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    Ajuda!! Recuperação/Restauro (Fotos/Video inside)

    Boas Pessoal.

    Surgiu-me na rifa um Renault Clio 1.1 de 1992 se não estou em erro.
    O carro vem a custo zero, e de chapa está muito bem estimado, de motor não sei muito bem e de interiores está uma desgraça, plásticos todos riscados e com autoculantes, Bancos rasgados, enfim...
    Não sei muito mais sobre o carro em questão a não ser que é branco, 3 portas e tem caixa de 4 velocidades.

    Agradecia a vossa ajuda para fazer o indespensável neste carrito, não vai ser nada de gastar rios de dinheiro com ele, visto que é mais para me entreter ao fim de semana do que outra coisa, pois tenho o meu Cliozito do dia a dia.

    Sei que tem 49cv(?), 1108cc(?) e é a carburador, a nível de equipamento é o equivalente a zero, mas ainda bem pois assim tem menos por onde avariar.

    Em principio vou buscá-lo para a semana que vem e tiro fotos para vos mostrar o estado geral do "bicho".

    Para começar estou a pensar em uma pequena revisãozita, mudar o óleo, filtro de óleo, carregar a bateria (está parado à 10 meses), filtro de ar e gasolina, ver o estado das velas e mudar o liquido de refrigeração.

    Não sei bem o que lhe fazer, mas quero ajudá-lo, por isso agradecia que tudo o que soubessem que possa ajudar que transmitissem, sei que o carro não tem valor comercial nenhum e não vale a pena investir dinheiro nele, mas gosto bastante deste modelo, custa-me ver um carro maltratado e sempre serve para passar um bom bocado a aprender sobre mecânica pura e dura.

    Pequenas/grandes dúvidas que tenho:

    -Que tipo de problemas crónicos têm estes carros?
    -Existem uma latas de spray para limpar carburadores, vale a pena?
    Como mudar o liquido de refigeração?
    -Estou a pensar em pintar/recuparar os plásticos interiores como o fazê-lo? Gostava de pintar os interiores de preto, mas de forma a que a tinta não saltasse, basta lixar, aplicar primário e pintar?
    -Como limpar os estofos/forro do tejadilho?
    - Como meter um rádio que utiliza fichas "ISO" num carro em que só lá tem os fios?? como sei quais os fios a ligar???

    De referir que o orçamento para a "recuperação" é equivalente ao nível de equipamento do carro em questão e toda a manutenção irá ser feita por mim, que apesar de não saber nem ter experiência, sou curioso, adoro carros/mecânica e se correr mal também não é muito grave devido a ser o carro que é.

    Peço desculpa pelo testamento mas agradecia imenso a vossa ajuda no que puderem ajudar/opinar sobre esta reliquia das estradas.

    Desde já um grande abraço a todos e um Bom Ano!!!

    #2
    Xii, ando eu a procura de um e só os vejo à venda e a ti vêm-te oferecer um, logo de 3 portas como queria

    Enfim... Isso é um motor de guerra, o 1108 vem desde as 4L, a unica diferença é o carburador e colector. Esse motor tem 49cv, a mecanica é simples e barata, é super fiavel, tenho duas 4L com esse motor (1ª-60 2ª 120 3ª 140 e 4ª 165 a descer) isso aguenta aguenta e aguenta.

    Tem cuidado com o sistema de refrigeração, se estiver cheio de ferrugem limpa, isso é crónico nesses motores. Quanto a quilometros, como já disse, não ligues, ter 100 mil ou 400 mil nesses motores é a mesma coisa se nunca tiverem sido mexidos ou nunca tiverem sido mal reparados, garanto-te.

    Para a ficha do radio existem adaptadores para passar os fios para ISO, procura numa Norauto, Station Marché, ou assim.

    Pintar os interiores, usa uma tinta que ha no Brico marché, ou casa do genero em preto mate, preto fosco, eu tenho varias partes do interior do meu R19 assim e não salta, não te esqueças de desengordurar bem as peças antes.

    Cumps

    Comentário


      #3
      Muito bom! Grande sorte!

