, mas posso ter lido as revistas erradas.


                                                      Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                      E o 1.9 também!
                                                      Ou o efeito da cilindrada já atenua a questão?
                                                      Espero que tenha sido esquecimento!
                                                      Não foi esquecimento, foi mesmo desconhecimento da origem do 1.9.

                                                      Não sei qual a sua origem.

                                                      Mas eu confesso que não vejo o opel como um carro 100% alemão, como não vejo um Mazda 3 diesel como 100% japonês.
                                                      Se bem que para mim o caso do Mazda 3 é gritante, já que o que ele não tem japonês é exactamente aquilo em que eles são bons (mecânica).
                                                      Foi por isso que escolhi o C4 em detrimento de um Mazda 3.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Concordo com o Mad Dragon.

                                                        Basicamente é um bang-for-the-buck.

                                                        Imaginem um gestor de frota de uma empresa.

                                                        Quer atribuir carros de serviço aos seus colaboradores.

                                                        Qual é que escolhe? Uma marca que tenha um produto com uma renda o mais em conta possível e um produto com determinadas caracteristicas...
                                                        O Astra por exemplo sempre se deu bem com as frotas a nível europeu porque:

                                                        -Barato (tal relação preço/oferta)
                                                        -Imagem sóbria (como carro de serviço isto tem valor)
                                                        -Boa fiabilidade (já sei que me vão cair em cima, mas o Astra fora algumas coisas é no geral fiável)
                                                        -Manutenção e residuais com bom impacto na renda

                                                        Com isto não estou a dizer que é o melhor do mundo, para mim o Focus é também muito bom.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                          Essencialmente posso falar do meu, pese embora todas as situações que aconteceram no meu, tenho conhecimento que aconteceram noutros, portanto são problemas em série.

                                                          Começando o relembório:
                                                          (...)

                                                          Isto no papel até parece pouco, mas todas as situações (para além de outra mais pequenas...) acarretaram várias deslocações para reparação.
                                                          Pela minha definição, isso não parece nada pouco, nem no papel.

                                                          Não tinha essa ideia.

                                                          Esses problemas já estão resolvidos nas unidades mais recentes ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por monicamelo Ver Post
                                                            Para mim pior e menos bom é a mesma coisa. Tudo depende depois da amplitude que lhe quiserem dar!

                                                            Essencialmente posso falar do meu, pese embora todas as situações que aconteceram no meu, tenho conhecimento que aconteceram noutros, portanto são problemas em série.

                                                            Começando o relembório:

                                                            As placas CIM, no meu substituiram 4. Bloqueava o acesso ao CB através dos comandos do volante e a buzina. Ao fim de 2 anos, resolvido.

                                                            Carro ia abaixo com o AC ligado. Trocada a ECU, mas mesmo assim não resolveu. Depois fizeram uma reprogramação e ficou resolvido.

                                                            Menos graves:

                                                            Troca do motor de arranque. Apesar de nunca me ter queixado disso, foi uma operação emanada pela propria Opel.
                                                            Troca da polie do alternador. Fazia um ruido, trocada, resolvido, só que deviam ter substituido a corria do alternador e não o fizeram...
                                                            Motor da recirculação do ar da ventilação, trocados 2 e até ver o problema está resolvido. Prazo de resolução 6 meses após o fim da garantia!

                                                            Isto no papel até parece pouco, mas todas as situações (para além de outra mais pequenas...) acarretaram várias deslocações para reparação.

                                                            Acho que me estou a esquecer de alguma coisa....
                                                            Mas não sei o quê.

                                                            Basicamente é muita coisa para um carro só. E agora imagina ter sido no ano de 2006 o carro mais vendido na Europa.
                                                            A darem estas situações todas.... Esse estudo....

                                                            Mas já agora deixa dizer qua ao fim dos 2 anos da garantia (mais 6 meses para se resolver o outro problema do motor da recirculação da ventilação) o carro não voltou a dar chatices. Parece que eram só aquelas situações.

                                                            WTF??????????

                                                            Isso para mim é tudo menos um bom carro...

                                                            Enfim, se gostas dele tudo bem, mas isso, são muitos problemas!

                                                            É por essas e por outras que estou cheio de medo de sair da Toyota, mas eles insistem em não fazer carros interessantes

                                                            Comentário

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