Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque se taxa o CO2 e não os outros poluentes?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque se taxa o CO2 e não os outros poluentes?

    Boas,

    Depois de ler alguma coisita sobre esta questão, sinto-me mais intrigado sobre o porquê de se taxar o CO2 e não a produção de qualquer outro gas poluente e mais perigoso que os carros produzem.

    Quanto melhor (mais eficiente/afinado) estiver o motor, mais CO2 produz. I.e., tendo dois motores iguais, o que melhor trabalhar e menos compostos poluentes libertar, mais CO2 liberta.
    Aliás, o próprio catalisador faz com que um carro produza mais CO2, do que se o carro vir o seu catalisador removido.

    Não faria mais sentido taxar os indices de NO, CO ou HC's, que são componentes muito mais perigosos, e que dão indicação de problemas/ineficiências do próprio motor?

    Para vossa reflexão.

    #2
    Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
    Boas,

    Depois de ler alguma coisita sobre esta questão, sinto-me mais intrigado sobre o porquê de se taxar o CO2 e não a produção de qualquer outro gas poluente e mais perigoso que os carros produzem.

    Quanto melhor (mais eficiente/afinado) estiver o motor, mais CO2 produz. I.e., tendo dois motores iguais, o que melhor trabalhar e menos compostos poluentes libertar, mais CO2 liberta.
    Aliás, o próprio catalisador faz com que um carro produza mais CO2, do que se o carro vir o seu catalisador removido.

    Não faria mais sentido taxar os indices de NO, CO ou HC's, que são componentes muito mais perigosos, e que dão indicação de problemas/ineficiências do próprio motor?

    Para vossa reflexão.

    Desde há muito tempo que o CO2 é o gás que nos vai matar a todos,daí ser o que mete mais medo e o que segundo a maior parte das pessoas deve ser o mais reduzido possível.Os outros não são falados,por isso não fazem mal

    Comentário


      #3
      Provavelmente porque o protocolo que quioto prevê cotas de CO2, sendo a sua redução benefica para as contas do estado.

      Comentário


        #4
        na minha opinião, é o CO2 o composto que é taxado por ser este o que existe em maior quantidade no planeta!!

        Embora os outros gases de efeito de estufa sejam mais prejudiciais, as suas concentrações são mais reduzidas que o CO2 (em ppm).

        De qualquer modo, ao se combater o CO2, também se combate indirectamente os outros GEE's, através da melhoria da eficiência energética da queima dos gases, o que reduz a sua concentração.

        Assim, se o mais comum é o CO2, e por ser aquele que é mais facilmente apreendido por todos nós (ou seja, todos nós sabemos que a fotossíntese é efectuada a partir do carbono, portanto, é apenas e só do carbono que a população em geral tem conhecimento..), daí que se taxe apenas o CO2

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por gemini Ver Post
          na minha opinião, é o CO2 o composto que é taxado por ser este o que existe em maior quantidade no planeta!!

          Embora os outros gases de efeito de estufa sejam mais prejudiciais, as suas concentrações são mais reduzidas que o CO2 (em ppm).

          De qualquer modo, ao se combater o CO2, também se combate indirectamente os outros GEE's, através da melhoria da eficiência energética da queima dos gases, o que reduz a sua concentração.

          Assim, se o mais comum é o CO2, e por ser aquele que é mais facilmente apreendido por todos nós (ou seja, todos nós sabemos que a fotossíntese é efectuada a partir do carbono, portanto, é apenas e só do carbono que a população em geral tem conhecimento..), daí que se taxe apenas o CO2
          A questão é que a "eficiência energética da queima dos gases" resulta em mais libertação de CO2, e menos dos outros poluentes, isto para motores iguais...

          Comentário


            #6
            As restantes emissões não são taxadas mas os veiculos vendidos na europa são obrigados a cumprir com os standards que incluem valores máximos para as mesmas - Euro IV, Euro V, etc.

            Comentário


              #7
              Questão que me interroguei milhares de vezes e até ja tive paciencia para comparar gpl, gasolina e diesel.

              Não se bem o porque de ser taxado segundo CO2. Mas penso ser:

              Protocolo de Quioto, preve cotas de CO2.
              Reduzindo CO2 reduzem-se os outros. pois reacção de combustao C +02=CO2
              Menos combustão tambem menos consumos menos outros gases.

              Acho que é por aqui, e só tenho pena que as marcas nao estejam todas com rendimentos mais altos.

              Dou tambem aqui os meus parabens há fiat pelo esforço em termos de programas ambentais, nomeadamente eco:drive, que para voces é uma paneleirice...mas o futuro está no ambiente e é nos pequenos passos que se vêm as grandes empresas.

              Cumps

              Comentário


                #8
                EH PAH.... PAREM LA DE DAR IDEIAS!!

                parece que nao temos ja impostos que cheguem!! ... inda querem mais?

                se "eles" vem este topico... tamos tramados!!

                hehehe

                ON TOPIC: realmente e uma questao bem interessante, pois os carros nao produzem so CO2...

