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    GPL apagado do mapa

    Pois é, não queria deixar de comentar isto. A partir de agora o governo vai acabar com o bonus de 50% ao nivel de ISV para carros GPL e GN. Varias marcas já tinham em mente lançar ou ja tinham colocado no mercdo versões bifuel como a Subaru, a Ford com o Focus 2.0 Bifuel , o Kia Ceed 1.4, sem falar do Colt a GPL que estava perto de sair. Até em Rio Maior ia nascer a primeira fabrica portuguesa de montagem de raiz para carros GPL, mas o projecto ficou queimado antes de nascer.

    E depois certos PM vem falar do ambiente com uma paixão estonteante...

    #2
    Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
    E depois certos PM vem falar do ambiente com uma paixão estonteante...
    Será que ninguém quer levar o Sócrates do mesmo modo que levaram os
    três anteriores?

    Comentário


      #3
      Como é nos outros países? É que as marcas estão-se a c"#%$ para Portugal.

      Comentário


        #4
        Portugal tem diminuir os índices de poluição.
        Temos que utilizar as energias alternativas.
        Vamos penalizar o uso de energias limpas.
        Vamos penalizar, penalizar, penalizar...

        Qualquer dia, pagamos uma taxa extra nos sapatos, porque andar provoca consumo extra de oxigénio e tem que ser penalizado...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por air Ver Post
          Como é nos outros países? É que as marcas estão-se a c"#%$ para Portugal.
          lá fora vendem-se bem. o problema não está nas marcas, elas tinham interesse em vender versões gpl mas com esta desição não compensa

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
            lá fora vendem-se bem. o problema não está nas marcas, elas tinham interesse em vender versões gpl mas com esta desição não compensa
            Esta decisão não compensa em Portugal, o que perguntei é como é nos outros países o GPL. O mercado automóvel não se rege pelo que os portugueses compram.

            Comentário


              #7
              Qual é a percentagem de redução de Co2 do GPL vs Gasolina ?

              50% ?

              Não me parece.

              Faço esta pergunta porque, teoricamente, esta é a componente ambiental que manda nos impostos.

              Comentário


                #8
                Mais uma ajuda do nosso (des)Governo para ajudar o comercio automovel em portugal... viva..viva...NOT

                Comentário


                  #9
                  O GPL tem bastante saída em mercados como o italiano (lider incontestado europeu em GPL e GN em automóveis) e o francês.

                  França e os paises nórdicos também começam a ter expressão nos bio-combustiveis, sobretudo o e85

                  Não sei qual a percentagem de redução de emissões quando comparado com a gasolina, mas se é pra reduzir, devemos incentivar diversos tipos de solução

                  Mas o automóvel ainda é a galinha dos ovos de ouro para o Estado Português
                  Editado pela última vez por crash; 09 January 2009, 16:19.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Qual é a percentagem de redução de Co2 do GPL vs Gasolina ?

                    50% ?

                    Não me parece.
                    CO2 (Gasolina) = 2310 g/litro
                    CO2 (GPL) = 1510 g/litro

                    Carro exemplo: 7 l/100 Km a gasolina, 9 l/100 Km a GPL (+30%)
                    CO2 Carro exemplo (gasolina) = 162 g/100 Km
                    CO2 Carro exemplo (GPL) = 136 g/100 Km

                    16% de redução em CO2.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por air Ver Post
                      Como é nos outros países? É que as marcas estão-se a c"#%$ para Portugal.
                      Em Itália, Holanda, Alemanha e França há um número considerável de versões a GPL.
                      Para nós o que nos interessa é versões homologadas em Itália e Holanda, pois facilita a homologação cá.
                      O valor de homologação é substancial, por isso esqueçam que alguma marca o faça, a n ser q n tenha uma versão diesel competitiva e muito menos sem diminuição de ISV, podiam ao menos, isentar a homologação de taxas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por air Ver Post
                        Esta decisão não compensa em Portugal, o que perguntei é como é nos outros países o GPL. O mercado automóvel não se rege pelo que os portugueses compram.
                        Rege sim senhor. O importador decide que cá não vale a pena, porque não se vende bem (porque acabou a diminuição de imposto), logo não importa. Não se vende, quem perde somos nós. Quanto menos oferta, pior.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Mr.Brown Ver Post
                          Rege sim senhor. O importador decide que cá não vale a pena, porque não se vende bem (porque acabou a diminuição de imposto), logo não importa. Não se vende, quem perde somos nós. Quanto menos oferta, pior.
                          Mas uma marca não investe no GPL a pensar nas vendas de Portugal.. Por isso para eles o ISV ter redução ou não é igual.

