Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Taxa de Compressão, Octanas e Rotações

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Taxa de Compressão, Octanas e Rotações

    Alguém me sabe explicar a relação entre estas variantes e a necessidade de usar ou não gasolina de 98 octanas para um motor com taxa de compressão 10.5 e recirculação de gazes? Obrigado

    #2
    uma vez li num artigo que a gasolina 98 era mais adequada para motores com elevada taxa de compresão. 10.5 não é um valor elevado. é melhor esperar por um post de alguem que sabe mesmo para te responder com profundidade tecnica.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
      uma vez li num artigo que a gasolina 98 era mais adequada para motores com elevada taxa de compresão. 10.5 não é um valor elevado. é melhor esperar por um post de alguem que sabe mesmo para te responder com profundidade tecnica.
      10.5 já é um valor elevado para motores a gasolina

      Comentário


        #4
        o motor em causa é o opel 1.4 16v 90cv twinport... agradeço esclarecimentos

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Helder Machado Ver Post
          Alguém me sabe explicar a relação entre estas variantes e a necessidade de usar ou não gasolina de 98 octanas para um motor com taxa de compressão 10.5 e recirculação de gazes? Obrigado
          Não percebi qual é a duvida, se é saber qual a gasolina recomendada para esse motor o melhor é ver no manual, diz lá.

          Quanto ás questões não contem com respostas concretas que se apliquem logo de caretas, um motor é um conjunto de variáveis, o que é bom para o meu pode não ser para o teu, mesmo que no papel até sejam parecidos.

          Quanto á taxa de compressão versus tipo de gasolina, deves encontrar valores onde andam todos a 95, depois valores onde uns andam a 95 e outros a 98 e por fim taxas onde andam todos a 98.

          Não há um valor fixo a partir do qual o motor tem que usar 98, não é só a taxa de compressão, há também outros parâmetros que condicionam todo o processo de funcionamento do cilindro.

          Comentário


            #6
            Segundo li algures que acima de 10 de taxa de compressão, já é aconcelhável utilizar combustíveis com mais octanas.

            10.5 é uma taxa de compressão alta.

            Um S2000 tem taxa de compressão de "apenas" 11 e é tido como um carro com o motor com a taxa de compressão alta e é "obrigatório" utilizar 98 octanas, ou mais...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Wolfman Ver Post
              Segundo li algures que acima de 10 de taxa de compressão, já é aconcelhável utilizar combustíveis com mais octanas.

              10.5 é uma taxa de compressão alta.

              Um S2000 tem taxa de compressão de "apenas" 11 e é tido como um carro com o motor com a taxa de compressão alta e é "obrigatório" utilizar 98 octanas, ou mais...
              O meu tem 10,5 e a gasolina recomendada é 95.Como já foi dito,há mais variáveis que influenciam a "octanagem" recomendada.

              Ops,enganei-me é só 10:1
              Editado pela última vez por mELIANTE; 27 December 2008, 20:14.

              Comentário


                #8
                mais uma questão: á medida que as rotações do motor aumentam, também aumenta a taxa de compressão, ou está é linear desde as 1000 até ás 6500rpm? se assim fosse bastava evitar as rotações altas e manter a SC95. Obrigado

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Helder Machado Ver Post
                  mais uma questão: á medida que as rotações do motor aumentam, também aumenta a taxa de compressão, ou está é linear desde as 1000 até ás 6500rpm? se assim fosse bastava evitar as rotações altas e manter a SC95. Obrigado
                  É sempre a mesma.

                  Só uma questão.O 1.4 da opel tem 10,5:1?

                  Comentário


                    #10
                    O meu tem 10.5 e no manual recomenda 98 mas que funciona na mesma com 95, embora com possiveis perdas de potência.

                    Resultado? Leva 99% das vezes com 95 porque as médias que faz são semelhantes.

                    Comentário


                      #11
                      Se o manual diz que pode funcionar com 95, então não há problema nenhum, quanto ao ganhar potencias se eles dizem isso, quem sou eu para dizer o contrario, num motor aspirado pode haver um sensor que detecte o "grilar" do motor e altere o ponto de ignição, embora tenho a ideia que a margem é de muito pouco em termos de cavalos, um exemplo é o motor 1.4 T-Jet que ganha 5cv com a gasolina de 98 mas este é turbo, por isso pode mudar a quantidade de ar que entra no motor que na pratica acaba por "baralhar" a taxa de compressão porque para a mesma taxa estás a comprimir mais ar que antes.

                      Diria que se num turbo só ganhas 5cv numa aspirado deves ganhar muito menos...

                      Uma nota para os carros turbo terem a taxa de compressão mais baixa que os aspirado (pela razão que mencionei)

                      Por exemplo o 911 turbo tem 9,0:1 (e salvo erro e de 98 octanas).

                      Comentário


                        #12
                        Se acham que 11,0:1 é muito vão procurar valor em motores de competição para ver até onde vão.

