Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Serra da Gardunha + EPSON = Vamos Salvar a Gardunha

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Serra da Gardunha + EPSON = Vamos Salvar a Gardunha

    Se o titulo pode parecer publicitário ...até podemos dizer que sim, mas apadrinhar um projecto pioneiro de reflorestação de 40 Hectares da Gardunha, é um exemplo a seguir por muitas "corporações empresariais", e aqui ,verdade seja dita, a EPSON tomou a dianteira.

    Por isso, e por tentar salvar uma das mais bonitas Serras Nacionais, merece todo o destaque e relevo, outros lhe sigam o exemplo.



    Vamos salvar a Gardunha!





    A Epson já o havia indicado há tempos: tinha um projecto para Portugal na área da protecção ambiental. Revelado hoje em Lisboa, após uma primeira iniciativa no próprio local onde tudo se vai desenrolar:a Serra da Gardunha. Procura-se um futuro sustentável das florestas da Gardunha, destruídas por incêndios florestais. É o maior projecto europeu da Epson nesta área. O País precisa de iniciativas assim.


    A Epson, empresa líder em tecnologias de imagem, lançou uma iniciativa ambiciosa que tem por objectivo restaurar a biodiversidade da Serra da Gardunha, Fundão, Centro de Portugal. A Epson irá trabalhar com parceiros locais para restaurar a paisagem e vida selvagem, ambos devastados pelos graves incêndios florestais de 2003 e 2005. A Epson Gardunha Biodiversity Initiative faz parte da Epson Environmental Vision 2050: um compromisso ambiental abrangente que também inclui a redução em 90% de todas as emissões de CO2 da empresa até 2050.


    Uma cerimónia teve lugar ontem nas encostas da Serra da Gardunha para lançar a primeira fase do projecto, que se focará em restaurar 40 hectares da Serra da Gardunha. Entre os presentes estavam Manuel Joaquim Barata Frexes (Presidente da Câmara Municipal do Fundão) e representantes dos outros parceiros: Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (A SPEA é a parceira Portuguesa da Birdlife International) Gardunha Verde, Pinus Verde e a Agenda Gardunha 21.


    Pedro M. R. Pepino, Director, Epson Portugal, lançou o projecto dizendo: “Estamos muito orgulhosos de estar envolvidos na reflorestação da Serra da Gardunha, e entusiasmados por trabalhar em parceria com as comunidades locais e com os nossos parceiros de forma a restaurar a biodiversidade da região. Não se trata somente de plantar árvores: este projecto vai assegurar o desenvolvimento, protecção e sobrevivência continua da biodiversidade da região, e desta forma ajudar a reconstruir as comunidades locais que dependem da floresta. Esta é uma clara demonstração da dedicação da Epson às comunidade e ao Ambiente.”


    O projecto irá reintroduzir vegetação variada que, enquanto pouco viável do ponto de vista da florestação comercial, irá criar um habitat mais sustentável para uma vasta diversidade de flora e fauna. Espécies de árvores autóctones de folha caduca (Castanheiro, Carvalho e Sobreiro) serão plantadas junto de outras espécies locais como o Medronheiro e o Pinheiro. A protecção da abrótea Asphodelus bento-rainhae, endemismo lusitano exclusivo deste sistema montanhoso, será assegurado. O objectivo é reavivar as florestas tradicionais e restaurar o habitat vital de mamíferos, aves, insectos, repteis, anfíbios e peixe tradicional da montanha, que no passado poderiam ser encontrados em abundância. A Epson espera que o local abrangido pelo projecto, que já pertence à lista portuguesa de SICs (Sitíos de Importância Comunitária) da rede Natura 2000, se torne numa IBA (Important Bird Area/Áreas Importantes para Aves). A Epson está a considerar o apoio a outras iniciativas Europeias.


    Luís Costa, director executivo da SPEA, disse: “Esta iniciativa da EPSON é uma mais valia a longo prazo para a promoção da biodiversidade e para a conservação da natureza. Só através de um desenvolvimento sustentável será possível a recuperação e preservação do património natural. Estes recursos, através de uma gestão eficiente e monitorização regular, poderão potenciar benefícios económicos e sociais a nível local, bem como contribuir para o envolvimento e sensibilização da população. A SPEA aplaude o espírito de iniciativa da EPSON no combate à desertificação e na promoção da biodiversidade, de modo a garantir uma permanente melhoria do habitat.”


    Manuel Frexes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão, disse: “Este projecto da Epson não poderia ser mais bem-vindo no concelho do Fundão. Ele apoia não apenas a valorização do valiosíssimo património natural da Serra da Gardunha, mas representa também um contributo muito importante para a reflorestação e restabelecimento da biodiversidade de uma região que ao longo dos últimos anos tem sido vítima do flagelo dos incêndios florestais.”


    Lena Esteves, Directora de Projecto na Gardunha Verde disse: “Durante a última década, os incêndios florestais tiveram um profundo impacto na floresta e biodiversidade da Serra da Gardunha. A Gardunha Verde está orgulhosa de trabalhar com a Epson neste projecto que tem por objectivo restaurar a beleza natural da Gardunha. O compromisso a longo prazo da Epson é um testemunho da sua visão única do desenvolvimento sustentável.”


    Na conferência em Lisboa estiveram presentes (na foto, da esquerda para a direita) Eelco Smit, responsável pelos assuntos ambientais da Epson Europa, Ivan Ramirez, coordenador do programa marinho e IBAs da SPEA, Lena Esteves, directora da Gardunha Verde, e Pedro Pepino, director da Epson Portugal, que reafirmaram a importância do projecto na recuperação da biodiversidade no centro de Portugal.

    A reflorestação vai ser documentada pela Epson, com filmes disponíveis regularmente em:

    http://content.epson-europe.com/envi...odiversity/en/

    Link - Revista Foto Digital -Publicou e Editou o Artigo

    #2
    Agradecido, pela recolocação do tópico no sub fórum correcto.

    Comentário


      #3
      Nos anos referidos a serra foi alvo de atentados continuados com inúmeras tentativas de fogo posto, q a deixaram descaracterizada e fragilizada. É também de louvar a iniciativa q o presidente Frexes tem tido nos últimos anos de uma constante e apertada vigilância nas épocas críticas, para não se repetirem os flagelos dos anos anteriores (na sua grande maioria, resultado das acções de pessoas loucas e desequilibradas ).

      Todas as acções q resultem numa melhoria da flora (e consequentemente da fauna) desta belíssima serra são de aplaudir, e q sirvam de ponto de partida para acções como esta se estenderem a outros pontos fustigados pelos incêndios no nosso país

      Comentário

      AD fim dos posts Desktop

      Collapse

      Ad Fim dos Posts Mobile

      Collapse
      Working...
      X