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Inspecção periodica

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    Inspecção periodica

    Bem, queria deixar aqui uma pergunta para quem souber responder..

    O meu carro tem de fazer a inspecção ate 3 de janeiro, logo tenho poucos dias disponiveis para o levar, mas o meu problema maior e outro. O tubo que leva a água ate aos "esguichos" para lavagem do vidro foi destruido por uns pequenos roedores que me deram muito que fazer..

    Tentei ver onde tinha sido roido so que essa zona esta protegida por chapa em volta ( em cima da cava da roda) ou seja para la chegar tenho de tirar o painel lateral onde se encontra o pisca. A minha questão é o carro reprova devido ao não funcionamento dos esguichos? Sera que se levar o reservatorio vazio eles nao o vao encher so para verificar?

    Tou a nora com isto
    Pessoal digam de vossa justiça..

    #2
    Em princípio não enchem, e em princípio também não chumba. Seja como for, e pelas informações que me deram, mesmo que desse chumbo garantido é melhor ir à inspecção até à data estipulada, caso contrário, parece que a multa não é leve, e é paga no próprio centro.

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      #3
      O não funcionamento do esguicho dá direito a anotação. E como interfere com a capacidade para ver, penso que deverá ser grave. Mas só confirmando.

      Quanto ao carro ser do dia 3, tiveste 2 meses para o levar, e não foste porque não quiseste.

      Comentário


        #4
        Pois, era também essa a ideia que eu tinha..

        Obrigado JAG..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
          O não funcionamento do esguicho dá direito a anotação. E como interfere com a capacidade para ver, penso que deverá ser grave. Mas só confirmando.

          Quanto ao carro ser do dia 3, tiveste 2 meses para o levar, e não foste porque não quiseste.
          Nisso tens razao, mas sou portugues..

          Comentário


            #6
            Não reprova só por causa disso e eles também não vão estar a encher o deposito só para experimentar!!!
            O meu carro foi hoje fazer a IPO (data da matricula 02/janeiro) e ainda não era necessario fazer a IPO até à data da matricula, visto que diz "próxima inspecção até 01 2009". A partir de agora é que tem que se ir até à data da matricula (tem a data (02-01-2010) da próxima inspecção).

            Se achas que esse é o único defeito, então podes ir descansado pois não reprova.


            Quanto à reparação, não precisas de tirar o guarda lamas fora, tiras a protecção da cava da roda (parte de plastico por cima da roda) e já tens acesso ao reservatório e aos tubos.

            cumprimentos

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
              Não reprova só por causa disso e eles também não vão estar a encher o deposito só para experimentar!!!
              O meu carro foi hoje fazer a IPO (data da matricula 02/janeiro) e ainda não era necessario fazer a IPO até à data da matricula, visto que diz "próxima inspecção até 01 2009". A partir de agora é que tem que se ir até à data da matricula (tem a data (02-01-2010) da próxima inspecção).

              Se achas que esse é o único defeito, então podes ir descansado pois não reprova.


              Quanto à reparação, não precisas de tirar o guarda lamas fora, tiras a protecção da cava da roda (parte de plastico por cima da roda) e já tens acesso ao reservatório e aos tubos.

              cumprimentos
              Penso que agora tem mesmo de ser ate ao dia da matricula, ate porque recebi em casa um postalzinho do centro de inspecções a frisar isso mesmo..

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por rcontra Ver Post
                O meu carro foi hoje fazer a IPO (data da matricula 02/janeiro) e ainda não era necessario fazer a IPO até à data da matricula, visto que diz "próxima inspecção até 01 2009". A partir de agora é que tem que se ir até à data da matricula (tem a data (02-01-2010) da próxima inspecção).
                Não sei o que estipula a lei nesse aspecto (acredito que abranja todo e qualquer veículo sujeito a IPO depois da sua entrada em vigor, independentemente da data de validade anterior) mas de qualquer maneira esse argumento não é justificação. Por exemplo, se a tua carta é anterior a 2007 (não me lembro do mês em concreto) constará que a validade da mesma termina no dia anterior a completares 65 anos.
                Ora, esse prazo já não se aplica.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                  Não sei o que estipula a lei nesse aspecto (acredito que abranja todo e qualquer veículo sujeito a IPO depois da sua entrada em vigor, independentemente da data de validade anterior) mas de qualquer maneira esse argumento não é justificação. Por exemplo, se a tua carta é anterior a 2007 (não me lembro do mês em concreto) constará que a validade da mesma termina no dia anterior a completares 65 anos.
                  Ora, esse prazo já não se aplica.
                  Portanto estas a dar-me razao..