                        Por exemplo a classe S2000 dos ralis está limitada a 13,1:1 (acho que li isso).

                        O nosso carros são para fazer milhares de quilometros, por isso vêm com margens de "cagaço" muito grande o que não quer dizer que não haja problemas.

                        Quanto ás rotações, o grilar não vem das altas rotações mas mais da temperatura que a mistura atinge e que não devia atingir (bem podemos sempre dizer que em altas rotações esforçamos o motor e ele pode aquecer mais mas se formos por ai então estragas mais quando andas no transito por ai sim ele aquece), nesse caso a gasolina explode em vez de arder, isso não é bom, (aliás o grilar é isso mesmo a gasolina a explodir)

                        Estou a falar isto tudo de cor, questionem o que escrevo, porque posso estar a meter os pés pelas mãos em alguma coisa.

                        Não há nada como procurar na net em artigos técnicos...

                        Comentário


                          #13
                          Como disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.

                          E porquê?

                          Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.

                          A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.

                          Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.

                          Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.

                          Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.

                          Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.

                          Comentário


                            #14
                            A resposta é simples.
                            A octanagem do combustível é importante porque previne a auto-detonação do mesmo no interior da câmara de combustão.
                            Isto é o que é importante reter.

                            Complicando um pouco, a detonação do combustível no motor deverá acontecer quando a vela de ignição der sinal. Se acontecer antes vai haver perdas de rendimento. O timing não vai estar certo e a eficâcia mecãnica será menor.

                            A auto-detonação poderá dever-se, por exemplo, a depósitos de carvão no topo dos êmbolos. Em motor cuja taxa de compressão é muito grande, a distância que vai do topo do êmbolo no PMS ao topo da cãmara de combustão é menor, o que previligia ainda maisa auto-detonação dado que a mistura fica comprimida e confinada num espaço muito menor.
                            A octanagem previne que exista queima adiantada de combustível.

                            Entenderão de certeza porque é que um motor concebido para 98 ocytanas não funcione com 95, mas também entenderão que um que funciona com 95, também funciona com 98.

                            Comentário


                              #15
                              Sim, o 1.4 90cv da opel tem uma taxa de compressão de 10.5:1 e o 1.6 115cv tem uma taxa de compressão de 10.8:1 - comfirmei agora, e ambos levam SC95. Quer dizer que posso esperar melhor desempenho em usar SC98 ou os valores são insignificantes?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                Como disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.

                                E porquê?

                                Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.

                                A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.

                                Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.

                                Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.

                                Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.

                                Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.
                                Afinal já tinham dito.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                                  Como disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.

                                  E porquê?

                                  Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.

                                  A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.

                                  Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.

                                  Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.

                                  Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.

                                  Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.
                                  Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                  A resposta é simples.
                                  A octanagem do combustível é importante porque previne a auto-detonação do mesmo no interior da câmara de combustão.
                                  Isto é o que é importante reter.

                                  Complicando um pouco, a detonação do combustível no motor deverá acontecer quando a vela de ignição der sinal. Se acontecer antes vai haver perdas de rendimento. O timing não vai estar certo e a eficâcia mecãnica será menor.

                                  A auto-detonação poderá dever-se, por exemplo, a depósitos de carvão no topo dos êmbolos. Em motor cuja taxa de compressão é muito grande, a distância que vai do topo do êmbolo no PMS ao topo da cãmara de combustão é menor, o que previligia ainda maisa auto-detonação dado que a mistura fica comprimida e confinada num espaço muito menor.
                                  A octanagem previne que exista queima adiantada de combustível.

                                  Entenderão de certeza porque é que um motor concebido para 98 ocytanas não funcione com 95, mas também entenderão que um que funciona com 95, também funciona com 98.
                                  Vocês poupam-me tanto tempo!

                                  Mas que motor do astra estamos a falar? O 1.6 com turbocompressor?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Helder Machado Ver Post
                                    o motor em causa é o opel 1.4 16v 90cv twinport... agradeço esclarecimentos



                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Agent Ver Post


                                      Obrigado.

                                      Não estou a ver razão para usar 98 num 1.4 normalmente aspirado!
                                      Como já foi muito bem explicado assim, a necessidade de maior indice de octanas na gasolina é devido ao fenómeno de detonação, que hoje em dia com os sensores e electrónica é até quase impossivel de suceder.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Posso esperar melhor desempenho em usar SC98 ou os valores são insignificantes?

                                        Comentário


                                          #21
                                          por falares em taxas de compressão. alguem sabe a taxa de compressão do civic ep2 e que gasolina é que ele bebe? já googlei mas nada...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por sarapatanas Ver Post
                                            por falares em taxas de compressão. alguem sabe a taxa de compressão do civic ep2 e que gasolina é que ele bebe? já googlei mas nada...
                                            Acho que é 9,4:1.Leva 95

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                              Acho que é 9,4:1.Leva 95
                                              ok obrigado

                                              Comentário

                                              AD fim dos posts Desktop

                                              Collapse

                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                              Collapse
                                              Working...
                                              X