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Vendas ligeiros passageiros 2009

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    Vendas ligeiros passageiros 2009

    Ora bem, não, ainda não há números. Mas eles hão-de aparecer

    Soube, há algumas horas atrás, que o OE2009 foi promulgado pelo PR.

    Uma vez que nada se falou, nestes últimos dias, sobre eventuais outras alterações aos valores de imposto que vão incidir sobre os automóveis, presumo que podemos partir do princípio que se mantêm as previsões do governo para o próximo ano, a saber:

    Carros rendem mais impostos em 2009

    O Governo espera arrecadar 1,1 mil milhões de euros com o imposto sobre veículos, o antigo Imposto Automóvel, de acordo com as estimativas reflectivas no relatório do Orçamento do Estado de 2009.


    O Governo espera arrecadar 1,1 mil milhões de euros com o imposto sobre veículos, o antigo Imposto Automóvel, de acordo com as estimativas reflectivas no relatório do Orçamento do Estado de 2009.

    No próximo ano, as receitas com a venda de veículos deverá crescer 16,9%, o que se deve, segundo o Ministério de Teixeira dos Santos, “à actualização dos parâmetros fiscais, nomeadamente a adaptação dos escalões de emissões de CO2 à evolução verificada no mercado, a eliminação da subsidiação aos veículos emitentes de partículas, às alterações legislativas propostas, bem como a evolução esperada das vendas no mercado automóvel”.

    in Jornal de Negocios
    Eu estou muito expectante em relação ao mercado automóvel nacional, em termos de vendas, em 2009.

    Qualquer pessoa minimamente atenta aos assuntos relacionados com economia, percebe facilmente que existe muita apreensão em relação ao consumo (condição necessária para que se verifique crescimento económico...) para 2009 e que o sector automóvel será - aliás, já o está a ser - dos mais fustigados pelos efeitos da crise internacional.

    A tal ponto que os governos, por esse mundo fora, estão a criar incentivos fiscais ou a baixar - e até mesmo isentar de - impostos para tentar estimular as vendas de automóveis e evitar quedas abruptas nas mesmas.

    Por cá, para não variar, caminha-se no sentido inverso. O nosso governo, seguramente muito melhor entendedor do assunto automóveis que os seus congéneres, carrega na já de si "pouco pesada" carga fiscal, na certeza (não será antes... esperança?...) de recuperar o imposto perdido ao longo deste ano 2008.

    E, sob a capa das "... preocupações ambientais...", é o que se sabe e anda a ser amplamente debatido noutros tópicos.

    O objectivo deste tópico é o de debater a evolução das vendas em 2009.

    Com estas previsões governamentais e tendo em conta o cenário económico mundial, julgo ter ganho interesse redobrado o "exercício" de, todos os meses, ir colocando aqui a estatística de vendas e apreciar o "panorama" automóvel nacional.

    Entretanto, podem ir fazendo as vossas apostas.

    Começo eu:

    Mais do que assistir a quebras de vendas (porque sei que mexe com a vida de muita gente), eu gostava mesmo era que o governo desse um autêntico tiro no pé com estas previsões, a meu ver, excessivamente optimistas.

    Ou então talvez não sejam tão optimistas quanto isso, se calhar até são realistas...

    É que num mercado tão sui generis como o nosso, fazer previsões é um bocado complicado, pelo menos para mim... que nunca entendi muito bem como é que o governo conseguia, ano após ano, arrecadar mais e mais receita de IA com as vendas a cairem sistematicamente ou a crescerem muito pouco (quer dizer, entender é claro que entendo, mas não vale a pena estar agora a bater no ceguinho).

    Poderá até ser que os importadores "compensem" o "presente" que o governo lhes/nos deu, com descontos mais agressivos... mas por outro lado, o acesso ao crédito prevê-se um bocadinho mais difícil, apesar das baixas taxas de juro...

    E vocês, o que acham? Qual vos parece que vai ser a evolução do mercado?

    É que 2009 parece-me que vai ser um bom ano, caso não aconteçam grandes desgraças (falências...), com lançamentos muito interessantes (novos modelos e/ou motorizações mais eficientes)...