      Olha apesar de nao te poder ajudar muito, vou acompanhar com atenção o tópico porque parece me que tb vou aprender umas coisas!!

      Comentário


        #4
        Tudo depende do que queres fazer e de quanto gastar.

        Obviamente que estofar os bancos rasgados fica por uns trocos. Uma solução é tentar arranjar umas capas de bancos não muito feias (já que tipicamente são horríveis).

        Quanto aos plásticos, o meu conselho era que tentasses tirar os autocolantes até ao mais pequeno pedaço de cola (isto significa esfregar muito) e que os limpes de todo o pó e gordura (água morna, detergente e um pano torcido). Isto tens que fazer de qq forma, quer pintes quer não. Se pintares por cima da sujidade estragas tudo.

        Depois, antes de te decidires mesmo a pintar, experimenta daqueles produtos de brilho e limpeza de plásticos de carro, à base de silicone. Pode muito bem ser que gostes do efeito e nesse caso não precisas pintar.

        Quanto à pintura, para a coisa ser bem feita tens de desmontar praticamente o interior todo e pintar as peças fora do carro, obviamente. Ha sempre anilhas, braçadeiras, buchas, clips, vedantes, etc... que se vão partir e/ou pedir substituição.

        Comentário


          #5
          Dizem que WD-40 é bom para tirar cola dos autocolantes. Já experimentei álcool, mas para funcionar tem q ser 96%.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            Pequenas/grandes dúvidas que tenho:

            -Que tipo de problemas crónicos têm estes carros?
            Os bombitos traseiros duram 3 anos e a seguir começam a babar.
            O sistema de refrigeração tem alguma tendência para ganhar ferrugem.

            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            -Existem uma latas de spray para limpar carburadores, vale a pena?
            Em princípio vale a pena quando estão sujos. Se não for o caso, não vale muito a pena. Como esse carro é de carburador, ainda podes desmontar e limpar melhor, se assim entenderes.

            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            Como mudar o liquido de refigeração?
            Se for como o clio que eu tive (1.2), não tens nenhum parafuso no fundo do radiador. No meu, eu tirava os tubos que entram no radiador e deixava escorrer o anti-congelante.
            Depois podes meter o novo (eu no meu fazia um ciclo de aquecimento só com àgua destilada para limpar), mas muita atenção ao sangramento do sistema.
            No 1.2 o sangramento era feito retirando um parafuso de plástico que se situa no canto superior esquerdo do radiador (esquerdo para quem está na frente do carro).
            Basta tirares o parafuso com o motor a trabalhar (mas sem estar a ferver) e esperares que saia líquido contínuo. As interrupções são feitas por ar no sistema.
            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            -Estou a pensar em pintar/recuparar os plásticos interiores como o fazê-lo? Gostava de pintar os interiores de preto, mas de forma a que a tinta não saltasse, basta lixar, aplicar primário e pintar?
            Eu não fazia isso. Os plásticos dentro de um carro têm demasiadas variações de temperatura, e entre extremos.
            Se isso fica mal feito, vai estalar a tinta toda.

            Eu preferia limpar bem e aplicar um produto para plásticos.

            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            -Como limpar os estofos/forro do tejadilho?
            Na maneira mais barata, com àgua e sabão num pano húmido.
            Na menos barata, tens produtos de detalhe específicos para isso.
            Originalmente Colocado por Blackclioshadow Ver Post
            - Como meter um rádio que utiliza fichas "ISO" num carro em que só lá tem os fios?? como sei quais os fios a ligar???
            Com um multímetro, identificas o positivo (+12v), o positivo comutado pela direcção (+12v)e o negativo. Depois tens esquemas na net de como ligar na ficha iso.
            As colunas consegues detectar com uma pilha, e novamente, tens os esquemas na net.
            Originalmente Colocado por jc_ramalho Ver Post
            Dizem que WD-40 é bom para tirar cola dos autocolantes. Já experimentei álcool, mas para funcionar tem q ser 96%.
            Confirmo.