                  Comentário


                    #10
                    Se na folha de inspecção anterior constar o mês, o prazo é o mês, se for o dia, é até esse dia. Penso que se for a 1ª, será tido em conta o dia.

                    Comentário


                      #11
                      Foi o que me disseram no centro de inspecções.
                      Eu como já estava informado fiz este ano, pois caso contrário não teria problemas!
                      Agora sim, diz no selo que devo ir até à data da matrícula.


                      cump

                      Comentário


                        #12
                        Mas não será por causa de falta de água no reservatório dos limpa pára-brisas (é o que eles vão pensar certamente) que um carro vai reprovar.


                        cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Olha, falta de água no reservatório é tipo 1, mas deficiente funcionamento do sistema é tipo 2. Resumindo, quando ele puxar a manete e não vir água a sair, se achar que é falta de água, levas a ficha verde. Se ele perceber que há um tubo roto, levas a ficha vermelha.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver Post
                            Olha, falta de água no reservatório é tipo 1, mas deficiente funcionamento do sistema é tipo 2. Resumindo, quando ele puxar a manete e não vir água a sair, se achar que é falta de água, levas a ficha verde. Se ele perceber que há um tubo roto, levas a ficha vermelha.
                            Bem, ai é um caso de sorte..vou levar o reservatorio vazio..será que se vai lembrar de o encher?

                            Comentário


                              #15
                              Tive um caso identico ao teu na inspeccção do ano passado com o meu carro. O esguicho de tras não estava a funcionar. Levou só a anotação.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JPR Ver Post
                                Não sei o que estipula a lei nesse aspecto (acredito que abranja todo e qualquer veículo sujeito a IPO depois da sua entrada em vigor, independentemente da data de validade anterior) mas de qualquer maneira esse argumento não é justificação. Por exemplo, se a tua carta é anterior a 2007 (não me lembro do mês em concreto) constará que a validade da mesma termina no dia anterior a completares 65 anos.
                                Ora, esse prazo já não se aplica.
                                http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portug...validacao.aspx

                                A data de alteração da validade foi a partir de 01/01/08, para todas as cartas emitidas antes da entrada em vigor do Dec.-Lei 45/2005 de 23 de fevereiro alterado pelo Dec.-Lei 103/2005de 24 de junho.

                                Comentário


                                  #17
                                  The end

                                  Bem, inspecção feita, 5 estrelas, 0 anotações..
                                  E ninguém se lembrou que o carro tinha esguicho..

                                  Comentário


                                    #18
                                    ????

                                    Originalmente Colocado por Jag Ver Post
                                    é melhor ir à inspecção até à data estipulada, caso contrário, parece que a multa não é leve, e é paga no próprio centro.
                                    Nunca ouvi falar em tal coisa

                                    Já levei o carro a inspeccionar fora da data e não tive algum problema, alias os senhores do centro até foram muito simpaticos

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas.
                                      Venho desenterrar o tópico porque tenho uma duvida sobre a inspecção.
                                      Uma amiga comprou um carro usado que tinha nas anotações especiais uma nova medida de pneus maiores.
                                      Isso quer dizer que quando for á inspecção ja tem que ter aqueles pneus novos que estão nas anotações especiais?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Depende um pouco da diferença entre o que está no livrete e o que tem montado. Há uma tolerância. Se estiver dentro dessa tolerância pode ir arriscando... Mas nunca está conforme.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por cyber Ver Post
                                          Boas.
                                          Venho desenterrar o tópico porque tenho uma duvida sobre a inspecção.
                                          Uma amiga comprou um carro usado que tinha nas anotações especiais uma nova medida de pneus maiores.
                                          Isso quer dizer que quando for á inspecção ja tem que ter aqueles pneus novos que estão nas anotações especiais?
                                          Eu preocupava-me mais com a possível multa da polícia que com o chumbo no IPO.

                                          Se a anotação for tipo I em princípio não haverá problema.

                                          Comentário

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