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Ruído intenso de rolamento.

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    Ruído intenso de rolamento.

    Boas.

    Tenho um VW Polo 1.4 16v de 10/97, neste momento muito próximo dos 150.000, e desde há uns dias que o carro faz um barulho parecido com o barulho de rolamento mas bem mais intenso, começa a partir de velocidades baixas, tipo 40 ou 50 km/h e aumentando com a velocidade sendo o pico por volta dos 90 km/h, parecendo a partir dessa velocidade ficar mais atenuado, mas apenas ligeiramente. O barulho parece vir do eixo dianteiro e acontece sempre que se conduz a direito ou se vira para o lado esquerdo, e quando curvo para o lado direito, mesmo que apenas ligeiramente, o barulho desaparece, voltando a aparecer mal a direcção se endireita. Mesmo em recta se eu der uma ligeira guinadela para o lado direito, nesse instante o carro deixa de fazer esse barulho. Já tenho a revisão dos 150.000 kms marcada para além de amanhã e também para verem esta questão, mas gostava de saber de antemão o que poderá ser isto.

    Também alguém sabe quanto poderá custar a revisão dos 150.000 deste carro na marca?

    #2
    São sintomas de rolamentos gripados.

    Comentário


      #3
      Rolamentos ou cardans, penso.

      Comentário


        #4
        ClioII, não estou a ver que possa ser um cardan.
        Não tens sequer uma junta cardan nos eixos.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
          ClioII, não estou a ver que possa ser um cardan.
          Não tens sequer uma junta cardan nos eixos.
          "Cardan" é um termo um pouco desajustado para aquilo que correctamente tem o nome de "junta homocinética". E é garantido que tens uma junta destas em cada semi-eixo dianteiro neste caso.

          Comentário


            #6
            Isso deve ser mesmo rolamento gripado.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
              "Cardan" é um termo um pouco desajustado para aquilo que correctamente tem o nome de "junta homocinética". E é garantido que tens uma junta destas em cada semi-eixo dianteiro neste caso.
              Exacto, eu ia-te explicar isso, mas não expliquei porque estava à espera desta tua resposta!

              Já agora, cardan é isto:


              Junta Homocinética é isto:


              (no eixo, a parte esquerda)

              Comentário


                #8
                Exactamente. "Cardan" é a vulgar junção conhecida por "cruzeta" enquanto que as juntas homocinéticas vulgares são de esferas (como essa que aí puseste).

                De referir que durante muitos carros chegaram a usar cardans nos semieixos embora o efeito em curva não seja lá grande coisa. Mas à época era uma solução barata e robusta.

                De qq forma, se disseres "cardan" a um mecânico de certeza que ele pensa numa "junta homocinética".

                Comentário


                  #9
                  Pois pensam e eu sei porque já os vi chamarem isso às juntas Homocinéticas.
                  Acho mal que não se chame as coisas pelos nomes porque quando era puto gostava de ouvir os mecânicos falarem e aprendi, na altura, que as juntas homocinéticas eram cardans.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                    Pois pensam e eu sei porque já os vi chamarem isso às juntas Homocinéticas.
                    Acho mal que não se chame as coisas pelos nomes porque quando era puto gostava de ouvir os mecânicos falarem e aprendi, na altura, que as juntas homocinéticas eram cardans.
                    Eh pá, fosse esses todos os males...

                    "Capoum" = capot
                    "Sofagem" = chauffage
                    "Culassa" = cabeça (coulasse)
                    "Tuxas" = touches
                    etc...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                      Eh pá, fosse esses todos os males...

                      "Capoum" = capot
                      "Sofagem" = chauffage
                      "Culassa" = cabeça (coulasse)
                      "Tuxas" = touches
                      etc...
                      As tuxas nunca ouvi!
                      Colaça até é uma que deixo passar.
                      Não vejo porque não dizer, apesar de que nunca chamo à cabeça colaça.
                      Apenas aplico o nome quando falo da junta.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mad Dragon Ver Post
                        As tuxas nunca ouvi!
                        Colaça até é uma que deixo passar.
                        Não vejo porque não dizer, apesar de que nunca chamo à cabeça colaça.
                        Apenas aplico o nome quando falo da junta.
                        Não? Tão simples como a palavra não existir no dicionário (tal como todas as outras).

                        Outra linda:

                        "Dimárré" = demarrée ("arrancado", posto a trabalhar).

                        Comentário


                          #13
                          Por acaso fizeste alguma rotação de pneus recentemente?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ClioII Ver Post
                            Não? Tão simples como a palavra não existir no dicionário (tal como todas as outras).

                            Outra linda:

                            "Dimárré" = demarrée ("arrancado", posto a trabalhar).
                            Eu sei que não existe mas é algo que por acaso também digo.

                            Quanto à outra, eu ouvia "dimárrér".

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                              Por acaso fizeste alguma rotação de pneus recentemente?
                              Não, não fiz. À frente foram colocados pneus novos mas já há uns bons milhares de kms, mt antes deste ruído começar a aparecer.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por danivlopes Ver Post
                                Boas.

                                Tenho um VW Polo 1.4 16v de 10/97, neste momento muito próximo dos 150.000, e desde há uns dias que o carro faz um barulho parecido com o barulho de rolamento mas bem mais intenso, começa a partir de velocidades baixas, tipo 40 ou 50 km/h e aumentando com a velocidade sendo o pico por volta dos 90 km/h, parecendo a partir dessa velocidade ficar mais atenuado, mas apenas ligeiramente. O barulho parece vir do eixo dianteiro e acontece sempre que se conduz a direito ou se vira para o lado esquerdo, e quando curvo para o lado direito, mesmo que apenas ligeiramente, o barulho desaparece, voltando a aparecer mal a direcção se endireita. Mesmo em recta se eu der uma ligeira guinadela para o lado direito, nesse instante o carro deixa de fazer esse barulho. Já tenho a revisão dos 150.000 kms marcada para além de amanhã e também para verem esta questão, mas gostava de saber de antemão o que poderá ser isto.

                                Também alguém sabe quanto poderá custar a revisão dos 150.000 deste carro na marca?

                                Olha lá,
                                ninguem faz revisão a um carro com 150.000 km, eles comem-te vivo. Só tens que trocar o que é mesmo necessario, sejam problemas identificados ou peças que estejam na altura de substituir.
                                Agora, colocar um carro na oficina com 150.000 km e dizer que é para fazer uma revisão, vais deixar lá o ordenadinho do mês.
                                ...e são os discos, as pastilhas, o filtro daqui, dali, o outro ...a correia distribuição convem trocar e já agora a bomba de agua que está mesmo aqui, os tensores, ... ui até doi.

                                quanto ao barulho quase de certeza que são os rolamentos, vê qual é e com 20€ trocavas (tu) na boa,( os trazeiros) com umas dicas e 1 hora ficavas com o problema resolvido. Mas primeiro vê os pneus, eu proprio já caí nessa, troquei os rolamentos e fiquei com o mesmo barulho, só depois é que vi que tinha os pneus todos "queimados".
                                fica bem e boa sorte.

                                Comentário

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