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Exames de condução pouco rigorosos...

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    [Estradas] Exames de condução pouco rigorosos...

    Auditoria de peritos mundiais alerta para falta de exigência dos testes e aponta sinais de corrupção no sector.

    «Uma combinação de alunos mal preparados e de exames pouco exigentes tem consequências claramente negativas na segurança rodoviária». A conclusão é de um grupo de peritos da Comissão Internacional dos Exames de Condução Automóvel (CIECA) – que efectuou, em Março passado, uma auditoria a centros de exames públicos e privados e a uma escola de condução, tendo acompanhado 21 candidatos durante a realização das provas práticas, a maioria da categoria B (veículos ligeiros).

    73% dos alunos passam

    No relatório, a que o SOL teve acesso, esta entidade refere que «as expectativas quanto à prestação dos candidatos são baixas» e que estes revelaram «pouca consciência» durante a condução.

    Um facilitismo que se traduz, segundo a CIECA, na elevada taxa de aprovação: dos 156.120 alunos avaliados em 2007, 73% viram concedida a carta por examinadores em centros públicos (do Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres – IMTT) e privados (entre outros, do Automóvel Club de Portugal – ACP – e da Associação Nacional de Industriais do Ensino da Condução Automóvel) – ANIECA).

    Cenário muito diferente é o de outros países europeus, como Espanha, França, Inglaterra e Luxemburgo – onde taxas de reprovação mais altas reflectem critérios mais apertados. Em Inglaterra, por exemplo, apenas 44% dos alunos conseguiram cumprir os objectivos no ano passado.

    A negligência quanto ao uso dos espelhos durante os trajectos foi um dos pontos censurados pelos técnicos da CIECA durante os dois dias da visita: «O não-uso dos espelhos revela que este critério não é suficientemente treinado nas aulas nem devidadmente avaliado pelos examinadores».

    Da mesma forma, os especialistas aperceberam-se de uma «relação demasiado próxima» entre instrutores e examinadores, com prejuízo para os candidatos: «Frequentemente o examinador desvia a atenção dos alunos por conversar com o instrutor». Pelo meio, anotaram a reduzida variedade de percursos e, no fim das provas, outra falha: «Qualquer feedback tende a ser dirigido ao instrutor e não ao candidato».

    Os resultados da auditoria não surpreendem Eduardo Vieira Dias, presidente da ANIECA: «Impera o facilitismo, são sempre os mesmos caminhos, as mesmas manobras. Em Espanha, o exame é bem mais complexo, desde logo pelas 65 aulas mínimas». Embora admita esta realidade, Carlos Barbosa não deixa de defender a reputação do ‘seu’ ACP. «As nossas escolas sempre se pautaram pelo rigor e exigência. O elevado índice de aprovações [75% este ano] esclarece a qualidade do ensino».

    Mais difícil de explicar é outra constatação dos especialistas da CIECA. «Organizações como o ACP detêm escolas de condução e controlam ao mesmo tempo centros de exame» – situação considerada «inaceitável na Europa, porque esta combinação de funções aumenta o risco de corrupção e falta de subjectividade na avaliação dos candidatos». Carlos Barbosa garante apenas que «a maioria dos alunos não escolha os centros do ACP».

    Numa última observação, a Comissão reprova a concorrência entre sectores público e privado: «O baixo salário dos examinadores do público [metade dos colegas] pode encorajar a insatisfação e a corrupção». Chamado à responsabilidade, o IMTT foi incumbido de resolver a situação, que é única na União Europeia. «O sector público deverá passar a fiscalizar mais os centros de exame, reduzindo a sua actuação como sector de avaliação», disse ao SOL fonte oficial do organismo.


    Fiscalização gera 158 autos

    Questionado sobre o número de centros fiscalizados e a natureza das irregularidades 316 inspecções (44 a centros de exame) e levantados 57 autos de contra-ordenação. Este ano, o controlo apertou: as 458 acções (136 a centros de exame) resultaram em 158 autos.

    Há, porém, investigações que seguem o Ministério Público. Este ano, apurou o SOL, já deram entrada no DIAP de Lisboa três processos (dois ´pendentes e um remetido ao Tribunal do Barreiro) na sequência de queixas contra instrutores, escolas de condução e outras entidades do sector. Ao SOL, fonte oficial da Polícia Judiciária informou que esta tem em mãos várias investigações por alegada corrupção, envolvendo escolas de condução e centros de exame, algumas das quais remontam a 2006 e 2007.



    Fonte: Sol (2008-11-15)
    in http://www.segurancarodoviaria.pt/noticias/show/9

    #2
    E novidades? Tirei eu a minha carta há mais de 10 anos e já o sistema funcionava assim, só agora é que acordaram para a realidade?

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      #3
      Gosto da dualidade de critérios!
      Se no acp 75 %, quer dizer que o ensino ali é bom, 73 % fora do acp quer dizer que se facilita muito.

      Brutal

      Comentário


        #4
        Eu tirei a carta há ano e meio e achei o exame extremamente fácil...

        Andei uma grande parte do percurso em ruas e em ae praticamente desertas, estacionei num sitio que só tinha um carro à frente, nenhum atrás, fiz contorno do passeio e inversão de marcha nessas ruas desertas, bastante largas por sinal...

        Eu nas aulas fui bem preparado, mas quem não fosse conseguia passar na mesma. E isso reflecte-se nas estradas portuguesas.

