Alguém me sabe explicar a relação entre estas variantes e a necessidade de usar ou não gasolina de 98 octanas para um motor com taxa de compressão 10.5 e recirculação de gazes? Obrigado
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Taxa de Compressão, Octanas e Rotações
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Originalmente Colocado por bacalao Ver Postuma vez li num artigo que a gasolina 98 era mais adequada para motores com elevada taxa de compresão. 10.5 não é um valor elevado. é melhor esperar por um post de alguem que sabe mesmo para te responder com profundidade tecnica.
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Originalmente Colocado por Helder Machado Ver PostAlguém me sabe explicar a relação entre estas variantes e a necessidade de usar ou não gasolina de 98 octanas para um motor com taxa de compressão 10.5 e recirculação de gazes? Obrigado
Quanto ás questões não contem com respostas concretas que se apliquem logo de caretas, um motor é um conjunto de variáveis, o que é bom para o meu pode não ser para o teu, mesmo que no papel até sejam parecidos.
Quanto á taxa de compressão versus tipo de gasolina, deves encontrar valores onde andam todos a 95, depois valores onde uns andam a 95 e outros a 98 e por fim taxas onde andam todos a 98.
Não há um valor fixo a partir do qual o motor tem que usar 98, não é só a taxa de compressão, há também outros parâmetros que condicionam todo o processo de funcionamento do cilindro.
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Segundo li algures que acima de 10 de taxa de compressão, já é aconcelhável utilizar combustíveis com mais octanas.
10.5 é uma taxa de compressão alta.
Um S2000 tem taxa de compressão de "apenas" 11 e é tido como um carro com o motor com a taxa de compressão alta e é "obrigatório" utilizar 98 octanas, ou mais...
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Originalmente Colocado por Wolfman Ver PostSegundo li algures que acima de 10 de taxa de compressão, já é aconcelhável utilizar combustíveis com mais octanas.
10.5 é uma taxa de compressão alta.
Um S2000 tem taxa de compressão de "apenas" 11 e é tido como um carro com o motor com a taxa de compressão alta e é "obrigatório" utilizar 98 octanas, ou mais...
Ops,enganei-me é só 10:1Editado pela última vez por mELIANTE; 27 December 2008, 20:14.
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Originalmente Colocado por Helder Machado Ver Postmais uma questão: á medida que as rotações do motor aumentam, também aumenta a taxa de compressão, ou está é linear desde as 1000 até ás 6500rpm? se assim fosse bastava evitar as rotações altas e manter a SC95. Obrigado
Só uma questão.O 1.4 da opel tem 10,5:1?
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Se o manual diz que pode funcionar com 95, então não há problema nenhum, quanto ao ganhar potencias se eles dizem isso, quem sou eu para dizer o contrario, num motor aspirado pode haver um sensor que detecte o "grilar" do motor e altere o ponto de ignição, embora tenho a ideia que a margem é de muito pouco em termos de cavalos, um exemplo é o motor 1.4 T-Jet que ganha 5cv com a gasolina de 98 mas este é turbo, por isso pode mudar a quantidade de ar que entra no motor que na pratica acaba por "baralhar" a taxa de compressão porque para a mesma taxa estás a comprimir mais ar que antes.
Diria que se num turbo só ganhas 5cv numa aspirado deves ganhar muito menos...
Uma nota para os carros turbo terem a taxa de compressão mais baixa que os aspirado (pela razão que mencionei)
Por exemplo o 911 turbo tem 9,0:1 (e salvo erro e de 98 octanas).
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Se acham que 11,0:1 é muito vão procurar valor em motores de competição para ver até onde vão.
Por exemplo a classe S2000 dos ralis está limitada a 13,1:1 (acho que li isso).
O nosso carros são para fazer milhares de quilometros, por isso vêm com margens de "cagaço" muito grande o que não quer dizer que não haja problemas.
Quanto ás rotações, o grilar não vem das altas rotações mas mais da temperatura que a mistura atinge e que não devia atingir (bem podemos sempre dizer que em altas rotações esforçamos o motor e ele pode aquecer mais mas se formos por ai então estragas mais quando andas no transito por ai sim ele aquece), nesse caso a gasolina explode em vez de arder, isso não é bom, (aliás o grilar é isso mesmo a gasolina a explodir)
Estou a falar isto tudo de cor, questionem o que escrevo, porque posso estar a meter os pés pelas mãos em alguma coisa.
