Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (http://www.ansr.pt/Default.aspx?tabid=135&itemId=297):
Embora veja com agrado o que muita gente teima em ignorar (sublinhado), vejo estes números com alguma desconfiança ...
A já falada história dos "feridos graves" que afinal morrem e não são contabilizados como mortes é uma das minhas dúvidas...
Por outro lado gostaria de ver estes números em função do consumo de combustíveis... porque me quer parecer que houve menos acidentes porque se andou menos na estrada ...
"V"
Sinistralidade em Portugal – 2008 os melhores resultados de sempre
Em 2008 morreram nas estradas portuguesas 772* pessoas. Este drama foi travado em 9,6% relativamente ao ano passado, onde se verificaram 854 mortos. Nos 365 dias de 2008 morreram menos 82 pessoas que em 2007.
Estes valores superam os propostos pelo Plano Nacional de Prevenção Rodoviária, que previa uma redução para metade do número de mortos e feridos graves até 2009. A redução alcançada em 2008, um ano antes, é respectivamente de 56% no número de vítimas mortais e de 66% no número de feridos graves.
Em termos de metas europeias, a União Europeia propôs no Livro Branco dos Transportes de 2001 a redução para metade do número de vítimas mortais no período compreendido entre 2001 e 2010. A UE prevê que este objectivo seja difícil de alcançar pelo conjunto dos 27 Estados-Membros, pese embora Portugal ser o país onde se verifica a maior redução da sinistralidade até 2008.
Com os resultados que atingimos, não só nos mantemos na dianteira da Europa dos 27 como cumprimos as metas do Livro Branco dos Transportes da UE e vamos no bom caminho para atingir a meta da UE para 2010.
Infelizmente, e de acordo com dados definitivos já disponíveis referentes ao período de Janeiro a Setembro de 2008, verificou-se um aumento de 8% no número de vítimas mortais dentro das localidades comparativamente a igual período do ano anterior. Assistimos também a uma redução de 5% no número de vítimas mortais de peões e a uma redução de 13% no número de vítimas mortais dos utentes de veículos de “2 rodas a motor”.
No período da Campanha de Natal de 2008 e Ano Novo, que decorreu de 15 de Dezembro a 4 de Janeiro, ocorreram 46 vítimas mortais e 139 feridos graves.
* dados provisórios
Em 2008 morreram nas estradas portuguesas 772* pessoas. Este drama foi travado em 9,6% relativamente ao ano passado, onde se verificaram 854 mortos. Nos 365 dias de 2008 morreram menos 82 pessoas que em 2007.
Estes valores superam os propostos pelo Plano Nacional de Prevenção Rodoviária, que previa uma redução para metade do número de mortos e feridos graves até 2009. A redução alcançada em 2008, um ano antes, é respectivamente de 56% no número de vítimas mortais e de 66% no número de feridos graves.
Em termos de metas europeias, a União Europeia propôs no Livro Branco dos Transportes de 2001 a redução para metade do número de vítimas mortais no período compreendido entre 2001 e 2010. A UE prevê que este objectivo seja difícil de alcançar pelo conjunto dos 27 Estados-Membros, pese embora Portugal ser o país onde se verifica a maior redução da sinistralidade até 2008.
Com os resultados que atingimos, não só nos mantemos na dianteira da Europa dos 27 como cumprimos as metas do Livro Branco dos Transportes da UE e vamos no bom caminho para atingir a meta da UE para 2010.
Infelizmente, e de acordo com dados definitivos já disponíveis referentes ao período de Janeiro a Setembro de 2008, verificou-se um aumento de 8% no número de vítimas mortais dentro das localidades comparativamente a igual período do ano anterior. Assistimos também a uma redução de 5% no número de vítimas mortais de peões e a uma redução de 13% no número de vítimas mortais dos utentes de veículos de “2 rodas a motor”.
No período da Campanha de Natal de 2008 e Ano Novo, que decorreu de 15 de Dezembro a 4 de Janeiro, ocorreram 46 vítimas mortais e 139 feridos graves.
* dados provisórios
A já falada história dos "feridos graves" que afinal morrem e não são contabilizados como mortes é uma das minhas dúvidas...
Por outro lado gostaria de ver estes números em função do consumo de combustíveis... porque me quer parecer que houve menos acidentes porque se andou menos na estrada ...
"V"
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