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Volkswagen e BMW à conquista do fragilizado mercado norte-americano

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    Volkswagen e BMW à conquista do fragilizado mercado norte-americano

    A Volkswagen e a BMW são dois dos construtores europeus de automóveis que pretendem aumentar a sua quota de mercado nos EUA e aproveitar a fragilidade actual dos três maiores grupos americanos, a General Motors, a Chrysler e a Ford.

    Segundo a edição europeia do “Wall Street Journal”, os dois grupos europeus prometem aumentar a sua presença na maior economia do Mundo, em competição directa com os rivais japoneses, principalmente a Toyota e a Honda. A Volkswagen está a investir na primeira fábrica da marca germânica nos EUA e, com esta presença directa no mercado, evitar os problemas cambiais decorrentes das oscilações do dólar e do euro.

    O jornal adianta ainda que enquanto muitos construtores pretendem reduzir este ano as despesas, a Volkswagen pretende reforçar a sua presença nos meios publicitários, principalmente através da sua marca de luxo, a Audi, ao prever o aumento do orçamento em 15 por cento, contra os 80 milhões de dólares (58,5 milhões de euros) aplicados no ano anterior.

    “Os EUA serão o motor de crescimento do futuro”, lembra Jim O’Donnell, responsável máximo da BMW para o mercado norte-americano, acrescentando ainda que é nos EUA “que o grupo pretende centrar os seus esforços”.

    Para a VW, a concorrência das marcas nipónicas nos EUA não é uma novidade para o grupo germânico. “Somos líderes na China, não é a Toyota”, diz Hans Dieter Pötsch, director financeiro da VW.

    In Público On-Line, 05 de Janeiro de 2009

    #2
    Dá-lhe!

    Carros Europeus > Resto

    Comentário


      #3
      Não ficarei surpreendido se "dominarem" o mercado americano dentro de poucos anos, aliás a BMW sempre teve uma fortíssima posição aí, assim como a Lexus e Mercedes



      A Audi está muito pouco implementada no mercado Americano
      Editado pela última vez por Echos; 05 January 2009, 15:18.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
        Dá-lhe!

        Carros Europeus > Resto
        De facto... esta ecuação só existe na cabeça da nossa eurolandia... Desde quando a volkswagen vai pretender alguma coisa? estando lá a tanto tempo com vendas diminutas, tendo dos piores índices de fiabilidade por aqueles lados... Santa Prepotencia...

        Comentário


          #5
          Acredito mais num ainda maior dominio dos japoneses, do que propriamente num emergir dos europeus.

          Os japoneses têm estruturas muito mais eficazes para colmatar os deslizes dos 3 grandes!

          Comentário


            #6
            A noticia não fala em dominar o mercado americano, fala em aumentar a penetração...

            A mim admira-me que Peugeot e Fiat, que sempre alimentaram o sonho de voltar ao mercado americano, vão desperdiçar esta oportunidade...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
              A noticia não fala em dominar o mercado americano, fala em aumentar a penetração...

              A mim admira-me que Peugeot e Fiat, que sempre alimentaram o sonho de voltar ao mercado americano, vão desperdiçar esta oportunidade...
              A Alfa Romeo tinha previsto o seu retorno aos EUA para este ano mas adiou para 2011, devido á crise.
              Pode ser que agora mudem de ideias e aproveitem a fragilidade dos construtores americanos para voltarem ao mercado americano.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                De facto... esta ecuação só existe na cabeça da nossa eurolandia...
                yo, nem sequer é uma "equação". É uma inequação. A relação é de desigualdade, não de igualdade

                /NERD MODE OFF

                Já agora, da última vez que estive nos EUA (nova iorque), cerca de 40% dos carros eram japoneses ou europeus. Havia muito bimmer por lá...

                Comentário


                  #9
                  Basicamente é uma oportunidade de ouro para os construtores europeus, ao lançarem modelos mais económicos e adaptados aos tempos que hoje se vive. A realidade do mercado provará que os grandes construtores americanos não tem produtos adequados às novas "exigências" e será ai que os outros iram vingar, até porque a própria mentalidade do americano começa a mudar.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Vibri Ver Post
                    Dá-lhe!

