A Corticeira Amorim, o maior exportador mundial de cortiça, desenvolveu um interior feito em material de cortiça para o novo protótipo F700 da Mercedes-Benz, no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação e sustentabilidade do sector.
Segundo fonte da Corticeira Amorim, o interior deste novo modelo "promove o equilíbrio harmonioso entre a tecnologia e a natureza" através da utilização da cortiça para forrar as portas, o tecto e o centro que percorre o habitáculo.
Já apresentado no Frankfurt Motor Show, a maior exposição mundial da indústria automóvel, o protótipo utiliza a cortiça e o couro natural "para criar um maior conforto e apostar na valorização ambiental e na diferença estética".
O objectivo é tornar o modelo "mais confortável, luxuoso e 'amigo do ambiente'", destaca a Corticeira Amorim.
"O espaçoso interior possibilita uma forma inteiramente nova e muito confortável de viajar", refere, destacando que "mostra que a grande tendência no futuro será oferecer ambientes compatíveis que conjuguem a maior mobilidade com o conforto e uma condução superior".
A aplicação da cortiça no interior de um automóvel é uma nova área de negócios de valor acrescentado para o sector da cortiça, resultado do investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D) que tem vindo a ser feito por um grupo liderado pela Corticeira Amorim.
Foi criado em Outubro de 2003 um "modelo de inovação único", com a contratação de um cientista da Universidade do Minho (Rui Reis) para os quadros da Amorim e a assinatura de um protocolo com aquela universidade para criação de uma equipa totalmente dedicada à investigação em cortiça.
Desde então, esta equipa tem vindo a desenvolver novas aplicações "nunca pensadas" em cortiça, de que é exemplo esta colaboração com a indústria automóvel, mas também com outros sectores de actividade, "para incentivar a utilização da cortiça como produto sustentável".
Como resultado, estão em curso projectos para utilização da cortiça na absorção de derrames de crude, produção de colas e vernizes e na indústria alimentar, de cosméticos e farmacêutica, através da extracção de determinados componentes da cortiça com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Já lançada pela fabricante de acessórios para novas tecnologias Griffin Techology foi uma embalagem para o iPod, da Apple, feita em cortiça natural, e está também no mercado um caiaque com interior em cortiça, considerado o melhor caiaque de competição e no qual foram conquistadas grande parte das medalhas olímpicas.
In Público Online, 07 de Janeiro de 2009.
Segundo fonte da Corticeira Amorim, o interior deste novo modelo "promove o equilíbrio harmonioso entre a tecnologia e a natureza" através da utilização da cortiça para forrar as portas, o tecto e o centro que percorre o habitáculo.
Já apresentado no Frankfurt Motor Show, a maior exposição mundial da indústria automóvel, o protótipo utiliza a cortiça e o couro natural "para criar um maior conforto e apostar na valorização ambiental e na diferença estética".
O objectivo é tornar o modelo "mais confortável, luxuoso e 'amigo do ambiente'", destaca a Corticeira Amorim.
"O espaçoso interior possibilita uma forma inteiramente nova e muito confortável de viajar", refere, destacando que "mostra que a grande tendência no futuro será oferecer ambientes compatíveis que conjuguem a maior mobilidade com o conforto e uma condução superior".
A aplicação da cortiça no interior de um automóvel é uma nova área de negócios de valor acrescentado para o sector da cortiça, resultado do investimento em Investigação & Desenvolvimento (I&D) que tem vindo a ser feito por um grupo liderado pela Corticeira Amorim.
Foi criado em Outubro de 2003 um "modelo de inovação único", com a contratação de um cientista da Universidade do Minho (Rui Reis) para os quadros da Amorim e a assinatura de um protocolo com aquela universidade para criação de uma equipa totalmente dedicada à investigação em cortiça.
Desde então, esta equipa tem vindo a desenvolver novas aplicações "nunca pensadas" em cortiça, de que é exemplo esta colaboração com a indústria automóvel, mas também com outros sectores de actividade, "para incentivar a utilização da cortiça como produto sustentável".
Como resultado, estão em curso projectos para utilização da cortiça na absorção de derrames de crude, produção de colas e vernizes e na indústria alimentar, de cosméticos e farmacêutica, através da extracção de determinados componentes da cortiça com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Já lançada pela fabricante de acessórios para novas tecnologias Griffin Techology foi uma embalagem para o iPod, da Apple, feita em cortiça natural, e está também no mercado um caiaque com interior em cortiça, considerado o melhor caiaque de competição e no qual foram conquistadas grande parte das medalhas olímpicas.
In Público Online, 07 de Janeiro de 2009.
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