            Comentário


              #7
              Ah e já agora para mais informações sobre processo e produtos de limpeza e detalhe, podes sempre ir ao fórum detalhe

              Comentário


                #8
                Boas, grande sorte que tives-te,

                Eu tambem tive no mes passado, adquiri um clio 1.2 93 energy por 250€ com varias peças novas ( radiador, kit tubos, 2pneus, discos, pastilhas, braços direcçao, kit correia dist, 2 valvulas e injectores tudo novo ) so gastei mais 200€ no kit de juntas mais mao d obra e tenho carro para vida..

                e acredita que quando dizem que é carro para durar nao metem, este esta com 209m km e tem um trabalhar excelente...



                Agora as tuas questoes, fiz isto ao meu logo depois de o adquirir:

                1- Muda antes de andares com o carro o liquido refrigerante, claro que antes limpa o sistema passando com agua destilada e depois com produto de fugas ( protege tubos e previne fugas do radiador), os antigos Renault's sao frageis neste aspecto;

                2- Troca oleo filtro do mesmo, aconcelho tipo 10w40, pois assim o carro nao aquece muito devido a viscosidade e ajuda nos consumos para alem de mudares o oleo mais tarde;

                3- Troca de filtro de ar e gasolina, sao peças baratas e podes fazer tu mesmo, se tiveres duvidas apita;

                4- Limpa o carburador com spray de limpeza dos mesmos, é facil, quando mudares o filtro aproveita para fazer isto. Quando estiveres a mudar o filtro fica a mostra o corpo do carburador, com o carro ligado e quente preferencialmente com uma mao puxas o cabo do acelerador e com outra " despejas " o spray no carburador, bem podes gastar a lata para ficar impec, é normal de depois ele se engasgar um pouco, das uma volta ao quarteirao a dar um pouco de rotaçao para tirar a porcaria que foi para o motor, depois de limpares o carborador, assim fica limpinho;

                5- Enches meio tanque de gasolina premium bp, ou geforce, metes stp para limpar injectores ( preto ),ou stp que limpa tudo desde injectores pistao etc.. ( branco ), nao sao caros, das uma volta grande, isto é, fazes tipo 50km sempre em rotaçao alta constante, por exemplo na autoestrada em 4º ( nao é preciso ir ao redline, vais tipo a 120km\h, ja basta ), e de vez em quando nos arranques, leva-o um pouco antes do redline para limpar o sistema com a gasosa e stp.

                6- Vê o estado das velas, mas pelo preço + - 12€ metes umas novas da ngk, pois os nossos clio convem mudar de 10m km em 10m km;

                Isto foi o que fiz ao meu, ficou muito mais solto, a consumir muito menos e nota-se um motor a trabalhar constante.


                Conselho a fazer um teste a junta da cabeça ( foi o que fiz ao meu, inicio pediam-me 600€, fiz o teste e vendeo-me por 250€ );

                É facil, metes o carro a trabalhar com ele frio abres a tampa do deposito de agua, espera ate aquecer pelo menos ate ao 2ºtraço ou disparar a ventoinha, vais olhando para dentro do deposito das umas acelaraçoes e com essas acelaraçoes se começar a borbulhar dentro do deposito infelizmente tens a junta queimada, ve a cor do oleo, se tiver cor leite cafe estas com a junta queimada, caso ponhas agua e esta desaparece misteriosamente e nao ves deferença no oleo ( cor ao subida de nivel ) a agua esta a sair pelo escape, mais uma vez junta queimada.

                Aproveita verifica se a ventoinha do radiador esta a trabalhar bem, preferencialmente depois de limpares o sistema de refrigeraçao, ela começa a disparar um pouco antes do 2ºtraço, convem ter cuidado pois mais uma vez digo que estes Renault's sao fracos no sistema refrigerante;

                Bom espero ter ajudado, e boa sorte com o clio, pois é um canhao de guerra.

                cumprimentos
                Editado pela última vez por 21T; 02 January 2009, 15:13.

                Comentário


                  #9
                  Boas Pessoal!!

                  Como prometido venho aqui fazer a actualização ao pequeno grande Clio que entrou na minha vida, mas infelizmente ainda sem fotos, pois aqui no trabalho a net é controlada e bloqueiam vários sites, entre vários, os de Upload de fotos, mas prometo que assim que conseguir eu ponho as fotos.