    Aproveito, desde já, para expressar os meus votos de um Excelente 2009 para toda a gente! (excepto para o governo, é claro, porque automobilisticamente falando, já me lixou o ano).

    #2
    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
    Aproveito, desde já, para expressar os meus votos de um Excelente 2009 para toda a gente! (excepto para o governo, é claro, porque automobilisticamente falando, já me lixou o ano).
    Perdoar-me-ás, mas acho que estiveste mal.
    Que se discuta as opções e a política do governo,é uma coisa. Felizmente, vivemos num país livre, e cada um pode opinar o que lhe aprouver.
    Ao desejar um mau ano ao governo, estás, indirectamente, a desejar um mau ano para todos nós.

    Eu até estou pessimista e acho que as previsões do governo vão sair furadas. E acho que o mercado auto será dos mais afectados com a crise.
    Mas para o bem de todos nós, era bom que as previsões batessem certo.

    Comentário


      #3
      As vendas de 2009 deverão ser fracas. pela conjuntura e pelos impostos mais uma vez aumentados.

      Com a desculpa do ambiental engana-se muita gente, nomeadamente a comunicação social que era aquela que podia fazer contra poder.

      por isso meus amigos, não adianta sonhar com carros aos preços de espanha. Isso nunca vai acontecer.quando um dia forem todos eléctricos o governo da altura vai dizer "ah e tal o automóvel tem que ter impostos altos porque a electricidade emite radiações, ah e tal"

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
        Poderá até ser que os importadores "compensem" o "presente" que o governo lhes/nos deu, com descontos mais agressivos... mas por outro lado, o acesso ao crédito prevê-se um bocadinho mais difícil, apesar das baixas taxas de juro...
        Só se for por aí.

        Deduzo que a maioria das marcas (eventualmente com algumas excepções) vão passar um mau bocado.

        Aqui ou se armam em teimosos ou ganham menos para tentar vender.

        Arriscaria dizer que a concorrência de ofertas entre marcas é capaz de aumentar.

        No entanto, pelo que julgo saber, a margem de comercialização dos automóveis mainstream não é tão reduzida que a margem de manobra...

        É um ano de alguma expectativa, mas infelizmente baixa.

        Comentário


          #5
          A carga fiscal nos automóveis em Portugal já se sabe que é um abuso.

          Não percebo é porque ao menos não se altera o cálculo de IA e IVA, ambos sobre o preço base e não um imposto sobre o outro.

          Quanto às vendas, acho que vamos continuar no caminho descendente. Mas os fabricantes não podem parar de lançar modelos. Mesmo que o sucesso seja comprometido por vendas baixas.

          Parar é morrer no sector automóvel, é preciso continuar a renovar e a inovar nos modelos. As marcas vão ter certamente de produzir menos, para conseguir sobreviver.
          A falência de um fabricante que seja é mau para todos. Com a habitual participação de marcas com maior poderio financeiros noutras, uma falência pode ter repercussões muito negativas.

          Comentário


            #6
            o mercado vai dar um estoiro de pelo menos 15%! As previsões mais optimistas falam de 10% a 13%... eu acho que no mínimo estoira 15%

            Espero que o Sócrates se encave bem com o novo ISV e que os cálculos sejam furados, o problema é que ele tem mesmo de ir buscar o dinheiro a qq lado

            Comentário


              #7
              Vamos ver como corre 2009. Se não estivéssemos em Portugal, a actual conjuntura e os aumentos dos impostos (mais do preço base dos automóveis) ia levar a uma grande quebra nas vendas.

              Comentário


                #8
                Pois penso que 15% de redução nas vendas, a acontecer, só se for no 1º semestre de 2009. No 2º semestre vai dar um estouro monumental fruto dos excessos praticados pelo cidadão sobre-endividado e do desemprego que vai chegar perto dos 10%.
                Analistas internacionais traçam um futuro apocalíptico para o fim de 2009 em Portugal.