                          Para nós claro que não, deixa de nos compensar!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                            Mas uma marca não investe no GPL a pensar nas vendas de Portugal.. Por isso para eles o ISV ter redução ou não é igual.

                            Para nós claro que não, deixa de nos compensar!
                            Essas decisões são tomadas a nivel de importadores.
                            Os automoveis preparados de fábrica são 90% um mito.

                            Comentário


                              #15
                              Espero que o pessoal se lembre destas e doutras (a questão do aumento do ISV) na altura de votar nas governativas. Se o outro ganhar outra vez com maioria absoluta eu começo a pensar que somos mesmo estúpidos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Off-Logic Ver Post
                                Espero que o pessoal se lembre destas e doutras (a questão do aumento do ISV) na altura de votar nas governativas. Se o outro ganhar outra vez com maioria absoluta eu começo a pensar que somos mesmo estúpidos.
                                true true

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por DESCONHECIDO Ver Post
                                  true true
                                  E que alternativas temos? O Salazar de Saias?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mas tenham calma que não fica por aqui... esperem até o governo aumentar o ISP para o GPL...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                      E que alternativas temos? O Salazar de Saias?
                                      realmente o nosso panorama político é muito pobre. Temos quem temos a governar e as alternativas são escassas ou nenhumas.



                                      Pelo menos, espero que não haja maioria absoluta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                        CO2 (Gasolina) = 2310 g/litro
                                        CO2 (GPL) = 1510 g/litro

                                        Carro exemplo: 7 l/100 Km a gasolina, 9 l/100 Km a GPL (+30%)
                                        CO2 Carro exemplo (gasolina) = 162 g/100 Km
                                        CO2 Carro exemplo (GPL) = 136 g/100 Km

                                        16% de redução em CO2.
                                        Espera lá.. então e se eu comprar um carro a gasolina e antes d o matricular fazer a montagem do GPL (ou até pedir para vir montado de fábrica) vou ter direito a esses quase 30g/100 km de desconto no imposto?

                                        Se não é assim. Devia ser.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Porreiro, pah!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MadRacer Ver Post
                                            E que alternativas temos? O Salazar de Saias?
                                            Há sempre o voto em branco.

                                            Abstenção é que não serve para nada.

                                            A abstenção pode ser lida como:
                                            Cambada de baldas que se estão a marimbar para o País.

                                            Voto nulo é:
                                            Fulanos de fraca participação democrática.

                                            Voto em branco diz:
                                            Os políticos candidatos são todos uns tótós.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Esqueci-me...

                                              Voto no partido A é interpretado como:
                                              Quero ser roubado por estes gajos.

                                              E eles obedecem-te. Roubam-te. O problema é que também roubam aos
                                              gajos que não votaram neles...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Olá meus amigos.

                                                Perdoem-me, mas não consigo perceber o "ambientalismo" que tentam colocar à volta do GPL! Por uma redução das emissões? Reparem na quantidade de fábricas a libertar CO2 e a consumir recursos do nosso planeta para produzir kit's de transformação dos veículos. O custo em emissões que advém do transporte deste combustível e manutenção da rede de abastecimento. Eu acho que não se justifica. Sou mesmo da opinião que o único benefício é financeiro, para a carteira dos utilizadores de GPL, mas só aqueles que chegam a pagar o investimento e para as empresas.
                                                À volta disto vejo um grande negócio, uma quantidade enorme de empresas a ganhar dinheiro e com a bandeira verde do ambientalismo a abanar. São os instaladores, os fornecedores, os centros de inspecção... enfim. Será viável incentivarmos a criação de empresas dependentes da legislação? Sinceramente, não creio que o GPL deva merecer incentivos fiscais. De modo especial numa altura de crise. Não sou grande fã do "soquinhas" mas na minha opinião não esteve mal. Para a frente com as renováveis e investir em soluções definitivas.