                  Este Sábado à tarde fui buscá-lo, não tinha bateria como era de prever e como não tenho cabos, dei uso a uma pequena descida que estava ao pé. Pegou logo à primeira tentativa e trouxe-o para casa ao fim de um bocado a carregar, mas antes foi fazer talvez a sua primeira sessão fotográfica da sua já longa vida.
                  A caminho de casa, parei na primeira bomba para lhe meter “ar” nos pneus ( que estavam todos muito em baixo) e tentar limpar um pouco o vidro pois o pó era mais que muito. Terminados os primeiros socorros, e após uma viagem muito suave, para meu espanto, chego ao local onde pela primeira vez tento levantar um pouco o véu do trabalho que se adivinha.


                  No primeiro dia, não fiz nada, pois já se estava a pôr de noite, mas no domingo de manhã foi altura de ir ao ataque e ver mais a pormenor o estado da máquina.
                  Pois bem, digo-vos que foi um misto de alegria e tristeza, pois existem coisas que estão bastante boas, mas infelizmente outras não. O motor parece um relógio, apesar de precisar de várias peças (óleo, filtros, velas, etc.), revelou-se uma bela surpresa. O carburador está bastante limpo, mais do que esperava, o óleo está com cor e viscosidade aparentemente normal, o liquido de refrigeração é que está um pouco escuro, mas ainda se nota o “verde” e como me aconselharam, será mudado e limpo todo o circuito, o filtro de ar já rendeu a alma ao criador assim como o da gasolina, as velas não as tirei porque não encontrei a chave, mas com certeza que irão ser mudadas, assim como os cabos de velas e a placa distribuidora (não se perde nada em fazê-lo, apenas €€), existem alguns tubos bastante estalados e com “ar” de quebradiços, que precisam de substituição urgente. No interior o caso muda de figura e peças que supostamente deveriam durar uma vida, estão em avançado estado de degradação, muito por culpa da sua má conservação. Os plásticos estão gastos e estão porosos em vários sítios, o tablier tem algumas partes partidas (encaixes) mas para minha surpresa já não tinha autocolantes, apenas as suas marcas, o forro do tejadilho está encardido, mas acho que até nem está tão mau como aparentou à primeira vista, o acrílico dos manómetros está rachado em dois sítios na base, os bancos estão deformados e todos rasgados e serão uma peça a substituir se o preço não for avultado, os vidros, apesar de estarem sujos, não aparentam sinais de grandes picadas, apenas têm um autocolante no vidro traseiro em cima da resistência do desembaciador, que me vai dar uma dor de cabeça ….Tem pneu sobresselente, macaco e chave de rodas, tem a alcatifa do fundo da mala bastante suja, mas não é grave e por baixo da alcatifa, apesar da sujidade e terra, não vim indícios de ferrugem, mas a sujidade pode esconder coisas más…A chapeleira tinhas pionéses de várias cores espetados e uma marca a meio em forma de circulo com um buraco ao meio, para além de estar bastante suja….
                  Para já, foi o que me pareceu num olhar um pouco mais atento, mas mais coisas vão aparecer, conforme vou desmontando e dissecando…

                  Mas achei os manuais originais do carro debaixo do banco do condutor ainda na bolsa original e num estado de conservação espectacular dado a idade do carro, foi uma agradável surpresa, um verdadeiro brinde que não estava à espera de encontrar.

                  Estou a desmontar as coisas aos poucos e com cuidado para não estragar, pois existem plásticos muito ressequidos e frágeis e muitas vezes tenho que descobrir como tirar certas partes, mas até agora está a correr bem esta fase.



                  Por fim peço-vos que me ajudem naquilo que souberem e ideias que tenham, para já deixo umas perguntas:

                  - Por quanto dinheiro é que conseguirei arranjar numa sucata os bancos de um clio estampado? Será que vale a pena ou resolvo a situação com umas capas?

                  - Depois de verem os plásticos, aconselham-me a pintar? Ou será melhor arranjar os interiores de outro em melhores condições?