                Aliás, não é por acaso que surge este diferendo forte entre governo e presidente da R.
                Eleições mais tarde não interessam aos que lá estão (quando a crise rebentar).

                Pelo contrário a oposição está à espera que rebente para ganhar votos com isso.

                Então, e nós? Como é que ficamos... a rebentar? Claro, a coisa rebenta sempre do lado mais fraco.

                Não vai haver vendas de carros que cubram as espectactivas do OE, e, por isso, daqui a um ano ainda vão carregar mais no ISV para repor as receitas que não conseguiram em 2009.

                Por isso, para muitos, é aguentar o carro que têm (como acontece comigo) até haver dinheiro para outro ou até baixarem os impostos sobre veículos (miragem).

                Se houvesse convergência de vontades, o ideal era fazer um boicote à compra de carro, por exemplo durante o mês de Fevereiro.
                As vendas seriam tão fracas que eram forçados a baixar os impostos para salvar o sector automóvel nacional.
                Estou farto e farto de estar farto de ouvir falar de endividamento, crise e falta de dinheiro, num país cheio de desigualdades em que nos vão tirando tudo o que podem.

                Pois, eu cá espero que o sector automóvel dê o estouro, pois se ainda não deu foi graças ao endividamento daqueles que mais precisam e se endividam para bem dos que mais têm.

                Por isso é que a miséria de uns é a riqueza de outros.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                  Estou farto e farto de estar farto de ouvir falar de endividamento, crise e falta de dinheiro, num país cheio de desigualdades em que nos vão tirando tudo o que podem.

                  Pois, eu cá espero que o sector automóvel dê o estouro, pois se ainda não deu foi graças ao endividamento daqueles que mais precisam e se endividam para bem dos que mais têm.

                  Por isso é que a miséria de uns é a riqueza de outros.
                  Sabes que há todos os dias aviões para Madrid? Várias vezes ao dia?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                    Sabes que há todos os dias aviões para Madrid? Várias vezes ao dia?
                    Vamos fazer uma colecta para lá pôr o Socrates e companhia

                    E já vão tarde

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                      Perdoar-me-ás, mas acho que estiveste mal.
                      Que se discuta as opções e a política do governo,é uma coisa. Felizmente, vivemos num país livre, e cada um pode opinar o que lhe aprouver.
                      Ao desejar um mau ano ao governo, estás, indirectamente, a desejar um mau ano para todos nós.

                      Eu até estou pessimista e acho que as previsões do governo vão sair furadas. E acho que o mercado auto será dos mais afectados com a crise.
                      Mas para o bem de todos nós, era bom que as previsões batessem certo.
                      Muito bem, é a tua opinião e eu respeito-a.

                      Mas responde-me só a isto: achas que o governo, ao fazer o que está a fazer, está a desejar um bom ano a todos nós? Principalmente às empresas do sector?

                      É que eu estou farto que me atirem areia para os olhos. O sr. 1º ministro daria, sem dúvida, um excelente vendedor.

                      Sabes o que eu acho que o governo está francamente à espera, até porque já foi dando uns sinaizinhos disso?...

                      O governo está à espera que o pessoal comece a comprar "à fartazana" pois uma Euribor baixa vai fazer com que as pessoas julguem que têm alguma "folga" orçamental para se poderem meterem em mais um crédito para o carrinho novo!

                      Porque uma Euribor baixa vai fazer com que sobre mais dinheiro ao fim do mês, por força da diminuição do valor da prestação da casa; por outro lado, empréstimos que lhe forem indexados vão ter uma mensalidade muito atractiva e "acessível"...

                      Só que as pessoas esquecem-se que isto é tudo temporário! Daí que corramos o risco de voltar a ter, num futuro próximo, os mesmos problemas que já hoje existem com o crédito malparado!

                      E de certeza que muita gente vai morder o "isco" da taxa de juro baixa! O que talvez ajude a evitar maiores descalabros é que agora os bancos já têm o "rabo escaldado" e se calhar já não será assim tão fácil chegar "àquele" carro...

                      Quanto ao resto, espero que o governo se entale fortemente. Já me deu vários motivos para lhes desejar isso.