Não há nada como procurar na net em artigos técnicos...
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Como disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.
E porquê?
Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.
A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.
Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.
Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.
Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.
Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.
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A resposta é simples.
A octanagem do combustível é importante porque previne a auto-detonação do mesmo no interior da câmara de combustão.
Isto é o que é importante reter.
Complicando um pouco, a detonação do combustível no motor deverá acontecer quando a vela de ignição der sinal. Se acontecer antes vai haver perdas de rendimento. O timing não vai estar certo e a eficâcia mecãnica será menor.
A auto-detonação poderá dever-se, por exemplo, a depósitos de carvão no topo dos êmbolos. Em motor cuja taxa de compressão é muito grande, a distância que vai do topo do êmbolo no PMS ao topo da cãmara de combustão é menor, o que previligia ainda maisa auto-detonação dado que a mistura fica comprimida e confinada num espaço muito menor.
A octanagem previne que exista queima adiantada de combustível.
Entenderão de certeza porque é que um motor concebido para 98 ocytanas não funcione com 95, mas também entenderão que um que funciona com 95, também funciona com 98.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostComo disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.
E porquê?
Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.
A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.
Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.
Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.
Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.
Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.
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Originalmente Colocado por ClioII Ver PostComo disseram, e bem, em motores com muita compressão deve-se usar gasolina com mais octanas.
E porquê?
Se comprimires muito um gás (e no cilindro de um motor a gasolina entra uma mistura de ar com "vapores" de gasolina) este gás vai aquecer. Quanto mais comprimes mais aqueces. Se comprimires demais, o aquecimento é tão grande que o combustível vai incendiar-se sozinho: a isto chama-se detonação.
A detonação é indesejável num motor a gasolina - só quando salta faísca na vela é que é suposto o combustível queimar.
Por exemplo: quando se diz que a taxa de compressão é de 10 para 1 (ou 10:1) isto significa que um dado volume de mistura ar/gasolina que deu entrada no motor será comprimido para um volume 10 vezes mais pequeno.
Quanto ao índice de octanas, podes encará-lo como um indicador da capacidade de um combustível resistir à detonação. Uma gasolina de 98 octanas pode ser mais comprimida que uma de 95 octanas sem ocorrer detonação.
Se o fabricante do carro diz que podes usar gasolina de 95 octanas, então estás descansado.
Quanto aos carro com turbo, as contas são ligeiramente diferentes, já que a própria admissão se faz a uma pressão superior à da atmosfera (logo, a mistura já entra no cilindro algo comprimida). Mas não é o caso do Astra.Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver PostA resposta é simples.
A octanagem do combustível é importante porque previne a auto-detonação do mesmo no interior da câmara de combustão.
Isto é o que é importante reter.
Complicando um pouco, a detonação do combustível no motor deverá acontecer quando a vela de ignição der sinal. Se acontecer antes vai haver perdas de rendimento. O timing não vai estar certo e a eficâcia mecãnica será menor.
A auto-detonação poderá dever-se, por exemplo, a depósitos de carvão no topo dos êmbolos. Em motor cuja taxa de compressão é muito grande, a distância que vai do topo do êmbolo no PMS ao topo da cãmara de combustão é menor, o que previligia ainda maisa auto-detonação dado que a mistura fica comprimida e confinada num espaço muito menor.
A octanagem previne que exista queima adiantada de combustível.
Entenderão de certeza porque é que um motor concebido para 98 ocytanas não funcione com 95, mas também entenderão que um que funciona com 95, também funciona com 98.
Mas que motor do astra estamos a falar? O 1.6 com turbocompressor?
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Originalmente Colocado por Agent Ver Post
Não estou a ver razão para usar 98 num 1.4 normalmente aspirado!
Como já foi muito bem explicado assim, a necessidade de maior indice de octanas na gasolina é devido ao fenómeno de detonação, que hoje em dia com os sensores e electrónica é até quase impossivel de suceder.
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