                    Carros Europeus > Resto
                    Temos automóveis muito bons, resta saber porque é que os americanos não fazem das nossas marcas líderes de vendas.
                    Parece-me que afinal nos falta algo.
                    Há que ver as coisas com olhos de ver.

                    A Volkwagen e a BMW já existem por lá há muito, daí que entenda esta notícia como sendo apenas um reforço das marcas por lá, através de operações de marketing e divulgação da marca no geral.

                    Não me parece que a BMW e a Volkwagen tenham alternativas dignas de registo para o mercado americano.
                    São bons automóveis, melhores dos que por lá fazem, mas os tempos são outros e a busca de alternativas é urgente.
                    A não ser que a VW conseguisse a implementação do TDi por lá( e a BMW ou outra qualquer), não estou a ver onde possam ser viáveis.

                    Os japoneses neste aspecto já estão por lá padronizados e os americanos habituados a eles e à sua forma de construir automóveis.
                    Editado pela última vez por MadDragon; 05 January 2009, 17:01.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                      Temos automóveis muito bons, resta saber porque é que os americanos não fazem das nossas marcas líderes de vendas.
                      Parece-me que afinal nos falta algo.
                      Há que ver as coisas com olhos de ver.

                      A Volkwagen e a BMW já existem por lá há muito, daí que entenda esta notícia como sendo apenas um reforço das marcas por lá, através de operações de marketing e divulgação da marca no geral.

                      Não me parece que a BMW e a Volkwagen tenham alternativas dignas de registo para o mercado americano.
                      O mercado americano é muito Sui Generis
                      Eles gostam muito dos carros grandes e dos Big engines

                      Só os mais jovens e as classes mais altas é que apreciam os carros europeus como a MB, BMW ou Land Rover.

                      Não esquecer que, comparadamente, os carros europeus são mais caros que os americanos.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                        O mercado americano é muito Sui Generis
                        Eles gostam muito dos carros grandes e dos Big engines

                        Só os mais jovens e as classes mais altas é que apreciam os carros europeus como a MB, BMW ou Land Rover.

                        Não esquecer que, comparadamente, os carros europeus são mais caros que os americanos.
                        Claro, portanto. uma pequena parte é que compra dos nossos automóveis.
                        É que a maioria gosta de coisas à maneira, que gaste muito, com um grande motor e que ande bem.
                        Depois existem os patriotas que por mais que saibam que os seus automóveis estão abaixo da média, continuam a gostar deles.
                        Não os censuro, até acho piada ao pensamento deles.
                        Depois há, e não é de agora, os que querem economia, alta fiabilidade e baixos consumos.
                        São os japoneses que respondem a estas premissas.

                        Agora ainda mais se pensa nisto, pelo que se não foi até hoje que os europeus venderam bem, não vai ser agora.
                        Poderá eventualmente subir um pouco a quota de mercado pois a oferta americana caiu, mas os japoneses deverão ser a escolha da maioria.

                        Pelo menos é o que eu acho que vai acontecer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                          Claro, portanto. uma pequena parte é que compra dos nossos automóveis.
                          É que a maioria gosta de coisas à maneira, que gaste muito, com um grande motor e que ande bem.
                          Depois existem os patriotas que por mais que saibam que os seus automóveis estão abaixo da média, continuam a gostar deles.
                          Não os censuro, até acho piada ao pensamento deles.
                          Depois há, e não é de agora, os que querem economia, alta fiabilidade e baixos consumos.
                          São os japoneses que respondem a estas premissas.

                          Agora ainda mais se pensa nisto, pelo que se não foi até hoje que os europeus venderam bem, não vai ser agora.
                          Poderá eventualmente subir um pouco a quota de mercado pois a oferta americana caiu, mas os japoneses deverão ser a escolha da maioria.

                          Pelo menos é o que eu acho que vai acontecer.
                          Sim é isso mesmo.

                          Quem vai ganhar com toda esta crise vão ser os japoneses, ainda por mais que grande parte deles tem fabricas nos EUA.

                          Como alguem dizia á pouco tempo, os verdadeiros carros "Made in USA" são os japoneses pois grande parte dos componentes usados nos carros americanos assim como a sua montagem, são feitos no Mexico, enquanto os japoneses tem as suas fabricas localizadas nos EUA.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                            Sim é isso mesmo.