                      Embora isto já seja OT, não posso deixar de te lembrar que algumas decisões deste governo unanimemente reconhecido como arrogante, prepotente, autoritário, etc - refiro-me às grandes obras públicas aeroporto e TGV, para não entrar em garantias a algumas lavandarias de dinheiro - arriscam a proporcionar-te não um, mas vários anos maus.

                      Nas próximas eleições já em quem NÃO vou votar. Mas que fique bem claro que não desejo mal a ninguém

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                        Muito bem, é a tua opinião e eu respeito-a.

                        Mas responde-me só a isto: achas que o governo, ao fazer o que está a fazer, está a desejar um bom ano a todos nós? Principalmente às empresas do sector?

                        É que eu estou farto que me atirem areia para os olhos. O sr. 1º ministro daria, sem dúvida, um excelente vendedor.

                        Sabes o que eu acho que o governo está francamente à espera, até porque já foi dando uns sinaizinhos disso?...

                        O governo está à espera que o pessoal comece a comprar "à fartazana" pois uma Euribor baixa vai fazer com que as pessoas julguem que têm alguma "folga" orçamental para se poderem meterem em mais um crédito para o carrinho novo!

                        Porque uma Euribor baixa vai fazer com que sobre mais dinheiro ao fim do mês, por força da diminuição do valor da prestação da casa; por outro lado, empréstimos que lhe forem indexados vão ter uma mensalidade muito atractiva e "acessível"...

                        Só que as pessoas esquecem-se que isto é tudo temporário! Daí que corramos o risco de voltar a ter, num futuro próximo, os mesmos problemas que já hoje existem com o crédito malparado!

                        E de certeza que muita gente vai morder o "isco" da taxa de juro baixa! O que talvez ajude a evitar maiores descalabros é que agora os bancos já têm o "rabo escaldado" e se calhar já não será assim tão fácil chegar "àquele" carro...

                        Quanto ao resto, espero que o governo se entale fortemente. Já me deu vários motivos para lhes desejar isso.

                        Embora isto já seja OT, não posso deixar de te lembrar que algumas decisões deste governo unanimemente reconhecido como arrogante, prepotente, autoritário, etc - refiro-me às grandes obras públicas aeroporto e TGV, para não entrar em garantias a algumas lavandarias de dinheiro - arriscam a proporcionar-te não um, mas vários anos maus.

                        Nas próximas eleições já em quem NÃO vou votar. Mas que fique bem claro que não desejo mal a ninguém
                        Então a euribor baixa para folgar um pouco as famílias e vamos culpar o estado se essas mesmas famílias gostam de andar apertadas?

                        É sempre mais fácil culpar o estado..

                        Como já foi dito, é fazer boicote à compra de carro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por air Ver Post
                          Então a euribor baixa para folgar um pouco as famílias e vamos culpar o estado se essas mesmas famílias gostam de andar apertadas?

                          É sempre mais fácil culpar o estado..

                          Como já foi dito, é fazer boicote à compra de carro
                          .
                          Nem mais!

                          Só se endivida quem quer e mais nada!Quem não tem dinheiro não tem vicios...

                          Não estão a favor dos impostos, não comprem carro novo

                          Só tenho "pena" é de quem precisa (mesmo) de trocar de carro e infelizmente vai ter de ser para o ano...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Então a euribor baixa para folgar um pouco as famílias e vamos culpar o estado se essas mesmas famílias gostam de andar apertadas?

                            É sempre mais fácil culpar o estado..

                            Como já foi dito, é fazer boicote à compra de carro.
                            A Euribor baixa (via taxa directora do BCE), entre outras coisas, para incentivar o consumo (através da concessão de crédito).

                            Não achas que o estado já cobra demasiado em impostos?

                            Bom, talvez não, de facto... é que se as empresas de crédito correrem risco de falência porque as pessoas a quem emprestaram dinheiro não têm capacidade para pagar, alguém vai ter de as safar... e o dinheiro tem que aparecer de algum lado...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                              A Euribor baixa (via taxa directora do BCE), entre outras coisas, para incentivar o consumo (através da concessão de crédito).