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  A gasolina, própriamente dita, supostamente, só deveria libertar CO2 e água, mas como a gasolina que compramos não é só um hidrocarboneto, liberta outros compostos, que dependem muito do composto de que é feito a gasolina e dos químicos presentes no ar...

                  Logo, para avaliar o motor, só o CO2 é relevante.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                    Desde há muito tempo que o CO2 é o gás que nos vai matar a todos,daí ser o que mete mais medo e o que segundo a maior parte das pessoas deve ser o mais reduzido possível.Os outros não são falados,por isso não fazem mal
                    Esta resposta assino por baixo

                    Qto a isso do CO2,acho que é pela mesma razão que fazem controlos de velocidade nas Auto-estradas em vez de 'controlarem' as manobras perigosas nas nacionais...é mais fácil de medir.

                    E estes ultimos tambem não são falados, enquanto que todos os natais vemos reportagens das brigadas GNR com as camaras/radar a apanhar pessoal nos 200 e 'ães' .

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tobs Ver Post
                      Qto a isso do CO2,acho que é pela mesma razão que fazem controlos de velocidade nas Auto-estradas em vez de 'controlarem' as manobras perigosas nas nacionais...é mais fácil de medir.

                      E estes ultimos tambem não são falados, enquanto que todos os natais vemos reportagens das brigadas GNR com as camaras/radar a apanhar pessoal nos 200 e 'ães' .
                      Ora aqui é que está a questão....

                      O sistema europeu de homologações que está instituído não está preparado para medir mais nada... e custa muitos milhares de €€€ mudar ou aperfeiçoar para incluir coisas como o NoX ou os HC's... Não quer dizer que não se faça, pois já a norma E5 prevê uma redução significativa destes valores enquanto deixou intactos os limites de CO2. Será a próxima grande batalha, e penso que terá que passar pela criação de um índíce de poluição, onde cada carro terá uma classificação tipo EuroNCAP e será taxado de acordo com essa classificação que incluirá obviamente todos os gases poluentes significativos. Mas não será para já... mais uns 5 aninhos pelo menos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                        Desde há muito tempo que o CO2 é o gás que nos vai matar a todos,daí ser o que mete mais medo e o que segundo a maior parte das pessoas deve ser o mais reduzido possível.Os outros não são falados,por isso não fazem mal
                        CO2 não é tóxico.

                        /NERD MODE OFF

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                          A gasolina, própriamente dita, supostamente, só deveria libertar CO2 e água, mas como a gasolina que compramos não é só um hidrocarboneto, liberta outros compostos, que dependem muito do composto de que é feito a gasolina e dos químicos presentes no ar...

                          Logo, para avaliar o motor, só o CO2 é relevante.
                          Percebo mas aqui surge uma dúvida.

                          Um motor vai produzir mais CO2 quanto mais eficaz for a queima (para a mesma mistura ar/combustivel - MAC).

                          Um motor menos eficiente, mais poluente vai produzir menos CO2 que um mais eficiente, mas mais O3, HC e CO por medida de MAC.

                          Logo esta legislação está a penalizar os motores que produzem menos poluentes tóxicos

                          E a facilidade de medição não é desculpa! Nas IPO B, a medição do CO2 faz-se de um modo que podia ser aplicado a qualquer um dos outros gases...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                            CO2 não é tóxico.

                            /NERD MODE OFF
                            Ninguem falou em tóxico...

                            Os talibãs tambem não são tóxicos e estão fartos de matar gente
                            e o Bush? (tudo bem, esse é um bocadinho tóxico, mas mata que se farta)

                            (se estivermos fechados numa câmara, só com CO2 o que acontece?)

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                              CO2 não é tóxico.

                              /NERD MODE OFF
                              Eu não falei em tóxico.Apenas me referi à "perseguição" desmesurada efectuada ao CO2.Vai matar-nos porque é o que toda a gente diz

                              Comentário


                                #16
                                O meu 307 1.6 HDI 110 existe com FAP e sem FAP. Com FAP reduz bastante a emissão de particulas potencialmente cancerigenas para a atmosfera. Contudo com FAP emite mais CO2. O que é mais importante a redução de não sei quanta vezes menos de particulas ou a subida de apenas 3g/km de CO2?

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa questão.. ainda não tinha reparado na questão dos carros com FAP. É caso único ou são todos assim?

                                  á com o catalisador é a mesma coisa. Um carro sem um catalizador produz menos CO2 do que com um. A reacção quimica que se passa no catalizador, liberta CO2 para não libertar outros compostos mais perigosos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Pelos 'posts' anteriores, sobre os catalizadores e os FAP, o aumento do ISV baseado no CO2 ainda me revolta mais.

