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Medição CO2 numa Inspecção Tipo B

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    Medição CO2 numa Inspecção Tipo B

    Ois,

    Alguém sabe como é feita a medição de CO2 numa Inspecção Tipo B?

    Já vi alguns indicios que é só colocar uma sonda no escape, mas as emissões não dependem do tipo de carro (peso, perfil aerodinâmico, etc...)?

    Exemplos com mesmo motor:

    BMW S1 120iA - 150 g/km
    BMW S1 120iA Cabrio - 163 g/km
    BMW S3 320iA - 156 g/km
    BMW S3 320iA Touring - 160 g/km
    BMW S5 520iA - 162 g/km
    BMW S5 520iA Touring - 167 g/km

    Depois há alguma coisa ajustada, ou cálculo feito à posteriori?

    Um abraço

    #2
    Não sei se vou dizer uma grande asneira, mas tenho a impressão que o que é medido é o CO, não o CO2.

    Em todo o caso, existem valores máximos permitidos em diversas situações.

    A um carro anterior a 1993 (sem catalizador) o CO permitido é substancialmente superior.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
      Não sei se vou dizer uma grande asneira, mas tenho a impressão que o que é medido é o CO, não o CO2.

      Em todo o caso, existem valores máximos permitidos em diversas situações.

      A um carro anterior a 1993 (sem catalizador) o CO permitido é substancialmente superior.
      Que seja... estou a falar do valor que serve depois para cálculo do IUC/ISV.

      Comentário


        #4
        Sorry, não interpretei nesse sentido.

        Do bastante que li sobre essa questão, nunca li nada sobre um carro pagar mais do que o valor estabelecido pelo fabricante (CO2) para esse modelo.

        Eu penso que eles devem ver se os valores estão dentro do normal para o carro em 'banco', pois estando o CO2 directamente dependente do consumo e este do carro estar a andar e tipo de condução não me parece fácil aferir essa medida numa simples inspecção.

        Agora se tiveres o carro sem catalizador e ele te der valores exagerados, podes ter problemas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
          Eu penso que eles devem ver se os valores estão dentro do normal para o carro em 'banco', pois estando o CO2 directamente dependente do consumo e este do carro estar a andar e tipo de condução não me parece fácil aferir essa medida numa simples inspecção.
          Pois a questão é como é que o inspector verifica se os valores estão ou não dentro?

          A medição das emissões CO2 é feita em g/km e depende de muitos factores, não apenas do motor.

          Se o procedimento é espetar uma sonda no escape, como se faz depois o ajusto, se é que é feito?

          Comentário


            #6
            Essas máquinas devem ser calibradas e verificadas, como todos os aparelhos que fazem metrologia legal. Numa IPO normal, já questionei o funcionário sobre a verificação do aparelho, pois o selo afirmava que já necessitava de outra, e ele não quis/soube responder.

            Acho que num tópico dos mercedistas vêm lá a explicar como se calcula o nivel de CO2 para carros importados em que não existam dados de fábrica.

            Comentário


              #7
              Já encontrei uma Circular da DGV sobre isto...

              Como suspeitava, um carro que pese 3000 toneladas e com o perfil de um prédio de 3 andares tem o mesmo valor de emissões que um fórmula 1 sem apoios, desde que tenham o mesmo motor...

              Então é assim:

              co2(g/km) = V*Q*C*10^-2/d

              V é o volume de gases de escape, em litros, reduzido às condições normais(?)

              Q é a densidade de CO2 à temperatura e pressão normais

              C é a Concentração de CO2, em percentagem do total dos gases de escape.

              d é a distancia percorrida na fase do ensaio(?)
              A densidade de CO2 normal é 1,96, e o cálculo do volume reduzido às condições normais faz-se da seguinte forma:

              V = Vg*2,696*P/T

              Vg é o volume dos gases em litros

              P é a pressão dos gases no escape (kPa)

              T é a temperatura dos gases no escape (K)

              Se não for possível determinar P ou T, os valores a usar são 111,46 e 353 respectivamente

              Se ainda assim, não for possível determinar o Volume em todas as fases do ensaio, o mesmo será calculado de acordo com cilindrada e o regime de motor na fase do ensaio.

              V = R*CC*Ra/2

              R - Factor de correcção consoante tipo de motor: 0.7 Otto Na, 0.9 Diesel NA e 1.0 sobrealimentados (Otto ou Diesel)

              CC - Cilindrada do Veiculo

              RA - Nº total de rotações percorridas pelo motor, durante a fase de ensaio, para cumprir a distancia d.

              in http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/circular_CO2.pdf

              Comentário


                #8
                Acho que é mais isto que tu queres, vê o ponto 15:
                http://www.apdec.pt/Docs/2006/Despacho_15730_2006.pdf

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por mobilista Ver Post
                  Acho que é mais isto que tu queres, vê o ponto 15:
                  http://www.apdec.pt/Docs/2006/Despacho_15730_2006.pdf
                  Obrigado... era isto mesmo.

                  Por acaso sabes como é que o peso ou ou perfil aerodinâmico do carro afecta este ensaio nos rolos?

                  Um carro mais leve vê esta característica reflectida ao nível dos ensaios para medição das emissões?

                  Comentário

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