                            Quem vai ganhar com toda esta crise vão ser os japoneses, ainda por mais que grande parte deles tem fabricas nos EUA.

                            Como alguem dizia á pouco tempo, os verdadeiros carros "Made in USA" são os japoneses pois grande parte dos componentes usados nos carros americanos assim como a sua montagem, são feitos no Mexico, enquanto os japoneses tem as suas fabricas localizadas nos EUA.
                            E com actual cenário da moeda nacional nipónica e sua influência na politica de exportações, cada vez mais é um activo maior a localização da fábricas, os europeus estão no trilho correcto, nos EUA e nos BRIC.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                              A noticia não fala em dominar o mercado americano, fala em aumentar a penetração...

                              A mim admira-me que Peugeot e Fiat, que sempre alimentaram o sonho de voltar ao mercado americano, vão desperdiçar esta oportunidade...
                              Existe a Ásia, o leste Europeu, mercados internos, América do Sul.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                A Alfa Romeo tinha previsto o seu retorno aos EUA para este ano mas adiou para 2011, devido á crise.

                                Pode ser que agora mudem de ideias e aproveitem a fragilidade dos construtores americanos para voltarem ao mercado americano.
                                Falta de liquidez imediata, base sólida de receitas contínuas para possibilitar o arranque do projecto, o principal factor.

                                Comentário


                                  #17
                                  O Alpinger focou e bem o aspecto das fábricas.
                                  É que as europeias não devem ter nada por lá e só agora é que a VW vai investir por lá.
                                  A VW tem dinheiro, mas nos tempos que correm é sempre um risco.

                                  As japoneses não. Já lá estão há muito. Até centros de design e concepção têm por lá.
                                  É quase como que marcas que emigraram para lá. Estabeleceram-se e têm o seu próprio negócio.

                                  É muito diferente de alguém que vai começar agora.

                                  De qualquer forma esperemos que tudo dê certo para as europeias. Se vão gastar ao menos que corra bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Do grupo VW, a unica marca que poderá ter um aumento de vendas nos EUA é a Audi e em especial os Q5 e Q7.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                                      O Alpinger focou e bem o aspecto das fábricas.
                                      É que as europeias não devem ter nada por lá e só agora é que a VW vai investir por lá.
                                      A VW tem dinheiro, mas nos tempos que correm é sempre um risco.

                                      As japoneses não. Já lá estão há muito. Até centros de design e concepção têm por lá.
                                      É quase como que marcas que emigraram para lá. Estabeleceram-se e têm o seu próprio negócio.

                                      É muito diferente de alguém que vai começar agora.

                                      De qualquer forma esperemos que tudo dê certo para as europeias. Se vão gastar ao menos que corra bem.
                                      A MB e a BMW tem lá fabricas mas quase em exclusivo para a produção de SUV's.
                                      A BMW tem somente uma fabrica que monta os X5,X6, Z4 e os M coupes. A partir de 2010 irá tambem produzir o X3
                                      A Mercedes tambem tem 1 fabrica aonde monta os ML, R e GL.
                                      Os restantes modelos vão da Europa para os EUA.
                                      Editado pela última vez por Alpiger; 05 January 2009, 17:40.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        Do grupo VW, a unica marca que poderá ter um aumento de vendas nos EUA é a Audi e em especial os Q5 e Q7.
                                        E em termos de publicidade e marketing na área do diesel, tem feito uma autêntica corrida trasncontinental para convencer os consumidores dos EUA a aderirem aos seus produtos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por c r a s h Ver Post
                                          Acredito mais num ainda maior dominio dos japoneses, do que propriamente num emergir dos europeus.

                                          Os japoneses têm estruturas muito mais eficazes para colmatar os deslizes dos 3 grandes!
                                          Considero a situação da GM e Chrysler a todos os níveis mais instável do que a da Ford, quer pelas suas filiais, associações a outras marcas estrangeiras e mesmo do ponto de vista financeiro.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por TURBO Ver Post
                                            E em termos de publicidade e marketing na área do diesel, tem feito uma autêntica corrida trasncontinental para convencer os consumidores dos EUA a aderirem aos seus produtos.
                                            No dia em que o Diesel passar a ser popular nos EUA, então é que vamos ver o seu preço a subir mais que a gasolina.