                  - Como é que tiro a alcatifa do chão do carro para limpar? Tenho que tirar os bancos da frente? Está colada ao chão do carro?

                  - Se lavar o carro e gastar uma lata de “polish” depois, ele ganha um pouco de brilho e ajuda a proteger?

                  - Onde é que posso encontrar umas jantes de “época” muito em conta, para o por mais bonito?

                  - Onde consigo comprar um rádio barato, do inicio dos anos 90?

                  - O que me aconselham mais a fazer no carro para o melhorar em todos os aspectos?

                  Peço desculpa por tantas perguntas, mas como disse no post inicial. Não percebo nada disto mas quero aprender e não quero deixar este belo carrinho morrer.
                  Espero que gostem, porque eu estou a adorar esta experiência, só tenho pena de não ter uma garagem para poder fazer as coisas muito mais à vontade, mas…não se pode ter tudo!!

                  Um Abraço a Todos


                  P.S.: Esqueci-me de dizer, se alguém se quiser disponibilizar para meter as fotos aqui, digam algo pois eu tenho-as comigo, só não as consiguo alojar na net. São 48 Fotos e 1 video com o trabalhar do motor/ carburador.
                  Editado pela última vez por Blackclioshadow; 05 January 2009, 09:39. Razão: acrescento de uma lembrança.

                  Comentário


                    #10
                    CONSEGUI:::

                    Frente:



                    Traseira direita em prespectiva:



                    Já em casa...


                    frente, pormenor:


                    Traseira:





                    Um brinde:







                    Carburador:




                    Motor, vista geral:




                    http://videos.sapo.pt/yNh90mHScH4a4DwkBVPZ

                    Depois ponho mais, mas já chega para lavar a vista.

                    Comentem
                    Editado pela última vez por Blackclioshadow; 05 January 2009, 11:03.

                    Comentário


                      #11
                      Conheço um como esse de 4v, mas de 5 portas e um pouco mais velho. Grande máquina

                      Comentário


                        #12
                        Agora é fazer um restaurozito nesse motor! hehe

                        Comentário


                          #13
                          Já agora, pelo video parece-me que as válvulas estão a bater em demasia.
                          Se tiveres algum dinheirito, manda afinar as válvulas. Vai ficar mais sereno.

                          Comentário


                            #14
                            Parabéns! O carro esta com bastante bom aspecto!

                            Comentário


                              #15
                              Boas,

                              Venho meter mais umas fotos, agora do interior que é o que está pior.

                              desde já obrigado pelas respostas.:


                              Algumas peças já limpas :



                              Bancos da frente:



                              Estado da porta do Pendura:



                              Estado da porta do Condutor:


                              Teste de limpeza, na porta do condutor:




                              Pormenor da zona do cinzeiro:


                              Vista geral do tablier:


                              Tablier em fase de desmontagem:



                              Será que uma limpeza chega para "recuperar" estes plásticos? ou mais vale uma preparação com primário para tapar os poros e dar uma pintura, para que fique com um aspecto mais homogéneo e para que fique sem riscos??

                              Um abraço e comentem!!!!

                              Comentário


                                #16
                                Parabéns pelo chaço e força aí no restauro. Podes começar por retirar essa manete das velocidades super azeiteira. LOL

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Don Juan Ver Post
                                  Parabéns pelo chaço e força aí no restauro. Podes começar por retirar essa manete das velocidades super azeiteira. LOL
                                  Pois...ainda por cima está solta, como a marcha-atrás é de anel, cada vez que a engato, fico literalmene com a manete na mão....enfim!
                                  É só rir com certos pormenores
                                  Por isso é que estou tão empolgado em salvar este exemplar..dar-lhe um pouco de dignidade, lol

                                  Ontem, fui saber o preço de algumas peças que fazem falta e o orçamento ficou em 180€ (mudança de óleo e filtro, kit cabos de velas, vaso de expansão, distribuidor, velas, liq. refrigeração, ópticas Frente (par), discos e pastilhas e mais qualquer coisa que agora não me lembro), Acho que não está muito caro, tendo em conta que é material novo.


                                  Um abraço

                                  Comentário

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