                              Não achas que o estado já cobra demasiado em impostos?

                              Bom, talvez não, de facto... é que se as empresas de crédito correrem risco de falência porque as pessoas a quem emprestaram dinheiro não têm capacidade para pagar, alguém vai ter de as safar... e o dinheiro tem que aparecer de algum lado...
                              Eu acho que o estado leva muito imposto sim. Estou num país que o IVA é 7.6%, não há ISV, os carros são mais baratos, combustíveis ao mesmo preço e ganham 3 a 4 vezes mais que nós.

                              E mesmo assim não se vê grandes máquinas.. Porque será?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                Nem mais!

                                Só se endivida quem quer e mais nada!Quem não tem dinheiro não tem vicios...

                                Não estão a favor dos impostos, não comprem carro novo

                                Só tenho "pena" é de quem precisa (mesmo) de trocar de carro e infelizmente vai ter de ser para o ano...
                                Estou muito longe de considerar um carro um vicio! o Tabaco, alcool e drogas, sim, agora um carro é uma necessidade a maior parte das vezes! A isto chamo aproveitar uma necessidade para proveito proprio! Nos dias de hoje seja por motivos proficionais seja pelo que for o carro é quase um bem de necessidade como a roupa para vestir e o tecto para morar. Agora não posso comprar lacoste compro nos chineses, mas algo tenho de comprar. Só lhe chama vicio quem quer aproveitar uma necessidade. Eu só não precisaria do carro se não trabalhasse e aí vivesse de um qualquer rendimento ou subsidio dado pelo estado. Aí sim não precisava de carro, mas seria quem comprava os carros a sustentar pessoas como eu "sem dinheiro para vicios".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por REDLINER_ Ver Post
                                  Nem mais!

                                  Só se endivida quem quer e mais nada!Quem não tem dinheiro não tem vicios...

                                  Não estão a favor dos impostos, não comprem carro novo

                                  Só tenho "pena" é de quem precisa (mesmo) de trocar de carro e infelizmente vai ter de ser para o ano...
                                  REDLINER não é dirigido a si o que escrevi pois certamente não teve nada a ver com a situação da lei, apenas usei a sua frase no meu post,.

                                  Abraço

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Carlitos Ver Post
                                    A Euribor baixa (via taxa directora do BCE), entre outras coisas, para incentivar o consumo (através da concessão de crédito).

                                    Não achas que o estado já cobra demasiado em impostos?

                                    Bom, talvez não, de facto... é que se as empresas de crédito correrem risco de falência porque as pessoas a quem emprestaram dinheiro não têm capacidade para pagar, alguém vai ter de as safar... e o dinheiro tem que aparecer de algum lado...
                                    Vamos por pontos:
                                    -Não contrariaste o que eu disse: se o ano for mau para o governo, será mau para nós.
                                    -Ninguém obriga ninguém a contrair empréstimos
                                    -O objectivo 1º do BCE ao baixar o preço do dinheiro é incentivar o investimento
                                    -As empresas de crédito, se estiverem bem administradas, não vão à falência quando os seus clientes deixam de pagar os seus empréstimos, porque garantiram contrapartidas quando concederam o crédito

                                    E volto a dizer, seria bem melhor que o governo acertasse nas previsões

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                      Sabes que há todos os dias aviões para Madrid? Várias vezes ao dia?
                                      Não sei bem o que queres dizer com isso!
                                      Mas se for o que eu penso, ficas sabendo que só fica indiferente à crise quem é insensível, rico ou ignorante.
                                      Insensível aos problemas dos outros.
                                      Rico e não é afectado.
                                      Ignorante, porque não percebe o quão explorado está a ser.

                                      Eu sou português e com muito orgulho, fica sabendo.
                                      Não gosto é de ver passar as décadas e constatar que a situação em que estamos piorou, mais em particular até no mundo automóvel, enquanto os políticos colocam sempre a mesma cassete e enganam quem gosta de ser enganado. Eu não!