                                                Abraço!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por jcpr Ver Post
                                                  Mas tenham calma que não fica por aqui... esperem até o governo aumentar o ISP para o GPL...
                                                  Só se votarem novamente no Sócrates, e mesmo que votem, só no último ano da re-eleição

                                                  Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                                  (...)
                                                  Perdoem-me, mas não consigo perceber o "ambientalismo" que tentam colocar à volta do GPL! Por uma redução das emissões? Reparem na quantidade de fábricas a libertar CO2 e a consumir recursos do nosso planeta para produzir kit's de transformação dos veículos. O custo em emissões que advém do transporte deste combustível e manutenção da rede de abastecimento. Eu acho que não se justifica. Sou mesmo da opinião que o único benefício é financeiro, para a carteira dos utilizadores de GPL, mas só aqueles que chegam a pagar o investimento e para as empresas.
                                                  (...)
                                                  Também acho, aliás todos sabemos que os restantes combustíveis são transportados nas costas de abelhas enquanto espalham pólen por esses campos fora. O único combustível transportado em barcos ou camiões é o GPL.

                                                  E a produção de kits de GPL, nem me façam começar! Aliás em Itália ao lado da fábrica da BRC a Nasa usa os terrenos deles para praticar as aterragens lunares porque a superficie está tão estragada que é igual à superficie lunar.

                                                  E nunca é demais lembrar...
                                                  1 litro de Gasolina = 2.33Kg CO2
                                                  1 litro de Gasóleo = 2.64Kg CO2
                                                  1 litro de GPL = 1.74Kg CO2

                                                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                  Qual é a percentagem de redução de Co2 do GPL vs Gasolina ?

                                                  50% ?

                                                  Não me parece.

                                                  Faço esta pergunta porque, teoricamente, esta é a componente ambiental que manda nos impostos.
                                                  Totalmente de acordo, no máximo 25% de redução.
                                                  Editado pela última vez por eduardomaio; 09 January 2009, 22:52.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por sleepl Ver Post
                                                    Olá meus amigos.

                                                    Perdoem-me, mas não consigo perceber o "ambientalismo" que tentam colocar à volta do GPL! Por uma redução das emissões? Reparem na quantidade de fábricas a libertar CO2 e a consumir recursos do nosso planeta para produzir kit's de transformação dos veículos. O custo em emissões que advém do transporte deste combustível e manutenção da rede de abastecimento. Eu acho que não se justifica. Sou mesmo da opinião que o único benefício é financeiro, para a carteira dos utilizadores de GPL, mas só aqueles que chegam a pagar o investimento e para as empresas.
                                                    À volta disto vejo um grande negócio, uma quantidade enorme de empresas a ganhar dinheiro e com a bandeira verde do ambientalismo a abanar. São os instaladores, os fornecedores, os centros de inspecção... enfim. Será viável incentivarmos a criação de empresas dependentes da legislação? Sinceramente, não creio que o GPL deva merecer incentivos fiscais. De modo especial numa altura de crise. Não sou grande fã do "soquinhas" mas na minha opinião não esteve mal. Para a frente com as renováveis e investir em soluções definitivas.

                                                    Abraço!
                                                    Porreiro.
                                                    É rios de dinheiro, tanto, até pq a margem num litro de GPL-Auto é inferior à de um litro de gasolina.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      SE um carro a GPL produz menos CO2 entao vai pagar menos CO2, logo é mais barato. Nao concordo com outro tipo de reduçao de imposto, alias nem cho que tenha logica neste momento.

                                                      VOto num partido pelo que faz no pais num todo. Se reduz ou nao o imposto sobre automoveis nao é para mim uma prioridade assim tao grande. Pode ser para quem preciso de um carro para impressionar o vizinho e nao ter €€para tal.