        Comentário


          #5
          qdo tirei a minha em 89/90 já era básico demais...
          tanto o teórico como o práctico.
          sem nenhum rigor a avaliação

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            #6
            Eu tirei a carta este ano e posso dizer que foram 25 mins de conducao muito basica (pelo menos para mim). O exame teorico é que foi vergonhoso. Só para terem uma noção a 1ª pergunta foi:

            Será necessária a utilização de dinheiro neste equipamento?




            Eu ainda hesitei na resposta com medo de errar...
            Editado pela última vez por Pedro230; 07 January 2009, 19:14.

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              #7
              Tirei a carta à 1 ano e 2 meses e digo-vos que o examinador foi 25 dos 30 minutos de exame a falar com o meu instrutor. E o que fiz foi extremamente básico.

              Estava bastante nervosa e até tive 2 aulas de condução antes do exame, apesar de achar que estava à vontade. No fim, foi o que foi, bastante fácil.

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                #8
                Originalmente Colocado por Anab Ver Post
                Tirei a carta à 1 ano e 2 meses e digo-vos que o examinador foi 25 dos 30 minutos de exame a falar com o meu instrutor. E o que fiz foi extremamente básico.

                Estava bastante nervosa e até tive 2 aulas de condução antes do exame, apesar de achar que estava à vontade. No fim, foi o que foi, bastante fácil.

                Ja a minha instutora tb foi sempre a dar cordel ao examinador para ver se o bacano nao topava os erros da malta

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                  #9
                  Que tanga!
                  Os únicos que cumprem o código são so que andam a aprender e os que estão a fazer exame e ainda têm a lata de falar em exames pouco rigorosos...
                  O problema vem depois - a carta é, na grande maioria dos casos, apenas um salvo conduto para fazer asneira na estrada!
                  Quem é que guia conforme passou no exame?
                  Ninguém, ou quase ninguém!
                  Contudo é assim que tem que o fazer!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Indigo Ver Post
                    Gosto da dualidade de critérios!
                    Se no acp 75 %, quer dizer que o ensino ali é bom, 73 % fora do acp quer dizer que se facilita muito.

                    Brutal
                    Exactamente o que eu reparei!

                    Comentário


                      #11
                      Exames pouco rigorosos? Onde foram buscar essa ideia?

                      O meu exame durou 10 minutos. Sim, 8 minutos a andar e 2 a fazer manobras. Pelo meio estive 20 minutos à espera que o examinador e o instrutor tomassem o cafe da manha.

                      Isto passou-se à pouco mais de um mes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DinhaBoy Ver Post
                        Exames pouco rigorosos? Onde foram buscar essa ideia?

                        O meu exame durou 10 minutos. Sim, 8 minutos a andar e 2 a fazer manobras. Pelo meio estive 20 minutos à espera que o examinador e o instrutor tomassem o cafe da manha.

                        Isto passou-se à pouco mais de um mes.
                        O problema não são nem nunca foram os exames!
                        O problema é aquilo que os condutores acham que podem fazer depois de terem carta!

                        Comentário


                          #13
                          Pois comigo foi igual, fiz não sei quantos testes bastante difíceis e com perguntas ambíguas, até que cheguei ao exame e...era facílimo.

                          Assim de repente lembro-me de uma pergunta que mostrava uma imagem de uma faixa de "entrada" na AE e perguntava se a faixa era de aceleração ou desaceleração..

                          Por acaso concordo com o Teodoro disse, no entanto noto que o pessoal (como em todo o lado há gente para tudo) tem mais cuidado depois de tirar a carta ao dizer: "A minha carta é provisória durante 3 anos, não posso me posso esticar".

                          Já é alguma coisa de positivo..

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Teodoro Ver Post
                            O problema não são nem nunca foram os exames!
                            O problema é aquilo que os condutores acham que podem fazer depois de terem carta!
                            Que exagero pá!
                            É mais que óbvio que o problema é antes e depois do exame. O depois fica para outro tópico.
                            Os exames são vergonhosamente fáceis, trajectos que todos os instructores sabem de olhos fechados.

                            Que escola no dia do exame não leva os alunos para irem dar uma voltinha à zona do local do exame? Conheços N casos desses.
                            E quantas vezes, quando o instructor e examinador se encontram, a reacção não é:

                            (instructor) Epá tudo bem? Depois do exame vai um café?
                            (examinador) É só despachar estes e vamos a isso, isto é rápido.

                            Comentário


                              #15
                              pois.. eu fui dos paguei para ter carta de condução... (é uma vergonha)

                              tadeu

                              PS- 125 contos, em 1999, à escola da zona ahahhaha

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por jacksparrow Ver Post
                                (instructor) Epá tudo bem? Depois do exame vai um café?
                                (examinador) É só despachar estes e vamos a isso, isto é rápido.
                                quando essa situação não é a meio de um exame,já aconteceu a amigos meus,estarem a fazer o exame, instrutor e examinador vao tomar o cafezinho (quando é naqueles primeiros exames da manhâ e ao fim de almoço) e ao fim do café nem dizem para fazer o resto do exame,troca com o colega que vai a exame e pronto, assunto arrumado,passam os 2 e ficam todos felizes...o problema é quando vão para a estrada e são postos a prova,ainda tem que andar a aprender sozinhos se tiverem capacidade pra isso, senão são os chamados "azelhas".

                                cumps

                                Comentário

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