                                      Preocupo-me quando vejo pessoas que não têm dinheiro para pagar a prestação da casa e são despejados.
                                      Preocupo-me quando vejo pessoas que ficam sem carro para ir para o trabalho por não terem sequer dinheiro para pagar a prestação do mesmo (e por vezes em locais onde não existem transportes públicos sequer).

                                      Não sou rico, mas, felizmente, também não sou ignorante.

                                      É certo que há quem se sobre-endivide, mas também existe muita miséria fruto dos fracos salários. Se as pessoas compram a crédito é porque não têm dinheiro para pagar a pronto.
                                      Claro que existem excepções de quem compra mais do que pode. Mas estamos a falar na globalidade.
                                      País com baixos salários e veículos muito caros: o resultado é o que se vê.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                        Vamos por pontos:
                                        -Não contrariaste o que eu disse: se o ano for mau para o governo, será mau para nós.
                                        1-Ninguém obriga ninguém a contrair empréstimos
                                        -O objectivo 1º do BCE ao baixar o preço do dinheiro é incentivar o investimento
                                        -As empresas de crédito, se estiverem bem administradas, não vão à falência quando os seus clientes deixam de pagar os seus empréstimos, porque garantiram contrapartidas quando concederam o crédito

                                        2-E volto a dizer, seria bem melhor que o governo acertasse nas previsões
                                        1-Certo mas também ninguem obriga ninguem a trabalhar, nem a comer! Aqui há que separar os emprestimos por "vaidade" e por necessidade! Os primeiros concordo consigo, já os segundos...

                                        2- Concordo mas tenho duvidas, vamos ver mas sem grandes esperanças...

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por d4d Ver Post
                                          Estou muito longe de considerar um carro um vicio! o Tabaco, alcool e drogas, sim, agora um carro é uma necessidade a maior parte das vezes! A isto chamo aproveitar uma necessidade para proveito proprio! Nos dias de hoje seja por motivos proficionais seja pelo que for o carro é quase um bem de necessidade como a roupa para vestir e o tecto para morar. Agora não posso comprar lacoste compro nos chineses, mas algo tenho de comprar. Só lhe chama vicio quem quer aproveitar uma necessidade. Eu só não precisaria do carro se não trabalhasse e aí vivesse de um qualquer rendimento ou subsidio dado pelo estado. Aí sim não precisava de carro, mas seria quem comprava os carros a sustentar pessoas como eu "sem dinheiro para vicios".
                                          Existem muito boas propostas no mercado de usados, mas muitos perferem novo ou um mercedes importado com 80 mil kms.

                                          Eu sou incapaz de pagar prestações de um empréstimo para ter um carro.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por luadr Ver Post
                                            Vamos por pontos:
                                            -Não contrariaste o que eu disse: se o ano for mau para o governo, será mau para nós.
                                            -Ninguém obriga ninguém a contrair empréstimos
                                            -O objectivo 1º do BCE ao baixar o preço do dinheiro é incentivar o investimento
                                            -As empresas de crédito, se estiverem bem administradas, não vão à falência quando os seus clientes deixam de pagar os seus empréstimos, porque garantiram contrapartidas quando concederam o crédito

                                            E volto a dizer, seria bem melhor que o governo acertasse nas previsões
                                            Chegaste a ler a minha anterior intervenção?...

                                            Originalmente Colocado por BLADE RUNNER Ver Post
                                            Não sei bem o que queres dizer com isso!
                                            Mas se for o que eu penso, ficas sabendo que só fica indiferente à crise quem é insensível, rico ou ignorante.
                                            Insensível aos problemas dos outros.
                                            Rico e não é afectado.
                                            Ignorante, porque não percebe o quão explorado está a ser.

                                            Eu sou português e com muito orgulho, fica sabendo.
                                            Não gosto é de ver passar as décadas e constatar que a situação em que estamos piorou, mais em particular até no mundo automóvel, enquanto os políticos colocam sempre a mesma cassete e enganam quem gosta de ser enganado. Eu não!