                                                      Por exemplo a musica pagar 20% de iva em vez de 5% é um absurdo, mas ninguem nao vai votar no partido que esta no poleiro porque?porque nao da nas vistas andar a comprar cds...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                                                        Há sempre o voto em branco.

                                                        Abstenção é que não serve para nada.

                                                        A abstenção pode ser lida como:
                                                        Cambada de baldas que se estão a marimbar para o País.

                                                        Voto nulo é:
                                                        Fulanos de fraca participação democrática.

                                                        Voto em branco diz:
                                                        Os políticos candidatos são todos uns tótós.
                                                        Voto em branco pode ser alterado, bastando para isso eles porem lá uma cruz.
                                                        Se não querem votar em ninguém, a solução mais "segura" é abstenção ou voto nulo (voto de protesto).

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por eduardomaio Ver Post
                                                          Só se votarem novamente no Sócrates, e mesmo que votem, só no último ano da re-eleição



                                                          Também acho, aliás todos sabemos que os restantes combustíveis são transportados nas costas de abelhas enquanto espalham pólen por esses campos fora. O único combustível transportado em barcos ou camiões é o GPL.

                                                          E a produção de kits de GPL, nem me façam começar! Aliás em Itália ao lado da fábrica da BRC a Nasa usa os terrenos deles para praticar as aterragens lunares porque a superficie está tão estragada que é igual à superficie lunar.

                                                          E nunca é demais lembrar...
                                                          1 litro de Gasolina = 2.33Kg CO2
                                                          1 litro de Gasóleo = 2.64Kg CO2
                                                          1 litro de GPL = 1.74Kg CO2



                                                          Totalmente de acordo, no máximo 25% de redução.


                                                          O teu discurso, desculpa que te diga, é bastante falacioso. Acabas por não explicar nada.

                                                          Consegues provar que a produção de 1000 kits, desde o início até ao transporte desses kits, consegue ser compensada pela recuperação em termos de emissões de gases de 1000 carros a circular a GPL? Já agora, um carro a GPL não fica a gastar mais litros de combustível? E quando falo na poluição das fábricas, tens noção da quantidade de matéria-prima e energia que se gastam e a emissões de poluentes e resíduos que ocorrem nas fábricas? Isto não tem importância?

                                                          E até digo mais, uma boa parte do pessoal anda com carros a GPL de há mais de 10 anos, que bebem como autênticos camelos. Outros andam com pé mais pesado porque o GPL não custa tanto.

                                                          É que eu estou a ver a "margem de lucro ambiental" a reduzir imenso. Faz-me lembrar a história dos híbridos...

                                                          Esquece o GPL como amigo do ambiente, essa não cola. Não é viável, não traz nada de novo, apenas o preço porque o governo não o taxa como os outros combustíveis fósseis.

                                                          Já agora eu comprava um Subaru Legacy a GPL e tinha desconto que não tinha se comprasse um toyota aygo a gasolina. Qual é mais ambientalista?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                                            CO2 (Gasolina) = 2310 g/litro
                                                            CO2 (GPL) = 1510 g/litro

                                                            Carro exemplo: 7 l/100 Km a gasolina, 9 l/100 Km a GPL (+30%)
                                                            CO2 Carro exemplo (gasolina) = 162 g/100 Km
                                                            CO2 Carro exemplo (GPL) = 136 g/100 Km

                                                            16% de redução em CO2.
                                                            Bons calculos

                                                            acrescentaria só um aspecto dificilmente quantificavel.

                                                            Com a possibilidade do GPL muitas pessoas compram carros com cilindradas relativamente elevadas, que de outra forma não comprariam , devido ao efeito real e psicológico de virem a gastar "pouco" em combustivel.

                                                            Ou seja esses 16% facilmente se diluem aí.

                                                            A mim parece-me bem a medida.

                                                            os defensores do GPL podem continuar a usa-lo, não têm é que ter beneficios especiais nos impostos.

                                                            Comentário

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