                                            Nos EUA, o Diesel é mais caro que a gasolina, alem de ainda ter alguns problemas a nivel ambiental para poder satisfazer algumas rigidas normas anti-poluição de diversos estados, como a California.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Este tipo de notícia não sai à toa... não se esqueçam que a crise dos combustíveis não se fez sentir apenas por cá. Li à pouco tempo que um dos carros mais procurados actualmente nos EUA era o Honda Jazz essencialmente devido ao facto de ser económico comparativamente aos tais "Big Engines". Este tipo de cenário era impensável à menos de um ano...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                No dia em que o Diesel passar a ser popular nos EUA, então é que vamos ver o seu preço a subir mais que a gasolina.

                                                Nos EUA, o Diesel é mais caro que a gasolina, alem de ainda ter alguns problemas a nivel ambiental para poder satisfazer algumas rigidas normas anti-poluição de diversos estados, como a California.
                                                Nem é necessário ser exclusivo dos EUA, a médio prazo a geografia na vertente humana na RPC é suficiente, a questão é de fundo é mesmo a estrutura actual demasiado gastadora em termos energéticos na industria automóvel interna.

                                                A janela de oportunidade do preço baixo da matéria-prima em termos temporais é finita.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  O diesel está aí, mesmo nos modelos em que tal não acontecia e com motores cada vez mais poderosos.

                                                  Tenho acompanhado de perto a imprensa americana nos últimos 4 anos, bem como blogs do mundo automóvel, e existe uma enorme ansiedade por certos motores diesel: Porsche Cayenne; Q5 e Q7 (2.0, 3.0, futuro 3.0 biturbo, 6.0 biturbo); X5, X6, X3, s5, s3, s7 (com todos os seus fabulosos dieseis), ..., havendo muita expectativa misturada com frustração pela comercialização ou não do X1 nos EUA.

                                                  Está latente uma enorme ansiedade do lado de lá do atlântico face aos diesel que hoje em dia já não têm nada a ver com os de há uma década atrás.
                                                  Já estão confirmadas para 2009 a venda por terras do "tio Sam" muitas das motorizações diesel aqui referidas.

                                                  Os japoneses não dormem, e estão já atrabalhar em motores mais potentes a diesel (falando-se tanto na Honda e na Infiniti como na Toyota no desenvolvimento de motores de três litros diesel e até de duplo turbo), havendo rumores de motorizações similares de outras marcas nipónicas. Não são novidade nos todo-o-terreno nípónicos, mas desta feita a tecnologia diesel irá entrar com força nos EUA.

                                                  Os Coreanos também já estão a apresentar dieseis de 3 litros com cerca de 250cv.

                                                  Quanto ao facto da os americanos só quererem veículos enormes e de grande potência, a coisa já não é assim tão radical. Prova disso ( e já aqui referi) foi o facto aquando do Boom da crise, em Nova Iorque se terem esgotado os stocks das vespas nos concessionários no prazo de apenas uma semana.

                                                  Relativamente ao CEO Fiat, Sergio Marchionne, já confirmou o regresso da Alfa Romeo aos EUA em 2010, ano da comemoração do centenário da marca. O mesmo foi confirmado em Maio pelo boss da Alfa, Luca de Meo, que reafirmou que 2010 será um ano em grande para a marca, esperando-se muitos lançamentos e edições especiais comemorativas (SUV X-over (indispensável para o mercado americano), 149 (Milano) Giullia, 169, MiTo cabrio, ...)
                                                  Editado pela última vez por BLADERUNNER; 05 January 2009, 19:57.

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                                                    #26
                                                    Para a VW, a concorrência das marcas nipónicas nos EUA não é uma novidade para o grupo germânico. “Somos líderes na China, não é a Toyota”, diz Hans Dieter Pötsch, director financeiro da VW.
                                                    BRIC, sem dúvida.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Os motores diesel são a melhor resposta a curto prazo, mas não a solução.
                                                      É preciso trabalhar na solução e não descurar nos actuais diesel.
                                                      Não o contrário.

                                                      Comentário

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