                                            Preocupo-me quando vejo pessoas que não têm dinheiro para pagar a prestação da casa e são despejados.
                                            Preocupo-me quando vejo pessoas que ficam sem carro para ir para o trabalho por não terem sequer dinheiro para pagar a prestação do mesmo (e por vezes em locais onde não existem transportes públicos sequer).

                                            Não sou rico, mas, felizmente, também não sou ignorante.

                                            É certo que há quem se sobre-endivide, mas também existe muita miséria fruto dos fracos salários. Se as pessoas compram a crédito é porque não têm dinheiro para pagar a pronto.
                                            Claro que existem excepções de quem compra mais do que pode. Mas estamos a falar na globalidade.
                                            País com baixos salários e veículos muito caros: o resultado é o que se vê.
                                            BLADE, 100% de acordo!

                                            Só volto a frisar que não entendo como é que estas alterações e previsões que o governo fez podem merecer o "aval" dos cidadãos.

                                            Há um ano e meio atrás foi-nos dado um rebuçado chamado ISV, que ia aliviar a carga fiscal provocada pelo IA, transferindo parte dela para o IUC.

                                            Agora caminhamos no sentido de voltar a pagar o que se pagava antigamente de IA, com a agravante de ter que pagar um IUC incomparavalmente superior!

                                            E entretanto continuamos a pagar os combustíveis mais caros da Europa, graças aos impostos.

                                            Porra... o que é demais é moléstia! Não acham?

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Vehicle Ver Post
                                              Existem muito boas propostas no mercado de usados, mas muitos perferem novo ou um mercedes importado com 80 mil kms.

                                              Eu sou incapaz de pagar prestações de um empréstimo para ter um carro.
                                              Boas!

                                              Relativamente aos importados não me pronuncio visto que não confio neles (km) mas não condeno quem compra!

                                              Mercado de usados depende, é uma sorte pode parecer bom e não estar e depois? Quem faz muitos km deve abdicar de uma garantia de carro novo para uma garantia de stand? Mesmo que seja da marca o stand sabemos nós que tratamento o carro levou antes, a nível mecanico (turbos e efins nos diesel) e pode dar problemas a medio prazo. É sempre um risco! se for de um particular e estiver bom porque foi vendido? Nunca se sabe!

                                              De outro lado se subirem os novos sobem também os preços dos usados, tudo funciona assim no mercado, portanto é mau para todos, para quem compra novo e usado.

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                                                #24
                                                Fica aqui uma contribuição da RTP (reportagem emitida hoje nos serviços noticiosos):

                                                http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php...380327&tema=29

                                                Reparem com atenção nas palavras do fulano da ACAP... é incrível...

                                                Segundo ele, a condição fundamental é que consumidores e empresas retomem a confiança...

                                                Então e o governo? Não devia dar uma ajudinha?... Não digo que não baixasse mas pelo menos NÃO AUMENTAVA o ISV e IUC.

                                                Afinal a ACAP defende os interesses de quem? Já não percebo nada...

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                                                  #25
                                                  Não há nada que se possa fazer para impedir o governo de nos fazer isso? Como é que se passa nos outros países?
                                                  Será que nos outros países também é aplicado um imposto sobre outro imposto? E se não é, porque é que no nosso o é? Será que eles nos fazem isto porque sabem que não faremos nada? Se pudéssemos fazer alguma coisa o que poderia ser feito? E como? Isto sem levar a coisa para fora dos limites da legalidade..
                                                  Ou dentro dos limites da legalidade não será possível impedi-los?
                                                  Em Junho de 2008 durante três dias os camionistas conseguiram parar o país em protesto contra o preço dos combustíveis. No final o governo não tendo cedido ao que eles reivindicavam sempre lhes deu alguns rebuçados.
                                                  O que é que nós, cidadãos comuns podemos fazer?
                                                  Um dia, sentindo-me algo revoltado com algumas decisões do governo falei nisso a um amigo bem como a possibilidade de deixar o país. Ele só me disse: Eu só quero ser rico. Se fores rico em Portugal tens um nível de vida superior ao dos cidadãos dos outros países.
                                                  Mas é triste que assim tenha que ser para se ter um nível de vida aceitável. Será que querer comprar um automóvel deve ser motivo de tão grande sacrifício? Já sem falar no preço das casas? Já não vou entrar por aí mas ficam as questões... pode ser que alguém me possa tirar estas dúvidas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quando houver numeros oficiais dos mais vendidos postem aqui..tou ansiosinho xD