                                    Se as marcas tentam (forçadas ou não) q não se libertem outros gases e partículas mais nocívos, aumentando a libertação de CO2. Vem o nosso governo e taxa-os mais ainda.

                                    O ideal (para o governo,não para a natureza) será não ter FAP nem catalizador, nem...

                                    Tem alguma lógica aumentar o preço dos automoveis com FAP em 500eur (corte do benefício) e os não-FAP em 250eur?

                                    Poluis menos? então pagas mais!

                                    e os não sei qtos milhões para a industria automovel...só se fôr para exportação, porque os tugas não têm €€ para pagar carros destes.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                      Um motor vai produzir mais CO2 quanto mais eficaz for a queima (para a mesma mistura ar/combustivel - MAC).

                                      Um motor menos eficiente, mais poluente vai produzir menos CO2 que um mais eficiente, mas mais O3, HC e CO por medida de MAC.
                                      Parece-me que essa perspectiva (partir de uma quantidade fixa de combustível) não é a mais correcta para analisar a questão.

                                      Quanto mais eficiente for um motor, menos combustível vai necessitar para produzir o mesmo trabalho útil, logo menos CO2 vai libertar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post

                                        Quanto mais eficiente for um motor, menos combustível vai necessitar para produzir o mesmo trabalho útil, logo menos CO2 vai libertar.
                                        A questão é que a libertação de CO2 não ligada unicamente à eficiencia do motor.

                                        Se um motor estiver a trabalhar fora da relação ideal ar/combustivel (stoichiometric - 14,7:1), produz menos CO2, do que se estiver a trabalhar nela, ou seja:

                                        - Se o motor estiver a trabalhar com uma mistura mais rica em combustivel (e a gastar mais combustivel) produz menos CO2 do que se estiver na relação ideal.

                                        O motor do Type-R é dos motores mais eficientes alguma vez feito, e tem emissões declaradas de 215 g/km, superiores a muitos outros 2.0 a gasolina.
                                        Editado pela última vez por jcpr; 04 January 2009, 18:15.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                          A questão é que a libertação de CO2 não ligada unicamente à eficiencia do motor.
                                          A mim parece-me que está. O CO2 resulta directamente da queima do combustível: quanto mais combustível for gasto, mais CO2 é libertado.

                                          Se o motor do Type-R tem emissões elevadas de CO2 é porque gasta muito combustível.

                                          Nenhum motor pode gastar muito combustível e ter emissões de CO2 baixas, e vice versa. São factores directamente relacionados.

                                          Assim, quando se taxa o CO2, na prática está a taxar-se o consumo de combustível.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                            A mim parece-me que está. O CO2 resulta directamente da queima do combustível: quanto mais combustível for gasto, mais CO2 é libertado.

                                            Se o motor do Type-R tem emissões elevadas de CO2 é porque gasta muito combustível.

                                            Nenhum motor pode gastar muito combustível e ter emissões de CO2 baixas, e vice versa. São factores directamente relacionados.

                                            Assim, quando se taxa o CO2, na prática está a taxar-se o consumo de combustível.
                                            E é isso mesmo.

                                            O CTR emite 215g/km porque tem 9.1l/100 de média ponderada homologada. Se dividirmos 215 por 9.1, dá 23.62g/km por litro.

                                            Um Scirocco 2.0 emite 179 porque tem 7.6 de média homologada. Mais uma vez, 179 / 7.6 = 23.55g/km por litro.

                                            Um BMW 320i emite 146g/km porque tem 6.1 de média homologada. 146/6.1 = 23.93 g/km por litro.

                                            Tudo valores a rondar as 24g/km que é exactamente o valor usado no caso de se importar um carro de injecção que não tenha na sua ficha ainda o valor de emissões de CO2.

                                            No caso dos diesel o valor adoptado foi de 27g/km por litro. O HDI FAP emite mais 3g/km porque tem mais 0.1l/100 de média homologada.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Taxa-se CO2 porque é uma questão de prioridade! É o gás mais libertado para a atmosfera e consequentemente o mais implicado no aquecimento global! Não é que a malta se esteja a borrifar para os restantes poluentes, mas, "atacando" o CO2, tanto se ataca o aquecimento global como se força ao desenvolvimento de alternativas!

                                              No entanto, já se sabe que estas medidas e impostos têm uma grande dose de conveniencia monetária. O maior interesse ou foco não é a salvação do planeta, mas sim arrecadar mais uns trocos, tanto que, quando se passar a usar veiculos com zero emissoes poluentes (maioritariamente), eles inventarão algo para ser taxado também...é uma questão de tempo e oportunidade!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
                                                Desde há muito tempo que o CO2 é o gás que nos vai matar a todos,daí ser o que mete mais medo e o que segundo a maior parte das pessoas deve ser o mais reduzido possível.Os outros não são falados,por isso não fazem mal
                                                Pois. Há coisas bem piores a sair dos escapes, especialmente quando os motores n estão afinados, ou são anteriores a 1993.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X