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                                                      #27
                                                      O ISV é a coisa mais ridícula em Portugal. Senão vejamos:

                                                      (1) para começar, em completa violação das obrigações comunitárias, continuamos a cobrar IVA sobre o ISV. Apenas de isso já nos ter valido um aviso da Comissão Europeia, o Estado continuou e agora vai ao Tribunal Europeu ser condenado.

                                                      (2) tenho as minhas muitas e sinceras dúvidas sobre a conformidade do método de cálculo do ISV sobre veículos importados. Creio que tem efeitos restritivos e está contra as obrigações comunitárias derivadas da liberdade de circulação de bens.

                                                      (3) a reforma do ISV implementada em 2009 vem contra a "reforma" de 2008, tornando a aquisição dos veículos e a sua manutenção em circulação muito mais dispendiosa! Vieram contrariar abertamente os objectivos da reforma implementada em 2008 - que pretendia transferir os encargos para o IUC, fiscalmente mais neutro e justo - tornando os veículos ainda mais caros e onerosos. Isto levanta-me sérias dúvidas de constitucionalidade.

                                                      (3) a carga fiscal sobre os veículos diesel é perfeitamente disparatada e compreensível apenas à luz de objectivos proteccionistas. Se os veículos diesel poluem menos e já vêm equipados com FAP, por que é que são tão caros? Será devido ao facto de a Petrogal não produzir diesel? Por que é que não abrem unidades de produção em vez de distribuir os lucros loucos da gasolina que produzem em remunerações pornográficas aos administradores?

                                                      Espero sinceramente que isto dê o tilt e que o Governo seja obrigado a rever a sua política fiscal uma vez que depois de tanto espremer a galinha dos ovos de ouro que foi o mercado automóvel, espero que isto rebente e os governos parem de explorar os consumidores!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O governo é que não dorme.

                                                        Até 2007, os preços aumentavam estupidamente. Um Segmento C Diesel já passava os 25 mil €, mesmo um Astra 1.3 CDTI Cosmo, Auris etc...

                                                        Em meados de 2007, surge uma "lufada de ar fresco", com surgimento do ISV e IUC. Selo mais caro, carro mais barato.

                                                        Em final de 2008, aumento drástico de IUC, aumento grande de ISV. Voltamos aos velhos tempos, mas com selos muito mais caros!!

                                                        Bonus: importação deverá atenuar consideravelmente com as novas leis em vigor este novo ano.

                                                        Conclusão:

                                                        Quem ponderava comprar em 2009, acabou por comprar ate Dezembro de 2008 (o meu caso)

                                                        Quem queria importar em 2009 mas ainda não importou, provavelmente acabará por comprar algo novo cá ou usado.

                                                        Em que ficamos? O governo ganha menos com os que não compram porque encareceu, mas ganha com os que iam importar e já não vão.

                                                        Gera-se assim um mercado fechado anti-comunitário. Carros e combustíveis - ou compras cá e arrotas como gente grande, ou não compras. E ainda dizem que pertencemos a uma comunidade Europeia. Pertencemos o ca**** é o que é!!!

                                                        É a minha opinião, corrijam-me se estou errado!
                                                        Editado pela última vez por nogueiraribeiro; 02 January 2009, 10:43.

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                                                          #29
                                                          Em vez de se fomentar a compra de carros menos poluentes, fomenta-se uma nova teoria: Quem tenha carro que o mantenha, quem tiver de comprar carro, que o compre usado de preferencia com matricula portuguesa até Junho de 2007, pois eu não vou financiar mais esta cambada de CHUPISTAS!

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                                                            #30
                                                            Os numeros de Novembro:

                                                            http://www.acap.pt/press/press-45-2008.htm

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